segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Antevisão da Jornada 08




O dérbi minhoto, em Guimarães, é o jogo grande da jornada. Na época passada, o Braga goleou por 5–0, provocando uma chicotada psicológica. Conseguirá o Vitória vingar essa humilhação? Em Lisboa há outro dérbi, embora mais desequilibrado, entre o Belenenses e o Benfica, com os encarnados a tentarem manter a liderança.

CD Nacional vs Portimonense



Sexta 26, 19h00



A jornada arranca com o duelo mais apropriado. Nacional e Portimonense só têm derrotas enquanto visitado e visitante, respectivamente. Além disso, ambas as equipas vêm da eliminação na Taça de Portugal, por clubes de divisões inferiores: os açorianos caíram diante do Lusitano de Vildemoinhos e os algarvios perderam com o Cova da Piedade. O histórico entre os dois clubes é muito equilibrado: em 22 encontros, o Portimonense venceu sete e o Nacional seis, com nove empates e igualdade também nos golos marcados nestes confrontos. Tanto equilíbrio é sinónimo de empate?


Nacional e Portimonense medem forças no Estádio da Madeira, num jogo para a 8ª jornada da Primeira Liga. Não há registo de confrontos diretos entre estas duas equipas nos últimos 3 anos. O último confronto foi disputado a 18‑01‑2012 e terminou com o resultado: Nacional da Madeira (0‑0) Portimonense. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Portimonense apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Nacional

Depois de 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas, a equipa da casa está na 17ª posição, tendo conquistado 5 pontos. No último jogo, empatou com o Tondela fora por (1‑1), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑3) em casa, num jogo contra o Santa Clara. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Nacional regista 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 15 dos seus últimos 21 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Em 9 jogos, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 1 período em destaque nos últimos 6 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 3 dos seus 6 golos entre os minutos (0'‑15').


O Nacional entra neste encontro desmotivado depois de uma derrota forasteira, por 4-3, na visita ao terreno do Lusitano FCV, em jogo a contar para a Taça de Portugal. De salientar que os caseiros já não vencem há quatro jogos no campeonato português. O Nacional apresenta menos argumentos individuais para esta partida, assim, adivinha-se que poderá ter mais cautelas com o objetivo de não sofrer o primeiro golo. O treinador Costinha deverá atuar num tradicional 4-2-3-1, onde os três jogadores mais avançados serão Gorré, Witi e Róchez. 

Onze titular confirmado: Daniel, Mauro Cerqueira , Felipe Lopes, Julio, Kalindi, A. Paločević, G. Arabidze, Vítor Gonçalves, F. Tissone, K. Gorré, B. Rochez.

Treinador: Costinha.


Análise do Portimonense

Depois de 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, a equipa visitante está na 13ª posição, tendo conquistado 7 pontos. No último jogo, ganhou ao Sporting em casa por (4‑2), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Aves, por (3‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, perdeu com o Cova Piedade fora por (2‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Portimonense ganhou 1, empatou 2 e perdeu 7. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 7 jogos que disputou nesta competição. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos fora, pois 19 dos últimos 20 encontros que disputou terminaram com Mais de 1,5 golos.


O Portimonense entra neste jogo desmotivado depois de um desaire, por 2-1, frente ao Cova Piedade, em jogo a contar para a Taça de Portugal. De destacar que os visitantes venceram o Sporting na última jornada no campeonato. O conjunto visitante apresenta mais argumentos individuais para esta partida, sendo que é detentor de vários valores individuais capazes de decidir o desafio a qualquer momento: Nakajima é muito veloz e fortíssimo na finalização. O emblema visitante costuma atuar num 4-3-3 onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária são Bruno Tabata, Nakajima e Jackson Martínez. 

Onze titular confirmado: Leonardo, Lucas, Ruben Fernandes, Tormena, Wilson Manafá, Lucas Fernandes, Ewerton, Paulinho, Bruno Tabata, Pedro Sá, J. Martínez.





Vitória SC vs SC Braga

Sexta 26, 21h15
O jogo grande da jornada é o dérbi minhoto, em Guimarães. Na época passada, o Braga humilhou o Vitória com um 0–5, que inclusive precipitou a saída do treinador vimaranense na altura. Agora, os vimaranenses querem vingar esse resultado. A ascensão do Braga à condição de quarto grande tem vindo a desequilibrar o dérbi minhoto. O registo histórico ainda é equilibrado: em 135 jogos, o Vitória venceu 53 e o Braga 54; mas no passado recente, o Braga domina: três vitórias, uma derrota e um empate nos últimos cinco confrontos.


Guimarães e Braga enfrentam‑se no Estádio Dom Afonso Henriques, num encontro para a 8ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa visitante, que regista 4 vitórias e 2 derrotas nos últimos 6 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 18‑02‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Braga por (0‑5). Os golos do encontro foram marcados por Dyego Sousa (13' ), Koka (34' ), N.S. Vukčević (44' ), Wilson Eduardo (49' ) e Ricardo Esgaio (61' ) para o Braga. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Guimarães apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do V. Guimarães

A equipa da casa está atualmente na 7ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Vitória de Setúbal por (1‑1). No último, ganhou fora contra o Marítimo por (1‑3). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 1 empate e 10 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Valenciano por (0‑7). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Guimarães ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 6 dos últimos 7 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição.



