sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Antevisão da Jornada 03





Marítimo e Chaves enfrentam‑se no Estádio dos Barreiros, num encontro para a 3ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa visitante, que regista 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos últimos 5 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 06‑05‑2018, terminou com a vitória do Chaves por (4‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Marítimo apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Marítimo

Atualmente na 10ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 3 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Santa Clara por (1‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (3‑1) na visita ao Rio Ave. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 4 empates e 10 derrotas como visitante, com 8 golos marcados e 34 sofridos; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 26 golos marcados e 15 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Marítimo regista 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos golos, já que 32 dos seus últimos 51 jogos terminaram com Menos de 2,5 golos.


O Marítimo parte para este jogo desmotivado depois de ter perdido no terreno do Rio Ave, por 3-1, totalizando desta forma a primeira derrota no campeonato português: Joel Tagueu foi o autor do único golo da equipa. Importa frisar que os caseiros venceram o primeiro jogo em casa, quando derrotou os açorianos do Santa Clara. Neste jogo perante os seus adeptos, o treinador Cláudio Braga deve manter o mesmo sistema do último jogo, ou seja, o 4-4-2, favorecendo a manutenção da posse de bola o e os ataques organizados, porém, em alguns momentos do encontro deve privilegiar o contra-ataque. Dráusio é o único ausente devido a lesão. 


Onze titular confirmado: A. Abedzadeh, Zainadine Junior, Bebeto, Lucas Áfrico, Fábio China , J. Correa, Danny, Fabricio Baiano, Jean Cleber, Joel, Rodrigo Pinho.


Análise do Chaves

A equipa visitante está atualmente na 12ª posição, com 3 pontos conquistados. Na sua estreia perdeu fora contra o Porto por (5‑0). Na 2ª jornada, ganhou em casa contra o Portimonense por (2‑0). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Chaves ganhou 4, empatou 1 e perdeu 5.


O Chaves conseguiu recuperar bem da primeira derrota no campeonato português, ao vencer em casa o Portimonense por 2-0: os golos foram assinados por Perdigão e Marcão. Neste jogo fora de portas o treinador Daniel Ramos deve jogar em 4-3-3 sendo William o homem responsável por atormentar a linha defensiva do adversário. Importa frisar ainda que o conjunto visitante tem apresentado várias lacunas na linha defensiva e finalização. Todo o plantel está disponível para esta deslocação ao terreno do Marítimo. 


Onze titular confirmado: Ricardo Nunes, N. Maraš, Paulinho, Marcão Teixeira, Djavan Ferreira, Bruno Gallo, Stephen Eustáquio , R. Bressan, William, Perdigão, A. Ebralidze.





Portimonense e Santa Clara medem forças no Estádio do Portimonense SC, num jogo para a 3ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 1 empate e 2 vitórias para cada equipa nos últimos 5 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 08‑01‑2017, num jogo para a Segunda Liga, que acabou com a vitória do Portimonense por (1‑0). O único golo do encontro foi marcado por Pires (60' ). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Santa Clara apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Portimonense

Atualmente na 17ª posição, a equipa da casa não conquistou até ao momento qualquer ponto. Na sua estreia perdeu em casa com o Boavista por (0‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (2‑0) na visita ao Chaves. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 2 empates e 8 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Portimonense regista 5 vitórias e 5 derrotas. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, logo, há processos defensivos que precisam de ser melhorados.


O Portimonense está a ter um arranque de temporada para esquecer e nas 2 primeiras jornadas somou 2 derrotas, frente a Boavista e Chaves. Desta forma, fica obrigatório os algarvios conquistarem pontos neste desafio frente ao Santa Clara. Neste jogo perante o seu frenético público, o treinador António Folha deve manter o habitual sistema tático, ou seja, o 4-4-2, beneficiando a posse de bola e os ataques pausados, contudo, em alguns momentos do jogo deve atuar apenas no contra-ataque: Nakajima é um jogador muito veloz e competente no transporte da bola para o ataque. Todo o plantel está disponível para esta jornada.


Análise do Santa Clara

A equipa visitante está atualmente na 18ª posição, sem qualquer ponto conquistado. Na sua estreia perdeu fora contra o Marítimo por (1‑0). Na 2ª jornada, empatou em casa contra o Braga por (3‑3). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante, com um total de 19 golos marcados e 22 sofridos; contra 9 vitórias e 6 empates no seu estádio, com um total de 24 golos marcados e 7 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Santa Clara ganhou 2, empatou 2 e perdeu 6. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos.


O Santa Clara arranca para este jogo com a moral elevadíssima, visto que na última jornada conquistou um empate a 3-3 frente ao Braga, depois de estar a perder por três golos de diferença: os golos da equipa foram marcados por Thiago Santana, Zé Manuel e Fábio Cardoso. Neste jogo frente ao Portimonense, o treinador João Henriques deve continuar a arriscar no habitual sistema tático, ou seja, o 4-3-3, sendo Thiago o homem mais adiantado da equipa: este jogador é o grande destaque do Santa Clara com 1 golo e 1 assistência. Para este jogo o treinador tem em dúvida Paulo Clemente.





Benfica e Sporting medem forças no Estádio do Sport Lisboa e Benfica (da Luz), num jogo para a 3ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 6 jogos ganhou 2, empatou 3 e perdeu 1. Contudo, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 03‑01‑2018, o jogo acabou num empate por (1‑1). Os golos do jogo foram marcados por Jonas (90' ) para o Benfica e por Gelson Martins (19' ) para o Sporting. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Benfica

Atualmente na 2ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 6 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Guimarães por (3‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (0‑2) na visita ao Boavista. Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias e 6 empates como visitante; contra 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, empatou com o PAOK em casa por (1‑1). Nos últimos 10 jogos em casa o Benfica regista 5 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos. Há 2 períodos em destaque nos últimos 6 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 3 dos seus 8 golos entre os minutos (61'‑75'); sofreu 5 dos seus 7 golos entre os minutos (76'‑90').


O Benfica parte para este jogo com um empate frente ao PAOK, a 1-1, permanecendo em desvantagem nos play-offs que dão acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Importa frisar que as águias estão em grande no campeonato português, já que venceram os 2 primeiros jogos frente ao Vitória de Guimarães e Boavista. Neste jogo no Estádio da Luz o treinador Rui Vitória deve manter a equipa em 4-3-3 favorecendo a posse de bola e os ataques pelos corredores: Pizzi é o grande responsável por criar e organizar o processo ofensivo. Além disto, este jogador é o grande destaque do Benfica no campeonato com 4 golos rubricados. Para este jogo o treinador não pode contar com Jonas, Castillo, Krovinovic e Ebuehi, jogadores que recuperam de lesão.


Análise do Sporting

A equipa visitante está atualmente na 3ª posição, com 6 pontos conquistados. Na sua estreia ganhou fora contra o Moreirense por (1‑3). Na 2ª jornada, ganhou em casa contra o Vitória de Setúbal por (2‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias e 7 derrotas como visitante, com um total de 22 golos marcados e 21 sofridos; contra 10 vitórias e 5 empates no seu estádio, com um total de 20 golos marcados e 6 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Sporting ganhou 5 e perdeu 5. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos.


O Sporting também tem feito um arranque de campeonato notável, venceu os dois primeiros jogos com exibições muito bem conseguidas, frente a Moreirense e Vitória de Setúbal. Agora o desafio neste encontro é diferente, já que defronta o seu maior rival, o Benfica. Nesta 3ª jornada do campeonato português, o treinador José Peseiro deve manter a equipa em 4-2-3-1 beneficiando a organização defensiva e os contra-ataques através dos corredores. Porém, em alguns momentos do desafio podemos verificar os verdes e brancos donos e senhores da posse de bola. O extremo Nani e o avançado Bas Dost são os melhores marcadores do Sporting até este momento com 2 golos cada. Ao que tudo indica o comandante visitante não pode contar com Viviano e Bruno César, lesionados, e ainda tem em dúvida o holandês Bas Dost.





Porto e Guimarães enfrentam‑se no Estádio Do Dragão, num encontro para a 3ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 6 jogos ganhou 6. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 07‑01‑2018, o Porto ganhou por (4‑2). Os golos do jogo foram marcados por V. Aboubakar (57' ), Y. Brahimi (62' ) e M. Marega (79' e 83' ) para o Porto e por Raphinha (22' ) e Héldon (88' ) para o Guimarães. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Porto

Atualmente na 1ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 6 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Chaves por (5‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (2‑3) na visita ao Belenenses. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas como visitante, com 21 golos marcados e 11 sofridos; contra 13 vitórias, 1 empate e 1 derrota no seu estádio, com 38 golos marcados e 12 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Porto regista 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 35 em 52 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Nos últimos 20 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 6 dos seus 17 golos entre os minutos (16'‑30').


O FC Porto tem feito um arranque de temporada muito positivo e no último jogo somou o segundo triunfo seguido no campeonato, ao vencer o Belenenses fora de casa por 2-3: os golos da vitória foram assinados por Alex Telles, Diogo Leite e Otávio. No último jogo disputado no Estádio do Dragão, o FC Porto venceu o Chaves por 5-0. Neste jogo perante o seu público, o treinador Sérgio Conceição deve jogar no habitual 4-4-2 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados: Brahimi é um jogador muito importante no processo ofensivo. Ao que tudo indica Marega está de voltas às escolhas do treinador azul e branco, depois de cumprir castigo interno, Mbemba e Tiquinho Soares estão ausentes por lesão.


Análise do Guimarães

A equipa visitante está atualmente na 15ª posição, com 1 ponto conquistado. Na sua estreia perdeu fora contra o Benfica por (3‑2). Na 2ª jornada, perdeu em casa contra o Feirense por (0‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Guimarães ganhou 1, empatou 1 e perdeu 8. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 34 em 50 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador.


A turma do Vitória de Guimarães parte para esta jornada com uma derrota em casa frente ao Feirense, por 0-1, somando desta forma o segundo desaire seguido no campeonato português. Neste jogo frente ao FC Porto, o treinador Luís Castro deve manter a equipa em 4-3-3 beneficiando a organização defensiva e os contra-ataques através dos corredores. Importa frisar que a transição defesa-ataque é um ponto forte do conjunto do Vitória de Guimarães. O médio André André é o grande destaque desta equipa com 1 golo e 1 assistência. Para este jogo o treinador não pode contar com Frederico Venâncio devido a lesão.




Análise estatística:
Vitória de Setúbal e Nacional enfrentam‑se no Estádio do Bonfim, num encontro para a 3ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 4 jogos ganhou 3 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 14‑01‑2017, o Vitória de Setúbal ganhou por (1‑0). Frederico Venâncio (86' ) marcou o único golo do jogo. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Vitória de Setúbal apresenta resultados diferentes em casa e fora.

Análise do Vitória de Setúbal

Actualmente na 7ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 3 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Aves por (2‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (2‑1) na visita ao Sporting. Esta é uma equipa afectada pelo factor casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante, com 20 golos marcados e 36 sofridos; contra 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas no seu estádio, com 21 golos marcados e 11 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Vitória de Setúbal ganhou 6, empatou 2 e perdeu 2. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos.

Análise do Nacional

A equipa visitante está atualmente na ª posição, sem qualquer ponto conquistado. Na sua estreia perdeu fora contra o Braga por (4‑2). Na 2ª jornada, perdeu em casa contra o Moreirense por (1‑2). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Nacional ganhou 5, empatou 3 e perdeu 2. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos.





Feirense e Boavista enfrentam‑se no Estádio Marcolino de Castro, num encontro para a 3ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 1 empate e 1 vitória para cada equipa nos últimos 3 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 03‑03‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Feirense por (3‑0). Os golos do encontro foram marcados por Babanco (28' ), Luís Machado (55' ) e Crivellaro (90' ) para o Feirense. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Feirense

Atualmente na 4ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 6 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Rio Ave por (2‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (0‑1) na visita ao Guimarães. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 1 empate e 11 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Feirense ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3.


O Feirense está a ter um dos melhores arranques de sempre no campeonato português e neste momento soma duas vitórias seguidas, frente a Rio Ave e Vitória de Guimarães, duas equipas que costumam terminar na parte de cima da tabela classificativa. Nesta receção ao Boavista, o treinador Nuno Manta Santos deverá manter a equipa no habitual desenho tático beneficiando a organização do seu bloco e os contra-ataques: Fábio Sturgeon é um jogador muito veloz e forte na transição ofensiva. O médio centro Tiago Silva é um dos grandes destaques do Feirense com 1 golo e 1 assistência. Para este jogo o comandante caseiro pode contar com todos os seus jogadores.


Análise do Boavista

Atualmente na 9ª posição, a equipa visitante conquistou até ao momento 3 pontos. Na 1ª jornada conseguiu ganhar fora ao Portimonense por (0‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (0‑2) no jogo em casa com o Benfica. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas como visitante, com um total de 12 golos marcados e 24 sofridos; contra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no seu estádio, com um total de 20 golos marcados e 12 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Boavista ganhou 2, empatou 1 e perdeu 7. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos.


A turma do Boavista arranca para este jogo desmotivado depois de ter somado uma derrota em casa frente ao Benfica, por 0-2, totalizando desta forma o primeiro desaire nesta competição. Nesta deslocação ao terreno do Feirense, equipa que passa um excelente momento, o treinador Jorge Simão deverá jogar no habitual 4-2-3-1 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados, ou seja, o objetivo será atacar sem se expor defensivamente. A manutenção da posse de bola e o jogo aéreo são alguns dos pontos fracos desta formação. Para este jogo o comandante visitante não conta com os lesionados Matheus Índio, Njie e Obiora.





Tondela e Rio Ave medem forças no Estádio João Cardoso, num jogo para a 3ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 1 empate e 1 vitória para cada equipa nos últimos 3 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 02‑12‑2017, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Rio Ave por (1‑3). Os golos do encontro foram marcados por Tómané (53' ) para o Tondela e por Pelé (9' ), Guedes (47' ) e Rúben Ribeiro (81' ) para o Rio Ave. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Tondela

Atualmente na 14ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 1 ponto. Na sua estreia perdeu em casa com o Belenenses por (0‑1). Na jornada seguinte, o resultado final foi um empate por (2‑2) na visita ao Aves. Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas como visitante, com 15 golos marcados e 13 sofridos; contra 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas no seu estádio, com 22 golos marcados e 25 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Tondela regista 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos.


O Tondela parte para este jogo motivado depois de somado um empate a duas bolas frente ao Aves, somando desta forma o primeiro ponto no campeonato português: os golos da equipa foram assinados por Pablo Sabbag e Juan Delgado. De destacar que os tondelenses perderam frente ao Belenenses na primeira partida dentro de portas. Neste jogo em casa o treinador Pepa deve jogar em 4-4-1-1 beneficiando o bloco baixo e as bolas longas para o ataque, especialmente, para Tomané. A finalização e as bolas paradas defensivas são alguns dos pontos mais fracos desta formação. Para este jogo o treinador não pode contar com Ícaro e David Bruno, ambos com problemas físicos.


Análise do Rio Ave

A equipa visitante está atualmente na ª posição, sem qualquer ponto conquistado. Na sua estreia perdeu fora contra o Feirense por (2‑0). Na 2ª jornada, ganhou em casa contra o Marítimo por (3‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas como visitante; contra 10 vitórias e 5 empates no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Rio Ave ganhou 2, empatou 2 e perdeu 6. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.


O Rio Ave arranca para esta jornada motivado depois de ter vencido em casa frente ao Marítimo, por 3-1, registando o primeiro triunfo nesta competição: Damein Furtado, Bruno Moreira e Gelson Dala. No primeiro jogo fora de portas, os vila-condenses perderam frente ao Feirense por 2-0. Neste jogo fora de casa o comandante José Gomes deve manter a equipa em 4-4-2 privilegiando a posse de bola e os ataques organizados através dos corredores laterais. A manutenção da posse de bola e as bolas paradas ofensivas são pontos fortes do conjunto do Rio Ave. De fora deste jogo devido a lesão estão Makaridze, Diego Lopes, Ronan, Murilo e Nuno Santos.





