sexta-feira, 9 de novembro de 2018

J09 - "Estancovic" (CARLOS F AMARAL) 71 pts


J09 - Resultados Finais




Benfica aos trambolhões


Liga: a análise da 9.ª jornada


O trambolhão do Benfica em casa diante do Moreirense é obviamente a nota de destaque da nona jornada da Liga. Não só pela surpresa do resultado, mas também pelo facto da equipa de Rui Vitória voltar a perder pontos, pela segunda ronda consecutiva, para os restantes quatro primeiros classificados.


Se na jornada anterior a diferença dos líderes para o quinto classificado era de apenas de dois pontos, agora diferença dobrou para quatro, com Sporting e Rio Ave a ultrapassarem a equipa da Luz na nova hierarquia classificativa. FC Porto e Sp. Braga continuam, assim, de mãos dadas no topo da classificação, pelo menos, por mais uma semana, uma vez que para a próxima ronda está prevista uma cimeira de líderes no Dragão.

Foi mesmo esse grande trambolhão que abriu a ronda na passada sexta-feira. O Benfica estava a apenas um ponto do topo e ansioso por regressar às vitórias, depois de já ter perdido sucessivamente com o Ajax (0-1) e com o Belenenses (0-2).



Rui Vitória nunca tinha perdido mais de três jogos consecutivos e, além disso, voltava a jogar em casa e Jonas voltava a ser titular. A confiança era, por isso, grande e um golo do brasileiro, logo aos 2 minutos, com assistência do também bem-amado João Félix, reforçava essa convicção. Ainda as bancadas estavam em festa quando, três minutos depois, Chiquinho, formado no Benfica, provocou o primeiro momento de apreensão ao empatar o jogo.


O Benfica largou-se de amarras e foi com tudo à procura de nova vantagem, mas até ao intervalo consentiu mais dois golos, o segundo marcado por outro ex-benfiquista, Pedro Nuno, aos 15 minutos, e o terceiro por Loum, aos 35.

Ainda havia toda uma segunda parte para recuperar, mas a espiral era mesmo negativa e até ao final, além de muitos assobios, Jardel foi expulso por agressão. O jogo acabou com lenços brancos e pedidos de demissão. Há oito anos que o Benfica não consentia três derrotas consecutivas.


Otávio embala FC Porto


No dia seguinte, no sábado, era a vez do FC Porto entrar em campo, mais precisamente no Caldeirão dos Barreiros, para defrontar o Marítimo. O campeão tinha no horizonte a possibilidade de reforçar a liderança, mas demorou a encontrar o caminho para a baliza de Amir. Depois de uma primeira parte sem golos, a apreensão cresceu quando Marega desperdiçou uma grande penalidade aos 64 minutos.


Foi nessa altura que Sérgio Conceição decidiu prescindir de Maxi Pereira para lançar Otávio. Três minutos depois o brasileiro abria o marcador e, mais três minutos, fazia a assistência para Marega redimir-se do penalti falhado. O campeão estava, assim, sozinho no topo da classificação, mas o Sp. Braga ainda tinha uma palavra a dizer no domingo.



Sporting volta a vencer fora três meses depois


Antes do Sp. Braga, foi a vez do Sporting órfão de José Peseiro, sob o leme de Tiago Fernandes, jogar nos Açores, diante da equipa sensação desta Liga, o Santa Clara. O treinador interino procurou desde logo inovar, com a equipa a entrar em campo distribuída num 4x4x2, mas não correu bem. Primeiro, Battaglia lesionou-se com gravidade, logo a seguir o Santa Clara adiantou-se no marcador com um golo de Zé Manuel. Ao intervalo, os leões perdiam por 0-1.


Tiago Fernandes emendou a mão e recuperou o 4x2x3x1 do seu antecessor, prescindindo de Diaby para lançar Jovane. Os leões acabaram por virar o jogo. Bas Dost arrancou uma grande penalidade e converteu-a no empate. Logo a seguir Patrick foi expulso e Acuña marcou de cabeça (!) o golo da vitória.

Ao fim de três meses, o Sporting voltava a vencer fora. Mais importante, apesar da crise e da chicotada, os leões ultrapassaram o Benfica e, temporariamente o Sp. Braga, seguindo a apenas dois pontos do FC Porto.



Sp. Braga: mais dois golos de Dyego Sousa

 Mas a vantagem do Sporting sobre o Sp. Braga durou apenas algumas horas. Os minhotos, que na ronda anterior, tinham perdido pontos diante do rival Vitória de Guimarães (1-1), recebiam o outro Vitória, o de Setúbal, com a obrigação de ganhar para voltarem ao topo.

Os sadinos ainda ofereceram réplica e anularam o primeiro golo de Dyego Sousa, com um golo de Éber Bessa, mas já não conseguiram anular o segundo do brasileiro, o sétimo na Liga, onze na temporada.


Bastaram, assim, 45 minutos, para a equipa de Abel voltar a colar-se ao FC Porto quando falta uma semana para a tal cimeira de líderes. Mais do que isso. O Sp. Braga continua a alongar o melhor arranque de sempre, somando já catorze jogos, em todas as competições, sem conhecer a derrota: 9 triunfos e 5 empates.

Rio Ave falha ataque ao pódio, Nacional afunda-se

A fazer um campeonato sensacional, o Rio Ave entrou em campo na receção ao Nacional com a possibilidade de chegar ao pódio, em caso de vitória.

E a verdade é que essa possibilidade pareceu muito provável até bem perto do final da partida. A cerca de 10 minutos do fim a equipa de José Gomes vencia por 3-1, mas dois golos nos últimos instantes, valeram o precioso empate ao Nacional, impedindo que os vilacondenses ultrapassassem o Sporting na classificação.

Por outro lado, se o ponto conquistado pela equipa de Costinha no Estádio dos Arcos podia parecer um resultado positivo, o jogo de encerramento da jornada trouxe más notícias do Marão.

É que coma vitória do Desp. Aves em Trás-os-Montes, a lanterna-vermelha fica na posse do Nacional, que soma apenas seis pontos até ao momento.

A equipa de José Mota conquistou a primeira vitória longe da Vila das Aves e apanhou o Desp. Chaves na classificação, passando a somar os mesmo sete pontos do adversário desta ronda.

Maus sinais para Daniel Ramos que, depois do empate com o Benfica, viu a sua equipa somar três derrotas consecutivas e afundar-se na tabela classificativa, terminando a 9.ª jornada abaixo da linha de água.



Classificação Geral após a 9ª Jornada da Liga NOS




A Lista dos Goleadores após a J09









Foram quatro os jogadores que atingiram os 11 pontos nesta jornada 9, mas tínhamos de escolher um. Com um preço de 5.5M e estando em 0% das equipas, a escolha recaiu em Arsénio, do Moreirense. O médio dos cónegos foi fundamental para o surpreendente triunfo no terreno do Benfica. Apesar de não ter marcado nenhum, Arsénio assistiu para os três tentos da equipa minhota!



Além do rei da assistência, os outros craques da jornada foram os goleadores Dyego Sousa, do Braga, e Carlos Vinícius, do Rio Ave, e ainda o extremo do Tondela Jhon Murillo.
O Boavista, que não foi além de um empate a zeros com o Vitória SC, é a única equipa a colocar dois jogadores, o guardião Helton e o central Gonçalo Cardoso. Do mesmo jogo, o vitoriano Sacko também marca presença nesta defensiva da semana, completada por Mama Baldé, do Aves, que marcou no triunfo no campo do Chaves.

Falta só referir os três médios que completam a Dream Team e todos eles fizeram o gosto ao pé: Witi, o herói do empate do Nacional em Vila do Conde; Éber Bessa, cujo golo não chegou para impedir a derrota em Braga; e Otávio, que saltou do banco para dar a vitória ao FC Porto nos Barreiros.

O Treinador mais pontuado da J09 foi... CARLOS FILIPE AMARAL ou simplesmente... "CAXOLI" prós amigocom 71 pts


Tabela Completa dos Players e respectivo desempenho nesta Jornada




A Crónica do... ESPECIALISTA TUGA!

Ora Boas! Primeira semana do mês de Novembro já passou!
E CARLOS FILIPE ESTANCOVIC surpreendeu tudo e todos... ao assumir o comando do mês de Novembro com 71 pontos!

Ja o Chamam de Rui Vitoria ganhador. Incrível! A 2° posição é ocupada por BRUNO ANTUNES com 70 pontos! A 1 da liderança do mês!

O 3 ° lugar, com os mesmos pontos que ANTUNES é ocupado por ROBERTO PINHO. Tudo muito renhido este mês!!!



Hehe Na Classificação Geral, PAULO GOMES cimenta a posição ganhando pontos para o o 2 ° lugar! O líder ocupa assim o 1° posto com 553 pontos! Este gajo não cai??? Humm.. São mt fraquinhos.

O 2° lugar é MOLDES CITY que agora com 520 pontos, se encontra a 32 pontos da liderança.

Em 3° lugar PEDRO OLIVEIRA com 516 pontos!



Que assim continua a subir aos poucos na Classificação Geral!

Em 4° lugar vai ANTONIO MATOS, com 509 pontos, que desce 1 lugar! A finalizar o top 5, FÁBIO GARRIDO com 502 pontos!

A desilusão da jornada vai para ASES DA ALAMEDA, que graças à sua mísera pontuação, caiu do seu lugar no pódio!
O destaque da jornada vai para ESTANCOVIC que graças a sua excelente pontuação semanal, subiu alguns lugares.


Cumprimentos,
                                            Escriturário Secreto




A PRÓXIMA JORNADA TERÁ O SEGUINTE QUADRO DE JOGOS:


Bora lá, ajustar a equipa. Grande Abraço. LUMEEEE!



Antevisão da Jornada 10




O prato forte desta jornada é, claro, o duelo de líderes entre FC Porto e SC Braga. A liderança bicéfala tem fortes probabilidades de se desfazer: ou porque um ganha, ou porque empatam e o Sporting se junta (em caso de vitória). Mas ainda há um dérbi da Madeira, com o Marítimo a visitar a Choupana, apimentado pelo mau momento que vivem os dois clubes. E, claro, há a curiosidade de ver como reage o Benfica à crise.

Moreirense FC vs Portimonense

Sexta 9, 19h00
Depois da fantástica vitória no Estádio da Luz, o Moreirense ascendeu a um óptimo 7.º lugar. De regresso a casa, os cónegos recebem o Portimonense, que ainda só venceu uma vez fora de casa. O histórico entre os dois clubes é favorável ao Moreirense, embora na época passada — a única em que estiveram juntos na Primeira Liga — tenha havido empate em Moreira de Cónegos e triunfo do Portimonense no Algarve. Face ao momento em que chega, talvez haja ligeiro favoritismo para os da casa.


