sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Antevisão da Gameweek 11







AFC Bournemouth e Manchester United enfrentam‑se no Vitality Stadium, num encontro para a 11ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 18‑04‑2018, o Manchester United conseguiu vencer, por (0‑2). Os golos do encontro foram marcados por C. Smalling (28' ) e R. Lukaku (70' ) para o Manchester United. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o AFC Bournemouth apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do AFC Bournemouth

A equipa da casa está atualmente na 6ª posição, com 20 pontos conquistados, depois de 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Southampton por (0‑0). No último, ganhou fora contra o Fulham por (0‑3). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante, com 24 golos marcados e 26 sofridos; contra 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas no seu estádio, com 29 golos marcados e 18 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, ganhou ao Norwich em casa por (2‑1). Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o AFC Bournemouth regista 3 vitórias e 2 empates, pelo que conquistou 11 pontos em 15 possíveis. 


Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos no seu estádio. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos 10 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 9 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 4 dos seus 8 golos entre os minutos (61'‑75').

O Bournemouth faz uma boa e surpreendente campanha na Premier League, vem em ótima sequência de 4 jogos de invencibilidade dos quais venceu 3 e empatou 1 e procura mais um resultado positivo para tentar alcançar a zona de classificação para as competições europeias da próxima temporada. O clube tem apresentado bom equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo, já que marcou 19 golos, sendo o quinto melhor ataque da competição, e sofreu 12 tentos, tendo a sexta defesa menos batida, valendo ressaltar que não sofreu 1 golo sequer nas últimas 3 jornadas. Em casa, como a partida deste sábado, o Bournemouth é um dos 4 invictos, tem o quinto melhor aproveitamento e vale ressaltar que de 5 jogos realizados, marcou ao menos 2 golos em 4 deles, sendo uma equipa que ataca bastante diante dos seus adeptos. Para o jogo frente ao Manchester United, o treinador Eddie Howe vai a campo com a mesma equipa que conquistou excelente vitória fora de casa na última jornada.


Análise do Manchester United

Depois de 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, a equipa visitante está na 8ª posição, tendo conquistado 17 pontos. No último jogo, ganhou ao Everton em casa por (2‑1), depois de no jogo anterior ter empatado fora, num jogo contra o Chelsea, por (2‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas como visitante, com um total de 21 golos marcados e 17 sofridos; contra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas no seu estádio, com um total de 19 golos marcados e 19 sofridos. Para o campeonato, o Manchester United conquistou 7 pontos em 15 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta. Há 1 período em destaque nos últimos 20 encontros disputados como visitante para todas as competições: sofreu 7 dos seus 20 golos entre os minutos (16'‑30').


O Manchester United ainda não achou o seu melhor futebol nesta temporada, faz uma campanha insatisfatória na Premier League já que tem elenco para lutar bem acima na tabela, tem atuado de maneira muito irregular e precisa começar a jogar melhor, tanto que seu treinador está ameaçado pelo baixo rendimento. A equipa tem um ataque razoável que marcou 17 golos e é o sexto melhor da competição, mas a defesa já sofreu 17 tentos e é a quinta mais batida, tanto que sofreu golos nas últimas 6 jornadas. Fora de casa, como a partida deste sábado, o Manchester United tem alternado bons e maus resultados, não vence há 2 jogos e vale ressaltar que em 4 das 5 partidas como visitante ocorreu de ambas as equipas marcarem. Para o confronto frente ao Bournemouth, o treinador Jose Mourinho deve continuar com Martial entre os titulares e Lukaku no banco, já que o atacante belga não vem agradando e já foi barrado na última jornada.







Cardiff City e Leicester City enfrentam‑se no Cardiff City Stadium, num encontro para a 11ª jornada da Premier League. Não há registo recente de confrontos diretos entre as duas equipas, que não se cruzaram nos últimos 3 anos. A última vez que se enfrentaram foi a 12‑03‑2013, num jogo que acabou com o resultado final: Cardiff City (1‑1) Leicester City. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Leicester City tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Cardiff City

A equipa da casa está atualmente na 17ª posição, com 5 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 2 empates e 7 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Fulham por (4‑2). No último, perdeu fora contra o Liverpool por (4‑1). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas como visitante, com 37 golos marcados e 20 sofridos; contra 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 21 golos marcados e 23 sofridos. Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Cardiff City regista 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas, pelo que conquistou 4 pontos em 15 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Esta é uma equipa que tem apresentado dificuldades em abrir o marcador e que só conseguiu marcar o primeiro golo uma vez nos últimos 10 jogos para a Premier League. Nos 10 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo.


O Cardiff City faz uma má campanha no Campeonato Inglês, atravessa uma péssima fase com 6 derrotas nas últimas 7 jornadas e procura recuperar para se tentar afastar da zona de despromoção. A equipa tem um ataque de baixa qualidade que marcou apenas 9 golos em 10 jornadas, sendo o quinto pior da competição, mas o grande problema é sua enorme deficiência defensiva, já que sofreu 23 golos, tendo a segunda defesa mais batida, tanto que sofreu 2 ou mais golos em 6 de seus últimos 7 jogos. Em casa, como a partida deste sábado, o Cardiff City tem encontrado enormes dificuldades, venceu apenas o Fulham que se encontra entre os últimos colocados e é o segundo clube que mais sofreu golos como visitado com média superior a 2 tentos por partida, evidenciando novamente sua fragilidade defensiva. Para o jogo diante do Leicester City, o treinador Warnock não pode contar com Joe Ralls e Arter, o primeiro por suspensão e o segundo por lesão.


Análise do Leicester City

Depois de 4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, a equipa visitante está na 12ª posição, tendo conquistado 13 pontos. No último jogo, empatou com o West Ham United em casa por (1‑1), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Arsenal, por (3‑1). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 1 empate e 8 derrotas como visitante, com um total de 27 golos marcados e 32 sofridos; contra 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas no seu estádio, com um total de 20 golos marcados e 16 sofridos. Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Leicester City regista 2 vitórias e 3 derrotas, pelo que conquistou 6 pontos em 15 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos como visitante há uma tendência para haver golos, já que 18 dos seus últimos 24 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e apenas conseguiu 2 reviravoltas. Nos últimos 7 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 4 dos seus 8 golos entre os minutos (76'‑90').


O Leicester vem em má fase, não vence há 3 jornadas, perdeu os seus 2 últimos jogos e procura recuperar, já que o seu desempenho está abaixo do esperado nesta Premier League. O clube tem um ataque razoável que marcou 16 golos e é o sétimo melhor da competição, mas a defesa tem deixado a desejar, sofreu 16 golos e é a sexta mais batida, tanto que não sofreu golos em apenas 1 dos últimos 8 jogos que disputou. Fora de casa, como a partida deste sábado, o Leicester City vem alternando derrotas e vitórias e costuma adotar uma postura ofensiva onde cria várias oportunidades, tanto que marcou nas 5 partidas que fez como visitante, mas vale ressaltar que sofreu golos em 4 delas, e em 2 destes jogos foi batido 3 ou mais vezes, já que por conta de sua ofensividade, acaba deixando muitos espaços atrás. Para o confronto frente ao Cardiff City, o treinador Claude Puel não pode contar com o lateral Amartey por conta de lesão.





Everton e Brighton & Hove Albion medem forças no Goodison Park, num jogo para a 11ª jornada da Premier League. Apenas há registo de 2 confrontos diretos recentes entre estas duas equipas: a 10‑03‑2018, que terminou com a vitória do Everton por (2‑0), e a 15‑10‑2017, que terminou com um empate por (1‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Everton

A equipa da casa está atualmente na 9ª posição, com 15 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Crystal Palace por (2‑0). No último, perdeu fora contra o Manchester United por (2‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Everton regista 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, pelo que conquistou 10 pontos em 15 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos em casa, pois 20 dos últimos 23 encontros que disputou terminaram com Mais de 1,5 golos. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 2 períodos em destaque nos últimos 8 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 5 dos seus 13 golos entre os minutos (76'‑90'); sofreu 3 dos seus 7 golos entre os minutos (31'‑45').


O Everton é um clube que conquistou nove títulos da Premier League (Campeonato Inglês), sendo o último título conquistado na temporada de 1986/87, além de ter cinco títulos da Copa FA e nove da Super Copa inglesa. Na atual temporada, a equipa têm feito um percurso irregular, conquistando quinze dos trinta pontos disputados até agora, estando assim na parte intermediária da classificação, sete pontos atrás do quarto posicionado. Nos últimos sete jogos que o Everton disputou em casa, contando várias competições oficiais, em absolutamente todos eles foram marcados mais de 1.5 golos pelas equipas. Acredito que neste confronto o padrão se repetirá, já que o Everton, que tem marcado golos em todas as jornadas, novamente conseguirá marcar golos do adversário, mas pode também sofrer golos, assim como aconteceu anteriormente.


Análise do Brighton & Hove Albion

A equipa visitante está atualmente na 11ª posição, com 14 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Newcastle United por (0‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Wolverhampton Wanderers por (1‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 5 empates e 9 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Brighton & Hove Albion conquistou 4 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que em 20 dos últimos 25 que disputou houve menos de 3 golos. Em 10 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 6 jogos em que sofreu o primeiro golo.


O Brighton & Hove Albion é um clube que nunca venceu a Premier League (Campeonato Inglês), tendo como melhor percurso da sua história o vice-campeonato alcançado duas vezes na Championship, em 1978/79 e 2016/17. Na atual temporada, a equipa têm feito um percurso irregular neste início do campeonato nacional, conquistando quatorze dos trinta pontos disputados até agora, estando assim na parte intermediária da classificação, estando relativamente distante dos últimos e primeiros posicionados.  Nos últimos cinco jogos que o Brighton disputou fora de casa, todos pelo campeonato nacional, em três deles foram marcados mais de 1.5 golos pelas equipas. Acredito, portanto, que o Brighton irá manter este padrão, já que tem feito jogos muito movimentados.






Newcastle United e Watford medem forças no St. James' Park, num jogo para a 11ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa visitante, que regista 5 vitórias nos últimos 5 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 05‑05‑2018, terminou com a vitória do Watford por (2‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Newcastle United

A equipa da casa está atualmente na 19ª posição, com 3 pontos conquistados, depois de 3 empates e 7 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Brighton & Hove Albion por (0‑1). No último, empatou fora contra o Southampton por (0‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas no seu estádio. 


Para esta competição, regista uma sequência de 5 derrotas nos últimos jogos em casa e não ganhou nenhum dos últimos 10 jogos que disputou. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que tem apresentado dificuldades em abrir o marcador. De facto, só abriu o marcador uma vez nos últimos 10 jogos para a Premier League. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O Newcastle continua a sua campanha desastrosa na Premier League, é um dos 2 clubes que ainda não venceu após 10 jornadas e tenta sair da zona de despromoção. A equipa tem uma defesa de baixa qualidade que sofreu 14 golos e é a oitava mais batida da competição, mas o grande problema tem sido a enorme ineficiência ofensiva, já que marcou apenas 6 golos e tem o segundo pior ataque da competição. Em casa, como a partida deste sábado, o Newcastle tem a pior campanha do Campeonato Inglês, sofreu em todos os 5 jogos que fez no seu estádio e o mais preocupante é que anotou apenas 3 golos nestas partidas, evidenciando novamente o seu baixo poder ofensivo. Para o jogo diante do Watford, o treinador Rafa Benítez deve repetir o onze da última jornada onde empatou fora de casa com o Southampton.


Análise do Watford

Depois de 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, a equipa visitante está na 7ª posição, tendo conquistado 19 pontos. No último jogo, ganhou ao Huddersfield Town em casa por (3‑0), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Wolverhampton Wanderers, por (0‑2). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Watford regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, pelo que conquistou 7 pontos em 12 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta. Há 1 período em destaque nos últimos 7 encontros disputados como visitante para todas as competições: sofreu 5 dos seus 6 golos entre os minutos (76'‑90').


O Watford teve um óptimo início de Campeonato Inglês, caiu de rendimento após as jornadas iniciais e agora voltou a subir de produção, vindo de 2 vitórias consecutivas e procura mais um triunfo para tentar entrar na zona de classificação às competições europeias da próxima temporada. A equipa marcou 16 golos, tendo o sétimo melhor ataque da competição, e sofreu 12 tentos, sendo a sexta defesa menos batida, tanto que não sofreu nos seus últimos 2 jogos. Actuando fora de casa, como a partida deste sábado, o Watford perdeu apenas 1 dos 4 jogos que disputou e sofreu apenas 4 golos, um ótimo número para jogos como visitante, o que evidencia novamente sua boa força defensiva. Para o confronto diante do Newcastle, o treinador Javi Gracia vai a campo com a mesma equipa que teve grande actuação na última jornada.







West Ham United e Burnley medem forças no Olympic Stadium, num jogo para a 11ª jornada da Premier League. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 3, empatou 1 e perdeu 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 10‑03‑2018, terminou com a vitória do Burnley por (0‑3). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do West Ham United

Depois de 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, a equipa da casa está na 13ª posição, tendo conquistado 8 pontos. No último jogo, empatou com o Leicester City fora por (1‑1), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑1) em casa, num jogo contra o Tottenham Hotspur. Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas como visitante, com 23 golos marcados e 24 sofridos; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 24 golos marcados e 17 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, perdeu com o Tottenham Hotspur em casa por (1‑3). Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o West Ham United regista 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas, pelo que conquistou 4 pontos em 15 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 1 período em destaque nos últimos 8 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 3 dos seus 8 golos entre os minutos (61'‑75').


O West Ham faz uma má campanha no Campeonato Inglês, não vence há 3 jornadas das quais perdeu 2 e empatou 1 e procura recuperar para se afastar da zona de despromoção. A equipa caracteriza-se por um ataque um tanto ineficiente que marcou apenas 9 golos, tendo o quinto pior ataque da competição, enquanto a defesa sofreu 15 golos e é a sétima mais batida, demonstrando que é necessário ajustar-se em ambos os setores para sair da complicada situação na qual se encontra. Em casa, como a partida deste sábado, o West Ham conquistou apenas 1 vitória em 5 jogos e o mais preocupante é que em 3 deles não conseguiu balançar as redes, evidenciando novamente a sua ineficiência ofensiva, já que nem mesmo diante dos seus adeptos tem conseguido um bom volume de jogo. Para o confronto frente ao Burnley, o treinador Pellegrini não pode contar com Noble, expulso na última jornada.


Análise do Burnley

A equipa visitante está atualmente na 15ª posição, com 8 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Manchester City por (5‑0). No último jogo, perdeu em casa contra o Chelsea por (0‑4). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante; contra 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Burnley conquistou 4 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 10 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 6 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 10 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 3 dos seus 7 golos entre os minutos (31'‑45').