Braga e Aves enfrentam‑se no Estádio Municipal de Braga, num encontro para a 3ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa da casa, que nos últimos 3 jogos ganhou 3. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 21‑07‑2018, terminou com a vitória do Braga por (1‑2). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Aves tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Braga

Atualmente na 4ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 4 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Nacional por (4‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi um empate por (3‑3) na visita ao Santa Clara. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas como visitante; contra 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Braga regista 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 38 em 56 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Há 1 período em destaque nos últimos 3 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 3 dos seus 6 golos entre os minutos (61'‑75').


A turma bracarense parte para esta 3ª jornada desmotivada depois de ter cedido um empate a 3-3 no terreno do Santa Clara: os golos da equipa foram assinados por Dyego Sousa, Wilson Eduardo e Pablo. Relembramos que o Braga estava a vencer por 0-3 ao intervalo, porém, uma segunda parte de baixo nível tramou qualquer ambição da equipa. Neste jogo em casa o treinador Abel Ferreira deve jogar em 4-4-2 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados. Em alguns momentos no jogo a equipa deve baixar o bloco, procurando somente o contra-ataque: Wilson Eduardo é um jogador muito rápido e exímio na transição ofensiva. Por outro lado, Dyego Sousa é o grande goleador desta equipa com 3 golos assinados. Lista de indisponíveis por lesão: Raúl Silva, Claudemir, Rosic e Ricardo Ferreira.


Análise do Aves

A equipa visitante está atualmente na 15ª posição, com 1 ponto conquistado. Na sua estreia perdeu fora contra o Vitória de Setúbal por (2‑0). Na 2ª jornada, empatou em casa contra o Tondela por (2‑2). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas como visitante, com um total de 14 golos marcados e 27 sofridos; contra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 21 golos marcados e 17 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Aves ganhou 2, empatou 1 e perdeu 7. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos.


O conjunto do Aves arranca para este jogo com um empate a duas bolas frente ao Tondela, somando o segundo encontro seguido sem vencer no campeonato português: os golos foram assinados por Derley e Nildo Petrolina. Neste difícil jogo antevê-se que o treinador José Mota jogue no habitual 4-2-3-1 privilegiando o bloco baixo e os contra-ataques, explorando desta forma o espaço nas costas da linha defensiva do adversário: Amilton é um interveniente muito veloz. Por outro lado, Derley é um dos destaques do Aves com 1 golo e 1 assistência. Para este jogo o treinador não pode contar com Claudio Falcão, castigado, além de Farina, Rodrigo Soares e Pedrinho, todos lesionados.






Análise estatística:
Moreirense e Belenenses enfrentam‑se no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Fr, num encontro para a 3ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 1 empate e 2 vitórias para cada equipa nos últimos 5 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 18‑03‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Moreirense por (2‑1). Os golos do encontro foram marcados por F. Hanin (27' Autogolo) e Tozé (84' ) para o Moreirense e por Licá (49' ) para o Belenenses. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Belenenses apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise do Moreirense

A equipa da casa está atualmente na 10ª posição, com 3 pontos conquistados. Na sua estreia perdeu em casa contra o Sporting por (1‑3). Na 2ª jornada, ganhou fora contra o Nacional por (1‑2). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 2 empates e 8 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Moreirense ganhou 4, empatou 1 e perdeu 5. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos.

Análise do Belenenses

A equipa visitante está atualmente na 7ª posição, com 3 pontos conquistados. Na sua estreia ganhou fora contra o Tondela por (0‑1). Na 2ª jornada, perdeu em casa contra o Porto por (2‑3). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante, com um total de 9 golos marcados e 20 sofridos; contra 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas no seu estádio, com um total de 21 golos marcados e 22 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Belenenses ganhou 2, empatou 2 e perdeu 6. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, logo, há processos defensivos que precisam de ser melhorados. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que em 30 dos últimos 48 que disputou houve menos de 3 golos.

Antevisão da Gameweek 03






Wolverhampton Wanderers e Manchester City enfrentam‑se no Molineux Stadium, num encontro para a 3ª jornada da Premier League. Apenas há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 24‑10‑2017, que terminou com a vitória do Manchester City por (3‑1), no desempate através de grandes penalidades. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Manchester City apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Wolverhampton Wanderers

A equipa da casa está atualmente na 14ª posição, com 1 ponto conquistado. Na sua estreia empatou em casa contra o Everton por (2‑2). Na 2ª jornada, perdeu fora contra o Leicester City por (2‑0). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas como visitante, com 21 golos marcados e 18 sofridos; contra 8 vitórias, 6 empates e 1 derrota no seu estádio, com 27 golos marcados e 12 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Wolverhampton Wanderers ganhou 5 e empatou 5. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, logo, há processos defensivos que precisam de ser melhorados.


O Wolverhampton é um clube que já conquistou o Campeonato Inglês três vezes ao longo da sua história, sendo o último título conquistado na temporada 1958/59, além de quatro títulos da Copa FA e um vice na Liga Europa na temporada de 1971/72. Na temporada passada, a equipa terminou a Championship com o título, garantindo o acesso para a elite do futebol nacional com nove pontos de vantagem perante o segundo posicionado. Nos últimos cinco jogos que o Wolverhampton disputou em casa, contando amistosos e jogos por competições oficiais, em três deles a equipa sofreu golos dos adversários. Acredito que neste confronto, o Wolverhampton, mesmo jogando em casa, acabará tendo muita dificuldade para segurar o ataque adversário e acabará sofrendo mais de 1.5 golos, assim como aconteceu nas duas primeiras jornadas da Premier League.


Análise do Manchester City

A equipa visitante está atualmente na 1ª posição, com 6 pontos conquistados. Na sua estreia ganhou fora contra o Arsenal por (0‑2). Na 2ª jornada, ganhou em casa contra o Huddersfield Town por (6‑1). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas como visitante, com um total de 33 golos marcados e 10 sofridos; contra 9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas no seu estádio, com um total de 37 golos marcados e 16 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Manchester City ganhou 9 e perdeu 1. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos fora, pois 55 dos últimos 64 encontros que disputou terminaram com Mais de 1,5 golos.


O Manchester City é um clube que vive um excelente momento na sua história, o clube já tinha dois títulos do Campeonato Inglês, nas décadas de trinta e sessenta, porém agora a partir de 2011/12 emendou três conquistas, a última na temporada passada, 2017/18, ou seja, o clube é o atual campeão inglês. Além dos cinco títulos de campeão inglês, o clube tem vários outros títulos de Copas. Nesta temporada 2018/19 o Manchester City começou bem novamente, já são duas vitórias nas duas primeiras jornadas, uma vitória fora de casa frente do Arsenal por 0x2 e um 6x1 em casa sobre o Huddersfield Town, mostrando que o seu setor ofensivo está funcionando bem e tem tudo para buscar o bicampeonato inglês.





AFC Bournemouth e Everton medem forças no Vitality Stadium, num jogo para a 3ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 4 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 30‑12‑2017, num jogo para a Premier League, que acabou com a vitória do AFC Bournemouth por (2‑1). Os golos do encontro foram marcados por R. Fraser (33' e 88' ) para o AFC Bournemouth e por I. Gueye (57' ) para o Everton. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise do AFC Bournemouth

Atualmente na 3ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 6 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Cardiff City por (2‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (1‑2) na visita ao West Ham United. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o AFC Bournemouth regista 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.


O Bournemouth é um clube que nunca conseguiu conquistar a Premier League (Campeonato Inglês), mas que ao longo da sua história venceu um título da Championship, na temporada de 2014/15, além de ter sido vice da Liga 1 (terceira divisão) na temporada de 2012/13. Na temporada passada, a equipa terminou o campeonato nacional na décima segunda posição, longe da zona de descida e de uma classificação para as competições europeias, e na atual temporada venceu as duas primeiras jornadas do Campeonato Inglês. Nos últimos cinco jogos que o Bournemouth disputou em casa, contando apenas o campeonato nacional, em quatro deles foram marcados dois ou mais golos pelas equipas. Acredito que neste confronto, por estar jogando contra uma equipa que também está bem nesta temporada, o Bournemouth fará mais um jogo com vários golos.


Análise do Everton

Atualmente na 4ª posição, a equipa visitante conquistou até ao momento 4 pontos. Na 1ª jornada empatou fora com o Wolverhampton Wanderers por (2‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (2‑1) no jogo em casa com o Southampton. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Everton ganhou 3, empatou 3 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos.


O Everton é um clube que já conquistou em nove ocasiões o Campeonato Inglês, porém o último título foi em 1986/87. Além dos títulos do Campeonato Inglês, o Everton também possui vários títulos de Copas nacionais. Na temporada 2017/18 do Campeonato Inglês, vemos que o Everton terminou no oitavo lugar, agora na temporada 2018/19 o Everton começou bem, pelo menos no seu setor ofensivo, em duas jornadas o Everton estreou fora de casa empatando em 2x2 e na segunda jornada venceu em casa por 2x1, mostrando que o seu ataque funciona, porém o seu setor defensivo tende a sofrer golos, o que favorece jogos com ocorrência de golos.





Arsenal e West Ham United enfrentam‑se no Emirates Stadium, num encontro para a 3ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 5 vitórias e 1 derrota nos últimos 6 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 22‑04‑2018, num jogo para a Premier League, que acabou com a vitória do Arsenal por (4‑1). Os golos do encontro foram marcados por Nacho Monreal (51' ), A. Ramsey (82' ) e A. Lacazette (85' e 89' ) para o Arsenal e por M. Arnautović (64' ) para o West Ham United. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Arsenal apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Arsenal

Atualmente na 17ª posição, a equipa da casa não conquistou até ao momento qualquer ponto. Na sua estreia perdeu em casa com o Manchester City por (0‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (3‑2) na visita ao Chelsea. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas como visitante, com 25 golos marcados e 22 sofridos; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 35 golos marcados e 18 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Arsenal ganhou 8, empatou 1 e perdeu 1. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos em casa, pois 59 dos últimos 66 encontros que disputou terminaram com Mais de 1,5 golos. Nos 15 jogos que disputou, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo.


O Arsenal arranca para esta 3ª jornada com duas derrotas na Premier League, porém, estes resultados são enganadores, já que os londrinos fizeram exibições muito sólidas. No último jogo o Arsenal defrontou fora de casa o Chelsea e saiu derrotado por 3-2: os golos da equipa foram marcados por Iwobi e Mkhitaryan. Neste jogo frente ao rival West Ham, o treinador Unai Emery deve jogar em 4-2-3-1 privilegiando a posse de bola e os ataques posicionais: Ozil será o maestro da equipa, sendo este responsável por organizar e criar o processo ofensivo. De fora desta receção ao West Ham o treinador espanhol não pode contar com Kolasinac, Koscielny, Jenkinson e Maitland-Niles, todos com problemas físicos.


Análise do West Ham United

Atualmente na 20ª posição, a equipa visitante não conquistou até ao momento qualquer ponto. Na 1ª jornada perdeu fora com o Liverpool por (4‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (1‑2) no jogo em casa com o AFC Bournemouth. Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante, com um total de 22 golos marcados e 31 sofridos; contra 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 18 golos marcados e 17 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o West Ham United ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos.


À imagem do rival londrino, o West Ham apresenta grandes dificuldades para conquistar pontos neste campeonato inglês, e no último jogo perdeu em casa frente ao Bournemouth por 1-2: o único tento da equipa foi marcado por Arnautovic. Neste encontro fora de casa o treinador Manuel Pellegrini deve atuar no habitual sistema tático, ou seja, o 4-4-2, beneficiando o bloco médio-baixo e os contra-ataques, especialmente, através do corredor direito: Felipe Anderson é muito veloz e exímio a explorar o espaço na linha defensiva do adversário. O camisola 7 Arnautovic é o destaque deste conjunto do West Ham, sendo este muito forte na hora de finalizar. Para este jogo o comandante forasteiro não pode contar com Carroll, Lanzini e Reid, todos com problemas físicos.





Huddersfield Town e Cardiff City medem forças no The John Smith's Stadium, num jogo para a 3ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa visitante, que regista 2 vitórias e 1 empate nos últimos 3 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 07‑05‑2017, num jogo para a Championship, que acabou com a vitória do Cardiff City por (0‑3). Os golos do encontro foram marcados por K. Zohorè (7' ) e J. Bennett (29' e 71' ) para o Cardiff City. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Huddersfield Town

Atualmente na 20ª posição, a equipa da casa não conquistou até ao momento qualquer ponto. Na sua estreia perdeu em casa com o Chelsea por (0‑3). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (6‑1) na visita ao Manchester City. Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas como visitante, com 16 golos marcados e 20 sofridos; contra 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas no seu estádio, com 12 golos marcados e 24 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Huddersfield Town ganhou 3, empatou 1 e perdeu 6. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos.


O Huddersfield entra nesta jornada desmotivado depois de um pesado desaire, por 6-1, na deslocação ao terreno do Manchester City. O conjunto da casa costuma atuar num 4-4-2, privilegiando as transições ofensivas e canalizando o seu ataque através dos corredores laterais. As duas setas apontadas à baliza do “inimigo” serão Sabiri e Mounié, sendo que a referência responsável por conduzir os ataques da sua equipa é inglês Pritchard. É possível que na zona mais central do terreno atuem Haderjonaj, Gorenc-Stankovic, Billing e Pritchard. Uma das melhores valências do clube caseiro é a proteção de um resultado, quando se encontra em vantagem. O técnico David Wagner deverá ter todos os intervenientes à sua disposição para este embate.


Análise do Cardiff City

A equipa visitante está atualmente na 16ª posição, com 1 ponto conquistado. Na sua estreia perdeu fora contra o AFC Bournemouth por (2‑0). Na 2ª jornada, empatou em casa contra o Newcastle United por (0‑0). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas como visitante, com um total de 40 golos marcados e 14 sofridos; contra 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 19 golos marcados e 11 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Cardiff City ganhou 6, empatou 1 e perdeu 3. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.


O Cardiff entra nesta ronda depois de um empate caseiro, a zero, na receção ao Newcastle. O conjunto visitante costuma atuar num 4-3-3, privilegiando as transições ofensivas e canalizando o seu ataque através dos corredores laterais. As três setas apontadas à baliza do “inimigo” serão Zohore, Hoilett e Murphy, sendo que o homem que tem como missão conduzir os ataques do seu conjunto é o médio Harry Arter. O treinador Neil Warnock deverá poder contar com todos os jogadores para esta jornada.




Southampton e Leicester City medem forças no St. Mary's Stadium, num jogo para a 3ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 4 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 13‑12‑2017, num jogo para a Premier League, que acabou com a vitória do Leicester City por (1‑4). Os golos do encontro foram marcados por M. Yoshida (61' ) para o Southampton e por R. Mahrez (11' ), S. Okazaki (32' e 69' ) e A. King (38' ) para o Leicester City. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Southampton apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Southampton

A equipa da casa está atualmente na 13ª posição, com 1 ponto conquistado. Na sua estreia empatou em casa contra o Burnley por (0‑0). Na 2ª jornada, perdeu fora contra o Everton por (2‑1). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante, com 18 golos marcados e 24 sofridos; contra 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 14 golos marcados e 22 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Southampton ganhou 3, empatou 3 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, logo, há processos defensivos que precisam de ser melhorados. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos golos, já que em 32 dos últimos 52 que disputou houve menos de 3 golos.


O Southampton chega a este jogo com uma derrota no terreno do Everton, por 2-1, somando desta forma o segundo encontro seguido sem vencer neste campeonato inglês: o único tento da equipa no jogo foi apontado por Danny Ings. O conjunto orientado por Mark Hughes exibe várias falhas no estilo de jogo, especialmente, no setor defensivo: bolas paradas e transição ataque-defesa. Por defrontar uma equipa que apreciar ter a bola, o Southampton deve se apresentar com uma estratégia mais cautelosa, explorando somente os contra-ataques. Charlie Austin é um dos grandes perigos do Southampton, sendo este muito possante e forte no jogo aéreo. Em dúvida para este jogo estão Vestergaard e Elyounoussi.


Análise do Leicester City

Atualmente na 9ª posição, a equipa visitante conquistou até ao momento 3 pontos. Na 1ª jornada perdeu fora com o Manchester United por (2‑1). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (2‑0) no jogo em casa com o Wolverhampton Wanderers. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 2 empates e 8 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 7 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Leicester City ganhou 4 e perdeu 6. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.


O Leicester parte para este jogo motivado depois de ter somado a primeira vitória na Premier League, ao vencer em casa o Wolverhampton por 2-0: os golos foram assinados por James Maddison e Doherty (autogolo). Neste embate fora de casa, o treinador Claude Puel deve manter a equipa em 4-2-3-1 privilegiando a posse de bola e os ataques organizados através dos corredores: Demarai Gray é um jogador muito rápido e fortíssimo na transição ofensiva. Para este jogo o treinador não pode contar com a sua maior estrela Jamie Vardy devido a castigo. Matty James e Okazaki também são baixas para a deslocação ao terreno do Southampton devido a lesão.





Liverpool e Brighton & Hove Albion medem forças no Anfield, num jogo para a 3ª jornada da Premier League. Nos últimos 3 anos apenas há registo de 2 confrontos diretos entre estas duas equipas: um a 13‑05‑2018, que terminou com a vitória do Liverpool por (4‑0), e o mais recente a 02‑12‑2017, que terminou com a vitória do Liverpool por (1‑5). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Brighton & Hove Albion tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Liverpool

Atualmente na 2ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 6 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao West Ham United por (4‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (0‑2) na visita ao Crystal Palace. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Liverpool regista 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 40 dos seus últimos 60 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 8 dos últimos 10 jogos, desses 8 chegou ao intervalo em vantagem em 6 e conseguiu manter a vantagem até ao final do jogo em 7. Há 1 período em destaque nos últimos 20 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 8 dos seus 17 golos entre os minutos (76'‑90').


O Liverpool entra nesta jornada motivado depois de um triunfo forasteiro, por 0-2, na deslocação à arena do Crystal Palace: Milner e Mané autografaram os “tentos” da vitória. O emblema da casa costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, onde os três homens mais avançados são Firmino, Mané e Salah. Uma das grandes valências do conjunto de Liverpool é a forma como conseguem finalizar as oportunidades que conseguem criar. O técnico Jurgen Klopp não vai poder contar com Oxlade-Chamberlain por se encontrar lesionado.


Análise do Brighton & Hove Albion

A equipa visitante está atualmente na 11ª posição, com 3 pontos conquistados. Na sua estreia perdeu fora contra o Watford por (2‑0). Na 2ª jornada, ganhou em casa contra o Manchester United por (3‑2). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 6 empates e 8 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Brighton & Hove Albion empatou 4 e perdeu 6. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que a sua defesa necessita de melhorar, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos.


O Brighton entra nesta jornada motivado depois de um triunfo caseiro, por 3-2, na receção ao Manchester United: Murray, Duffy e Gross carimbaram os “tentos” da vitória. O emblema visitante costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Um dos pontos fortes do conjunto forasteiro é a forma como conseguem concretizar os livres diretos. De salientar que o Brighton apresenta muitas dificuldades na finalização das oportunidades que consegue criar. O técnico visitante não deverá poder contar com Saltor, Izquierdo, Andone e Steele por se encontrarem lesionados.






Watford e Crystal Palace medem forças no Vicarage Road Stadium, num jogo para a 3ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 3 jogos ganhou 1 e empatou 2. No entanto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 21‑04‑2018, não foi além de um empate por (0‑0). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Watford

Atualmente na 4ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 6 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Brighton & Hove Albion por (2‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (1‑3) na visita ao Burnley. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Watford ganhou 5, empatou 4 e perdeu 1. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.


O Watford entra nesta jornada motivado depois de um triunfo forasteiro, por 1-3, na deslocação ao terreno do Burnley: Gray, Deeney e Hughes carimbaram os “tentos” da vitória. O emblema da casa costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Um dos pontos fortes do conjunto caseiro é a forma como conseguem reagir a uma situação de desvantagem. O técnico do Watford não vai poder contar com Wilmot, Deulofeu, Cleverley, Chalobah, Okaka e Kaboul por se encontrarem lesionados.


Análise do Crystal Palace

Atualmente na 10ª posição, a equipa visitante conquistou até ao momento 3 pontos. Na 1ª jornada conseguiu ganhar fora ao Fulham por (0‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (0‑2) no jogo em casa com o Liverpool. Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Crystal Palace ganhou 7 e empatou 3. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos.


O Crystal Palace entra nesta jornada desmotivado depois de uma derrota caseira, por 0-2, na receção ao Liverpool. O emblema visitante costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Neste desenho, os dois homens responsáveis por lançar o pânico na defensiva adversária são Zaha e Benteke. O técnico do Crystal Palace não vai poder contar com Connor Wickham, Jason Puncheon e Scott Dann por se encontrarem lesionados.





Fulham e Burnley enfrentam‑se no Craven Cottage, num encontro para a 3ª jornada da Premier League. Nos últimos 3 anos apenas há registo de 2 confrontos diretos entre estas duas equipas: um a 08‑03‑2016, que terminou com a vitória do Burnley por (2‑3), e o mais recente a 03‑11‑2015, que terminou com a vitória do Burnley por (3‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Burnley tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Fulham

A equipa da casa está atualmente na 18ª posição, sem qualquer ponto conquistado. Na sua estreia perdeu em casa contra o Crystal Palace por (0‑2). Na 2ª jornada, perdeu fora contra o Tottenham Hotspur por (3‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Fulham regista 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos.


Para esta jornada o Fulham, equipe recém-promovida à Primeira Divisão do Campeonato Inglês, chega para esta partida com algumas dificuldades, ou seja, perdeu as duas partidas iniciais na competição. Neste confronto dentro dos seus domínios é esperado que o técnico S. Jokanović opte pelo 4-3-3, visando consistência defensiva e os ataques também pelos corredores. Neste desenho destacamos R. Sessegnon, A. Schürrle e o avançado A. Mitrović, todos devendo ocupar as três posições mais adiantadas. Por outro lado, o destaque deste plantel fica por conta deste último jogador mencionado com um golo neste início de temporada. Nesta partida o técnico não conta com Alfie Mawson, lesionado.


Análise do Burnley

Atualmente na 15ª posição, a equipa visitante conquistou até ao momento 1 ponto. Na 1ª jornada empatou fora com o Southampton por (0‑0). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (1‑3) no jogo em casa com o Watford. Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas como visitante; contra 2 vitórias, 6 empates e 7 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Europa League, perdeu com o Olympiakos fora por (3‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Burnley ganhou 4, empatou 4 e perdeu 2.


Com um início ligeiramente superior, o Burnley, tal como o adversário, ainda procura a primeira vitória na competição depois de empatar um jogo e perder também um. Para esta jornada é esperado que o técnico S. Dyche opte pelo 4-4-2, visando consistência defensiva e os ataques através dos flancos. Neste desenho destacamos J. Hendrick e C. Wood, ambos devendo ocupar as duas posições mais adiantadas. Já o destaque deste elenco fica por conta do defensor J. Tarkowski com um golo marcado neste inicio de temporada. Para este confronto o técnico não conta com Steven Defour e Nick Pope, ambos lesionados.






Newcastle United e Chelsea enfrentam‑se no St. James' Park, num encontro para a 3ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 4 jogos ganhou 3 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 13‑05‑2018, o Newcastle United ganhou por (3‑0). Os golos do Newcastle United foram marcados por D. Gayle (23' ) e Ayoze Pérez (59' e 63' ). É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Newcastle United apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Newcastle United

Atualmente na 12ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 1 ponto. Na sua estreia perdeu em casa com o Tottenham Hotspur por (1‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi um empate por (0‑0) na visita ao Cardiff City. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas como visitante, com 12 golos marcados e 22 sofridos; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 18 golos marcados e 13 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Newcastle United regista 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.


O Newcastle é um clube que já foi quatro vezes campeão da Barclays Premier League (Campeonato Inglês), no entanto a sua última conquista foi na longínqua época de 1926/27. Além disso o Newcastle venceu seis Taças FA e uma Super Taça de Inglaterra. Se analisarmos a época 2017/18 da Barclays Premier League, vemos que o Newcastle terminou no décimo lugar, já em 2018, em nove jogos em casa, o Newcastle marcou golos em oito dos nove jogos, mostrando uma postura mais ofensiva, e conseguiu mesmo vencer o próprio Chelsea por 3-0, portanto podemos esperar que o Newcastle consiga marcar pelo menos um golo neste jogo.


Análise do Chelsea

A equipa visitante está atualmente na 2ª posição, com 6 pontos conquistados. Na sua estreia ganhou fora contra o Huddersfield Town por (0‑3). Na 2ª jornada, ganhou em casa contra o Arsenal por (3‑2). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Chelsea ganhou 6 e perdeu 4. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 4 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.


O Chelsea é um clube que já foi seis vezes campeão da Barclays Premier League (Campeonato Inglês), a última dessas conquistas foi em 2016/17. O Chelsea tem oito Taças FA, a última delas conquistada na época passada, 2017/18, além disso o Chelsea tem cinco Taças da Liga e quatro Super Taças de Inglaterra. Como títulos internacionais o Chelsea possui uma Super Taça da UEFA 1998/99, uma Liga dos Campeões da UEFA 2011/12 e uma Liga Europa 2012/13. Ao analisarmos a época 2017/18 da Barclays Premier League, vemos que o Chelsea terminou em quinto lugar, conquistando um lugar na Liga Europa 2018/19. Verificamos que nos últimos jogos fora de casa na última época da Premier League, já em 2018, oito dos últimos dez jogos do Chelsea tiveram mais de 1.5 golos.






Análise estatística:
Manchester United e Tottenham Hotspur enfrentam‑se no Old Trafford, num encontro para a 3ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 4 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 28‑10‑2017, o Manchester United ganhou por (1‑0). A. Martial (81' ) marcou o único golo do jogo. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Manchester United apresenta resultados diferentes em casa e fora.

Análise do Manchester United

Atualmente na 9ª posição, a equipa da casa conquistou até ao momento 3 pontos. Na sua estreia conseguiu ganhar em casa ao Leicester City por (2‑1). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma derrota por (3‑2) na visita ao Brighton & Hove Albion. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Manchester United regista 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 7 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.

Análise do Tottenham Hotspur

Atualmente na 5ª posição, a equipa visitante conquistou até ao momento 6 pontos. Na 1ª jornada conseguiu ganhar fora ao Newcastle United por (1‑2). Na jornada seguinte, o resultado final foi uma vitória por (3‑1) no jogo em casa com o Fulham. Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas como visitante, com um total de 30 golos marcados e 21 sofridos; contra 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas no seu estádio, com um total de 35 golos marcados e 12 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Tottenham Hotspur ganhou 5, empatou 1 e perdeu 4. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 6 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 3.