Moreirense e Portimonense medem forças no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Fr, num jogo para a 10ª jornada da Primeira Liga. Nos últimos 3 anos apenas há registo de 2 confrontos diretos entre estas duas equipas: um a 31‑03‑2018, que terminou com a vitória do Portimonense por (4‑3), e o mais recente a 04‑11‑2017, que terminou com um empate por (1‑1).


Análise do Moreirense

Depois de 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, a equipa da casa está na 7ª posição, tendo conquistado 13 pontos. No último jogo, ganhou ao Benfica fora por (1‑3), depois de no jogo anterior ter ganho (1‑0) em casa, num jogo contra o Marítimo. Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Moreirense regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, pelo que conquistou 7 pontos em 12 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 9 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Nos 9 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo.



O Moreirense entra nesta partida motivado depois de um triunfo forasteiro, por 1-3, na visita ao terreno do Benfica: Chiquinho, Pedro Nuno e Ndiaye carimbaram os “tentos” da vitória. De salientar que o clube da casa está a atravessar um período excelente, já que vem de três vitórias consecutivas. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem finalizar as oportunidades de que dispõe. Por atuar dentro de portas, adivinha-se que o Moreirense não procure outro resultado que não os três pontos. O técnico Ivo Vieira não vai poder contar com Aouacheria e Halliche por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Jhonatan, M. Aberhoune, A. D'Alberto, Ivanildo Fernandes, Ruben Lima, Chiquinho, Pedro Nuno, M. Ndiaye, Fabio Pacheco, Nenê, Arsénio.


Análise do Portimonense

Depois de 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, a equipa visitante está na 11ª posição, tendo conquistado 11 pontos. No último jogo, empatou com o Belenenses em casa por (1‑1), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Nacional, por (0‑1). Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Portimonense regista 1 vitória e 3 derrotas, pelo que conquistou 3 pontos em 12 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição. Em 9 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.



O Portimonense entra nesta atuação depois de um empate caseiro, a uma bola, na receção ao Belenenses. Contrariamente ao “inimigo” desta ronda, o Portimonense costuma utilizar uma disposição tática em 4-3-3, dando importância a um estilo de jogo mais rápido e de constantes transições. O cérebro da equipa forasteira é o brasileiro Paulinho, jogador responsável por definir e conduzir as investidas do seu conjunto. Ao que tudo indica o treinador dos visitantes não vai poder contar com Marcel, Lazaroni, Jadson e Jubal por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Leonardo, Lucas, Tormena, Ruben Fernandes, Wilson Manafá, Lucas Fernandes, Bruno Tabata, Pedro Sá, Paulinho, J. Martínez, S. Nakajima.





Vitória FC vs CD Feirense

Sexta 9, 21h15
Sem surpresa, o Vitória FC perdeu em Braga, embora tenha dado uma resposta positiva. A equipa de Lito Vidigal regressa a Setúbal para receber um Feirense em mau momento. Os fogaceiros encaixaram quatro golo do Tondela, destruindo assim a marca de melhor defesa da Liga. Sem vencer há sete jornadas, a equipa de Nuno Manta precisa de um triunfo com urgência. Desde que o Feirense regressou à Primeira Liga, nunca perdeu com o Vitória! Nas últimas duas épocas, ganharam em Setúbal.

Vitória de Setúbal e Feirense enfrentam‑se no Estádio do Bonfim, num encontro para a 10ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 4 jogos ganhou 3 e empatou 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 28‑04‑2018, terminou com a vitória do Feirense por (0‑2). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Vitória de Setúbal

A equipa da casa está atualmente na 9ª posição, com 11 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Tondela por (1‑2). No último, perdeu fora contra o Braga por (2‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante, com 23 golos marcados e 29 sofridos; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 21 golos marcados e 13 sofridos. Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Vitória de Setúbal regista 2 vitórias e 2 derrotas, pelo que conquistou 6 pontos em 12 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 9 jogos para esta competição. Em 9 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.



O Vitória de Setúbal entra neste embate depois de um desaire forasteiro, por 2-1, na deslocação ao terreno do Braga: o único golo da equipa foi assinado por Éber Bessa. O clube sadino está consciente da falta de qualidade do adversário desta ronda, e por essa razão, adivinha-se que entre no encontro confiante e à procura do golo desde o apito inicial. Antevê-se que o avançado escolhido pelo técnico Lito Vidigal para esta partida seja Cádiz, contudo, o melhor marcador da equipa é Hildeberto com 3 golos assinados. O treinador dos caseiros não vai poder contar com Cristiano e André Sousa por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Joel Castro, Dankler, Mano, Vasco Fernandes, Nuno Pinto, Nuno Valente, Éber, Semedo, M. Agu, Frédéric Mendy, Alex.

Treinador: Lito Vidigal.




Análise do Feirense

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, a equipa visitante está na 14ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, perdeu com o Tondela em casa por (2‑4), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Porto, por (2‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas como visitante, com um total de 9 golos marcados e 20 sofridos; contra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 22 golos marcados e 16 sofridos. Para o campeonato, o Feirense conquistou 3 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória e 3 derrotas nos últimos 4 jogos que disputou como visitante. 



Para esta competição, não ganha há 7 jogos. Esta é uma equipa que marca poucas vezes primeiro: apenas abriu o marcador em 2 dos seus últimos 9 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Em 9 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.



O Feirense entra nesta jornada desmotivado depois de um desaire caseiro, por 2-4, na receção ao Tondela: Edinho e João Silva fizeram os tentos da equipa. O clube visitante costuma atuar num sistema tático em 4-2-3-1, privilegiando as transições rápidas. Neste desenho, os três intervenientes responsáveis por lançar o pânico na área adversária são Luís Machado, Sturgeon e Edinho. Tiago Silva é o cérebro da equipa, sendo que este jogador é responsável para definir e conduzir as investidas ofensivas do conjunto forasteiro. O técnico Nuno Manta Santos não pode contar com os lesionados Crivellaro e Diogo Almeida. 

Onze titular confirmado: Caio Secco, A. Briseño , Bruno Nascimento, Vítor Bruno, B. Gómez, Tiago Silva, Cris, Babanco, Edinho, Paraiba, Sturgeon.

Treinador: Nuno Santos.







Belenenses vs Boavista FC

Sábado 10, 15h30
Os três pontos que separam Belenenses e Boavista podem ditar que terminem a jornada em igualdade, caso os axadrezados vençam no Jamor. Duas equipas que têm demonstrado alguma irregularidade, tanto a nível de resultados como exibicional, deverão proporcionar um jogo equilibrado. Os azuis são os reis do empate, somando já cinco, mas só um foi em casa. O histórico entre ambos é equilibrado, com ligeira vantagem do Belenenses (43 vitórias azuis, contra 39 axadrezadas).



Belenenses e Boavista enfrentam‑se no Estádio Nacional, num encontro para a 10ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes entre as duas equipas não podia ser mais equilibrado, já que houve 3 empates e 3 vitórias para cada equipa das últimas 9 vezes que se encontraram. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 12‑05‑2018, terminou com a vitória do Boavista por (1‑0). A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 10º e 14º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 16º classificado em jogos em casa e o 12º como visitante.






Análise do Belenenses

Depois de 2 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, a equipa da casa está na 10ª posição, tendo conquistado 11 pontos. No último jogo, empatou com o Portimonense fora por (1‑1), depois de no jogo anterior ter ganho (2‑0) em casa, num jogo contra o Benfica. Curiosamente, esta é uma equipa que tem conseguido melhores resultados fora do que em casa, pois conquistou 7 pontos como visitante e apenas 4 no seu estádio. Para o campeonato, o Belenenses conquistou 4 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 4 jogos que disputou no seu estádio.



O Belenenses entra nesta partida depois de um empate forasteiro, a uma bola, na deslocação à arena do Portimonense. De salientar que o clube da casa parece estar a atravessar um mau período em casa, já que venceu apenas um dos últimos quatro jogos. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem finalizar as oportunidades de que dispõe. Antevê-se que o técnico Silas opte por atuar num sistema tático em 4-3-3, onde os três homens mais avançados são Licá, Keita e Fredy. São três as ausências esperadas para este embate, por lesão: Sagna, Tiago Caeiro e Tandjigora. 

Onze titular confirmado: Muriel, Reinildo, V. Sasso, Jonatan, Eduardo Henrique, Nuno Coelho, André Santos, A. Keita, Diogo Viana, Fredy, Licá.

Treinador: Silas.




Análise do Boavista

A equipa visitante está atualmente na 14ª posição, com 8 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Sporting por (3‑0). No último jogo, empatou em casa contra o Guimarães por (0‑0). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, conquista praticamente os mesmos pontos em casa e fora, com 2 golos marcados e 4 golos sofridos em casa, contra 6 golos marcados e 10 sofridos como visitante. Para o campeonato, o Boavista conquistou 4 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. 



Para esta competição, não ganha como visitante há 4 jogos. Em 9 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.



O Boavista entra neste embate depois de um empate caseiro, a zero, na receção ao Vitória de Guimarães. O conjunto visitante apresenta menos argumentos individuais para esta partida, ou seja, atuando fora de portas, poderá recuar as suas linhas para evitar sofrer o primeiro golo. O Boavista costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, onde a zona do meio campo é povoada por Fábio Espinho, Rafael Costa e Obiora. A equipa visitante terá de ter muito cuidado com os contra-ataques do “inimigo”, sendo que uma das suas grandes dificuldades costuma ser defender as transições rápidas dos adversários. O técnico Jorge Simão não deverá poder contar com Njie e Gabriel Nunes por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Helton Leite, Talocha, Neris, Gonçalo Cardoso, Carraça, Fábio Espinho, N. Obiora, David Simão, Rochinha, Rafael Lopes, André Claro.

Treinador: Jorge Simão.






CD Aves vs Rio Ave FC

Sábado 10, 15h30


Depois de regressar, finalmente, às vitórias, com um triunfo em Chaves, o Aves tem agora mais um adversário complicado. O Rio Ave não foi além de um empate caseiro com o Nacional, mas o ponto amealhado chegou para que os vila-condenses ultrapassassem o Benfica na classificação. Com duas equipas que atacam melhor do que defendem, este pode ser um jogo com muitos golos. As duas equipas já se defrontaram no mês passado, para a Taça da Liga, e o Aves venceu com uns convincentes 3–0. O Rio Ave agora quer a vingança.