O Burnley caiu bastante de rendimento, não vence há 3 jogos dos quais perdeu 2 e empatou 1 e procura recuperar, já que está a apenas 3 pontos da zona de descida. A equipa tem um ataque apenas mediano que marcou 10 golos e é o oitavo pior do nacional, mas o grande problema é a sua defesa frágil que sofreu 21 golos e é a terceira mais batida, tanto que nas 2 últimas jornadas, sofreu nada menos que 9 golos. Fora de casa, como a partida deste sábado, o Burnley acumula 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas e sofreu 11 golos nas últimas 4 partidas neste tipo de situação, sendo um clube que deixa muitos espaços, demora para se recompor e ainda sofre muito nas bolas paradas, precisando evoluir bastante longe dos seus domínios, já que tem apresentado um péssimo futebol. Para o jogo frente ao West Ham, o treinador Dyche não pode contar com  Cork por conta de lesão, sendo uma importante baixa no seu já frágil sistema defensivo.






Arsenal e Liverpool enfrentam‑se no Emirates Stadium, num encontro para a 11ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 2, empatou 2 e perdeu 1. Contudo, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 22‑12‑2017, o jogo acabou num empate por (3‑3). Os golos do jogo foram marcados por A. Sánchez (53' ), G. Xhaka (56' ) e M. Özil (58' ) para o Arsenal e por Philippe Coutinho (26' ), Mohamed Salah (52' ) e Roberto Firmino (71' ) para o Liverpool. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Arsenal apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Arsenal

Depois de 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, a equipa da casa está na 4ª posição, tendo conquistado 22 pontos. No último jogo, empatou com o Crystal Palace fora por (2‑2), depois de no jogo anterior ter ganho (3‑1) em casa, num jogo contra o Leicester City. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas como visitante, com 33 golos marcados e 20 sofridos; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio, com 40 golos marcados e 14 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, ganhou ao Blackpool em casa por (2‑1). Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Arsenal regista 4 vitórias e 1 derrota, pelo que conquistou 12 pontos em 15 possíveis. 


Para esta competição, não perde há 8 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 31 dos seus últimos 33 jogos terminaram com Mais de 1,5 golos. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 2.

O Arsenal é um clube que tem treze títulos da Premier League (Campeonato Inglês), além de um vice-campeonato na Liga Europa alcançado em 1999/00 e um vice-campeonato da Liga dos Campeões de 2005/06. Na atual temporada, a equipa têm feito um bom percurso dentro do campeonato nacional, conquistando 22 dos trinta pontos disputados até agora, estando assim entre os primeiros posicionados, apenas quatro pontos atrás do primeiro posicionado. Nos últimos cinco jogos que o Arsenal disputou em casa, contando várias competições, em todos eles a equipa marcou mais de 1.5 golos contra os adversários. Acredito que neste confronto o Arsenal manterá este padrão e novamente conseguirá marcar seus golos.


Análise do Liverpool

Depois de 8 vitórias e 2 empates, a equipa visitante está na 2ª posição, tendo conquistado 26 pontos. No último jogo, ganhou ao Cardiff City em casa por (4‑1), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Huddersfield Town, por (0‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas como visitante; contra 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas no seu estádio. 


Para esta competição, não perde como visitante há 5 jogos. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 8 dos seus últimos 10 jogos para a Premier League, desses 8 chegou ao intervalo em vantagem em todos e conseguiu sempre manter a vantagem até ao final dos 90’. Nos últimos 12 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 8 golos entre os minutos (76'‑90').

O Liverpool é um clube que tem dezoito títulos da Premier League (Campeonato Inglês), sendo o título mais recente vencido em 1989/90, além de ter cinco títulos da Liga dos Campeões, sendo o título mais recente vencido em 2004/05. Na atual temporada, a equipa têm feito um percurso muito bom dentro do campeonato nacional, conquistando vinte e seis dos vinte e sete pontos disputados até agora, estando assim entre os primieros posicionados, tendo a mesma pontuação do líder, Manchester City, porém, com um saldo de golos menor. Nos últimos cinco jogos que o Liverpool disputou fora de casa, contando várias competições, em quatro deles a equipa sofreu golos dos adversários. Acredito que neste confronto, por estar mais preocupado com o jogo pela Liga dos Campeões, o Liverpool entrará em campo desfocado e acabará sofrendo um golo.






Wolverhampton Wanderers e Tottenham Hotspur enfrentam‑se no Molineux Stadium, num encontro para a 11ª jornada da Premier League. Não há registo recente de confrontos diretos entre as duas equipas, que não se cruzaram nos últimos 3 anos. A última vez que se enfrentaram foi a 14‑01‑2012, num jogo que acabou com o resultado final: Tottenham Hotspur (1‑1) Wolverhampton Wanderers.



Análise do Wolverhampton Wanderers

A equipa da casa está atualmente na 10ª posição, com 15 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Watford por (0‑2). No último, perdeu fora contra o Brighton & Hove Albion por (1‑0). Para o campeonato, o Wolverhampton Wanderers conquistou 8 pontos em 15 possíveis, depois de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 10 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 1 período em destaque nos últimos 7 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 3 dos seus 6 golos entre os minutos (76'‑90').


