sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Mano-a-Mano GW15 (1º 'ZÉ' MÁRIO BRANDÃO vs. SIMÃO PINHO 36º)

Eis o Quadro de Resultados de todos os Duelos desta Jornada 15 da MANO-A-MANO:



Ora vamos então passar, como é habitual a uma Mini-Análise:

Na GW15 registou-se um empate e foi FAMILIAR lol
já que este se deu entre Sobrinho e Tio, PEDRO 'AIMAR' MOREIRA e MIGUEL BRANDÃO empataram 43 vs. 43.

 O resultado mais desnivelado passou-se com RUI 'ZÉ' RODRIGUES a esmagar o RÚBEN MATOS por claros 69 vs. 26 (43 pts de diferença).
Outro resultado que merece destaque foi o que teve lugar entre FÁBIO GARRIDO a cilindrar autenticamente o AA MATOS por claros 65 vs. 25 (40 pts de diferença). É caso para dizer, coitado do 'CLÃ' MATOS, nesta Jornada teve azar com os seus adversários e Pai e Filho enfardaram a sério lol

O resultado mais tangencial, também à semelhança dos EMPATES, ocorreu em família sendo os intervenientes outro tio e outro sobrinho! 'ZÉ' LUÍS VIEIRA a vencer à tangente o SÉRGIO VIEIRA por 44 vs. 43, com um mísero pontinho a separar estes adversários.

A Vitória com a pontuação mais baixa foi de 44 pts e ocorreu em dois campos: 'PAULITO' GOMES venceu o MÁRIO GARRIDO 44 vs. 32. Como já referi 'ZÉ' LUÍS VIEIRA venceu o seu sobrinho SÉRGIO VIEIRA por tangenciais 44 vs. 43.
A pior pontuação nesta Gameweek 15 foi registada pelo BRUNO ANTUNES, o nosso Mentor da RFL que pela SEGUNDA SEMANA CONSECUTIVA é o elemento com a pontuação mais baixa de todos, depois de na Jornada passada não ir além dos 35 pts, nesta ronda conseguiu fazer ainda bem pior, 23 pontos, meu Deus, o que estará a acontecer ao BRUNO ANTUNES, não tem nada a ver com o outro BRUNO ANTUNES de há uns tempos atrás.


A Classificação está ordenada da seguinte maneira:







A Classificação continua  a ser liderada por 'ZÉ' MÁRIO BRANDÃO com 30 pts (já que venceu o RUI GARRIDO com 15 pts de Vantagem, num duelo que chegou a estar muito intenso e renhido mas no final a sorte sorriu ao professor);

Na segunda posição, aparece um TRIO composto por: BRUNO MARTINS, RICARDO ALMEIDA e PEDRO OLIVEIRA, todos com 28 pts.
Enquanto que na 5ª Posição  surge... outro... TRIO de  players, todos com 27 pts, são eles PAULO J BRANDÃO, 'BRUNITO' BRANDÃO e 'PAULITO' GOMES.

MIGUEL TEIXEIRA é agora 8º com 24 pts, depois do desaire desta ronda.

Logo depois encontra-se um Grupo de... SETE Treinadores, todos com 24 pts, são eles: RUI 'ZÉ' RODRIGUES, MARCELO PINHO, ROBERTO PINHO, RUI GARRIDO, AA MATOS, BRUNO MIG BRANDÃO e BRUNO ANTUNES.


Na cauda da Classificação está agora uma dupla formada por MÁRIO GARRIDO e SIMÃO PINHO, ambos com 9 pts, Mas como o ex-Padeiro SIMÃO PINHO tem apenas 543 pts internos, está ele neste momento na 'lanterna-vermelha'




Os próximos duelos serão os seguintes:


GW15 - "Saguiná'' (DIOGO VIEIRA) 74 pts

Eis o quadro de resultados da Gameweek 15:









A Classificação da PREMIER LEAGUE após a 15ª Jornada é a seguinte:





O DREAM-TEAM da Gameweek 15 foi o seguinte



O DREAM-TEAM da GAMEWEEK 15 acumulou 113 pts.





O Jogador mais pontuado da Gameweek 15 foi: RIYAH MAHREZ, médio-ofensivo do MAN CITY que conseguiu 13 pts. O nr 26 dos 'Citizens' teve 2 pts por ter jogado os 90 minutos, +3 pts por ter feito uma assistência, +5 pts pelo Golo que marcou  e +3 pts por ter sido eleito o melhor jogador em campo.





O Treinador mais pontuado da Gameweek 15 foi... DIOGO VIEIRA, o seu 'Saguiná' atingiu a marca dos 74 pts. BRUNO MIG BRANDÃO foi quem mais se aproximou, fazendo 70 pts. E logo depois RUI 'ZÉ' RODRIGUES com 69 pts.





Há novo líder, já é a quarta consecutiva em que o líder troca, isto tá mesmo ao rubro, desta feita é BRUNO MARTINS que assalta o PRIMEIRO LUGAR, com 864, só mais dois pontos do que PAULO J BRANDÃO (o ex-líder). BRUNO MARTINS salta de 3º para 1º. O Terceiro é ocupado agora PEDRO 'AIMAR' MOREIRA com 849 pts. E muito cuidado que no 4º posto está agora o seu Tio 'ZÉ' MÁRIO a apenas um ponto do seu sobrinho Pedro. Isto promete!!!



eis a 1ª Metade da Tabela...





e a Última Metade...





Na corrida para Treinador do Mês de DEZEMBRO, quem se começa a destacar é DIOGO VIEIRA, player da ronda, com 74 pts. Seguido de BRUNO MIG BRANDÃO com 70 pts, depois está o RUI 'ZÉ' RODRIGUES com 69 pts. DINIS BRANDÃO e ROBERTO PINHO são os senhores que se seguem com 66 pts.








A Visão do ESPECIALISTA...


Ora Boas,

CLASSIFICAÇÃO MÊS:
Mais um mês que começa e desta vez com algumas surpresas!
No topo da Classificação do Mês de Dezembro, encontra-se DIOGO VIEIRA, ele que foi o mais bem pontuado da jornada passada, com 74 pontos!

O 2° posto é ocupado por BRUNO MIG BRANDÃO (MFC), que demorou tempo a aparecer cá em cima, com 70 pontos!

O pódio é fechado por RUI RODRIGUES, que pontuou, 69 pontos!
  

CLASSIFICAÇÃO GERAL:
Quanto à classificação geral, BRUNO MARTINS é o nosso líder, com 864 pontos, desta vez levou a melhor sobre o 2° classificado, PAULO JORGE BRANDÃO, com 2 pontos de avanço.

Em 3° lugar, PEDRO ‘AIMAR’ MOREIRA, com 849 pontos, fecha o Top 3.

Em 4° lugar, ZÉ MARIO, com 848 pontos, a 1 mísero ponto de entrar no lote dos 3 melhores classificados.

O Top 5, é fechado por TIAGO BRANDÃO  com 831 pontos.

  
ALTERAÇÕES NO TOP 10
O destaque principal vai para RUI ‘ZÉ’ RODRIGUES, que subiu assim dois lugares e agora ocupa assim o 6° lugar.

De destacar também a subida de PEDRO OLIVEIRA ao 7° lugar.


REVELAÇÃO DA JORNADA:
DIOGO VIEIRA, ele que ocupava o 34° lugar, após esta Jornada, subiu seis lugares, ocupando agora o 28 ° lugar, há sempre um começo, será agora que DIOGO VEIRA renasce???


 DESILUSÃO DA JORNADA:
Nem vale a pena procurar muito quem foi a desilusão da jornada, bahh até do ultimo mês... É dele que vão ouvir falar nas noticias da semana... Algo se passa com este treinador.

Estamos a falar de BRUNO ANTUNES...

Ele que desceu oito, sim isso mesmo OITOOOOOOOOOOOO lugares na tabela classificativa... e ocupa agora o 25 ° lugar... Bem, algo se passa.

Mas isto está muito mau pra este treinador. BRUNO ANTUNES, esta aí alguém?


NOTÍCIA DA JORNADA:
Como não podia deixar passar, não pudemos fugir ao caso BRUNO ANTUNES.

Um homem do leme... um homem com voz de comando... um antigo campeão da ROSSAS FANTASY LEAGUE.

Está a passar por momentos delicados...

Segundo a Agência Lusa sabe-se que BRUNO ANTUNES, está com problemas tanto pessoais como profissionais. Agência Lusa apurou que BRUNO ANTUNES, tem grande probabilidade de estar com uma macumba...
quando digo macumba, não é o nome da gaja que o CARLOS FILIPE, e o ‘ZÉ’ FILIPE "namoraram" "e fizeram outras coisas" em ANGOLA...

Falo de Macumba/ Bruxedo... sim leram bem, a Agência Lusa sabe quem está por detrás disto, SIMÃO PINHO e RICARDO PEREIRA... estes 2 pagaram uma estadia na Holanda, perto do Bairro Vermelho, ao BRUXO DE FAFE, para que ele colocasse BRUNO ANTUNES, lá bem no fundo da tabela... e isso aconteceu.

RICARDO PEREIRA E SIMÃO PINHO, vieram reagir as críticas, dizendo, que eram incapazes de fazer isso a um amigo... mas confessaram que têm um jantar apostado... um jantar com direito a tudo!!! Quem ficar em último paga a todos!!! BRUNO ANTUNES já foi líder dessa liga... mas agora ocupa a última posição.

BRUXEDO, ou não, RUI ‘ZÉ’ RODRIGUES , respondeu a estas afirmações dizendo
" BRUXO DE FAFE na Holanda??? Espero bem encontrá-lo!!! O lugar do BRUNO é no fundo da tabela!!! É um fraco Treinador! E este momento é exemplo disso."

Sabe-se ainda que BRUNO ANTUNES, já tem até viagem marcada para Holanda, no final deste mês!!! Ele que quer encontrar o BRUXO DE FAFE, para quebrar o feitiço!

Vida difícil para o técnico Rossense!!!

Será que ainda vai caír mais????


Cumprimentos,

ESCRITURÁRIO SECRETO






A PRÓXIMA JORNADA TERÁ O SEGUINTE QUADRO DE JOGOS:



Lumeeeeeeee e até à próxima semana. A Jornada 15 principia já amanhã, SÁB, dia 08 DEZ. Substituições até às 11h30m de hoje! Os primeiro jogo é às 12h30m, um BOURNEMOUTH vs. LIVERPOOL.

Antevisão da Jornada 12


A visita do Rio Ave ao D. Afonso Henriques é o jogo mais apelativo deste fim-de-semana desportivo. Os três grandes têm tarefas acessíveis, com o grau de dificuldade mais elevado a caber ao Benfica, que visita Setúbal. Em Santa Maria da Feira há um jogo entre duas equipas em péssima forma: Feirense e Marítimo.

FC Porto vs Portimonense

Sexta 7, 20h30


O líder FC Porto arrancou um triunfo tardio na jornada passada que, apesar de sofrido, tem tudo para moralizar a equipa para mais uma batalha. Desta vez, recebem o Portimonense que chega desfalcado de dois jogadores importantes: Ewerton, emprestado pelos dragões, e Jackson, lesionado. O histórico entre os clubes é largamente favorável aos azuis e brancos. O Portimonense nunca ganhou em casa do FC Porto e o último triunfo algarvio, em Portimão, foi em 1987. Tudo aponta para triunfo da equipa de Sérgio Conceição.

Porto e Portimonense enfrentam‑se no Estádio Do Dragão, num encontro para a 12ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa da casa, que regista 4 vitórias e 1 derrota nos últimos 5 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 17‑07‑2018, terminou com a vitória do Portimonense por (2‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Portimonense apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Porto

A equipa da casa está atualmente na 1ª posição, com 27 pontos conquistados, depois de 9 vitórias e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Braga por (1‑0). No último, ganhou fora contra o Boavista por (0‑1). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas como visitante, com 22 golos marcados e 11 sofridos; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio, com 34 golos marcados e 10 sofridos. Nos últimos 6 jogos em casa para o campeonato o Porto regista 5 vitórias e 1 derrota, pelo que conquistou 15 pontos em 18 possíveis. 


Nesta prova, ganhou os últimos 4 jogos que disputou em casa. A defesa tem estado em bom plano e apenas sofreu golos em 3 dos últimos 10 jogos, e o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 10 dos seus últimos 11 jogos para a Primeira Liga, desses 10 chegou ao intervalo em vantagem em 6 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 9. Há 1 período em destaque nos últimos 20 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 5 dos seus 12 golos entre os minutos (76'‑90').

O Porto entra neste embate motivado depois de um triunfo forasteiro, por 0-1, na visita ao terreno do Boavista: Hernâni, já depois do minuto 90’, carimbou o golo da vitória. O clube caseiro está consciente da qualidade do adversário desta ronda, mesmo assim, adivinha-se que o Porto entre no encontro confiante, com o objetivo de manter a liderança do campeonato. Antevê-se que os avançados escolhidos pelo técnico azul e branco para esta partida sejam Brahimi, Marega e Otávio. No meio campo deverão atuar Óliver Torres, Herrera e Danilo Pereira. O treinador dos caseiros não vai poder contar com Aboubakar por se encontrar lesionado. 

Onze titular confirmado: Casillas, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Otavinho, Danilo Pereira, Óliver Torres, Tiquinho, Jesús Corona, M. Marega, Y. Brahimi.

Treinador: Sérgio Conceição.


Análise do Portimonense

Depois de 4 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, a equipa visitante está na 11ª posição, tendo conquistado 14 pontos. No último jogo, ganhou ao Tondela em casa por (3‑2), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Moreirense, por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Portimonense conquistou 3 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória e 4 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 11 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.


O Portimonense entra nesta atuação motivado depois de uma vitória caseira, por 3-2, na receção ao Tondela: Paulinho, Jackson Martínez e Nakajima carimbaram os “tentos” do triunfo. Tal como o “inimigo” desta ronda, o Portimonense costuma utilizar uma disposição tática em 4-3-3, dando importância a um estilo de jogo mais rápido e de constantes transições. O cérebro da equipa forasteira é o brasileiro Ewerton, jogador responsável por definir e conduzir as investidas do seu conjunto. Ao que tudo indica o treinador dos visitantes não vai poder contar com Jackson Martínez, Marcel, Guilherme Lazaroni e Jubal por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Ricardo Ferreira, Jadson, Tormena, Lucas, Ruben Fernandes, Paulinho, Wilson Manafá, Pedro Sá, Dener, J. Martínez, S. Nakajima.


Belenenses vs GD Chaves

Sábado 8, 15h30
O GD Chaves é a equipa em pior forma na Liga, com cinco derrotas consecutivas, e vai ter uma deslocação complicado ao Jamor. O Belenenses não perde há cinco jornadas e parte como favorito. No entanto, as equipas já se defrontaram no mês passado, para a Taça da Liga, e o Chaves venceu fora. É verdade que a equipa de Daniel Ramos tem mostrado futebol superior ao que os resultados deixam perceber, mas se os resultados não se inverterem, o técnico pode não resistir.


Belenenses e Chaves medem forças no Estádio Nacional, num jogo para a 12ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 5 jogos ganhou 3, empatou 1 e perdeu 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 18‑11‑2018, terminou com a vitória do Chaves por (0‑1). A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 9º e 18º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 15º classificado em jogos em casa e o 17º como visitante.


Análise do Belenenses

A equipa da casa está atualmente na 9ª posição, com 15 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Boavista por (0‑0). No último, ganhou fora contra o Santa Clara por (2‑3). Curiosamente, esta é uma equipa que tem conseguido melhores resultados fora do que em casa, pois conquistou 10 pontos como visitante e apenas 5 no seu estádio. Para o campeonato, o Belenenses conquistou 5 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. Nos 11 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.


O Belenenses entra nesta partida motivado depois de um triunfo forasteiro, por 2-3, na visita ao terreno do Santa Clara: Sasso e Fredy carimbaram os golos da vitória. De salientar que o clube da casa parece estar a atravessar um mau período em casa, já que venceu apenas um dos últimos cinco jogos. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem finalizar as oportunidades de que dispõe. Antevê-se que o técnico Silas opte por atuar num sistema tático em 4-3-3, onde os três homens mais avançados são Licá, Henrique Almeida e Fredy. São três as ausências esperadas para este embate, por lesão: Sagna, Tiago Caeiro e Tandjigora. 

Onze titular confirmado: Muriel, Reinildo, V. Sasso, Gonçalo Silva, Nuno Coelho, Jonatan, André Santos, Diogo Viana, Licá, Fredy, Henrique Almeida.

Treinador: Silas.


Análise do Chaves

A equipa visitante está atualmente na 18ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 8 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Sporting por (2‑1). No último jogo, perdeu em casa contra o Guimarães por (0‑1). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, já que conquistou resultados semelhantes em casa e fora. O último jogo como visitante foi para Taça de Portugal Taça de Portugal e terminou com uma vitória por (1‑2) frente ao Santa Clara. Nos últimos 6 jogos fora para o campeonato o Chaves regista 1 vitória e 5 derrotas, pelo que conquistou 3 pontos em 18 possíveis. 


Para esta competição, regista uma sequência de 5 derrotas nos últimos jogos e não ganhou nenhum dos últimos 6 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 11 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Chaves entra nesta atuação desmotivado depois de um desaire caseiro, por 0-1, na receção ao Guimarães. O clube visitante costuma atuar num tradicional 4-3-3, onde os três homens mais avançados são Perdigão, Platiny e André Luís. Na linha média é possível que atuem Eustáquio, Bressan e Bruno Gallo. Uma das melhores qualidades da formação visitante é a resposta positiva que consegue dar quando se encontra em desvantagem no marcador. O técnico Daniel Ramos não vai poder contar com o defesa Nuno André Coelho por se encontrar lesionado. 

Onze titular confirmado: Ricardo Nunes, Luís Martins, Marcão Teixeira, Paulinho, Hugo Basto, Jefferson, R. Bressan, G. Ghazaryan, Stephen Eustáquio , André Luis, A. Ebralidze.


CD Tondela vs SC Braga

Sábado 8, 18h00
O Tondela é uma das quatro equipas ainda abaixo dos 10 pontos. A equipa de Pepa está a ter um arranque difícil, a fazer lembrar outras épocas de aflição. Com duas derrotas consecutivas, antevê-se mais um jogo complicado nesta recepção ao 3.º classificado Braga. Os minhotos são favoritos e querem continuar a provar que merecem estar nos primeiros lugares. Nos sete jogos já realizados entre as duas equipas, o Braga venceu seis e o Tondela um.

Tondela e Braga enfrentam‑se no Estádio João Cardoso, num encontro para a 12ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa visitante, que regista 2 vitórias e 1 derrota nos últimos 3 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 24‑09‑2017, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Braga por (1‑2). Os golos do encontro foram marcados por Murilo (18' ) para o Tondela e por Koka (44' ) e Ricardo Costa (46' Autogolo) para o Braga. O factor casa poderá ter influência no resultado final, já que apesar de este ser um encontro entre 15º e 2º classificado, na verdade este é um jogo entre o 14º classificado em jogos em casa e o 6º como visitante.

Análise do Tondela

A equipa da casa está atualmente na 15ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Benfica por (1‑3). No último, perdeu fora contra o Portimonense por (3‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, já que conquistou resultados semelhantes em casa e fora. Para o campeonato, o Tondela conquistou 5 pontos em 18 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas nos últimos 6 jogos que disputou no seu estádio. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 19 dos seus últimos 20 jogos terminaram com Mais de 1,5 golos. Em 11 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Nos últimos 8 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 8 golos entre os minutos (61'‑75').


O Tondela entra neste jogo desmotivado depois de uma derrota forasteira, por 3-2, na visita ao terreno do Portimonense. O conjunto da casa costuma atuar num 4-3-3, onde os três homens responsáveis por lançar o pânico na defensiva adversária são Xavier, Murillo e Chicho Arango. Apesar de ser uma equipa com algumas debilidades, adivinha-se que o Tondela adote uma estratégia de contragolpe, para tentar apanhar a defensiva forasteira desprevenida. O treinador Pepa não vai poder contar com o avançado Tomané por se encontrar castigado. 

Onze titular confirmado: Cláudio Ramos, Ricardo Costa, F. Moufi, Icaro, Joãozinho, S. Peña, J. Murillo, Hélder Tavares, A. Tembeng, Patrick, António Xavier.

Treinador: Pepa.

Análise do Braga

A equipa visitante está atualmente na 2ª posição, com 24 pontos conquistados, depois de 7 vitórias, 3 empates e 1 derrota. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Porto por (1‑0). No último jogo, ganhou em casa contra o Moreirense por (2‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, já que conquistou 8 pontos como visitante e 16 no seu estádio, com 13 golos marcados e 5 golos sofridos em casa, contra 8 golos marcados e 5 sofridos como visitante. Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Braga regista 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 8 pontos em 15 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição.


O Braga entra nesta jornada motivado depois de um triunfo caseiro, por 2-0, na receção ao Moreirense: Wilson Eduardo e Paulinho carimbaram os golos da vitória. O clube visitante costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, privilegiando as transições rápidas. Neste desenho, os dois intervenientes responsáveis por lançar o pânico na área adversária costumam ser Wilson Eduardo e Paulinho. Ricardo Horta é o cérebro da equipa, sendo que este jogador é responsável para definir e conduzir as investidas ofensivas do conjunto forasteiro. O patrão da defesa é o brasileiro Bruno Viana, detentor de uma envergadura física acima da média. O técnico Abel Ferreira não vai poder contar com Trincão, Rosic, Ricardo Ferreira, Pablo Santos e Matheus por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Tiago Sá, Bruno Vianna , Marcelo Goiano, Raúl Silva, Sequeira, Ricardo Esgaio, Fransérgio, Claudemir, Ricardo Horta, Wilson Eduardo, Paulinho.

Treinador: Abel Ferreira.



Vitória FC vs SL Benfica

Sábado 8, 20h30
Com Lito Vidigal ao leme, o Vitória FC tem sido uma das boas surpresas da Liga, ocupando um excelente 7.º lugar. Nesta ronda, os sadinos recebem o Benfica de Rui Vitória que, depois de um período muito conturbado, parece estar a dar a volta. Com o triunfo na Taça da Liga, são três vitórias seguidas dos encarnados, que vão querer dar continuidade ao ciclo em Setúbal. Este vai ser um teste complicado para as águias, sabendo-se como Lito Vidigal é mestre em fechar as suas equipas na defensiva, em busca de surpreender no contra-ataque.


Vitória de Setúbal e Benfica medem forças no Estádio do Bonfim, num jogo para a 12ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 7 jogos ganhou 4, empatou 2 e perdeu 1. No entanto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Club Friendlies, a 13‑07‑2018, não foi além de um empate por (1‑1).


Análise do Vitória de Setúbal

Depois de 5 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, a equipa da casa está na 7ª posição, tendo conquistado 17 pontos. No último jogo, ganhou ao Marítimo fora por (0‑1), depois de no jogo anterior ter ganho (2‑1) em casa, num jogo contra o Feirense. Para o campeonato, o Vitória de Setúbal conquistou 9 pontos em 15 possíveis, depois de 3 vitórias e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 11 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 7 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 7 golos entre os minutos (31'‑45').

O Vitória de Setúbal parte para este jogo com uma vitória, por 0-1, na deslocação ao terreno do Marítimo: Mendy fez o único tento do desafio. De destacar que os sadinos têm feito uma boa temporada e neste momento ocupa a parte de cima da tabela classificativa. Neste embate dentro de portas o treinador Lito Vidigal deverá manter a equipa em 4-3-3 sendo Mendy a referência mais ofensiva. O jogador referido anteriormente é o grande destaque do Vitória de Setúbal com 3 golos e 3 assistências. Destacamos que os caseiros têm apresentado apontamentos muito interessantes na transição defesa-ataque. Ao que tudo indica não existem ausências de peso para este jogo. 
Onze titular confirmado: Cristiano, Dankler, Mano, Vasco Fernandes, Nuno Pinto, Hildeberto Pereira, Éber, Semedo, M. Agu, J. Cádiz, Frédéric Mendy.
Treinador: Lito Vidigal.


Análise do Benfica

Depois de 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, a equipa visitante está na 4ª posição, tendo conquistado 23 pontos. No último jogo, ganhou ao Feirense em casa por (4‑0), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Tondela, por (1‑3). No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, ganhou ao Paços Ferreira em casa por (2‑0). O último jogo como visitante foi para UEFA Champions League UEFA Champions League e terminou com uma derrota por (5‑1) frente ao Bayern München. Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Benfica regista 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, pelo que conquistou 10 pontos em 15 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição.

O Benfica passou por um momento de instabilidade há alguns jogos atrás, contudo, recuperar e agora soma quatro triunfos nos últimos cinco jogos oficias. No último jogo para o campeonato, os benfiquistas venceram o Feirense por 4-0. Neste encontro fora de portas, o comandante Rui Vitória deverá manter o habitual 4-3-3, porém, não é colocada de parte a hipótese de se apresentar em 4-4-2. Um dos pontos fortes do Benfica é o setor ofensivo, já que conta com o mortífero Jonas. Por outro lado, Rafa Silva tem sido o grande destaque até ao momento com 5 golos e 3 assistências. Todos os jogadores estão disponíveis para este jogo. 
Onze titular confirmado: O. Vlachodimos, Rúben Dias, André Almeida, Jardel, Álex Grimaldo, A. Živković, Pizzi, Rafa Silva, L. Fejsa, Gedson Fernandes, Jonas.
Treinador: Rui Vitória.



Moreirense FC vs Sta. Clara

Domingo 9, 15h00
Em Moreira de Cónegos defrontam-se outras duas boas surpresas deste início da Liga: Moreirense e Sta. Clara. Estão separadas por apenas 2 pontos, com vantagem para os cónegos, e deverão protagonizar um bom espectáculo. É difícil apontar um favorito, embora o factor casa tenha algum peso, e é expectável que ambas as equipas marquem.

Moreirense por (6‑5), no desempate através de grandes penalidades. Neste encontro o factor casa poderá ter um papel decisivo, pois o Santa Clara tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Moreirense

A equipa da casa está actualmente na 8ª posição, com 16 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Portimonense por (2‑0). No último, perdeu fora contra o Braga por (2‑0). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 1 empate e 8 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Moreirense conquistou 10 pontos em 15 possíveis, depois de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. 

Para esta competição, não perde no seu estádio há 4 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 11 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.

O Moreirense entra nesta partida depois de um desaire, por 2-0, na deslocação à arena do Braga. Importa recordar que os caseiros registavam três triunfos consecutivos no campeonato português. O grande ponto forte da turma do Moreirense reside na capacidade que demonstra em conduzir as suas investidas ofensivas através das transições rápidas. O extremo Pedro Nuno é o interveniente responsável por colocar em sentido a defensiva adversária, sendo que a sua maior qualidade é a velocidade. Além disto, o jogador referido anteriormente é um dos grandes destaques desta equipa com 3 golos e 3 assistências. Para este jogo o treinador Ivo Vieira não poderá contar com Loum, castigado, além de Almeida devido a lesão. 
Onze titular confirmado: Jhonatan, M. Aberhoune, A. D'Alberto, Ivanildo Fernandes, Ruben Lima, Chiquinho, Pedro Nuno, Alan Schons, Fabio Pacheco, Nenê, Arsénio.


Análise do Santa Clara

A equipa visitante está atualmente na 10ª posição, com 14 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Guimarães por (2‑0). No último jogo, perdeu em casa contra o Belenenses por (2‑3). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas como visitante, com um total de 21 golos marcados e 20 sofridos; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 30 golos marcados e 18 sofridos. Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Santa Clara regista 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 7 pontos em 15 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 11 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Santa Clara entra nesta jornada desmotivado depois de um desaire, por 2-3, frente ao Belenenses, em jogo a contar para o campeonato português. De destacar que os açorianos somam três derrotas consecutivas nesta competição. A maior valência da turma forasteira está na capacidade que demonstra em conduzir as suas investidas ofensivas através das transições mais velozes. O médio centro Osama Rashid é um dos jogadores mais importantes deste Santa Clara, sendo este jogador dono de grande sentido de posicionamento e qualidade no passe. O técnico João Henriques não pode contar com Fábio Cardoso, suspenso, além de Thiago Santana e Dennis Pineda, estes lesionados. 
Onze titular confirmado: Marco Pereira, César, Patrick, Accioly, Mamadu Candé, M. Chrien, Bruno Lamas, Anderson Carvalho, Osama Rashid, Zé Manuel, Fernando.


CD Nacional vs Boavista FC

Domingo 9, 15h00
Depois do triunfo na jornada passada, o Nacional conseguiu pela primeira vez dois triunfos seguidos. A recepção ao Boavista afigura-se como uma oportunidade para alcançar as três vitórias. Os axadrezados estão num mau momento, sem vencer há quatro jornadas e já em zona de despromoção. O registo caseiro dos madeirenses ainda é muito mau, com uma vitória apenas e quatro derrotas. Este vai ser um bom jogo para averiguar se o Nacional está mesmo em percurso de recuperação.

Nacional e Boavista enfrentam‑se no Estádio da Madeira, num encontro para a 12ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 4 jogos ganhou 2, empatou 1 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Taça da Liga, a 29‑07‑2018, o Nacional ganhou por (2‑1). Os golos do jogo foram marcados por Witi (9' ) e B. Rochez (63' ) para o Nacional e por Fábio Espinho (58' ) para o Boavista. A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 12º e 16º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 18º classificado em jogos em casa e o 12º como visitante.


Análise do Nacional

A equipa da casa está atualmente na 12ª posição, com 12 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Marítimo por (1‑0). No último, ganhou fora contra o Aves por (2‑3). Curiosamente, esta é uma equipa que tem conseguido melhores resultados fora do que em casa, pois conquistou 9 pontos como visitante e apenas 3 no seu estádio. Para o campeonato, o Nacional conquistou 3 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória e 4 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 11 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Nos últimos 8 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 3 dos seus 7 golos entre os minutos (0'‑15').

O Nacional entra nesta partida motivado depois de um triunfo forasteiro, por 2-3, na deslocação ao estádio do Aves: os golos foram apontados por Bryan Róchez, Camacho e Vítor Gonçalves. Destacamos que os madeirenses passam pelo melhor momento do campeonato, já que totaliza 2 vitórias consecutivas. Uma das melhores valências da formação do Nacional é a facilidade com que conseguem criar oportunidades através de contra-ataques. A nível individual destacamos Bryan Róchez, sendo este o melhor marcador da equipa com 5 golos assinados. Não existem ausências importantes para este jogo. 
Onze titular confirmado: Daniel, Felipe Lopes, Kalindi, Julio, Nuno Campos, Vítor Gonçalves, Jota, Sérgio Marakis, O. Hamzaoui, João Camacho, Witi.
Treinador: Costinha.


Análise do Boavista

A equipa visitante está atualmente na 16ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Belenenses por (0‑0). No último jogo, perdeu em casa contra o Porto por (0‑1). Esta é uma equipa que normalmente conquista resultados mais positivos como visitante do que em casa, já que conquistou 5 pontos fora e 4 no seu estádio, com 2 golos marcados e 5 golos sofridos em casa, contra 6 golos marcados e 10 sofridos como visitante. O último jogo como visitante foi para Taça de Portugal Taça de Portugal e terminou com uma vitória por (0‑4) frente ao Espinho. Nos últimos 6 jogos fora para o campeonato o Boavista regista 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas, pelo que conquistou 5 pontos em 18 possíveis. 

Para esta competição, não ganha como visitante há 5 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 11 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 6 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Boavista entra neste embate com um desaire, por 0-1, na receção ao rival FC Porto, registando desta forma o quarto encontro seguido sem vencer nesta competição. A última vitória no campeonato foi frente ao Aves, porém, em casa por 1-0. O emblema forasteiro costuma atuar num tradicional 4-2-3-1, privilegiando as transições rápidas, onde as três setas apontadas à baliza adversária são Mateus, Rochinha e Rafa Lopes. De salientar que o interveniente por conduzir as investidas ofensivas da sua equipa é o médio Rafael Costa. Por outro lado, Federico Falcone é o melhor marcador do Boavista com 2 golos assinados. De fora por lesão continuam Gabriel e Njie. 
Onze titular confirmado: Helton Leite, Neris, Gonçalo Cardoso, Talocha, Matheus Índio, Carraça, Rochinha, Rafael Costa, I. Mandiang, David Simão, Rafael Lopes.
Treinador: Jorge Simão.



Vitória SC vs Rio Ave FC
Domingo 9, 17h30
Talvez este seja o “jogo grande” da jornada. Vitória SC e Rio Ave têm os mesmos pontos na classificação e são dois candidatos à Europa. Os vimaranenses vêm de dois triunfos seguidos enquanto os vila-condenses perderam nas duas últimas jornadas. O facto de o jogo ser no D. Afonso Henriques dá algum favoritismo aos da casa, que também levam vantagem no histórico de confrontos (28 vitórias contra 12 do Rio Ave). Mas este Rio Ave já mostrou muita qualidade e vai discutir o jogo.

Guimarães e Rio Ave medem forças no Estádio Dom Afonso Henriques, num jogo para a 12ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 4 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 06‑04‑2018, o Guimarães ganhou por (3‑0). Os golos do Guimarães foram marcados por Rafael Miranda (22' ), Jubal (29' ) e Rafael Martins (41' ). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Rio Ave tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Guimarães

A equipa da casa está atualmente na 5ª posição, com 18 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Santa Clara por (2‑0). No último, ganhou fora contra o Chaves por (0‑1). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas como visitante, com 30 golos marcados e 22 sofridos; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio, com 19 golos marcados e 11 sofridos. Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Guimarães regista 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 8 pontos em 15 possíveis. 

Para esta competição, não perde no seu estádio há 4 jogos. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos golos, já que 15 dos seus últimos 22 jogos terminaram com Menos de 2,5 golos. Nos 11 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.

A turma do Vitória de Guimarães arranca para este jogo motivado consequência da vitória no terreno do Chaves, por 0-1, somando desta forma o segundo triunfo seguido no campeonato: o único golo do desafio foi marcado por Davidson. Observando os últimos jogos no campeonato é possível verificar que a equipa da casa apresenta enorme competência no setor defensivo, porém, fragilidades no setor ofensivo: marcou em média 1 golo e concedeu em média 0,6 golos por jogo dentro de portas. De destacar que o médio André André é o melhor marcador do Vitória de Guimarães com 4 golos assinados. Ao que tudo indica o comandante Luís Castro não pode contar com os lesionados Francisco Ramos e Celis.

Onze titular confirmado: Douglas Jesus, Y. Osorio, F. Sacko, Pedrão, Rafa, Tozé, André André, A. Wakaso, Mattheus, Alexandre Guedes, Davidson.


Análise do Rio Ave

Depois de 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, a equipa visitante está na 6ª posição, tendo conquistado 18 pontos. No último jogo, perdeu com o Sporting em casa por (1‑3), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Aves, por (2‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota no seu estádio. Para o campeonato, o Rio Ave conquistou 5 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 11 jogos nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O conjunto do Rio Ave arranca para este jogo desmotivado fruto da derrota, por 1-3, na receção ao Sporting, totalizando o terceiro encontro seguido sem vencer nesta competição: o único tento da equipa foi rubricado por João Schmidt. Apesar deste momento, será de esperar que o treinador José Gomés alinhe no habitual 4-2-3-1 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados, especialmente, através dos corredores: Galeno é um jogador muito rápido e exímio na transição ofensiva. De destacar que Carlos Vinícios é o melhor marcador da equipa 5 golos marcados. O Rio Ave apresenta competência na manutenção da posse da bola, organização ofensiva e bolas paradas. Para este jogo o comandante visitante não pode contar com Nuno Santos, Joca, Ronan e Nélson Monte, jogadores que recuperam de lesão. 
Onze titular confirmado: Leonardo, T. Borevković, Nadjack, Jonathan Buatu, Matheus Reis, Fábio Coentrão, Carlos, Diego Lopes, João Schmidt, N. Jambor, Gabrielzinho.



Sporting CP vs CD Aves

Domingo 9, 20h00
A ainda curta carreira de Marcel Keizer como treinador do Sporting está a correr de feição: ainda só conhece o sabor da vitória. Em casa, o Sporting term cinco jogos na Liga e venceu-os todos. Desta recepção ao Aves não se espera outro resultado. A equipa de José Mota sabe que terá uma missão quase impossível em Alvalade, até porque o Aves perdeu quatro dos cinco jogos que fez fora de portas. Todas as fichas nos leões.

Sporting e Aves enfrentam‑se no Estádio José Alvalade, num encontro para a 12ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias e 1 derrota nos últimos 3 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 20‑05‑2018, terminou com a vitória do Aves por (2‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Aves apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Sporting

A equipa da casa está actualmente na 2ª posição, com 25 pontos conquistados, depois de 8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Chaves por (2‑1). No último, ganhou fora contra o Rio Ave por (1‑3). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas como visitante, com 30 golos marcados e 18 sofridos; contra 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas no seu estádio, com 21 golos marcados e 8 sofridos. 

Para esta competição, regista uma sequência de 5 vitórias nos últimos jogos em casa. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos 11 jogos que disputou nesta competição, conseguiu dar a volta ao resultado em 2 dos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 10 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 6 golos entre os minutos (76'‑90').

O Sporting parte para este jogo motivado depois de ter vencido, por 1-3, o Rio Ave, registando o quarto triunfo consecutivo no campeonato português: Bas Dost, Bruno Fernandes e Jovane Cabral fizeram os tentos da equipa. Importa frisar que os leões venceram todos os jogos disputados no seu estádio. Neste jogo perante o seu frenético público, o treinador Marcel Keizer deverá jogar no habitual 4-3-3 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados: Bruno Fernandes é um jogador muito importante no processo ofensivo. Por outro lado, Nani é muito importante no Sporting, sendo este muito competente no contra-ataque. Para este jogo frente ao Aves, o comandante da casa não poderá contar com Battaglia, Raphinha e Sturaro, todos lesionados. 
Onze provável: Renan Ribeiro, S. Coates, J. Mathieu, Jefferson, Bruno Gaspar, Bruno Fernandes, N. Gudelj, Wendel, Nani, B. Dost, Abdoulay Diaby.
Treinador: M. Keizer.


Análise do Aves

Depois de 3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, a equipa visitante está na 13ª posição, tendo conquistado 10 pontos. No último jogo, perdeu com o Nacional em casa por (2‑3), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Rio Ave, por (2‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas como visitante, com um total de 11 golos marcados e 22 sofridos; contra 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no seu estádio, com um total de 23 golos marcados e 20 sofridos. O último jogo como visitante foi para Taça de Portugal Taça de Portugal e terminou com uma vitória por (0‑3) após prolongamento frente ao Cova Piedade. Nos últimos 5 jogos fora para o campeonato o Aves regista 1 vitória e 4 derrotas, pelo que conquistou 3 pontos em 15 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 11 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Aves arranca para este jogo com uma derrota, por 2-3, na receção ao Nacional, colocando um ponto final aos dois triunfos consecutivos no campeonato português: os tentos da equipa foram marcados por Mama Baldé e Ponck. A jogar como visitante, o Aves somou 4 derrotas em 5 jogos disputados. Neste jogo frente ao Sporting, o treinador José Mota deverá manter a equipa em 4-2-3-1 beneficiando a organização defensiva e os contra-ataques através dos corredores. Importa frisar que a transição defesa-ataque é um ponto forte do conjunto do Aves. Vítor Gomes é o melhor marcador desta equipa com 3 golos assinados. Para este jogo o treinador não poderá contar com Diego Galo devido a lesão. 
Onze provável: André Ferreira, Rodrigo Alves, Ponck, Nelson Lenho, Rodrigo Defendi, Vitor Gomes, Nildo Petrolina, Claudio Falcão, L. Fariña, Amilton, Derley.
Treinador: José Mota.


CD Feirense vs Marítimo M

Segunda 10, 20h15
A imagem abaixo revela logo uma evidência deste duelo: Feirense e Marítimo são duas das equipas em pior forma na Liga. Com quatro derrotas nos últimos quatro jogos, o Feirense joga em casa frente ao Marítimo que traz seis derrotas consecutivas! Petit já se estreou como técnico dos insulares, com uma derrota, e precisa de começar a mostrar serviço. Difícil de prever quem sairá por cima neste duelo de aflitos.

Feirense e Marítimo medem forças no Estádio Marcolino de Castro, num jogo para a 12ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 2 vitórias para cada equipa nos últimos 4 jogos. Contudo, no último confronto neste estádio, num jogo para a Taça da Liga, a 31‑10‑2018, o Feirense venceu por (3‑2). Os golos do jogo foram marcados por Aloísio Neto (30' Autogolo) e João Silva (36' e 73' ) para o Feirense e por Aloísio Neto (15' ) e Valente (57' ) para o Marítimo. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Feirense

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, a equipa da casa está na 17ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, perdeu com o Benfica fora por (4‑0), depois de no jogo anterior ter perdido (2‑1) fora, num jogo contra o Vitória de Setúbal. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 5 jogos em casa para o campeonato o Feirense regista 1 vitória, 3 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 6 pontos em 15 possíveis. 

Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 9 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. A equipa tem sentido dificuldades em marcar primeiro: apenas abriu o marcador em 2 dos seus últimos 11 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Em 11 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O conjunto do Feirense chega a este jogo desmotivado fruto da derrota, por 4-0, na deslocação ao terreno do Benfica. Importa frisar que os caseiros registam 4 desaires consecutivos no campeonato português. Neste jogo em casa o treinador Nuno Manta Santos deverá jogar no habitual 4-2-3-1 privilegiando o bloco médio baixo e os contra-ataques para o ataque: Fábio Sturgeon é um jogador muito rápido e exímio na finalização. Em alguns momentos do jogo a equipa deverá assumir o jogo, atacando de forma mais posicional. Para este jogo o treinador não poderá contar Sampaio, Crivellaro e Babanco, todos por lesão. 
Onze provável: Caio Secco, A. Briseño , Vítor Bruno, Bruno Nascimento, Tiago Silva, Cris, K. Alphonse, Paraiba, Sturgeon, Luís Machado, João Silva.


Análise do Marítimo

A equipa visitante está atualmente na 14ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Nacional por (1‑0). No último jogo, perdeu em casa contra o Vitória de Setúbal por (0‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante, com um total de 10 golos marcados e 31 sofridos; contra 7 vitórias, 1 empate e 7 derrotas no seu estádio, com um total de 17 golos marcados e 16 sofridos. Para o campeonato, o Marítimo conquistou 3 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória e 4 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. 

Para esta competição, regista uma sequência de 6 derrotas nos últimos jogos e não ganhou nenhum dos últimos 7 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Esta é uma equipa que marca poucas vezes primeiro: apenas abriu o marcador em 2 dos seus últimos 11 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Em 11 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 8 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.

A turma do Marítimo chega a este jogo com uma derrota em casa, por 0-1, frente ao Vitória de Setúbal, somando desta forma o sexto desaire consecutivo no campeonato português. Como visitante, os madeirenses registam 4 derrotas em 5 jogos realizados. Apesar do momento negativo, antevê-se que o treinador Petit jogue com uma equipa muito semelhante à da última jornada, sendo Joel Tagueu o homem mais adiantado da equipa. Para este jogo o comandante visitante ainda não sabe se pode contar com Nanu, jogador que recupera de lesão. 
Onze provável: A. Abedzadeh, Zainadine Junior, Bebeto, Fábio China , Lucas Áfrico, J. Correa, Jean Cleber, J. Vuković, Joel, Edgar Costa, Valente.