O Guimarães entra nesta partida motivado depois de uma vitória forasteira, por 0-7, na deslocação ao terreno do Valenciano, a contar para a Taça de Portugal. O clube da casa, contrariamente ao “inimigo” desta ronda, costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, privilegiando as transições rápidas. De destacar que, neste desenho, os três homens mais avançados são Rafael Ola John, Alexandre Guedes e Davidson. Quando investe no processo ofensivo, normalmente, fá-lo através do corredor esquerdo, aproveitando a profundidade oferecida pelo defesa lateral Rafa Soares. O técnico da casa não vai poder contar com Welthon, João Carlos Teixeira e Florent por se encontrarem lesionados.



Onze titular confirmado: Douglas Jesus, Y. Osorio, F. Sacko, Pedrão, Rafa, Tozé, André André, A. Wakaso, Alexandre Guedes, T. Boyd, Davidson.


Análise do Sp. Braga

A equipa visitante está atualmente na 2ª posição, com 17 pontos conquistados, depois de 5 vitórias e 2 empates. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Belenenses por (0‑3). No último jogo, empatou em casa contra o Rio Ave por (1‑1). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota como visitante, com um total de 38 golos marcados e 11 sofridos; contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota no seu estádio, com um total de 31 golos marcados e 12 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Braga ganhou 6, empatou 3 e perdeu 1. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 7 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 8 dos últimos 10 jogos, desses 8 chegou ao intervalo em vantagem em 3 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 4. Há 2 períodos em destaque nos últimos 5 encontros disputados como visitante para todas as competições: marcou 3 dos seus 8 golos entre os minutos (16'‑30') e 3 dos seus 8 entre (31'‑45').


O Braga entra nesta jornada motivado depois de um triunfo forasteiro, por 0-1, na visita ao terreno do Felgueiras, a valer para a Taça de Portugal. O clube visitante costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, privilegiando as transições rápidas. Neste desenho, os dois intervenientes responsáveis por lançar o pânico na área adversária costumam ser Wilson Eduardo e Paulinho. Ricardo Horta é o cérebro da equipa, sendo que este jogador é responsável para definir e conduzir as investidas ofensivas do conjunto forasteiro. O patrão da defesa é o brasileiro Bruno Viana, detentor de uma envergadura física acima da média. O técnico Abel Ferreira não vai poder contar com Trincão, Rosic, Ricardo Ferreira, Raúl Silva e Matheus por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Tiago Sá, Bruno Vianna , Marcelo Goiano, Pablo, Sequeira, Ricardo Esgaio, Ricardo Horta, João Novais, Claudemir, Dyego Sousa, Wilson Eduardo.

Treinador: Abel Ferreira.





CD Aves vs Sta. Clara

Sábado 27, 15h30
Depois da última ronda, o Aves fez dois jogos e venceu ambos. Na Taça da Liga venceu o Rio Ave por expressivos 3–0 e na Taça de Portugal eliminou o Sacavenense com um 3–1. Agora, é preciso transportar esse espírito de vitória para a Liga, onde a equipa ocupa o último lugar, com apenas 4 pontos. O adversário é aquela que é, até ao momento, a grande surpresa da Liga, o Sta. Clara. O histórico de confrontos é favorável aos avenses e nos últimos cinco confrontos, só houve um triunfo dos açorianos. Será o Sta. Clara capaz de continuar a surpreender?


Aves e Santa Clara medem forças no Estádio Clube Desportivo das Aves, num jogo para a 8ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos directos é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos últimos 5 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 28‑07‑2018, num jogo para a Taça da Liga, no qual o Aves só conseguiu chegar à vitória, por (8‑7), no desempate através de grandes penalidades. Os golos do encontro foram marcados por Nildo Petrolina (64' ) e Bruno Braga (83' ) para o Aves e por Jorge Fellipe (10' Autogolo) e Thiago Santana (27' ) para o Santa Clara. Neste encontro o factor casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Desp. Aves

A equipa da casa está actualmente na 18ª posição, com 4 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Portimonense por (3‑0). No último, perdeu fora contra o Boavista por (1‑0). Esta é uma equipa afectada pelo factor casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante, com 11 golos marcados e 24 sofridos; contra 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas no seu estádio, com 23 golos marcados e 18 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória em casa com o Rio Ave por (3‑0). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Aves ganhou 4, empatou 3 e perdeu 3. A equipa permitiu golos ao adversário em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 11 jogos, sofreu o primeiro golo 6 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.


O Aves entra neste jogo motivado depois de um triunfo forasteiro, por 1-3, na deslocação ao terreno do Sacavenense, a contar para a Taça de Portugal. O treinador caseiro deverá atuar num tradicional 4-3-3, onde os três jogadores mais avançados serão Mama Baldé, Bruno Gomes e Amilton. O interveniente responsável por definir e conduzir as investidas ofensivas do seu conjunto é o médio campista português Rúben Oliveira. Adivinha-se que o Aves utilize, maioritariamente, o corredor esquerdo para criar perigo, com o objetivo de aproveitar a profundidade oferecida pelo defesa lateral Vítor Costa. O treinador José Mota não deverá poder contar com Bura por se encontrar lesionado. 

