sexta-feira, 9 de novembro de 2018

J09 - "Estancovic" (CARLOS F AMARAL) 71 pts


J09 - Resultados Finais




Benfica aos trambolhões


Liga: a análise da 9.ª jornada


O trambolhão do Benfica em casa diante do Moreirense é obviamente a nota de destaque da nona jornada da Liga. Não só pela surpresa do resultado, mas também pelo facto da equipa de Rui Vitória voltar a perder pontos, pela segunda ronda consecutiva, para os restantes quatro primeiros classificados.


Se na jornada anterior a diferença dos líderes para o quinto classificado era de apenas de dois pontos, agora diferença dobrou para quatro, com Sporting e Rio Ave a ultrapassarem a equipa da Luz na nova hierarquia classificativa. FC Porto e Sp. Braga continuam, assim, de mãos dadas no topo da classificação, pelo menos, por mais uma semana, uma vez que para a próxima ronda está prevista uma cimeira de líderes no Dragão.

Foi mesmo esse grande trambolhão que abriu a ronda na passada sexta-feira. O Benfica estava a apenas um ponto do topo e ansioso por regressar às vitórias, depois de já ter perdido sucessivamente com o Ajax (0-1) e com o Belenenses (0-2).



Rui Vitória nunca tinha perdido mais de três jogos consecutivos e, além disso, voltava a jogar em casa e Jonas voltava a ser titular. A confiança era, por isso, grande e um golo do brasileiro, logo aos 2 minutos, com assistência do também bem-amado João Félix, reforçava essa convicção. Ainda as bancadas estavam em festa quando, três minutos depois, Chiquinho, formado no Benfica, provocou o primeiro momento de apreensão ao empatar o jogo.


O Benfica largou-se de amarras e foi com tudo à procura de nova vantagem, mas até ao intervalo consentiu mais dois golos, o segundo marcado por outro ex-benfiquista, Pedro Nuno, aos 15 minutos, e o terceiro por Loum, aos 35.

Ainda havia toda uma segunda parte para recuperar, mas a espiral era mesmo negativa e até ao final, além de muitos assobios, Jardel foi expulso por agressão. O jogo acabou com lenços brancos e pedidos de demissão. Há oito anos que o Benfica não consentia três derrotas consecutivas.


Otávio embala FC Porto


No dia seguinte, no sábado, era a vez do FC Porto entrar em campo, mais precisamente no Caldeirão dos Barreiros, para defrontar o Marítimo. O campeão tinha no horizonte a possibilidade de reforçar a liderança, mas demorou a encontrar o caminho para a baliza de Amir. Depois de uma primeira parte sem golos, a apreensão cresceu quando Marega desperdiçou uma grande penalidade aos 64 minutos.


Foi nessa altura que Sérgio Conceição decidiu prescindir de Maxi Pereira para lançar Otávio. Três minutos depois o brasileiro abria o marcador e, mais três minutos, fazia a assistência para Marega redimir-se do penalti falhado. O campeão estava, assim, sozinho no topo da classificação, mas o Sp. Braga ainda tinha uma palavra a dizer no domingo.



Sporting volta a vencer fora três meses depois


Antes do Sp. Braga, foi a vez do Sporting órfão de José Peseiro, sob o leme de Tiago Fernandes, jogar nos Açores, diante da equipa sensação desta Liga, o Santa Clara. O treinador interino procurou desde logo inovar, com a equipa a entrar em campo distribuída num 4x4x2, mas não correu bem. Primeiro, Battaglia lesionou-se com gravidade, logo a seguir o Santa Clara adiantou-se no marcador com um golo de Zé Manuel. Ao intervalo, os leões perdiam por 0-1.


Tiago Fernandes emendou a mão e recuperou o 4x2x3x1 do seu antecessor, prescindindo de Diaby para lançar Jovane. Os leões acabaram por virar o jogo. Bas Dost arrancou uma grande penalidade e converteu-a no empate. Logo a seguir Patrick foi expulso e Acuña marcou de cabeça (!) o golo da vitória.

Ao fim de três meses, o Sporting voltava a vencer fora. Mais importante, apesar da crise e da chicotada, os leões ultrapassaram o Benfica e, temporariamente o Sp. Braga, seguindo a apenas dois pontos do FC Porto.



Sp. Braga: mais dois golos de Dyego Sousa

 Mas a vantagem do Sporting sobre o Sp. Braga durou apenas algumas horas. Os minhotos, que na ronda anterior, tinham perdido pontos diante do rival Vitória de Guimarães (1-1), recebiam o outro Vitória, o de Setúbal, com a obrigação de ganhar para voltarem ao topo.

Os sadinos ainda ofereceram réplica e anularam o primeiro golo de Dyego Sousa, com um golo de Éber Bessa, mas já não conseguiram anular o segundo do brasileiro, o sétimo na Liga, onze na temporada.