Aves e Rio Ave enfrentam‑se no Estádio Clube Desportivo das Aves, num encontro para a 10ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos directos recentes é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota nos últimos 6 jogos. O último confronto directo entre estas duas equipas, a 13‑10‑2018, terminou com a vitória do Aves por (3‑0). Neste encontro o factor casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Aves

A equipa da casa está actualmente na 16ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 6 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Santa Clara por (1‑2). No último, ganhou fora contra o Chaves por (1‑2). Esta é uma equipa afectada pelo factor casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 1 empate e 11 derrotas como visitante, com 11 golos marcados e 24 sofridos; contra 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 21 golos marcados e 20 sofridos. Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Aves regista 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 4 pontos em 12 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 9 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 6 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 7 jogos em casa para todas as competições há 2 períodos que se destacam: marcou 4 dos seus 11 golos entre os minutos (76'‑90'); sofreu 3 dos seus 7 golos entre os minutos (16'‑30').



O Aves entra neste jogo motivado depois de um triunfo forasteiro, por 1-2, na deslocação ao terreno do Chaves: Baldé e Amilton carimbaram os golos da vitória. O treinador caseiro deverá atuar num tradicional 4-3-3, onde os três jogadores mais avançados serão Mama Baldé, Nildo Petrolina e Amilton. O interveniente responsável por definir e conduzir as investidas ofensivas do seu conjunto é o médio campista paraguaio Luis Fariña. Adivinha-se que o Aves utilize, maioritariamente, o corredor esquerdo para criar perigo, com o objectivo de aproveitar a profundidade oferecida pelo defesa lateral Nélson Lenho. O treinador José Mota não deverá poder contar com Bura por se encontrar lesionado. 

Onze titular confirmado: André Ferreira, Diego Galo, Rodrigo Alves, Ponck, Nelson Lenho, I. El Adoua, Nildo Petrolina, L. Fariña, Claudio Falcão, Amilton, Derley.

Treinador: José Mota.




Análise do Rio Ave

A equipa visitante está atualmente na 4ª posição, com 18 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 3 empates e 1 derrota. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Chaves por (1‑0). No último jogo, empatou em casa contra o Nacional por (3‑3). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas como visitante; contra 10 vitórias e 5 empates no seu estádio. O último jogo como visitante foi para Taça de Portugal Taça de Portugal e terminou com uma vitória por (1‑5) frente ao Torreense. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Rio Ave regista 1 vitória, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 5 pontos em 12 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 9 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição.



O Rio Ave entra neste encontro depois de um empate caseiro, a três bolas, na receção ao Nacional. Tal como o “inimigo” desta jornada, o Rio Ave costuma atuar num 4-3-3, focando-se mais num estilo de jogo de constantes transições, conduzindo as suas investidas de ataque, principalmente, através dos corredores laterais. Neste desenho, os homens que costumam ocupar as posições mais avançadas são Galeno, Fábio Coentrão e Carlos Vinícius. O treinador José Gomes não vai poder contar com Joca, Nuno Santos e Makaridze por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Leonardo, T. Borevković, Nadjack, Jonathan Buatu, Matheus Reis, Fábio Coentrão, Carlos, Diego Lopes, João Schmidt, Tarantini, Galeno.




CD Nacional vs Marítimo M

Sábado 10, 18h00
Depois do interregno da época passada, em que o Nacional esteve na Segunda Liga, está de regresso o dérbi da Madeira. As duas equipas estão em mal, o que pode acrescentar emotividade a este confronto. O Nacional é mesmo último classificado e perdeu todos os quatro jogos realizados na Choupana. O Marítimo vem com um ciclo horrível de quatro derrotas seguidas na Liga. O histórico é favorável ao Marítimo, mas nos últimos cinco confrontos só venceram uma vez, com dois triunfos para o Nacional.
Nacional e Marítimo enfrentam‑se no Estádio da Madeira, num encontro para a 10ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 4 vitórias nos últimos 4 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 16‑09‑2016, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Nacional por (2‑0). Os golos do encontro foram marcados por Salvador Agra (31' ) e Fábio China (90' Autogolo) para o Nacional. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Marítimo apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise do Nacional

A equipa da casa está atualmente na 18ª posição, com 6 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 3 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Portimonense por (0‑1). No último, empatou fora contra o Rio Ave por (3‑3). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 6 empates e 3 derrotas como visitante, com 25 golos marcados e 25 sofridos; contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 24 golos marcados e 21 sofridos. 



Nesta prova, perdeu os últimos 4 jogos que disputou em casa. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 15 em 22 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Esta é uma equipa que tem apresentado dificuldades em abrir o marcador e que só conseguiu marcar o primeiro golo uma vez nos últimos 9 jogos para a Primeira Liga. Em 9 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 7 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 3 dos seus 6 golos entre os minutos (0'‑15').



O Nacional entra neste jogo depois de um empate forasteiro, a três bolas, na visita ao terreno do Rio Ave. O clube da casa costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, onde as três peças mais avançadas são Hamzaoui, Gorré e Camanho. Duas das grandes lacunas da equipa caseira são a finalização das oportunidades de golo e a defesa de ataques do “inimigo” provenientes dos corredores laterais. O treinador da casa deverá ter todos os intervenientes para esta partida. 
Onze titular confirmado: Daniel, Felipe Lopes, Kalindi, Julio, Nuno Campos, Vítor Gonçalves, Sérgio Marakis, Jota, O. Hamzaoui, João Camacho, Witi.

Treinador: Costinha.




Análise do Marítimo

Depois de 3 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, a equipa visitante está na 12ª posição, tendo conquistado 10 pontos. No último jogo, perdeu com o Porto em casa por (0‑2), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Moreirense, por (1‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas como visitante, com um total de 10 golos marcados e 30 sofridos; contra 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas no seu estádio, com um total de 22 golos marcados e 14 sofridos. Para o campeonato, o Marítimo conquistou 3 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória e 3 derrotas nos últimos 4 jogos que disputou como visitante. 



Nesta competição, perdeu os últimos 4 jogos e não ganhou nenhum dos últimos 5 que disputou. Esta é uma equipa que marca poucas vezes primeiro: apenas abriu o marcador em 2 dos seus últimos 9 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Em 9 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.



O Marítimo entra neste encontro desmotivado depois de um desaire caseiro, por 0-2, na receção ao Porto. É possível que o técnico dos visitantes volte a atuar num 5-4-1, onde o interveniente mais avançado é Joel Tagueu. O Marítimo costuma atacar pelo corredor central tentando, muitas vezes, colocar a bola nas costas da defensiva adversária, através de passes mais longos. De salientar que a grande lacuna do Marítimo é a forma ineficaz como defendem as transições rápidas do “inimigo”. O treinador Cláudio Braga não vai poder contar com Rúben e Danny, o primeiro por lesão e o segundo por castigo. 
Onze titular confirmado: A. Abedzadeh, Zainadine Junior, Bebeto, Lucas Áfrico, Fábio China , Jean Cleber, J. Vuković, Fabricio Baiano, Joel, Edgar Costa, L. Barrera.



FC Porto vs SC Braga

Sábado 10, 20h30
O jogo grande da jornada 10 é o duelo da liderança, entre FC Porto e Braga. Em igualdade pontual, quem perder pode ser ultrapassado pelo Sporting e alcançado pelo Rio Ave. A equipa de Abel é a única que ainda não perdeu na Liga e esta visita ao Dragão vai ser o maior teste de fogo até agora. O Porto vem de um triunfo importante na Champions e está moralizado para ficar, finalmente, isolado na liderança da Liga. Os dragões são favoritos, mas é proibido facilitar neste jogo.

Porto e Braga enfrentam‑se no Estádio Do Dragão, num encontro para a 10ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 4 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 03‑02‑2018, o Porto ganhou por (3‑1). Os golos do jogo foram marcados por Sérgio Oliveira (13' ), D. Reyes (38' ) e V. Aboubakar (73' ) para o Porto e por Raúl Silva (31' ) para o Braga. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Porto apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Porto

Depois de 7 vitórias e 2 derrotas, a equipa da casa está na 1ª posição, tendo conquistado 21 pontos. No último jogo, ganhou ao Marítimo fora por (0‑2), depois de no jogo anterior ter ganho (2‑0) em casa, num jogo contra o Feirense. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas como visitante; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória em casa com o Lokomotiv Moscou por (4‑1). Para o campeonato, o Porto conquistou 12 pontos em 15 possíveis, depois de 4 vitórias e 1 derrota nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 8 dos seus últimos 9 jogos para a Primeira Liga, desses 8 chegou ao intervalo em vantagem em 6 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 7.


O FC Porto entra neste embate depois de um triunfo em casa, por 4-1, na receção ao Lokomotiv Moscovo, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. No último jogo para o campeonato, os portistas venceram o Marítimo por 0-2. O clube portista está consciente que o adversário desta ronda tem qualidade, e por essa razão, adivinha-se que entre no encontro de forma cautelosa. Antevê-se que os avançados escolhidos pelo técnico Sérgio Conceição para esta partida sejam Marega e Tiquinho Soares, sendo o primeiro um dos melhores marcadores com 3 golos assinados. O treinador dos caseiros não vai poder contar com Aboubakar por se encontrar lesionado. 

Onze titular confirmado: Casillas, Éder Militão, M. Pereira, Felipe, Alex Telles, Danilo Pereira, Óliver Torres, M. Marega, Tiquinho, Jesús Corona, Y. Brahimi.

Treinador: Sérgio Conceição.


Análise do Braga

Depois de 6 vitórias e 3 empates, a equipa visitante está na 2ª posição, tendo conquistado 21 pontos. No último jogo, ganhou ao Vitória de Setúbal em casa por (2‑1), depois de no jogo anterior ter empatado fora, num jogo contra o Guimarães, por (1‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 5 empates e 1 derrota como visitante; contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota no seu estádio. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Braga regista 2 vitórias e 2 empates, pelo que conquistou 8 pontos em 12 possíveis. 


Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos fora do seu estádio. O seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 9 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 7 dos últimos 9 jogos para a Primeira Liga, desses 7 chegou ao intervalo em vantagem em 4 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 5.

O Braga entra nesta jornada motivado depois de um triunfo caseiro, por 2-1, na receção ao Vitória de Setúbal: os dois golos da equipa foram assinados por Dyego Sousa. O clube visitante costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, privilegiando as transições rápidas. Neste desenho, os dois intervenientes responsáveis por lançar o pânico na área adversária são Dyego Sousa e Paulinho: o primeiro atleta é o melhor marcador da equipa com 7 golos assinados. Por outro lado, Fábio Martins é o cérebro da equipa, sendo que este jogador é responsável para definir e conduzir as investidas ofensivas do conjunto bracarense. O técnico Abel Ferreira não pode contar com Trincão, Xadas, Raúl Silva e Rosic, todos lesionados. 

Onze titular confirmado: Tiago Sá, Pablo, Marcelo Goiano, Bruno Vianna , Sequeira, Ricardo Esgaio, Ricardo Horta, Claudemir, Fransérgio, Paulinho, Dyego Sousa.

Treinador: Abel Ferreira.



Vitória SC vs Sta. Clara

Domingo 11, 15h00



Terminada a excelente série de três triunfos consecutivos, o Sta. Clara desloca-se a Guimarães para enfrentar um adversário directo. Os açorianos têm dois pontos de vantagem sobre os vimaranenses e, embora no arranque o objectivo dos dois clubes fosse diferente, um triunfo em Guimarães consolidaria as aspirações do Sta. Clara. No início da época, diríamos que o Vitória era claramente favorito. No momento actual, deverá ser bastante mais equilibrado do que suporia.


Guimarães e Santa Clara enfrentam‑se no Estádio Dom Afonso Henriques, num encontro para a 10ª jornada da Primeira Liga. Só há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 22‑07‑2018, que terminou com a vitória do Guimarães por (3‑2). A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre º e 6º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 13º classificado em jogos em casa e o 4º como visitante.


Análise do Guimarães

A equipa da casa está atualmente na ª posição, sem qualquer ponto conquistado, depois de 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Braga por (1‑1). No último, empatou fora contra o Boavista por (0‑0). Esta é uma equipa que normalmente conquista resultados mais positivos como visitante do que em casa, já que conquistou 7 pontos fora, com 10 golos marcados e 9 sofridos, e 5 pontos em casa, com 3 golos marcados e 3 sofridos. Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Guimarães regista 1 vitória, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 5 pontos em 12 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 9 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 9 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos golos, já que em 15 dos últimos 23 que disputou houve menos de 3 golos. Nos 9 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.


O Vitória de Guimarães entra neste encontro depois de um empate forasteiro, a 0-0, no Estádio do Bessa frente ao Boavista, registando desta forma o quarto encontro seguido sem perder no campeonato português. O conjunto vitoriano apresenta mais argumentos individuais para esta partida, sendo que é detentor de vários valores individuais capazes de decidir o desafio a qualquer momento. O treinador Luís Castro costuma atuar num 4-3-3 onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária são Davidson, Tozé e Alexandre Guedes, sendo este último um dos melhores marcadores do Vitória de Guimarães com 3 golos assinados. Para este jogo o treinador não conta com Wakaso, castigado, além de Ola John devido a lesão. 

Onze titular confirmado: Douglas Jesus, Y. Osorio, F. Sacko, Pedrão, Rafa, Mattheus, Tozé, A. Wakaso, André André, Alexandre Guedes, Davidson.


Análise do Santa Clara

A equipa visitante está atualmente na 6ª posição, com 14 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Aves por (1‑2). No último jogo, perdeu em casa contra o Sporting por (1‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, conquista praticamente os mesmos pontos em casa e fora, com 10 golos marcados e 10 golos sofridos em casa, contra 7 golos marcados e 4 sofridos como visitante. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Santa Clara regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, pelo que conquistou 7 pontos em 12 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 9 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição.


O Santa Clara entra neste jogo depois uma derrota em casa, por 1-2, na receção ao Sporting: Zé Manuel foi o autor do único golo do desafio. Importa frisar que os açorianos registavam três vitórias consecutivas no campeonato, frente a Nacional, Chaves e Aves. O conjunto visitante apresenta menos argumentos individuais para esta partida, assim, adivinha-se que poderá ter mais cautelas com o objetivo de não sofrer o primeiro golo. O treinador João Henriques deverá atuar num tradicional 4-2-3-1, onde os três jogadores mais avançados serão Pineda, Zé Manuel e Stephens. Para este jogo o treinador não conta com Thiago Santana e Accioly, lesionados, além de Patrick devido a castigo. 

Onze titular confirmado: Marco Pereira, César, Rui Silva, Fábio Cardoso, Mamadu Candé, Bruno Lamas, Anderson Carvalho, Osama Rashid, D. Pineda, Fernando, Zé Manuel.


CD Tondela vs SL Benfica

Domingo 11, 17h30

O Tondela é a equipa que se segue no recente percurso atribulado do Benfica. Com duas derrotas seguidas na Liga, contra adversários “modestos”, e um empate com o Ajax que deixa o apuramento na Champions mais distante, o Benfica precisa de dar um pontapé na crise. O Tondela vem de um bom jogo, vencendo em Santa Maria da Feira por 2–4, e um bom resultado aqui seria um excelente catalisador para dar continuidade à recuperação. Naturalmente, o favoritismo está do lado dos encarnados, mas a pressão também.


Tondela e Benfica enfrentam‑se no Estádio João Cardoso, num encontro para a 10ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 6 jogos ganhou 5 e perdeu 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 28‑04‑2018, terminou com a vitória do Tondela por (2‑3). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Tondela

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, a equipa da casa está na 13ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, ganhou ao Feirense fora por (2‑4), depois de no jogo anterior ter perdido (1‑2) em casa, num jogo contra o Vitória de Setúbal. Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante, com 18 golos marcados e 15 sofridos; contra 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 21 golos marcados e 19 sofridos. Para o campeonato, o Tondela conquistou 5 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos em casa, pois 35 dos últimos 38 encontros que disputou terminaram com Mais de 1,5 golos. Em 9 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.


O Tondela entra neste jogo motivado depois de um triunfo forasteiro, por 2-4, na visita à arena do Feirense: Bruno Monteiro, Tómané, Murillo e Delgado carimbaram os golos da vitória. O conjunto da casa costuma atuar num 4-4-2, onde os dois homens responsáveis por lançar o pânico na defensiva adversária são Tómané e Chicho Arango. Apesar de ser uma equipa com algumas debilidades, adivinha-se que o Tondela adote uma estratégia de contragolpe, para tentar apanhar a defensiva encarnada desprevenida. O treinador Pepa não vai poder contar com Nego Tembeng por se encontrar lesionado. 

Onze titular confirmado: Cláudio Ramos, Ricardo Costa, David Bruno, Icaro, Joãozinho, S. Peña, J. Murillo, Bruno Monteiro, Hélder Tavares, Tómané, António Xavier.

Treinador: Pepa.


Análise do Benfica

A equipa visitante está atualmente na 5ª posição, com 17 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Belenenses por (2‑0). No último jogo, perdeu em casa contra o Moreirense por (1‑3). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 5 empates e 2 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, empatou com o Ajax em casa por (1‑1). Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Benfica regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, pelo que conquistou 7 pontos em 12 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 7 dos últimos 9 jogos para a Primeira Liga, desses 7 chegou ao intervalo em vantagem em 5 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 5.


O Benfica entra nesta atuação depois de um empate caseiro, a uma bola, na receção ao Ajax, a contar para a Liga dos Campeões. A comitiva forasteira costuma atuar num 4-3-3, onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária serão Cervi, Jonas e Salvio. Adivinha-se que na zona mais central do terreno atuem Pizzi, Gedson Fernandes e Fejsa. Espera-se que o Benfica adote uma postura ofensiva, já que necessita de dar uma resposta ao mau momento que atravessa. O treinador Rui Vitória não vai poder contar com Ebuehi e Lema por se encontrarem lesionados. Jardel também vai estar de fora por se encontrar castigado. 

Onze titular confirmado: O. Vlachodimos, Rúben Dias, André Almeida, G. Conti, Álex Grimaldo, Rafa Silva, Pizzi, F. Cervi, L. Fejsa, Gabriel, Jonas.

Treinador: Rui Vitória.


Sporting CP vs GD Chaves

Domingo 11, 20h00


Com o empate caseiro do Rio Ave na jornada passada, o Sporting passou a ser a única equipa 100% vitoriosa no seu estádio. Nesta ronda, os leões recebem o penúltimo, Chaves, que vem de uma série de três derrotas consecutivas. Todos os indicadores apontam para um triunfo do Sporting e seria uma surpresa se isso não acontecesse. O Chaves é, para já, uma das grandes desilusões da Liga.


Sporting e Chaves medem forças no Estádio José Alvalade, num jogo para a 10ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 3, empatou 1 e perdeu 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 12‑03‑2018, terminou com a vitória do Sporting por (1‑2). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Chaves tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Sporting

A equipa da casa está atualmente na 3ª posição, com 19 pontos conquistados, depois de 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Boavista por (3‑0). No último, ganhou fora contra o Santa Clara por (1‑2). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de um empate fora com o Arsenal por (0‑0). 


Nesta prova, ganhou os últimos 4 jogos que disputou em casa. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição. Em 9 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 2.

O Sporting chega a este jogo motivado depois de um empate, a 0-0, no terreno do Arsenal, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga Europa. No último jogo para o campeonato, os leões venceram o Santa Clara por 1-2. Neste jogo perante o seu frenético público, o treinador interino Tiago Fernandes deve jogar no habitual 4-3-3 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados: Bruno Fernandes é um jogador muito importante no processo ofensivo. Por outro lado, Gudelj é o muito importante no Sporting, sendo este muito importante no equilíbrio defensivo e no apoio ao ataque. Para este jogo frente ao Chaves o comandante da casa não pode contar com Sturaro, Raphinha, Ristovski e Battaglia, todos lesionados. 

Onze titular confirmado: Renan Ribeiro, S. Coates, Bruno Gaspar, J. Mathieu, Bruno Fernandes, Miguel Luís , N. Gudelj, Nani, B. Dost, M. Acuña, Jovane Cabral.

Treinador: Tiago Fernandes.


Análise do Chaves

Depois de 2 vitórias, 1 empate e 6 derrotas, a equipa visitante está na 17ª posição, tendo conquistado 7 pontos. No último jogo, perdeu com o Aves em casa por (1‑2), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Rio Ave, por (1‑0). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante, com um total de 23 golos marcados e 24 sofridos; contra 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas no seu estádio, com um total de 17 golos marcados e 19 sofridos. Para o campeonato, o Chaves conquistou 3 pontos em 15 possíveis, depois de 1 vitória e 4 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou como visitante. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 9 jogos para esta competição. Em 9 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.


O Chaves parte para este jogo com uma derrota, por 1-2, na receção ao Aves, somando o terceiro desaire consecutivo no campeonato português: o único tento da equipa foi assinado por André Luis. Neste jogo frente ao Sporting, o treinador Daniel Ramos deve manter a equipa em 4-3-3 beneficiando a organização defensiva e os contra-ataques através dos corredores. Importa frisar que a transição defesa-ataque é um ponto muito forte do conjunto do Chaves: Avto é muito veloz e competente no transporte da bola para o ataque. Para este jogo o treinador pode contar com todos os seus jogadores. 

Onze titular confirmado: Ricardo Nunes, N. Maraš, Paulinho, Marcão Teixeira, Luís Martins, R. Bressan, Stephen Eustáquio , Bruno Gallo, André Luis, Perdigão, A. Ebralidze.