O Wolverhampton é um clube que já conquistou a Premier League (Campeonato Inglês) duas vezes, mas ambos os títulos conquistados há muito tempo, em 1920/21 e 1959/60, além de três títulos da Championship e um da Copa FA. Na atual temporada, a equipa têm feito um início irregular, conquistando quinze dos trinta pontos já disputados, estando assim na parte intermediária da classificação, distante dos primeiros e últimos posicionados. Nos últimos cinco jogos que o Wolverhampton disputou em casa, em três deles foram marcados mais de 1.5 golos pelas equipas. Acredito que neste confronto o Wolverhampton terá condições de furar a marcação adversária para marcar seus golos, mas também terá muita dificuldade para segurar o ataque adversário e acabará sofrendo golos.


Análise do Tottenham Hotspur

Depois de 7 vitórias e 3 derrotas, a equipa visitante está na 5ª posição, tendo conquistado 21 pontos. No último jogo, perdeu com o Manchester City em casa por (0‑1), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o West Ham United, por (0‑1). No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, ganhou ao West Ham United fora por (1‑3). Nos últimos 6 jogos fora para o campeonato o Tottenham Hotspur regista 5 vitórias e 1 derrota, pelo que conquistou 15 pontos em 18 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 8 dos seus últimos 10 jogos para a Premier League, desses 8 chegou ao intervalo em vantagem em 6 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 7.


O Tottenham é um clube que conquistou duas vezes a Premier League (Campeonato Inglês), sendo o último título conquistado na temporada de 1960/61, além de oito títulos da Copa FA e dois da Liga Europa. Na atual temporada, a equipa têm feito um percurso relativamente bom, conquistando 21 dos 27 pontos disputados até agora, estando assim entre os primeiros posicionados, próximo o suficiente dos líderes. Nos últimos cinco jogos que o Tottenham disputou fora de casa, contando várias competições, em quatro deles foram marcados mais de 1.5 golos pelas equipas. Acredito que neste confronto o Tottenham, mesmo jogando fora de casa, conseguirá marcar seus golos e assim fará mais um jogo muito movimentado.







Manchester City e Southampton enfrentam‑se no Etihad Stadium, num encontro para a 11ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 4 vitórias e 1 empate nos últimos 5 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 29‑11‑2017, num jogo para a Premier League, que acabou com a vitória do Manchester City por (2‑1). Os golos do encontro foram marcados por K. De Bruyne (47' ) e R. Sterling (90' ) para o Manchester City e por Oriol Romeu (75' ) para o Southampton. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Manchester City

A equipa da casa está atualmente na 1ª posição, com 26 pontos conquistados, depois de 8 vitórias e 2 empates. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Burnley por (5‑0). No último, ganhou fora contra o Tottenham Hotspur por (0‑1). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota como visitante, com 33 golos marcados e 10 sofridos; contra 8 vitórias, 1 empate e 6 derrotas no seu estádio, com 34 golos marcados e 15 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória em casa com o Fulham por (2‑0). 


Nesta competição, ganhou os últimos 5 jogos em casa e não perdeu nenhum dos últimos 10 que disputou. A defesa tem estado em bom plano e apenas sofreu golos em 3 dos últimos 10 jogos, e o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 22 dos seus últimos 28 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 8 dos seus últimos 10 jogos para a Premier League, desses 8 chegou ao intervalo em vantagem em 7 e conseguiu sempre manter a vantagem até ao final dos 90’.

O Manchester City faz uma excelente campanha na Premier League, é um dos 3 invictos após 10 jornadas e procura mais um resultado positivo para se manter na liderança, já que tem alguns clubes muito próximos na pontuação. A equipa caracteriza-se por um grande equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo, já que marcou 27 golos, sendo o melhor ataque da competição, e sofreu apenas 3 tentos, tendo a terceira defesa menos batida, sendo uma equipa que foca na posse de bola e deixa pouco tempo para o adversário chegar ao golo. Em casa, como a partida deste domingo, o Manchester City venceu todos os 5 jogos que disputou, tendo marcado 18 tentos e sofrido apenas 2, evidenciando a enorme força que tem diante dos seus adeptos onde pressiona durante os 90 minutos e ainda consegue fechar bem a defesa. Para o jogo diante do Southampton, o treinador Pep Guardiola não tem problemas com lesões ou suspensões.


Análise do Southampton

A equipa visitante está atualmente na 16ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 4 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o AFC Bournemouth por (0‑0). No último jogo, empatou em casa contra o Newcastle United por (0‑0). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas como visitante; contra 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Southampton conquistou 4 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. 


Para esta competição, não ganha há 6 jogos. Em 10 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 1 período em destaque nos últimos 8 encontros disputados como visitante para todas as competições: sofreu 3 dos seus 8 golos entre os minutos (76'‑90').

Na direção oposta de seu próximo adversário, o Southampton faz uma péssima campanha na Premier League, vem de 3 empates e 3 derrotas, caiu muito na classificação e está a apenas 2 pontos da zona de descida. O grande problema tem sido a enorme ineficiência ofensiva, já que marcou apenas 6 golos, tendo o segundo pior ataque do nacional, tanto que não conseguiu anotar 1 golo sequer nas últimas 5 jornadas. Fora de casa, como a partida deste domingo, o Southampton vem de 2 derrotas e 1 empate e não marcou golos nestes 3 jogos e não é à toa que tem o segundo pior ataque da Premier League na condição de visitante. Para o dificílimo jogo diante do Manchester City, o treinador Mark Hughes não tem problemas na equipa titular e vai a campo com força máxima.







Chelsea e Crystal Palace medem forças no Stamford Bridge, num jogo para a 11ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 3 e perdeu 2. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 10‑03‑2018, o Chelsea ganhou por (2‑1). Os golos do jogo foram marcados por Willian (25' ) e M. Kelly (32' Autogolo) para o Chelsea e por P. van Aanholt (90' ) para o Crystal Palace. A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 3º e 14º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 5º classificado em jogos em casa e o 10º como visitante.


Análise do Chelsea

Depois de 7 vitórias e 3 empates, a equipa da casa está na 3ª posição, tendo conquistado 24 pontos. No último jogo, ganhou ao Burnley fora por (0‑4), depois de no jogo anterior ter empatado (2‑2) em casa, num jogo contra o Manchester United. Esta é uma equipa que normalmente conquista resultados mais positivos como visitante do que em casa, já que conquistou 13 pontos fora, com 12 golos marcados e 1 sofridos, e 11 pontos em casa, com 12 golos marcados e 6 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, ganhou ao Derby County em casa por (3‑2). Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Chelsea regista 3 vitórias e 2 empates, pelo que conquistou 11 pontos em 15 possíveis. 


Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 10 jogos. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 8 dos seus últimos 10 jogos para a Premier League, desses 8 chegou ao intervalo em vantagem em 5 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 6.

O Chelsea subiu muito de rendimento depois da vinda do treinador Sarri, tem jogado de maneira bem organizada, é um dos 3 clubes que ainda não perder e procura registar mais um resultado positivo para tentar chegar à liderança do campeonato. A equipa se caracteriza por um ótimo equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo, já que marcou 24 golos, sendo o segundo melhor ataque da competição, e sofreu apenas 7 tentos, tendo a terceira defesa menos batida, sendo um clube com grande volume ofensivo, mas que mesmo assim mantém uma solidez defensiva e deixa poucos espaços. A jogar em casa, como a partida deste domingo, o Chelsea regista 3 vitórias e 2 empates e estas 2 igualdades ocorreram contra Liverpool e Manchester United, ou seja, é uma equipa muito forte no seu estádio, sobretudo contra equipas da parte de baixo da tabela, caso deste adversário. Para o jogo frente ao Crystal Palace, o treinador Maurizio Sarri deve manter o onze da última jornada onde venceu fora de casa, num jogo em que fez uma grande atuação tanto ofensiva quanto defensivamente.


Análise do Crystal Palace

A equipa visitante está atualmente na 14ª posição, com 8 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Everton por (2‑0). No último jogo, empatou em casa contra o Arsenal por (2‑2). Curiosamente, esta é uma equipa que tem conseguido melhores resultados fora do que em casa, pois conquistou 6 pontos como visitante e apenas 2 no seu estádio. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, perdeu com o Middlesbrough fora por (1‑0). Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Crystal Palace regista 2 vitórias e 3 derrotas, pelo que conquistou 6 pontos em 15 possíveis. 


Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 5 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 10 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 6 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 2 períodos em destaque nos últimos 9 encontros disputados como visitante para todas as competições: marcou 4 dos seus 9 golos entre os minutos (76'‑90'); sofreu 3 dos seus 7 golos entre os minutos (76'‑90').

O Crystal Palace tem feito uma Premier League muito negativa, chega num momento muito negativo com 3 derrotas e 2 empates e procura recuperar, já que esta a cair na tabela e está a apenas 3 pontos da zona de despromoção. O clube visitante tem uma defesa média que sofreu 13 golos, sendo a oitava menos batida do campeonato, e o grande problema tem sido o ataque que marcou apenas 7 golos, sendo o quarto pior da competição, tanto que não conseguiu marcar em 4 das últimas 7 jornadas. A jogar fora de casa, como a partida deste domingo, o Crystal Palace conseguiu vencer 2 jogos frente aos 2 últimos do campeonato, mas no geral quando pega equipas mais qualificadas, costuma ser presa fácil, já que não consegue agredir e ainda acaba por deixar muitos espaços. Para este difícil confronto frente ao Chelsea, o treinador Roy Hodgson não tem problemas na equipa considerada titular e entra em campo na força máxima.







Huddersfield Town e Fulham medem forças no The John Smith's Stadium, num jogo para a 11ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa visitante, que regista 2 vitórias e 1 empate nos últimos 3 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 22‑04‑2017, num jogo para a Championship, que acabou com a vitória do Fulham por (1‑4). Os golos do encontro foram marcados por C. Löwe (4' ) para o Huddersfield Town e por S. Malone (16' ), T. Cairney (20' ) e S. Johansen (36' e 45' ) para o Fulham. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Huddersfield Town

A equipa da casa está atualmente na 20ª posição, com 3 pontos conquistados, depois de 3 empates e 7 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Liverpool por (0‑1). No último, perdeu fora contra o Watford por (3‑0). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 7 empates e 5 derrotas como visitante; contra 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Huddersfield Town conquistou 1 ponto em 15 possíveis, depois de 1 empate e 4 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. 

Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 10 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos golos, já que 14 dos seus últimos 21 jogos terminaram com Menos de 2,5 golos. A equipa tem sentido dificuldades em marcar primeiro: apenas abriu o marcador em 2 dos seus últimos 10 jogos para a Premier League, e nunca chegou ao intervalo em vantagem. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Nos últimos 6 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 4 dos seus 7 golos entre os minutos (31'‑45').


Análise do Fulham

Depois de 1 vitória, 2 empates e 7 derrotas, a equipa visitante está na 18ª posição, tendo conquistado 5 pontos. No último jogo, perdeu com o AFC Bournemouth em casa por (0‑3), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Cardiff City, por (4‑2). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 1 empate e 9 derrotas como visitante, com um total de 18 golos marcados e 31 sofridos; contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 19 golos marcados e 18 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma derrota fora com o Manchester City por (2‑0). Para o campeonato, o Fulham conquistou 1 ponto em 15 possíveis, depois de 1 empate e 4 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. 

Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 5 jogos fora do seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 18 em 27 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Em 10 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

J08 - "BwT_Rossas" (BRUNO ANTUNES) 71 pts

J08 - Resultados Finais





Minhotos mudam de parceiro no «vira» da classificação


Liga: a análise da 8.ª jornada


 Apenas dois pontos separam o quinto classificado da liderança da Liga depois de cumpridas oito jornadas. Uma diferença curta a dar conta da competitividade que se vive, nesta altura, no topo da classificação. O Sp. Braga, apesar de ter consentido o segundo empate consecutivo, continua lá em cima, mas agora contra com nova companhia. O Benfica, atacado pelo «vírus» da Europa, esbarrou no Jamor nas luvas de Muriel e desperdiçou a vantagem que tinha conquistado no clássico da Luz, permitindo que o campeão o ultrapassasse nas escadas de acesso ao lugar mais cimeiro, onde os minhotos de Abel resistem.

Uma ronda que começou na sexta-feira com o Portimonense, mesmo sem Nakajima [pequeno problema físico], a vencer o Nacional em plena Choupana, com um golo solitário de Ewerton. Um golo que catapultava os algarvios para o meio da tabela, mas que deixava Costinha numa situação bem delicada no fundo da classificação.


Mas o prato forte deste primeiro dia da 8ª jornada estava reservado para a noite. O V. Guimarães recebia o Sp. Braga para um escaldante dérbi minhoto jogado sob alta tensão. A equipa da casa ainda esteve em vantagem, mas apenas por cinco minutos, num jogo frenético que contou com dois golos marcados nos primeiros vinte minutos, mas que acabou com um empate. Um ponto que permitia à equipa de Abel destacar-se no primeiro lugar, mas que a deixava à mercê do Benfica que, no dia seguinte, podia ficar à posição mais apetecida da classificação.



 Os olhos fixaram-se, então, no Jamor, no sábado, mas a verdade é que o Benfica não conseguiu marcar um golo e acabou por consentir dois de rajada. Depois da derrota em Amesterdão, diante do Ajax (0-1), Rui Vitória promoveu apenas uma alteração no onze e voltou a hesitar diante de um Muriel inspirado que defendeu tudo o que havia para defender, incluindo uma grande penalidade de Salvio. Uma segunda derrota consecutiva que Rui Vitória repete pela quarta temporada consecutiva. Uma segunda derrota que levou à exibição de lenços brancos e palavras de contestação.




O Benfica não aproveitou a oportunidade, mas os rivais FC Porto e Sporting, a jogarem em casa, no domingo, não a deixaram fugir. Primeiro foi o campeão a chegar-se à frente, com um triunfo difícil sobre o Feirense (2-0), arrancado com um golo polémico de Felipe e outro de Marega. Uma vitória que permitia ao FC Porto ultrapassar o Benfica e juntar-se ao Sp. Braga no topo da classificação. Dois golos sem resposta que permitem ao Dragão exibir o estatuto de melhor ataque da Liga, com 18 golos, e a segunda melhor defesa, com seis golos, apenas atrás do último adversário, precisamente do Feirense.




Logo a seguir era a vez do Sporting entrar em campo. Uma oportunidade flagrante para o leão recuperar terreno perdido depois do desaire, na ronda anterior, em Portimão. Pelo meio, os leões ganharam ao Loures (2-1), na Taça de Portugal, sem convencer, e perderam em casa diante do Arsenal (0-1), para a Liga Europa. Duas exibições bem distintas, com o leão a reservar a melhor face para domingo.


Com Mathieu de regresso ao onze e Bas Dost no banco, a equipa de José Peseiro arrancou para um dos melhores jogos da temporada e bateu o Boavista com um «bis» de Nani e um grande golo de Bruno Fernandes pelo meio. Um jogo com muitos aplausos, incluindo para o avançado holandês chamado ao jogo, aos 78 minutos, sob enorme ovação. No final do jogo, o Sporting estava a apenas um ponto do Benfica e a dois dos líderes Sp. Braga e FC Porto.


Neste pelotão da frente falta ainda falar no Rio Ave, para já a equipa sensação, que, ao fim de oito jogos, está ali colado ao Benfica, a apenas um ponto do topo da classificação e com mais um de vantagem sobre o Sporting. A equipa comandada por José Gomes bateu o Desp. Chaves e, discretamente, está ali no meio dos «grandes», com todo o mérito, diga-se, sem perder desde 12 de agosto.

Nesta ronda vale ainda a pena destacar o Santa Clara que, no sábado, foi vencer à Vila das Aves (2-1) e continua ali, no sexto lugar, bem perto do pelotão da frente, a apenas quatro pontos da nova dupla de líderes.






Classificação Geral após a 8ª Jornada da Liga NOS




A Lista dos Goleadores após a J08








Depois de várias exibições criticadas pelos adeptos, mesmo com vitórias, o Sporting CP fez uma exibição muito positiva no encerramento da jornada 8. A figura, nesse triunfo por 3–0 sobre o Boavista FC, foi o veterano e capitão Nani. O extremo dos leões marcou dois golos, rematou quatro vezes à baliza e ainda recuperou seis bolas. Com os 90 minutos em campo e ainda o pontinho da clean-sheet, Nani somou uns fantásticos 16 pontos, que lhe garantiram o prémio de Craque da Jornada, na ronda 8 da Liga NOS Virtual.




Além de Nani, Bruno Fernandes também fez o gosto ao pé e é o segundo sportinguista representado na Dream Team da jornada. O Belenenses e o Vitória FC são as outras equipas em destaque, também com dois elementos.

Os azuis surpreenderam vencendo o Benfica, no Jamor, por 2–0. Muriel foi um dos heróis, defendendo um penálti e evitando outras ocasiões e, com isso, garantindo a clean-sheet. Eduardo foi o outro herói, com um golo e uma assistência.


O Vitória FC conseguiu um triunfo fora de casa, importante para as aspirações sadinas, com um 1–2 em Tondela. Semedo e Mendy, os autores dos golos, marcam ambos presença nesta Dream Team.

A equipa completa-se com Felipe, do FC Porto, Ewerton, do Portimonense, César, do Sta. Clara, Claudemir, do SC Braga, e Guedes, do Vitória SC. Apenas quatro jogadores conseguiram ultrapassar a barreira dos 10 pontos.





O Treinador mais pontuado da J08 foi... BRUNO ANTUNES com 71 pts




Pois é, parece que o BRUNO ANTUNES 'ressuscitou' e conseguiu ser o Treinador mais pontuado desta 8ª Jornada da SuperLiga.PT com 71 pts. 'Estancovic' foi quem mais se aproximou dele, fez 67 pts (-4 pts). E a completar o pódio RUI 'ZÉ' RODRIGUES com 66 pts.



Tabela Completa dos Players e respectivo desempenho nesta Jornada







A Crónica do... ESPECIALISTA TUGA!


Ora Boas!

Mais um mês que passa e mais umas cervejas que vão ser entregues!!!

Desta vez a sorte sorriu a PEDRO OLIVEIRA, que com 130 pontos acumulados no mês de Outubro, supera o 2º classificado BRUNO ANTUNES por 8 pontos!

O título de treinador parecia entregue mas Pedro Oliveira oleou a máquina e conseguiu o seu primeiro prémio esta época.

No 3 ° posto do mês ficou ‘HRAKI’ de EDUARDO FERREIRA com 111 pontos, que por pouco não agarrava o 1º lugar.





Na Classificação Geral, o líder continua o mesmo, embora que cada vez mais perseguido pelos concorrentes...


PAULO GOMES Jr. lidera a Classificação Geral com 503 pontos, mais 19 pontos do que RÚBEN MATOS...

Na 3° posição está o seu pai AA MATOS a 30 pontos do lider!

Em 4 ° lugar e graças à bela prestação no mês de Outubro está PEDRO OLIVEIRA com os mesmos pontos que ANTÓNIO MATOS!

Em 5° lugar e a mostrar que consegue aparecer nas contas de uma Liga... está FÁBIO GARRIDO... Bom lugar para quem percebe tanto de futebol como de lagares de Azeite!!!

Quanto ao resto, um destaque para ‘ESTANCOVIC’ que subiu alguns lugares na Classificação Geral!

Boa Jornada a todos e boas escolhas!

O Escriturário Secreto






A PRÓXIMA JORNADA TERÁ O SEGUINTE QUADRO DE JOGOS:




Bora lá, ajustar a equipa. Grande Abraço. LUMEEEE!