Bastaram, assim, 45 minutos, para a equipa de Abel voltar a colar-se ao FC Porto quando falta uma semana para a tal cimeira de líderes. Mais do que isso. O Sp. Braga continua a alongar o melhor arranque de sempre, somando já catorze jogos, em todas as competições, sem conhecer a derrota: 9 triunfos e 5 empates.

Rio Ave falha ataque ao pódio, Nacional afunda-se

A fazer um campeonato sensacional, o Rio Ave entrou em campo na receção ao Nacional com a possibilidade de chegar ao pódio, em caso de vitória.

E a verdade é que essa possibilidade pareceu muito provável até bem perto do final da partida. A cerca de 10 minutos do fim a equipa de José Gomes vencia por 3-1, mas dois golos nos últimos instantes, valeram o precioso empate ao Nacional, impedindo que os vilacondenses ultrapassassem o Sporting na classificação.

Por outro lado, se o ponto conquistado pela equipa de Costinha no Estádio dos Arcos podia parecer um resultado positivo, o jogo de encerramento da jornada trouxe más notícias do Marão.

É que coma vitória do Desp. Aves em Trás-os-Montes, a lanterna-vermelha fica na posse do Nacional, que soma apenas seis pontos até ao momento.

A equipa de José Mota conquistou a primeira vitória longe da Vila das Aves e apanhou o Desp. Chaves na classificação, passando a somar os mesmo sete pontos do adversário desta ronda.

Maus sinais para Daniel Ramos que, depois do empate com o Benfica, viu a sua equipa somar três derrotas consecutivas e afundar-se na tabela classificativa, terminando a 9.ª jornada abaixo da linha de água.



Classificação Geral após a 9ª Jornada da Liga NOS




A Lista dos Goleadores após a J09









Foram quatro os jogadores que atingiram os 11 pontos nesta jornada 9, mas tínhamos de escolher um. Com um preço de 5.5M e estando em 0% das equipas, a escolha recaiu em Arsénio, do Moreirense. O médio dos cónegos foi fundamental para o surpreendente triunfo no terreno do Benfica. Apesar de não ter marcado nenhum, Arsénio assistiu para os três tentos da equipa minhota!



Além do rei da assistência, os outros craques da jornada foram os goleadores Dyego Sousa, do Braga, e Carlos Vinícius, do Rio Ave, e ainda o extremo do Tondela Jhon Murillo.
O Boavista, que não foi além de um empate a zeros com o Vitória SC, é a única equipa a colocar dois jogadores, o guardião Helton e o central Gonçalo Cardoso. Do mesmo jogo, o vitoriano Sacko também marca presença nesta defensiva da semana, completada por Mama Baldé, do Aves, que marcou no triunfo no campo do Chaves.

Falta só referir os três médios que completam a Dream Team e todos eles fizeram o gosto ao pé: Witi, o herói do empate do Nacional em Vila do Conde; Éber Bessa, cujo golo não chegou para impedir a derrota em Braga; e Otávio, que saltou do banco para dar a vitória ao FC Porto nos Barreiros.

O Treinador mais pontuado da J09 foi... CARLOS FILIPE AMARAL ou simplesmente... "CAXOLI" prós amigocom 71 pts


Tabela Completa dos Players e respectivo desempenho nesta Jornada




A Crónica do... ESPECIALISTA TUGA!

Ora Boas! Primeira semana do mês de Novembro já passou!
E CARLOS FILIPE ESTANCOVIC surpreendeu tudo e todos... ao assumir o comando do mês de Novembro com 71 pontos!

Ja o Chamam de Rui Vitoria ganhador. Incrível! A 2° posição é ocupada por BRUNO ANTUNES com 70 pontos! A 1 da liderança do mês!

O 3 ° lugar, com os mesmos pontos que ANTUNES é ocupado por ROBERTO PINHO. Tudo muito renhido este mês!!!



Hehe Na Classificação Geral, PAULO GOMES cimenta a posição ganhando pontos para o o 2 ° lugar! O líder ocupa assim o 1° posto com 553 pontos! Este gajo não cai??? Humm.. São mt fraquinhos.

O 2° lugar é MOLDES CITY que agora com 520 pontos, se encontra a 32 pontos da liderança.

Em 3° lugar PEDRO OLIVEIRA com 516 pontos!



Que assim continua a subir aos poucos na Classificação Geral!

Em 4° lugar vai ANTONIO MATOS, com 509 pontos, que desce 1 lugar! A finalizar o top 5, FÁBIO GARRIDO com 502 pontos!

A desilusão da jornada vai para ASES DA ALAMEDA, que graças à sua mísera pontuação, caiu do seu lugar no pódio!
O destaque da jornada vai para ESTANCOVIC que graças a sua excelente pontuação semanal, subiu alguns lugares.


Cumprimentos,
                                            Escriturário Secreto




A PRÓXIMA JORNADA TERÁ O SEGUINTE QUADRO DE JOGOS:


Bora lá, ajustar a equipa. Grande Abraço. LUMEEEE!



Sem comentários: