sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Antevisão da Jornada 11




A notícia que marcou o dia foi a mudança de treinador no Benfica… que afinal acabou por não acontecer. Mas há dois treinadores que se estreiam nesta temporada na Liga: Marcel Keizer, no Sporting, e Petit, no Marítimo. O holandês já orientou os leões, mas ainda não se estreou na Liga. Petit já conhece bem o campeonato e pega numa equipa em péssimo momento — o que não é nada de novo para o treinador português. O dérbi da Invicta é um dos jogos grandes da jornada, que também tem um excelente Rio Ave vs Sporting.

Sta. Clara vs Belenenses

Sexta 30, 20h30
No interregno entre a jornada anterior e esta, Sta. Clara e Belenenses não foram felizes. Os açorianos foram eliminados da Taça pelo Chaves e o Belenenses pelo FC Porto. Os azuis perderam ainda para a Taça da Liga, também com o Chaves. Na Liga, estão separados por 2 pontos, com vantagem para os da casa. É de salientar que o Belenenses ainda não perdeu fora para a Liga e sofreu apenas 2 golos. Será interessante ver como decorre este embate contra um dos melhores ataques em casa: são 10 golos em cinco jogos para os micaelenses.

Santa Clara e Belenenses enfrentam‑se no Estádio de São Miguel, num encontro para a 11ª jornada da Primeira Liga. Só há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 15‑10‑2017, que terminou com a vitória do Santa Clara por (2‑1). A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 9º e 10º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 11º classificado em jogos em casa e o 6º como visitante.


Análise do Santa Clara

Depois de 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, a equipa da casa está na 9ª posição, tendo conquistado 14 pontos. No último jogo, perdeu com o Guimarães fora por (2‑0), depois de no jogo anterior ter perdido (1‑2) em casa, num jogo contra o Sporting. Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, conquista praticamente os mesmos pontos em casa, onde marcou 10 golos e sofreu 10, e fora, com 7 golos marcados e 6 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma derrota em casa com o Chaves por (1‑2). Para o campeonato, o Santa Clara conquistou 7 pontos em 15 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Nos últimos 7 jogos em casa para todas as competições há 2 períodos que se destacam: marcou 5 dos seus 11 golos entre os minutos (46'‑60'); sofreu 5 dos seus 12 golos entre os minutos (61'‑75').



O Santa Clara entra nesta partida desmotivado depois de um desaire, por 1-2, na receção ao Chaves, em jogo a contar para a Taça de Portugal. De destacar que os açorianos registam duas derrotas seguidas no campeonato frente a Sporting e Vitória de Guimarães. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem aproveitar espaços para aplicar o contra-ataque. Para isso acontecer, o treinador João Henriques alinha a equipa em 4-3-3, privilegiando o futebol pelos corredores. A nível individual destacamos Osama Rashid, sendo este o grande destaque da equipa com 3 golos e 5 assistências. Para este jogo o treinador não conta com Patrick, castigado, além de Thiago Santana por lesão. 

Onze titular confirmado: Marco Pereira, César, Patrick, Fábio Cardoso, Mamadu Candé, Bruno Lamas, Anderson Carvalho, Osama Rashid, Fernando, Zé Manuel, Clemente.


Análise do Belenenses

A equipa visitante está atualmente na 10ª posição, com 12 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Portimonense por (1‑1). No último jogo, empatou em casa contra o Boavista por (0‑0). Esta é uma equipa que normalmente conquista resultados mais positivos como visitante do que em casa, já que conquistou 7 pontos fora e 5 no seu estádio, com 4 golos marcados e 6 golos sofridos em casa, contra 3 golos marcados e 2 sofridos como visitante. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, perdeu com o Porto fora por (2‑0). Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Belenenses regista 1 vitória e 4 empates, pelo que conquistou 7 pontos em 15 possíveis. 



Para esta competição, regista uma sequência de 4 empates nos últimos jogos como visitante e não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos fora do seu estádio. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que 18 dos seus últimos 26 jogos terminaram com Menos de 2,5 golos.


O Belenenses entra neste embate com um desaire, por 2-0, na deslocação ao Estádio do Dragão, casa do FC Porto, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato, os visitantes empataram a zeros frente ao Boavista. O conjunto forasteiro costuma atuar num sistema tático 4-3-3 onde as três setas apontadas à baliza adversária são Ljujic, Licá e Keita: o último atleta mencionado é o melhor marcador do Belenenses no campeonato com 3 golos assinados. De salientar que o interveniente por conduzir as investidas ofensivas da sua equipa é o médio Lucca. O treinador forasteiro tem em dúvida Tiago Caeiro e Pierre Sagna. 

Onze titular confirmado: Muriel, V. Sasso, Reinildo, Gonçalo Silva, Nuno Coelho, Jonatan, André Santos, Henrique Almeida, Diogo Viana, Licá, Fredy.

Treinador: Silas.

Marítimo M vs Vitória FC

Sábado 1, 15h30
O péssimo momento do Marítimo teve o desfecho que se previa: mudança de treinador. Depois de 10 jogos seguidos sem vencer (excepto a eliminatória com o Moura, na Taça, que só se resolveu nos penáltis), Petit é o homem escolhido para assumir o comando. O primeiro teste é em casa, frente a um Vitória FC que está num bom momento, tendo vencido três dos últimos quatro jogos na Liga. Um triunfo dos insulares seria o tónico perfeito para o arranque de Petit, mas o Vitória de Lito Vidigal vai ter uma palavra a dizer.
Marítimo e Vitória de Setúbal medem forças no Estádio dos Barreiros, num jogo para a 11ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 4 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 11‑03‑2018, o Marítimo ganhou por (4‑2). Os golos do jogo foram marcados por Joel (8' ), Valente (31' e 45' ) e Rodrigo Pinho (70' ) para o Marítimo e por Patrick (62' ) e Edinho (90' ) para o Vitória de Setúbal. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Marítimo apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Marítimo

A equipa da casa está atualmente na 13ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Porto por (0‑2). No último, perdeu fora contra o Nacional por (1‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante, com 10 golos marcados e 31 sofridos; contra 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 18 golos marcados e 16 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, perdeu com o Feirense em casa por (0‑3). Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Marítimo regista 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 7 pontos em 15 possíveis. 



Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 6 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca poucas vezes primeiro e que só conseguiu abriu o marcador em 2 dos seus últimos 10 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Nos 10 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 8 jogos em casa para todas as competições há 2 períodos que se destacam: marcou 5 dos seus 7 golos entre os minutos (76'‑90'); sofreu 4 dos seus 9 golos entre os minutos (61'‑75').


O Marítimo entra nesta partida desmotivado depois de uma derrota caseira, por 0-3, na receção ao Feirense, a contar para a Taça de Portugal. De salientar que o clube da casa parece estar numa má forma, já que perdeu os últimos cinco jogos realizados. Uma das maiores dificuldades da formação caseira é a facilidade com que não consegue finalizar as oportunidades de que dispõe. O Marítimo costuma atuar num 4-3-3, privilegiando as transições rápidas, pelo que, neste desenho, os três homens mais avançados são Barrera, Joel Tagueu e Edgar Costa. O treinador Petit deverá ter todos os intervenientes disponíveis para esta jornada. 

Onze titular confirmado: A. Abedzadeh, Zainadine Junior, Bebeto, Lucas Áfrico, Fábio China , Danny, Gamboa, J. Correa, J. Vuković, Joel, Valente.


Análise do Vitória de Setúbal

A equipa visitante está atualmente na 8ª posição, com 14 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Braga por (2‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Feirense por (2‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Penafiel por (1‑4). Para o campeonato, o Vitória de Setúbal conquistou 5 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.



O Vitória de Setúbal entra neste encontro motivado depois de uma vitória forasteira, por 1-4, na visita ao terreno do Penafiel, a valer para a Taça de Portugal: Nuno Valente, Frédéric Mendy e Cádiz carimbaram os “tentos” do triunfo. O conjunto forasteiro costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, dando mais importância às transições rápidas e a um estilo de jogo mais ofensivo. Neste desenho, os três homens responsáveis por lançar o pânico na área do “inimigo” são Valdu Té, Bessa e Mendy. O treinador Lito Vidigal não deverá poder contar com Hildeberto, André Pedrosa e André Sousa por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Cristiano, Dankler, Mano, Vasco Fernandes, Nuno Pinto, Hildeberto Pereira, Éber, Rúben Micael, Semedo, M. Agu, Frédéric Mendy.

Treinador: Lito Vidigal.




SL Benfica vs CD Feirense

Sábado 1, 18h00
O período conturbado que se vive na Luz teve um episódio insólito esta semana: após a goleada em Munique, a imprensa era unânime na afirmação de que Rui Vitória não iria continuar. Horas depois: chega a informação de que fica. Esta jornada terá importância crucial para o ambiente no clube. Uma vitória não chega, é preciso convencer os adeptos com uma boa exibição. O Benfica joga em casa frente a um Feirense que não vence na Liga há oito jornadas. O triunfo nos Barreiros, por 0–3, para a Taça de Portugal, é o tónico a que os fogaceiros se agarrarão para explorar a instabilidade que se vive na Luz.

Benfica e Feirense enfrentam‑se no Estádio do Sport Lisboa e Benfica (da Luz), num encontro para a 11ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa da casa, que nos últimos 4 jogos ganhou 4. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 17‑03‑2018, terminou com a vitória do Benfica por (0‑2). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Feirense tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Benfica

A equipa da casa está atualmente na 4ª posição, com 20 pontos conquistados, depois de 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Moreirense por (1‑3). No último, ganhou fora contra o Tondela por (1‑3). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, perdeu com o Bayern München fora por (5‑1). Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Benfica regista 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, pelo que conquistou 10 pontos em 15 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição.



O Benfica entra neste encontro desmotivado depois de um desaire forasteiro, por 5-1, na visita ao terreno do Bayern de Munique, a contar para a Liga dos Campeões. O emblema caseiro costuma atuar num 4-3-3, onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária são Rafa, Jonas e Cervi. O meio campo deverá ser ocupado por Pizzi, Fejsa e Gabriel. O treinador dos caseiros não vai poder contar com Salvio, Ebuehi e Yuri Ribeiro por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: O. Vlachodimos, Rúben Dias, André Almeida, Jardel, Álex Grimaldo, Rafa Silva, Pizzi, A. Živković, L. Fejsa, Gedson Fernandes, Jonas.

Treinador: Rui Vitória.




Análise do Feirense

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, a equipa visitante está na 15ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, perdeu com o Vitória de Setúbal fora por (2‑1), depois de no jogo anterior ter perdido em casa, num jogo contra o Tondela, por (2‑4). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas como visitante, com um total de 13 golos marcados e 19 sofridos; contra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 22 golos marcados e 16 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao Marítimo fora por (0‑3). Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Feirense regista 1 vitória e 4 derrotas, pelo que conquistou 3 pontos em 15 possíveis. 



Nesta competição, perdeu os últimos 4 jogos como visitante e não ganhou nenhum dos últimos 8 que disputou. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que em 13 dos últimos 21 que disputou houve menos de 3 golos. Esta é uma equipa que marca poucas vezes primeiro e que só conseguiu abriu o marcador em 2 dos seus últimos 10 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Em 10 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 6 jogos em que sofreu o primeiro golo.


O Feirense entra neste jogo motivado depois de uma vitória forasteira, por 0-3, na visita ao terreno do Marítimo, a contar para a Taça de Portugal: João Silva e Luís Machado carimbaram os “tentos” do triunfo. O treinador do Feirense deverá voltar a colocar a sua equipa num 4-3-3, com o objetivo de tentar aproveitar o contragolpe. Neste desenho os três intervenientes responsáveis por colocar em sentido a defensiva “inimiga” são Sturgeon, Edinho e Brian Gómez. O técnico Nuno Manta Santos não vai poder contar com Philipe Sampaio e Rafael Crivellaro por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Caio Secco, Bruno Nascimento, Tiago Gomes, A. Briseño , Tiago Silva, Cris, K. Alphonse, Paraiba, Sturgeon, Luís Machado, João Silva.

Treinador: Nuno Santos.







SC Braga vs Moreirense FC

Sábado 1, 20h30
Este duelo minhoto traz um Moreirense, surpreendentemente, em melhor forma do que os anfitriões do Braga. Na Taça de Portugal, as duas equipas venceram e passaram à fase seguinte. Na Liga, o Moreirense vem de uma excelente série de três vitórias, que empurraram a equipa para o 6.º lugar. O Braga venceu apenas um dos últimos quatro jogos da Liga, mas tem um excelente registo caseiro: quatro vitórias e um empate. Apesar do bom momento dos cónegos, o Braga é claramente favorito.




Braga e Moreirense enfrentam‑se no Estádio Municipal de Braga, num encontro para a 11ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 4 jogos ganhou 3 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 09‑03‑2018, o Braga ganhou por (3‑0). Os golos do Braga foram marcados por Wilson Eduardo (14' e 64' ) e Ricardo Horta (66' ).


