quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Clubes: CARDIFF CITY


Cardiff City

Cidade: Cardiff

Estádio: Cardiff City Stadium (33.300 pessoas)

Técnico: Neil Warnock

Posição em 2017/18: 2º na Championship

Projeção: Brigar contra o rebaixamento

Principais contratações: Josh Murphy (Norwich), Bobby Reid (Bristol City), Alex Smithies (Queens Park Rangers), Greg Cunningham (Preston North End)

Principais saídas: Ben Wilson (Bradford City), Matty Kennedy (St. Johnstone), Greg Halford (sem clube), Lee Camp (Birmingham)

Folclórico, bom de entrevista e briguento, Neil Warnock é uma lenda das divisões inferiores da Inglaterra. Sua experiência e tempo de estrada rivalizam apenas com Roy Hodgson entre os técnicos da próxima Premier League. Ao comandar o Cardiff City na improvável caminhada rumo à elite, o veterano de 70 anos conquistou o acesso pela oitava vez na carreira, que começou em 1980. Recorde no futebol inglês. O problema é o passo seguinte. Em duas das outras três vezes em que colocou um time na primeira divisão (Notts County e Sheffield United), o retorno foi imediato. Apenas o Queens Park Rangers se salvou, mas depois da sua demissão, em janeiro de 2012. O desafio com a equipe galesa não será menor.

A nota de otimismo é que Warnock já superou bastante as expectativas. Ele estava praticamente aposentado, depois de exercer o que na prática foram meros bicos nos clubes pelos quais passou desde a saída do Leeds, em 2013. Alguns meses no Crystal Palace, interino no QPR e treinador tampão no Rotherham United. Quando chegou a Gales, o Cardiff City estava na 23ª posição, a vice-lanterna da Championship. Terminou aquela temporada no meio da tabela. Na seguinte, não era favorito para o acesso, mas o alcançou mesmo assim, atropelando todo mundo com oito vitórias seguidas entre fevereiro e março – sequência positiva similar a um unicórnio na equilibrada segunda divisão inglesa.

O estilo de jogo foi rudimentar, típico do treinador inglês da velha guarda: bolas longas, entradas duras, muita correria e defesa forte, liderada pela dupla de zaga Sean Morrison e Sol Bamba, que Warnock considera melhor que Virgil Van Dijk, o zagueiro mais caro da história. A principal fonte de talento vem do Canadá: o meia Junior Hoilett, de 28 anos, marcou nove gols e deu 11 assistências na campanha do acesso. Foi o mesmo número de tento que anotou o centroavante da equipe, Kenneth Zohore, em 36 rodadas. O mercado não fez muito para melhorar as perspectivas. Foram contratados apenas jogadores da Championship. A principal esperança é Bobby Reid, que era meia e se redescobriu como atacante na temporada passada. Marcou 21 vezes pelo Bristol City, inclusive um no Manchester City, e tinha um dos gifs de gols mais legais do seu time.

Juntos, os quatro reforços do Cardiff City somam 11 partidas de Premier League em suas carreiras. Nove são de Josh Murphy, ex-Norwich, e todas elas aconteceram em um passado longínquo. Com um elenco que nem deveria ter subido, contratações de segunda mão e um treinador que nunca teve sucesso na elite, não espanta que o clube seja o principal favorito das casas de aposta para ser rebaixado. E se nada de bom acontecer em campo, pelo menos podemos esperar algumas tretas. Não foi um eufemismo chamar Warnock de briguento: ele tem uma invejável disposição para trocar farpas, inclusive com Pep GuardiolaRafa Benítez e Mark Hughes, com os quais ele se reencontrará na Premier League.

Sem comentários: