sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Antevisão da Jornada 02





Aves e Tondela medem forças no Estádio Clube Desportivo das Aves, num jogo para a 2ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Primeira Liga, a 09‑12‑2017, o Tondela conseguiu vencer, por (0‑1). Eli (51' ) marcou o único golo do jogo. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.

Análise do Aves

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Vitória de Setúbal, por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Aves regista 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, logo, há processos defensivos que precisam de ser melhorados.

O Aves parte para este jogo desmotivado depois de ter somado uma derrota frente ao Vitória de Setúbal, por 2-0, começando da pior forma este campeonato português. Relembramos que os caseiros ainda não somaram qualquer vitória em 3 jogos oficias nesta temporada. Neste jogo em casa, o treinador José Mota deve jogar no habitual 4-2-3-1 privilegiando a organização defensiva e as bolas diretas para o ataque. Destacamos que os locais têm apresentado algumas fragilidades na organização defensiva e bolas paradas defensivas. Para este jogo o técnico do Aves não pode contar com Claudio Falcão e Jorge Felipe, ambos com problemas físicos. 

Onze titular confirmado: Q. Beunardeau, Rodrigo Defendi, Rodrigo Alves, Ponck, Nelson Lenho, I. El Adoua, Nildo Petrolina, Vitor Gomes, Bruno Braga, Derley, Amilton.

Treinador: José Mota

.

Análise do Tondela

A equipa visitante apresenta‑se nesta 2ª jornada depois da derrota na sua estreia na liga, frente ao Belenenses, por (0‑1) Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante, com um total de 13 golos marcados e 12 sofridos; contra 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas no seu estádio, com um total de 22 golos marcados e 25 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Tondela ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos.


O Tondela parte para este jogo com uma derrota em casa frente ao Belenenses, por 0-1, num jogo em que fez uma boa exibições, porém, pecou na hora de finalizar. De destacar que os tondelenses conseguiram atingir a fase de grupos da Taça da Liga, ao vencer o Vitória de Guimarães por 0-2. Neste jogo fora de portas, o treinador Pepa deve atuar no habitual desenho tático, ou seja, o 4-4-2, beneficiando a manutenção da posse da bola e os ataques organizados: Miguel Cardoso é o grande responsável por criar e organizar o processo ofensivo. Por outro lado, importa frisar que o guarda-redes Cláudio Ramos é o grande destaque deste Tondela. Para este jogo o treinador não conta com o castigado Ricardo Costa. 

Onze titular confirmado: Cláudio Ramos, F. Moufi, Joãozinho, Jorge Fernandes, S. Peña, Hélder Tavares, Bruno Monteiro, C. Arango, Miguel Cardoso, J. Delgado, Tómané.

Treinador: Pepa.





Chaves e Portimonense medem forças no Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira, num jogo para a 2ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 4 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 22‑04‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Chaves por (2‑1). Os golos do encontro foram marcados por Pedro Tiba (61' e 67' ) para o Chaves e por Fabricio (76' ) para o Portimonense.

Análise do Chaves

A equipa da casa apresenta‑se nesta 2ª jornada depois de uma derrota por (5‑0) na sua estreia na liga, frente ao Porto. Nos últimos 10 jogos em casa o Chaves regista 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

O Chaves arranca para esta jornada com uma pesada derrota no terreno do FC Porto, por 5-0, começando da pior forma este campeonato português. Apesar deste desaire, os transmontanos já tinham conseguido um dos objetivos da temporada, ao atingir a fase de grupos da Taça da Liga: venceu nas grandes penalidades o Arouca. Neste jogo dentro de portas o treinador Daniel Ramos deve manter a equipa em 4-3-3 beneficiando a posse de bola e os ataques pausados pelos corredores. Para este jogo o treinador não pode contar com João Teixeira devido a castigo. 


Onze titular confirmado: Ricardo Nunes, N. Maraš, Paulinho, Marcão Teixeira, Djavan Ferreira, Bruno Gallo, Stephen Eustáquio , R. Bressan, William, Perdigão, A. Ebralidze.


Análise do Portimonense

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Boavista, por (0‑2). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Portimonense ganhou 3, empatou 3 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos.


O Portimonense parte para este jogo desmotivado depois de ter sido derrotado em casa pelo Boavista, por 0-2, somando desta forma o segundo desaire seguido em jogos oficiais, um deles a contar para as eliminatórias da Taça da Liga. Neste encontro fora de casca o técnico António Folha deve jogar em 3-4-3 beneficiando a organização defensiva e os contra-ataques, explorando da melhor forma as fragilidades defensivas do adversário: Nakajima é o grande destaque deste clube, sendo o japonês muito veloz e forte na transição ofensiva. Para este jogo o treinador não pode contar com o lesionado Jadson. 


Onze titular confirmado: Ricardo Ferreira, Lucas, E. Hackman, Ruben Fernandes, Ewerton, Pedro Sá, Wilson Manafá, Bruno Tabata, Dener, Wellington Carvalho, S. Nakajima.





Boavista e Benfica enfrentam‑se no Estádio do Bessa Século XXI, num encontro para a 2ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa visitante, que regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 4 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 16‑09‑2017, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Boavista por (2‑1). Os golos do encontro foram marcados por Renato Santos (55' ) e Fábio Espinho (74' ) para o Boavista e por Jonas (7' ) para o Benfica. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise do Boavista

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Portimonense, por (0‑2). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas como visitante, com 12 golos marcados e 24 sofridos; contra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no seu estádio, com 21 golos marcados e 13 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Boavista ganhou 6, empatou 2 e perdeu 2. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos golos, já que 20 dos seus últimos 41 jogos terminaram com Menos de 1,5 golos e 25 em 41 terminaram com Menos de 2,5 golos.

O Boavista entra neste jogo motivado depois de um triunfo forasteiro, por 0-2, na visita ao terreno do Portimonense: David Simão e André Claro carimbaram os “tentos” da vitória. O treinador caseiro deverá atuar num tradicional 4-3-3, onde os três jogadores mais avançados serão Mateus, Falcone e Rochinha. O interveniente responsável por definir e conduzir as investidas ofensivas do seu conjunto é o médio campista português Fábio Espinho, ex-jogador do Moreirense. Adivinha-se que o Boavista utilize, maioritariamente, o corredor esquerdo para criar perigo, com o objetivo de aproveitar a profundidade oferecida pelo defesa lateral Talocha. O treinador Jorge Simão não deverá poder contar com Yusupha Njie por se encontrar lesionado. 


Onze titular confirmado: Helton Leite, Neris, Raphael Silva, Talocha, Carraça, Fábio Espinho, Rochinha, I. Mandiang, David Simão, F. Falcone, Mateus.

Treinador: Jorge Simão.


Análise do Benfica

A equipa visitante apresenta‑se nesta 2ª jornada depois da vitória na sua estreia na liga, frente ao Guimarães, por (3‑2) Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias e 6 empates como visitante; contra 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, empatou com o Fenerbahce fora por (1‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Benfica ganhou 7 e empatou 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos.

O Benfica entra nesta actuação motivado depois de ter ultrapassado mais uma eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Fenerbahce. A comitiva forasteira costuma actuar num 4-3-3, onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária serão Cervi, Castillo e Salvio. Adivinha-se que na zona mais central do terreno actuem Pizzi, Gedson Fernandes e Fejsa. Espera-se que o Benfica adote uma postura ofensiva, já que necessita de dar continuidade ao bom momento que atravessa. O treinador Rui Vitória não vai poder contar com Jonas, Ebuehi e Krovinovic por se encontrarem lesionados. 


Onze titular confirmado: O. Vlachodimos, Rúben Dias, André Almeida, Jardel, Álex Grimaldo, E. Salvio, Gedson Fernandes, F. Cervi, L. Fejsa, Pizzi, F. Ferreyra.

Treinador: Rui Vitória.





Sporting e Vitória de Setúbal enfrentam‑se no Estádio José Alvalade, num encontro para a 2ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 6 jogos ganhou 5 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 11‑08‑2017, o Sporting ganhou por (1‑0). B. Dost (86' ) marcou o único golo do jogo. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.

Análise do Sporting

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Moreirense, por (1‑3). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias e 7 derrotas como visitante; contra 10 vitórias e 5 empates no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Sporting ganhou 7, empatou 2 e perdeu 1. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos.

O Sporting entra nesta partida motivado depois de um triunfo forasteiro, por 1-3, na deslocação à arena do Moreirense: Bruno Fernandes e Bas Dost marcaram os golos da vitória. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem finalizar as oportunidades de que dispõe. O Sporting atua dentro de portas, assim, adivinha-se que invista bastante no processo ofensivo, tendo em conta a falta de qualidade do “inimigo”. O treinador José Peseiro deverá voltar a colocar a equipa num 4-3-3, onde os três intervenientes mais avançados são Acuña, Bas Dost e Nani. O técnico leonino não vai poder contar com Sturaro e Viviano por se encontrarem lesionados.


Análise do Vitória de Setúbal
A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Aves, por (2‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante, com um total de 19 golos marcados e 36 sofridos; contra 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas no seu estádio, com um total de 21 golos marcados e 11 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Vitória de Setúbal ganhou 3, empatou 2 e perdeu 5. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos.


O Vitória de Setúbal entra neste encontro motivado depois de uma vitória caseira, por 2-0, na receção ao Aves: Costinha e Cádiz carimbaram os “tentos” do triunfo. O conjunto forasteiro costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, dando mais importância às transições rápidas e a um estilo de jogo mais ofensivo. Neste desenho, os três homens responsáveis por lançar o pânico na área do “inimigo” são Zequinha, Cádiz e Mendy. O treinador Lito Vidigal deverá ter todos os intervenientes disponíveis para esta partida.






Rio Ave e Marítimo medem forças no Estádio do Rio Ave Futebol Clube, num jogo para a 2ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 2 e empatou 3. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 10‑02‑2018, o Rio Ave ganhou por (3‑0). Os golos do Rio Ave foram marcados por Pelé (28' ), João Novais (39' ) e Diego Lopes (74' ). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.

Análise do Rio Ave

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Feirense, por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas como visitante; contra 10 vitórias e 5 empates no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Rio Ave regista 6 vitórias e 4 empates. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.

O Rio Ave teve um arranque de campeonato muito negativo, já que defrontou o Feirense fora de casa e saiu com uma derrota por 2-0. No entanto, importa frisar que os vila-condenses conseguiram o acesso à fase de grupos da Taça da Liga ao vencer o Portimonense por 0-2. Neste jogo frente ao Marítimo, equipa que venceu na primeira jornada, o treinador José Gomes deve jogar no habitual 4-3-3 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados, ou seja, o objetivo será atacar sem se expor defensivamente. Galeno e Bruno Moreira são os destaques do Rio Ave. Para este jogo o comandante da casa não conta com Makaridze, Diego Lopes, Ronan, Murilo e Nuno Santos, jogadores que recuperam de lesão.


Análise do Marítimo

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Santa Clara, por (1‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 5 empates e 9 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Marítimo ganhou 1, empatou 2 e perdeu 7. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que 18 dos seus últimos 44 jogos terminaram com Menos de 1,5 golos.

O Marítimo teve um encontro muito difícil na última jornada, porém, conseguiu levar a melhor sobre o Santa Clara com uma vitória por 1-0: o único golo da equipa foi assinado por Rodrigo Pinho.  Neste jogo fora de portas, o treinador Cláudio Braga deve jogar em 4-3-3 beneficiando o bloco baixo e as bolas longas para o ataque, especialmente, para Rodrigo Pinho. No entanto, o grande destaque do Marítimo é o médio ofensivo Danny, jogador com grande qualidade no passe e visão de jogo. Não existem ausências de peso para este jogo.





Nacional e Moreirense enfrentam‑se no Estádio da Madeira, num encontro para a 2ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos directos é favorável à equipa visitante, que regista 3 vitórias e 1 empate nos últimos 4 jogos. Efectivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 17‑04‑2017, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Moreirense por (0‑1). O único golo do encontro foi marcado por D. Ramírez (15' ).


Análise do Nacional

A equipa da casa apresenta‑se nesta 2ª jornada depois de uma derrota por (4‑2) na sua estreia na liga, frente ao Braga. Nos últimos 10 jogos em casa o Nacional regista 7 vitórias e 3 empates. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos.

Apesar da derrota na 1ª jornada, o Nacional apresentou boas jogadas ofensivas durante os 90’, tendo marcado 2 golos na derrota por 4-2 no terreno do Braga: os dois golos da equipa foram apontados por Bryan Róchez. Nesta receção ao Moreirense, o treinador Costinha deve manter o habitual sistema tático, beneficiando a posse de bola e os ataques pausados, contudo, em alguns momentos do jogo deve atuar apenas no contra-ataque: Witi é um dos principais responsáveis por transportar a bola para terrenos alheios. Por outro lado, destacamos a qualidade no passe do médio Jota. Para este jogo o treinador caseiro pode contar com todos os seus jogadores.


Análise do Moreirense

A equipa visitante apresenta‑se nesta 2ª jornada depois da derrota na sua estreia na liga, frente ao Sporting, por (1‑3) Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Moreirense ganhou 2, empatou 2 e perdeu 6. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos.

O Moreirense teve um arranque de campeonato muito complicado, já que defrontou um dos favoritos ao título e somou uma derrota por 1-3. Apesar deste desaire, o Moreirense teve bons apontamentos no contra-ataque. Neste jogo frente ao Nacional, terreno muito complicado, o treinador Ivo Vieira deve continuar a arriscar no habitual sistema tático, ou seja, o 4-4-2, sendo Heriberto Tavares o homem mais adiantado da equipa: este jogador marcou o único golo no jogo anterior. Para este jogo o treinador forasteiro não pode contar com o castigado Halliche.





Belenenses e Porto medem forças no Estádio Nacional, num jogo para a 2ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 9 jogos ganhou 5, empatou 3 e perdeu 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 02‑04‑2018, terminou com a vitória do Belenenses por (2‑0). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.

Análise do Belenenses

A equipa da casa apresenta‑se nesta 2ª jornada depois de uma vitória por (0‑1) na sua estreia na liga, frente ao Tondela. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante, com 9 golos marcados e 20 sofridos; contra 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 20 golos marcados e 20 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Belenenses ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, logo, há processos defensivos que precisam de ser melhorados.

O Belenenses conseguiu conquistar uma positiva vitória no primeiro jogo fora de casa, na deslocação a Tondela, por 0-1: o golo do triunfo foi assinado por Fredy. Porém, este jogo tem contornos diferentes já que dá de caras com o campeão em título FC Porto. Desta forma, antevê-se que o treinador Silas mantenha a equipa em 4-3-3 beneficiando a organização do seu bloco e os contra-ataques. O ponto forte deste Belenenses está no contra-ataque pelos corredores: Fredy e Licá são muito velozes e competentes no transporte da bola para o ataque. Para este jogo o comandante não pode contar com o lesionado Tiago Caeiro.


Análise do FC Porto

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Chaves, por (5‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas como visitante, com um total de 20 golos marcados e 10 sofridos; contra 13 vitórias, 1 empate e 1 derrota no seu estádio, com um total de 38 golos marcados e 12 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Porto ganhou 5, empatou 1 e perdeu 4. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.

O FC Porto teve uma verdadeira entrada no campeonato ‘’à campeão’’. Os azuis e brancos receberam os transmontanos do Chaves e venceram por 5-0, com golos de Aboubakar (2), Marius, Brahimi e Jesús Corona. Apesar de jogar no terreno do Belenenses, normalmente complicado para o FC Porto, o treinador Sérgio Conceição deverá jogar no habitual 4-4-2 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados, ou seja, o objetivo será atacar sem se expor defensivamente. A manutenção da posse de bola e a finalização são alguns dos pontos fortes desta formação. De fora deste jogo por lesão continuam Diogo Costa, Mbemba, Danilo e Soares.






Santa Clara e Braga enfrentam‑se no Estádio de São Miguel, num encontro para a 2ª jornada da Primeira Liga. Nos últimos 3 anos apenas há registo de 2 confrontos diretos entre estas duas equipas: um a 21‑07‑2018, que terminou com a vitória do Braga por (2‑1), e o mais recente a 20‑11‑2016, que terminou com a vitória do Braga por (2‑1). É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Santa Clara apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Santa Clara

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Marítimo, por (1‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante; contra 9 vitórias e 6 empates no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Santa Clara ganhou 8 e empatou 2. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.

O Santa Clara saiu da primeira jornada com uma derrota frente ao Marítimo, porém, fez uma exibição muito positiva. Importa frisar que o clube açoriano quer aproveitar o apoio dos seus adeptos para somar os primeiros pontos nesta competição. Sem grandes surpresas, o treinador João Henriques deverá optar por uma estratégia defensiva, procurando apenas o contra-ataque. O brasileiro Thiago é o grande destaque deste conjunto, sendo este muito competente na hora de finalizar. Para este jogo o técnico da casa pode contar com todos os seus jogadores.



Análise do Braga

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Nacional, por (4‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante, com um total de 34 golos marcados e 15 sofridos; contra 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota no seu estádio, com um total de 32 golos marcados e 10 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de um empate em casa com o Zorya Luhansk por (2‑2). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Braga ganhou 6, empatou 3 e perdeu 1. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos.

O Braga arranca para esta partida desmotivado depois de ter sido afastado da Liga Europa, ao empatar a 2-2 frente ao Zorya: a primeira mão tinha terminado com um empate a 1-1. Importa relembrar que os bracarenses começaram o campeonato português da melhor forma, ao vencer em casa o Nacional por 4-2. Neste jogo frente ao Santa Clara, o treinador Abel Ferreira deverá atuar com uma estratégia dominadora, beneficiando a posse de bola e os ataques organizados. No entanto, em alguns momentos do jogo, deverá jogar de forma mais direta, procurando o avançado Dyego Sousa: este jogador é um dos melhores marcadores do Braga com 2 golos assinados. Para este jogo o treinador não pode contar com Tiago Pereira, castigado, além de Paulinho, Ricardo Ferreira, Rosic, Claudemir e Marcelo Goiano, estes com problemas físicos.





Guimarães e Feirense enfrentam‑se no Estádio Dom Afonso Henriques, num encontro para a 2ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos directos é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 4 jogos. Efectivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 11‑12‑2017, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Guimarães por (1‑0). O único golo do encontro foi marcado por Hélder Ferreira (90' ). Neste encontro o factor casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise do Guimarães

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Benfica, por (3‑2). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante, com 23 golos marcados e 35 sofridos; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 21 golos marcados e 17 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Guimarães ganhou 7, empatou 1 e perdeu 2. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos.

O Vitória de Guimarães não teve uma estreia de sonho no campeonato português, já que perdeu no terreno do Benfica por 3-2: os golos foram assinados por Guillerme Celis e André André. Importa frisar que os caseiros somam duas derrotas seguidas em jogos oficias, sendo o outro desaire frente ao Tondela nas eliminatórias de acesso à Taça da Liga. Apesar da fase cinzenta, o novo treinador Luís Castro deve manter o seu conjunto em 4-3-3, sendo Junior Tallo a referência mais ofensiva da equipa. O setor defensivo tem sido um dos grandes problemas do Vitória de Guimarães neste arranque de temporada. Frederico Venâncio é o único ausente deste jogo devido a lesão.


Análise do Feirense

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Rio Ave, por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 1 empate e 12 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Feirense ganhou 1, empatou 1 e perdeu 8.

O Feirense atravessa um momento da temporada positivo e no último jogo somou o segundo triunfo seguido em jogos oficiais, ao vencer em casa o Rio Ave por 2-0: os tentos foram apontados por Tiago Silva e Edinho. Neste jogo fora de casa o treinador Nuno Manta Santos deve manter a equipa em 4-2-3-1 beneficiando a organização do seu bloco e as diretas longas para o ponta-de-lança Edinho. De destacar que o jogador referido anteriormente é o grande destaque deste Feirense, sendo o português muito competente na hora de finalizar. Para este jogo o treinador pode contar com todos os seus jogadores.







Antevisão da Gameweek 02




Cardiff City e Newcastle United enfrentam‑se no Cardiff City Stadium, num encontro para a 2ª jornada da Premier League. Apenas há registo de 2 confrontos diretos recentes entre estas duas equipas: a 28‑04‑2017, que terminou com a vitória do Newcastle United por (0‑2), e a 05‑11‑2016, que terminou com a vitória do Newcastle United por (2‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Cardiff City apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise do Cardiff City

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o AFC Bournemouth, por (2‑0). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Cardiff City regista 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos.

O Cardiff City é um clube que nunca foi campeão da Barclays Premier League (1ª Divisão do Campeonato Inglês). O clube foi campeão da Championship em 2012/13, além de ter conseguido títulos da Copa FA na década de 1926/27 e da Super Copa em 1927/28. O Cardiff City participou da Championship 2017/18, onde terminou como vice-campeão, conquistando assim o acesso para a elite do futebol inglês. Ao analisarmos os jogos que o Cardiff City fez em casa pela Championship 2017/18, muitos jogos tiveram poucos golos, dos vinte e três jogos em casa, dezesseis tiveram menos de 1.5 golos na primeira parte, portanto agora frente do Newcastle, que tem um treinador defensivo, muito provavelmente teremos uma primeira parte com poucos golos. 


Onze titular confirmado: N. Etheridge, S. Bamba, B. Écuélé Manga, S. Morrison, J. Bennett, J. Ralls, Josh Murphy, Víctor Camarasa, H. Arter, K. Zohorè, J. Hoilett.

Treinador: N. Warnock.


Análise do Newcastle United

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Tottenham Hotspur, por (1‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas como visitante, com um total de 15 golos marcados e 24 sofridos; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio, com um total de 18 golos marcados e 13 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Newcastle United ganhou 2, empatou 3 e perdeu 5. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, logo, há processos defensivos que precisam de ser melhorados.

O Newcastle é um clube que já foi quatro vezes campeão da Barclays Premier League (1ª Divisão do Campeonato Inglês), cinco vezes campeão da Championship, a última conquista na temporada 2016/17, conquistando acesso para a elite do futebol inglês e na temporada 2017/18 o Newcastle conseguiu terminar na décima posição, mantendo-se na elite para esta temporada. O treinador do Newcastle é Rafael Benítez, muito conhecido pelo seu estilo defensivo, o que muito provavelmente influenciará na atitude da equipa neste jogo, acredito que teremos pelo menos uma primeira parte com poucos ou ausência de golos, por isso minha aposta para este jogo é uma primeira parte com menos de 1.5 golos. 


Onze titular confirmado: M. Dúbravka, J. Lascelles, Javi Manquillo, C. Clark, P. Dummett, M. Ritchie, Kenedy, J. Shelvey, M. Diamé, Joselu, Ayoze Pérez.

Treinador: Rafael Benítez.




Everton e Southampton enfrentam‑se no Goodison Park, num encontro para a 2ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 3 e empatou 2. Contudo, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 05‑05‑2018, o jogo acabou num empate por (1‑1). Os golos do jogo foram marcados por T. Davies (90' ) para o Everton e por N. Redmond (56' ) para o Southampton. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.

Análise do Everton

A equipa da casa apresenta‑se nesta 2ª jornada depois de um empate por (2‑2) na sua estreia na liga, frente ao Wolverhampton Wanderers. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Everton regista 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos.

O Everton entra nesta ronda depois de um empate, a duas bolas, na visita ao terreno do Wolverhampton. Uma das grandes valências da turma da casa é a capacidade que demonstra numa situação de desvantagem, sendo que a maioria das vezes conseguem dar uma boa resposta. O Everton apresenta algumas dificuldades no futebol aéreo, atendendo à baixa média de altura dos seus jogadores. Adivinha-se que o emblema caseiro atue num 4-3-3, onde as três peças mais avançadas são Richarlison, Tosun e Walcott. O treinador do Everton não vai poder contar com André Gomes, James McCarthy e Calvert-Lewin por se encontrarem lesionados.


Análise do Southampton

A equipa visitante apresenta‑se nesta 2ª jornada depois do empate na sua estreia na liga, frente ao Burnley, por (0‑0) Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas como visitante; contra 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Southampton ganhou 3, empatou 3 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, logo, há processos defensivos que precisam de ser melhorados.

O Southampton entra nesta jornada depois de um empate, a zero, na receção ao Burnley. Contrariamente ao “inimigo” desta ronda, o Southampton costuma atuar num 5-2-3, privilegiando um jogo mais ofensivo, onde os três homens mais avançados Redmond, Austin e Armstrong. O conjunto visitante costuma praticar um futebol em contragolpes, mais desorganizado, tentando aproveitar qualquer erro do adversário. O técnico dos forasteiros deverá poder contar com todos os intervenientes para esta atuação.





Leicester City e Wolverhampton Wanderers medem forças no King Power Stadium, num jogo para a 2ª jornada da Premier League. Apenas há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 29‑07‑2017, que terminou com a vitória do Wolverhampton Wanderers por (1‑0).

Análise do Leicester City

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Manchester United, por (2‑1). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Leicester City ganhou 1, empatou 5 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos.


O Leicester entra nesta ronda desmotivado depois de um desaire forasteiro, por 2-1, na deslocação ao terreno do Manchester United. O inglês Vardy é a principal referência de ataque dos caseiros, sendo que a sua qualidade de desmarcação e finalização é invejável. Não será de estranhar que o Leicester opte por atuar com um desenho tático em 4-3-3, com o objetivo de canalizar o seu processo ofensivo através do corredor central. O treinador do clube da casa não vai poder contar com Okazaki, Matty James e Soyuncu por se encontrarem lesionados.


Análise do Wolverhampton Wanderers

A equipa visitante apresenta‑se nesta 2ª jornada depois do empate na sua estreia na liga, frente ao Everton, por (2‑2) Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Wolverhampton Wanderers ganhou 6, empatou 1 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos.


O Wolverhampton entra nesta jornada depois de um empate caseiro, a duas bolas, na receção ao Everton. Contrariamente ao “inimigo” desta ronda, o Wolverhampton costuma atuar num 5-2-3, onde os três intervenientes mais avançados são Hélder Costa, Diogo Jota e Jiménez. O clube visitante quando investe no processo ofensivo, normalmente, fá-lo através do corredor direito, aproveitando a profundidade oferecida pelo lateral direito Doherty. O treinador forasteiro deverá ter todos os intervenientes disponíveis para esta jornada.





Tottenham Hotspur e Fulham medem forças no Wembley Stadium, num jogo para a 2ª jornada da Premier League. Apenas há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 19‑02‑2017, que terminou com a vitória do Tottenham Hotspur por (0‑3).

Análise do Tottenham Hotspur

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Newcastle United, por (1‑2). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Tottenham Hotspur ganhou 8 e perdeu 2. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos. Nos 15 jogos que disputou, conseguiu dar a volta ao resultado em 3 dos 6 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 1 período em destaque nos últimos 20 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 6 dos seus 15 golos entre os minutos (61'‑75').


O Tottenham entra nesta jornada motivado depois de uma vitória forasteira, por 1-2, na visita ao terreno do Newcastle: Vertonghen e Alli autografaram os “tentos” da vitória. O emblema da casa costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Um dos pontos fortes do conjunto caseiro é a forma como conseguem reagir a uma situação de desvantagem. O técnico do Tottenham não vai poder contar com Harry Winks por se encontrar lesionado.


Análise do Fulham

A equipa visitante apresenta‑se nesta 2ª jornada depois da derrota na sua estreia na liga, frente ao Crystal Palace, por (0‑2) Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Fulham ganhou 6 e perdeu 4. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos.


O Fulham entra nesta ronda desmotivado depois de uma derrota caseira, por 0-2, na receção ao Crystal Palace. Tal como o “inimigo” desta ronda, o Fulham costuma atuar num 4-3-3, onde os três intervenientes mais avançados são Sessegnon, Mitrovic e Schurrle. O clube visitante quando investe no processo ofensivo, normalmente, fá-lo através do corredor esquerdo, aproveitando a profundidade oferecida pelo lateral esquerdo Bryan. O técnico dos forasteiros não vai poder contar com Ayité, Ream, Mawson e Bettinelli por se encontrarem lesionados.





West Ham United e AFC Bournemouth enfrentam‑se no Olympic Stadium, num encontro para a 2ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos entre estas duas equipas dos últimos 3 anos indica equilíbrio total, já que houve 2 empates e 2 vitórias para cada equipa nos últimos 6 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 20‑01‑2018, terminou com um empate por (1‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o AFC Bournemouth apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise do West Ham United

A equipa da casa apresenta‑se nesta 2ª jornada depois de uma derrota por (4‑0) na sua estreia na liga, frente ao Liverpool. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 6 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o West Ham United ganhou 4, empatou 4 e perdeu 2. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos.


O West Ham entra nesta partida desmotivado depois de um desaire forasteiro, por 4-0, na deslocação ao terreno do Liverpool. O conjunto caseiro deverá atuar num sistema tático em 4-3-3, com o objetivo de tentar aproveitar os contragolpes. Em todo caso, adivinha-se que o West Ham adote uma postura mais defensiva, com o objetivo de não conceder espaços ao seu adversário. O treinador do West Ham não vai poder contar com Reid, Lanzini e Andy Carroll por se encontrarem lesionados.


Análise do AFC Bournemouth

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Cardiff City, por (2‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas como visitante, com um total de 19 golos marcados e 31 sofridos; contra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas no seu estádio, com um total de 27 golos marcados e 24 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o AFC Bournemouth ganhou 3, empatou 3 e perdeu 4. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.

O Bournemouth entra nesta atuação motivado depois de um triunfo caseiro, por 2-0, na receção ao Cardiff: Fraser e Wilson carimbaram os “tentos” da vitória. Contrariamente ao “inimigo” desta jornada, o conjunto forasteiro deverá atuar num sistema tático em 4-4-2, com o objetivo de tentar aproveitar os contragolpes. Em todo caso, adivinha-se que o Bournemouth adote uma postura mais defensiva, com o objetivo de não conceder espaços ao seu adversário. O treinador do Bournemouth deverá ter todos os intervenientes disponíveis para este embate.






Chelsea e Arsenal enfrentam‑se no Stamford Bridge, num encontro para a 2ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 6 jogos ganhou 4 e empatou 2. Contudo, no último confronto neste estádio, para a Taça da Liga, a 10‑01‑2018, o jogo acabou num empate por (0‑0). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Arsenal tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.

Análise do Chelsea

A equipa da casa apresenta‑se nesta 2ª jornada depois de uma vitória por (0‑3) na sua estreia na liga, frente ao Huddersfield Town. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Chelsea regista 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos. Nos 15 jogos que disputou, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 20 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 6 dos seus 14 golos entre os minutos (61'‑75').


O Chelsea começou a Premier League 2018/2019 da melhor forma, ao vencer fora de casa o Huddersfield por 0-3: os tentos do triunfo foram marcados por Pedro, Kanté e Jorginho. Neste jogo perante o grande rival Arsenal, o treinador Maurizio Sarri deverá jogar em 4-3-3 privilegiando a posse de bola e os ataques organizados, especialmente, através do direito: Wilian é muito rápido e competente no transporte da bola para o ataque. Por outro lado, destacamos o sentido de posicionamento do brasileiro Jorginho, uma das contratações para esta temporada. Para este jogo o treinador não pode contar com Ginkel, Brown e Fàbregas, jogadores que recuperam de lesão, e ainda tem em dúvida o contratado Mateo Kovacic.


Análise do Arsenal

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Manchester City, por (0‑2). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 3 empates e 8 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Arsenal ganhou 3, empatou 1 e perdeu 6. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos. Em 15 jogos, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo.

Ao contrário do adversário, o Arsenal teve um jogo muito complicado na primeira jornada, visto que defrontou o campeão em título Manchester City, saindo desse jogo com uma derrota por 0-2. Neste segundo encontro no campeonato inglês, o comandante Unai Emery deverá manter a equipa em 4-3-3 favorecendo a organização defensiva e aos contra-ataque pelos corredores. O alemão Özil é o jogador que se consegue destacar nesta formação, sendo este muito competente na organização ofensiva. Apesar de ficar em branco no jogo anterior, Aubameyang promete ser uma grande dor de cabeça para os defesas adversários. Para este jogo o treinador não pode contar com Kolasinac, Maitland-Niles e Koscielny, todos com problemas físicos.




Burnley e Watford medem forças no Turf Moor, num jogo para a 2ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 09‑12‑2017, o Burnley ganhou por (1‑0). S. Arfield (45' ) marcou o único golo do jogo. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.

Análise do Burnley

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de um empate na sua estreia na liga, contra o Southampton, por (0‑0). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas como visitante, com 15 golos marcados e 18 sofridos; contra 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 11 golos marcados e 17 sofridos. No último jogo que disputou, para a UEFA Europa League, ganhou ao Basaksehir em casa por (1‑0), após prolongamento. Nos últimos 10 jogos em casa o Burnley regista 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.


Análise do Watford

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Brighton & Hove Albion, por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Watford ganhou 2, empatou 1 e perdeu 7. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos.






Manchester City e Huddersfield Town enfrentam‑se no Etihad Stadium, num encontro para a 2ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias e 2 empates nos últimos 4 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 06‑05‑2018, terminou com um empate por (0‑0). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise do Manchester City

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o Arsenal, por (0‑2). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas como visitante, com 33 golos marcados e 10 sofridos; contra 9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas no seu estádio, com 34 golos marcados e 16 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Manchester City regista 4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 48 dos seus últimos 56 jogos terminaram com Mais de 1,5 golos e 40 em 56 terminaram com Mais de 2,5 golos.


O Manchester City parte para este jogo motivado depois de ter entrado da melhor forma no campeonato inglês, ao vencer o Arsenal fora de casa por 0-2: os golos foram autenticados por Sterling e Bernardo Silva. Relembramos que os Citizens já tinham conquistado a Supertaça de Inglaterra: venceu o Chelsea também por 0-2. Sem grandes surpresas, o comandante Pep Guardiola deverá manter a equipa em 4-3-3 privilegiando a posse de bola e os ataques organizados, especialmente, através do direito: Mahrez é muito rápido e competente no transporte da bola para o ataque. Além da qualidade deste jogador, destacamos o sentido de posicionamento do médio Fernandinho, o capitão do Manchester City. Para este jogo o treinador da casa não pode contar com Danilo, Mangala e Kevin De Bruyne, todos com problemas físicos.


Análise do Huddersfield Town

A equipa visitante apresenta‑se nesta 2ª jornada depois da derrota na sua estreia na liga, frente ao Chelsea, por (0‑3) Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas como visitante; contra 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Huddersfield Town ganhou 3, empatou 5 e perdeu 2. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos.


O Huddersfield teve um teste complicado na primeira jornada do campeonato inglês, já que defrontou um dos grandes londrinos e somou uma derrota por 0-3. Depois desse primeiro jogo, o Huddersfield dá de caras com o atual campeão inglês. Neste jogo fora de portas o treinador David Wagner deverá jogar em 4-2-3-1 favorecendo a organização defensiva e aos contra-ataque pelos corredores. O homem que atua no meio campo, o australiano Aaron Mooy, é o grande destaque deste Huddersfield, sendo este muito importante na organização e criação de todo o ataque. Além disto, as bolas paradas são uma especialidade deste jogador. Para este jogo o treinador visitante é obrigado a deixar de fora Bacuna, Williams e Mbenza devido a lesão.





Brighton & Hove Albion e Manchester United enfrentam‑se no The American Express Community Stadium, num encontro para a 2ª jornada da Premier League. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e perdeu 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 04‑05‑2018, terminou com a vitória do Brighton & Hove Albion por (1‑0). É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Brighton & Hove Albion apresenta resultados diferentes em casa e fora.

Análise do Brighton & Hove Albion

A equipa da casa chega a esta 2ª jornada depois de uma derrota na sua estreia na liga, contra o Watford, por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 6 empates e 8 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Brighton & Hove Albion regista 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos.


O Brighton & Hove Albion é um clube que nunca foi campeão da Premier League (1ª Divisão do Campeonato Inglês), foi duas vezes campeão da Liga 1 (3ª Divisão), uma vez da Liga 2 (4ª Divisão) e uma vez campeão da Super Copa. Recentemente o clube jogava na Championship (2ª Divisão do inglês), inclusive, foi vice-campeão na temporada de 2016/17, conquistando assim um lugar para a elite do futebol inglês. O desempenho do Brighton & Hove Albion na temporada de 2017/18 da Premier League não foi tão bom assim, terminou no décimo quinto lugar, ao menos escapando da descida e mantendo-se na elite para a temporada 2018/19. Um grande destaque foi a vitória do Brighton & Hove Albion em casa contra o Manchester United por 1x0, porém já era a trigésima sétima jornada e o Manchester City já era campeão, o jogo não valia muita coisa.


Análise do Manchester United

A equipa visitante apresenta‑se nesta 2ª jornada depois da vitória na sua estreia na liga, frente ao Leicester City, por (2‑1) Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Manchester United ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 7 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.

O Manchester United é um clube que já conquistou vinte títulos da Premier League, doze Copas FA, vinte e uma Super Copas entre outros títulos nacionais. O Manchester United tem grande fama internacional, já que tem três Liga dos Campeões da UEFA, uma Liga Europa, uma Super Copa da UEFA, um Mundial de Clubes da FIFA, uma Copa Intercontinental, entre outros títulos internacionais. O Manchester United parece ter um histórico mau na casa do Brighton & Hove Albion, porém ao analisarmos melhor, vemos que o Manchester United perdeu na casa do Brighton & Hove Albion por 1x0, vemos que foi a trigésima sétima jornada, o Manchester City já era campeão e o jogo não valia nada. Outros confrontos foram na década de 1980, portanto vamos desconsiderar.





Crystal Palace e Liverpool enfrentam‑se no Selhurst Park, num encontro para a 2ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 6 jogos ganhou 4, empatou 1 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 31‑03‑2018, o Liverpool conseguiu vencer, por (1‑2). Os golos do jogo foram marcados por L. Milivojević (13' ) para o Crystal Palace e por S. Mané (49' ) e Mohamed Salah (84' ) para o Liverpool.

Análise do Crystal Palace

A equipa da casa apresenta‑se nesta 2ª jornada depois de uma vitória por (0‑2) na sua estreia na liga, frente ao Fulham. Nos últimos 10 jogos em casa o Crystal Palace regista 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos.


Análise do Liverpool

A equipa visitante chega a esta 2ª jornada depois de uma vitória na sua estreia na liga, contra o West Ham United, por (4‑0). Nos últimos 10 jogos como visitante o Liverpool ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos como visitante há uma tendência para haver golos, já que 40 dos seus últimos 60 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 7 dos últimos 9 jogos, desses 7 chegou ao intervalo em vantagem em 5 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 6. Nos últimos 6 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 5 dos seus 11 golos entre os minutos (61'‑75').