Análise do Braga

Depois de 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota, a equipa da casa está na 3ª posição, tendo conquistado 21 pontos. No último jogo, perdeu com o Porto fora por (1‑0), depois de no jogo anterior ter ganho (2‑1) em casa, num jogo contra o Vitória de Setúbal. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao Praiense em casa por (2‑1). Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Braga regista 4 vitórias e 1 empate, pelo que conquistou 13 pontos em 15 possíveis. 




Para esta competição, não perde no seu estádio há 5 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição.


A formação do Braga parte para este jogo com motivado fruto da vitória, por 2-1, na receção ao Praiense, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato português, os bracarenses perderam no terreno do líder FC Porto por 1-0. Normalmente o treinador Abel Ferreira joga em 4-4-2 privilegiando a posse de bola e os ataques organizados, especialmente, através dos flancos. Porém, não fica de parte a possibilidade do Braga atuar em 4-2-3-1, sistema utilizado em algumas ocasiões. Dyego Sousa deve compor a frente de ataque da turma da casa, sendo este o melhor marcador com 7 golos fuzilados. Para este jogo em casa o treinador não pode contar com Rosic, Matheus e Ricardo Ferreira, todos com problemas físicos. 

Onze titular confirmado: Tiago Sá, Bruno Vianna , Marcelo Goiano, Raúl Silva, Sequeira, Ricardo Esgaio, Ricardo Horta, Claudemir, Fransérgio, Paulinho, Wilson Eduardo.


Treinador: Abel Ferreira.


Análise do Moreirense

Depois de 5 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, a equipa visitante está na 6ª posição, tendo conquistado 16 pontos. No último jogo, ganhou ao Portimonense em casa por (2‑0), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Benfica, por (1‑3). A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Covilhã por (0‑3). Para o campeonato, o Moreirense conquistou 6 pontos em 15 possíveis, depois de 2 vitórias e 3 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo.




O Moreirense arranca para esta jornada com uma vitória, por 0-3, na deslocação à Covilhã, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato, os visitantes somaram a terceira vitória consecutiva, ao triunfar frente ao Portimonense por 2-0. Neste jogo fora de portas o treinador Ivo Vieira deve jogar em 4-3-3 sendo Nenê o homem mais adiantado da equipa visitante. Por outro lado, Pedro Nuno é o melhor marcador do Moreirense com 3 golos assinados. Chiquinho e Arsénio compõem as alas da equipa, já Pedro Nuno é um jogador criativo e com grande visão de jogo. Ainda assim, importa frisar que os visitantes apresentam algumas debilidades no setor mais recuado. De fora deste jogo por castigo está Ndiaye. 

Onze titular confirmado: Jhonatan, M. Aberhoune, A. D'Alberto, Ivanildo Fernandes, Ruben Lima, Pedro Nuno, Chiquinho, Alan Schons, Neto, Nenê, Arsénio.





Portimonense vs CD Tondela

Domingo 2, 15h00
No Algarve, Portimonense e Tondela protagonizam um duelo que se prevê equilibrado, entre duas equipas bastante irregulares. Na pausa da Liga, o Portimonense não jogou e o Tondela goleou o Vale Formoso na Taça, por 7–0. São duas equipas que atacam melhor do que defendem e por isso espera-se um jogo com golos. O histórico é ligeiramente favorável aos de Portimão que, jogando em casa, terão algum favoritismo.

Portimonense e Tondela medem forças no Estádio do Portimonense SC, num jogo para a 11ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 3 jogos ganhou 1 e empatou 2. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 25‑11‑2017, o Portimonense ganhou por (2‑0). Os golos do Portimonense foram marcados por S. Nakajima (31' e 77' ). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.



Análise do Portimonense

A equipa da casa está atualmente na 11ª posição, com 11 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Belenenses por (1‑1). No último, perdeu fora contra o Moreirense por (2‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas como visitante, com 19 golos marcados e 25 sofridos; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 24 golos marcados e 28 sofridos. Para o campeonato, o Portimonense conquistou 8 pontos em 15 possíveis, depois de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. 




Para esta competição, não perde no seu estádio há 4 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 7 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 5 dos seus 11 golos entre os minutos (76'‑90').


O Portimonense entra neste embate depois de um desaire forasteiro, por 2-0, na deslocação ao terreno do Moreirense. Recordamos que os caseiros têm aproveitado muito bem o apoio dos seus adeptos, já que conquistou 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota em 5 jogos realizados. O clube de Portimão está consciente da falta qualidade tática do adversário desta ronda, e por essa razão, adivinha-se que entre no encontro confiante e à procura do golo desde o apito inicial. Antevê-se que o avançado escolhido pelo técnico António Folha para esta partida seja Jackson Martínez, contudo, o melhor marcador da equipa é Nakajima com 4 golos assinados. O treinador dos caseiros tem em dúvida Tabata e Leonardo, ambos com problemas físicos. 

Onze titular confirmado: Ricardo Ferreira, Jadson, Lucas, Ruben Fernandes, Wilson Manafá, Paulinho, Dener, Ewerton, Pedro Sá, J. Martínez, S. Nakajima.


Análise do Tondela

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, a equipa visitante está na 14ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, perdeu com o Benfica em casa por (1‑3), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Feirense, por (2‑4). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao Vale Formoso em casa por (7‑0). O último jogo como visitante foi para Taça da Liga Taça da Liga e terminou com uma vitória por (1‑2) frente ao Vitória de Setúbal. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Tondela regista 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 4 pontos em 12 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.




O Tondela entra nesta jornada motivado depois de um triunfo caseiro, por 7-0, na receção ao Vale Formoso, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Contudo, no último jogo para o campeonato português, os visitantes perderam frente ao Benfica por 1-3. O clube visitante costuma atuar num sistema tático em 4-2-3-1, privilegiando as transições rápidas. Neste desenho, os três intervenientes responsáveis por lançar o pânico na área adversária são António Xavier, Murillo e Tomané. Sergio Penã é o cérebro da equipa, sendo que este jogador é responsável para definir e conduzir as investidas ofensivas do conjunto forasteiro. O técnico Pepa pode contar com todos os seus jogadores. 

Onze titular confirmado: Cláudio Ramos, Ricardo Costa, David Bruno, Icaro, Joãozinho, S. Peña, J. Murillo, Hélder Tavares, Bruno Monteiro, Tómané, António Xavier.


Treinador: Pepa.






CD Aves vs CD Nacional
Domingo 2, 15h00
Duas vitórias consecutivas tiraram o Aves dos lugares mais aflitivos da tabela. O Nacional, adversário desta semana, ainda está em zona de despromoção. São, nesta altura, dois dos mais fortes candidatos à descida e têm aqui um jogo importante para tentar provar o contrário. O factor casa pode ser importante, dando algum favoritismo aos avenses, num confronto que também está equilibrado no histórico, pendendo ligeiramente a favor dos madeirenses.




Aves e Nacional medem forças no Estádio Clube Desportivo das Aves, num jogo para a 11ª jornada da Primeira Liga. Apenas há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 16‑12‑2015, que terminou com a vitória do Nacional por (2‑4), no desempate através de grandes penalidades. O factor casa poderá ter influência no resultado final, já que apesar de este ser um encontro entre 12º e 17º classificado, na verdade este é um jogo entre o 10º classificado em jogos em casa e o 8º como visitante.


Análise do Aves

A equipa da casa está atualmente na 12ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Chaves por (1‑2). No último, ganhou em casa contra o Rio Ave por (2‑1). Esta é uma equipa mais forte no seu terreno, onde conquistou 7 pontos, contra apenas 3 nos seus jogos como visitante. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao Cova Piedade fora por (0‑3), após prolongamento. Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Aves regista 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 7 pontos em 15 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Nos últimos 8 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 8 golos entre os minutos (16'‑30').




O Aves chega a este jogo com uma vitória, por 0-3, frente ao Cova Piedade, contudo, foi necessário o prolongamento para avançar na Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato português, os caseiros venceram o Rio Ave por 2-1. Neste jogo frente ao Nacional, o treinador José Mota deverá atuar no seu sistema tático habitual, ou seja, o 4-2-3-1, beneficiando a organização do seu bloco e as sucessivas transições rápidas. Vítor Gomes é o melhor marcador do Aves no campeonato com 3 golos rubricados. Para este jogo o treinador não pode contar com Diego Galo e Rubén Oliveira, ambos lesionados. 

Onze titular confirmado: André Ferreira, Ponck, Rodrigo Alves, Rodrigo Defendi, Nelson Lenho, I. El Adoua, L. Fariña, Nildo Petrolina, Claudio Falcão, Amilton, Derley.


Treinador: José Mota.




Análise do Nacional

A equipa visitante está actualmente na 17ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Rio Ave por (3‑3). No último jogo, ganhou em casa contra o Marítimo por (1‑0). Esta é uma equipa que normalmente conquista resultados mais positivos como visitante do que em casa, já que conquistou 6 pontos fora e 3 no seu estádio, com 2 golos marcados e 10 golos sofridos em casa, contra 8 golos marcados e 9 sofridos como visitante. Para o campeonato, o Nacional conquistou 6 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. 




Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos fora do seu estádio. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Esta é uma equipa que marca poucas vezes primeiro: apenas abriu o marcador em 2 dos seus últimos 10 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 1 período em destaque nos últimos 3 encontros disputados como visitante para todas as competições: sofreu 3 dos seus 8 golos entre os minutos (31'‑45').


O Nacional chega a esta partida com um triunfo, por 1-0, na receção ao Marítimo, registando apenas a segunda vitória no campeonato português: João Camacho fez o único tento do desafio. Neste jogo fora de portas, o treinador Costinha deverá optar por uma estratégia mais defensiva, com as linhas recuadas, procurando qualquer espaço para aplicar o contra-ataque. Bryan Róchez é o grande destaque do Nacional com 4 golos e 1 assistência. Apesar do desempenho fraco em geral, os visitantes somam apenas 1 derrota em 5 jogos disputados fora de portas. Para este jogo o técnico visitante tem em dúvida Fernando Tissone. 

Onze titular confirmado: Daniel, Diogo Coelho, Kalindi, Felipe Lopes, Nuno Campos, Jota, Sérgio Marakis, Vítor Gonçalves, O. Hamzaoui, João Camacho, Witi.


Treinador: Costinha.








GD Chaves vs Vitória SC

Domingo 2, 17h30
O péssimo ciclo do Chaves na Liga, onde soma quatro derrotas consecutivas, atirou a equipa transmontana para o último lugar da classificação. A pausa no campeonato, contudo, trouxe-se alegrias: dois triunfos fora de portas, para a Taça da Liga e Taça de Portugal, frente a Belenenses e Sta. Clara, respectivamente. Daniel Ramos terá de conseguir catapultar esse espírito para o jogo da Liga, onde terão uma complicada recepção ao Vitória SC. Os minhotos não perdem há cinco jornadas e têm no banco Luís Castro, que conhece bem o adversário.
Chaves e Guimarães medem forças no Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira, num jogo para a 11ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 12‑01‑2018, o Chaves ganhou por (4‑3). Os golos do jogo foram marcados por Pedro Tiba (35' e 90' ) e Davidson (38' e 44' ) para o Chaves e por P. Hurtado (10' ), Raphinha (16' ) e J. Tallo (39' ) para o Guimarães. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Chaves

A equipa da casa está atualmente na 18ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 7 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Aves por (1‑2). No último, perdeu fora contra o Sporting por (2‑1). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas como visitante, com 23 golos marcados e 20 sofridos; contra 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 17 golos marcados e 19 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Santa Clara por (1‑2). Para o campeonato, o Chaves conquistou 4 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 4 jogos que disputou no seu estádio. 




Para esta competição, regista uma sequência de 4 derrotas nos últimos jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 10 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Chaves entra neste encontro depois de um triunfo forasteiro, por 1-2, na deslocação ao terreno do Santa Clara, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato, os transmontanos registaram uma derrota frente ao Sporting por 2-1. O conjunto da casa apresenta menos argumentos individuais para esta partida, mas ainda assim, é detentor de vários valores individuais capazes de decidir o desafio a qualquer momento. O treinador Daniel Ramos costuma atuar num 4-3-3 onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária são Niltinho, Perdigão e André Luis. Por outro lado, Ghazaryan é o melhor marcador do Chaves com 3 golos assinados. Para este jogo o treinador não conta com João Teixeira, Nuno Coelho e Nikolas Maras, todos lesionados. 

Onze titular confirmado: Ricardo Nunes, Hugo Basto, Paulinho, Marcão Teixeira, Luís Martins, R. Bressan, Stephen Eustáquio , Bruno Gallo, Platiny, André Luis, Perdigão.


Análise do Guimarães

A equipa visitante está atualmente na 7ª posição, com 15 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Boavista por (0‑0). No último jogo, ganhou em casa contra o Santa Clara por (2‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 2 empates e 8 derrotas como visitante, com um total de 29 golos marcados e 23 sofridos; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio, com um total de 19 golos marcados e 11 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao União Madeira fora por (0‑2). Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Guimarães regista 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 7 pontos em 15 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 16 em 21 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Em 10 jogos nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.




O Vitória de Guimarães entra neste jogo depois uma vitória, por 0-2, no terreno do União da Madeira, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato, os vitorianos venceram o Santa Clara por 2-0. O conjunto visitante exibe mais argumentos individuais para esta partida, assim, adivinha-se que poderá utilizar uma estratégia bastante ousada. O treinador Luís Castro deverá atuar num tradicional 4-3-3, onde os três jogadores mais avançados serão Davidson, Guedes e Boyd. Para este jogo o treinador não conta com Francisco Ramos e Celis, ambos lesionados. 
Onze titular confirmado: Douglas Jesus, Y. Osorio, F. Sacko, Pedrão, Rafa, Mattheus, Tozé, A. Wakaso, André André, Alexandre Guedes, Davidson.




Boavista FC vs FC Porto

Domingo 2, 20h00
O dérbi da Invicta é um dos jogos em destaque da 11.ª ronda. Sendo sempre um jogo especial, a verdade é que tudo aponta para uma grande superioridade dos dragões. Motivados pelo triunfo na Champions e consequente passagem à fase seguinte, os dragões são líderes da Liga e vêm com três triunfos consecutivos. O Boavista ocupa um preocupante 16.º lugar e precisa de pontos, mas será preciso fazer uma exibição perfeita para os conseguir neste confronto.


Boavista e Porto enfrentam‑se no Estádio do Bessa Século XXI, num encontro para a 11ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 5 jogos ganhou 5. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Primeira Liga, a 28‑10‑2017, o Porto conseguiu vencer, por (0‑3). Os golos do encontro foram marcados por V. Aboubakar (50' ), M. Marega (80' ) e Y. Brahimi (86' ) para o Porto. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Boavista

A equipa da casa está atualmente na 16ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Guimarães por (0‑0). No último, empatou fora contra o Belenenses por (0‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 3 empates e 8 derrotas como visitante, com 19 golos marcados e 21 sofridos; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio, com 19 golos marcados e 10 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao Espinho fora por (0‑4). Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Boavista regista 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 4 pontos em 12 possíveis. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos golos, já que 9 dos seus últimos 20 jogos terminaram com Menos de 1,5 golos. Em 10 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo.


O Boavista arranca para este jogo com um triunfo, por 0-4, na deslocação ao terreno do Espinho, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato português, os caseiros empataram a zeros frente ao Belenenses. A estratégia a utilizar pelo treinador Jorge Simão para este jogo está mais que desenhada, ou seja, defender com os setores próximos e procurar os espaços no meio campo do adversário para contra-atacar. Na frente de ataque estarão Rochinha, Rafael Lopes e Rafael Costa, já que David Simão, Idris e Espinho deverão compor o setor intermédio. Não existem ausências de peso para este jogo. 

Onze titular confirmado: Helton Leite, Neris, Gonçalo Cardoso, Talocha, Carraça, Rafael Costa, Rochinha, David Simão, N. Obiora, Rafael Lopes, Mateus.

Treinador: Jorge Simão.


Análise do Porto

A equipa visitante está atualmente na 1ª posição, com 24 pontos conquistados, depois de 8 vitórias e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Marítimo por (0‑2). No último jogo, ganhou em casa contra o Braga por (1‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas como visitante, com um total de 21 golos marcados e 11 sofridos; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio, com um total de 34 golos marcados e 10 sofridos. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, ganhou ao Schalke 04 em casa por (3‑1). Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Porto regista 3 vitórias e 1 derrota, pelo que conquistou 9 pontos em 12 possíveis. A solidez defensiva tem sido um dos seus pontos fortes, já que apenas sofreu golos em 3 dos últimos 10 jogos, e o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 9 dos últimos 10 jogos para a Primeira Liga, desses 9 chegou ao intervalo em vantagem em 6 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 8.


O FC Porto parte para este jogo com uma vitória, por 3-1, na receção ao Schalke 04, em jogo a contar para fase de grupos da Liga dos campeões. No último jogo para o campeonato, os portistas venceram o Braga por 1-0. Para este jogo fora de portas o treinador Sérgio Conceição deve manter a equipa em 4-4-2 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados: Óliver Torres é o grande organizador do processo ofensivo. Marega é o grande destaque desta equipa com 3 golos apontados. Importa frisar que a turma azul e branca conquistou 3 vitórias em 4 jogos realizados fora de portas. Para este jogo o treinador não pode contar com o lesionado Vincent Aboubakar. 

Onze titular confirmado: Casillas, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Otavinho, H. Herrera, Danilo Pereira, Óliver Torres, M. Marega, Jesús Corona, Y. Brahimi.

Treinador: Sérgio Conceição.





Rio Ave FC vs Sporting CP

Segunda 3, 20h15
Marcel Keizer estreia-se na Liga Portuguesa com uma visita complicada ao terreno do Rio Ave. O técnico holandês arrancou com um triunfo na Taça, sobre o modesto Lusitano Vildemoinhos, e terá hoje o primeiro teste mais a sério, com o Qarabag. O Rio Ave ainda não perdeu em casa para a Liga e marcou 11 golos nos cinco jogos no Estádio dos Arcos. Os números são evidentes e o Sporting irá, certamente, preparado para um jogo difícil. Se o Rio Ave se apresentar ao seu melhor nível, poderá ser o grande espectáculo da jornada.



Rio Ave e Sporting medem forças no Estádio do Rio Ave Futebol Clube, num jogo para a 11ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 5 jogos ganhou 4 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Primeira Liga, a 27‑10‑2017, o Sporting conseguiu vencer, por (0‑1). B. Dost (85' ) marcou o único golo do jogo. A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 5º e 2º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 4º classificado em jogos em casa e o 7º como visitante.


Análise do Rio Ave

A equipa da casa está atualmente na 5ª posição, com 18 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Nacional por (3‑3). No último, perdeu fora contra o Aves por (2‑1). Esta é uma equipa mais forte no seu terreno, onde conquistou 13 pontos, contra apenas 5 nos seus jogos como visitante. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória em casa com o Silves FC por (7‑0). Para o campeonato, o Rio Ave conquistou 13 pontos em 15 possíveis, depois de 4 vitórias e 1 empate nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. 


Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos no seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 16 dos seus últimos 23 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Nos 10 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Rio Ave parte para este jogo com um grande triunfo em casa, por 7-0, frente ao Silves FC, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Contudo, importa frisar que os caseiros já não vencem há dois jogos no campeonato português, sendo que no último jogo perdeu frente ao Aves por 2-1. Neste jogo perante os seus adeptos, o treinador José Gomes deverá manter o mesmo sistema do último jogo, ou seja, o 4-2-3-1, favorecendo a organização defensiva e os contra-ataques, porém, em alguns momentos do encontro deve privilegiar futebol apoiado e os ataques organizados. O extremo avançado Carlos Vinícius continua a ser um dos melhores marcadores do Rio Ave com 5 golos assinados. Para este jogo o treinador não pode contar com Nuno Santos, Joca, Ronan e Nélson Monte, todos com problemas físicos. 

Onze titular confirmado: Leonardo, T. Borevković, Junio, Jonathan Buatu, Matheus Reis, Fábio Coentrão, Carlos, Diego Lopes, João Schmidt, N. Jambor, Galeno.


Análise do Sporting

Depois de 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, a equipa visitante está na 2ª posição, tendo conquistado 22 pontos. No último jogo, ganhou ao Chaves em casa por (2‑1), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Santa Clara, por (1‑2). Esta é uma equipa mais forte no seu terreno, onde conquistou 15 pontos, contra apenas 7 nos seus jogos como visitante. No último jogo que disputou, para a UEFA Europa League, ganhou ao Qarabağ fora por (1‑6). Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Sporting regista 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 7 pontos em 15 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos nesta prova, conseguiu dar a volta ao resultado em 2 dos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 5 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 7 dos seus 12 golos entre os minutos (61'‑75').


O Sporting parte para este jogo com um triunfo, por 1-6, na deslocação ao terreno do Qarabağ, em jogo a contar para a Liga Europa. No último jogo para o campeonato, os leões venceram o Chaves por 2-1. Neste jogo fora de portas o treinador Marcel Keizer deverá jogar em 4-2-3-1 sendo Bruno Fernando o homem responsável por criar e organizar o processo ofensivo. Porém, Bas Dost é o melhor marcador do Sporting com 5 golos assinados. Importa frisar que o conjunto forasteiro regista apenas 2 vitórias em 5 jogos realizados. Para este jogo o treinador não pode contar com Fredy Montero, Battaglia, Ristovski, Raphinha e Sturaro, todos com problemas físicos. 

Onze titular confirmado: Renan Ribeiro, S. Coates, Bruno Gaspar, J. Mathieu, Wendel, Bruno Fernandes, N. Gudelj, B. Dost, M. Acuña, Abdoulay Diaby, Nani.

Treinador: M. Keizer.