Onze titular confirmado: André Ferreira, Rodrigo Defendi, Rodrigo Alves, Diego Galo, Nelson Lenho, Baldé, I. El Adoua, L. Fariña, Vitor Gomes, Derley, Amilton.

Treinador: José Mota.


Análise do Santa Clara

Depois de 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, a equipa visitante está na 6ª posição, tendo conquistado 11 pontos. No último jogo, ganhou ao Chaves em casa por (1‑0), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Nacional, por (0‑3). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Santa Clara ganhou 3, empatou 3 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 5 dos últimos 7 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição.


O Santa Clara entra neste encontro motivado depois de uma vitória forasteira, por 1-2, na visita à arena do Maria da Fonte, a valer para a Taça de Portugal. O conjunto forasteiro costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, dando mais importância às transições rápidas e a um estilo de jogo mais ofensivo. Neste desenho, os três homens responsáveis por lançar o pânico na área do “inimigo” são Pineda, Stephens e Fernando. O treinador visitante não vai poder contar com Thiago por se encontrar em período de lesão. 

Onze titular confirmado: Marco Pereira, César, Patrick, Fábio Cardoso, Mamadu Candé, Bruno Lamas, Anderson Carvalho, Osama Rashid, A. Stephens, Fernando, Zé Manuel.





Rio Ave FC vs GD Chaves

Sábado 27, 18h00
Depois do bom resultado obtido em Braga — um empate — o Rio Ave perdeu 3–0 com o Aves na Taça da Liga. Depois venceu o Torreense por 5–1 na Taça de Portugal. Os vila-condenses são uma das equipas em melhor forma na Liga, onde não perdem há seis jornadas. O Chaves não chega em grande forma, com apenas 7 pontos em 7 jornadas. O histórico é favorável ao Rio Ave, embora nos últimos jogos tenha havido equilíbrio: um triunfo do Rio Ave e quatro empates nos últimos cinco confrontos. No momento actual, o Rio Ave parece partir com favoritismo.

Rio Ave e Chaves enfrentam‑se no Estádio do Rio Ave Futebol Clube, num encontro para a 8ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 3 vitórias e 3 empates nos últimos 6 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 14‑07‑2018, num jogo para a Club Friendlies, que acabou com a vitória do Rio Ave por (2‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Rio Ave apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Rio Ave FC

Depois de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, a equipa da casa está na 4ª posição, tendo conquistado 14 pontos. No último jogo, empatou com o Braga fora por (1‑1), depois de no jogo anterior ter ganho (2‑1) em casa, num jogo contra o Boavista. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante, com 11 golos marcados e 20 sofridos; contra 11 vitórias e 4 empates no seu estádio, com 31 golos marcados e 13 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, perdeu com o Aves fora por (3‑0). Nos últimos 10 jogos em casa o Rio Ave regista 7 vitórias e 3 empates. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um golo em cada um dos últimos 7 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição. Nos 12 jogos que disputou, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 5 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 7 golos entre os minutos (61'‑75').


O Rio Ave entra neste embate motivado depois de um triunfo, por 1-5, frente ao Torreense, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato, os vila-condenses empataram a 1-1 frente ao Braga. O clube da casa costuma atuar num sistema tático em 4-2-3-1, contrariamente ao “inimigo” desta jornada, onde os três homens mais avançados são Galeno, Fábio Coentrão e Gelson Dala, com destaque para o último que já apontou 3 golos. Na zona central do terreno é possível que atuem Tarantini, Schmidt e Diego Lopes. O treinador José Gomes não vai poder contar com Jambor, Nuno Santos e Makaridze por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Leonardo, Nadjack, Matheus Reis, Fábio Coentrão, T. Borevković, Nélson Monte, João Schmidt, Tarantini, Carlos, Diego Lopes, Galeno.


Análise do Desp. Chaves

A equipa visitante está atualmente na 14ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Benfica por (2‑2). No último jogo, perdeu fora contra o Santa Clara por (1‑0). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas no seu estádio. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Chaves regista 1 vitória e 3 derrotas, pelo que conquistou 3 pontos em 12 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição.


O Chaves entra neste encontro com um triunfo, por 1-4, na deslocação ao Pedras Salgadas, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato, a turma transmontana perdeu frente ao Santa Clara por 1-0. O conjunto visitante apresenta menos argumentos individuais para esta partida, assim, adivinha-se que adote uma postura mais defensiva. O Chaves costuma utilizar um sistema tático em 4-3-3 privilegiando as transições rápidas. Neste desenho, os intervenientes da frente são Perdigão, Niltinho e William. O treinador Daniel Ramos pode contar com todos os seus jogadores. 

Onze titular confirmado: Ricardo Nunes, Paulinho, Nuno Coelho, Marcão Teixeira, Djavan Ferreira, G. Ghazaryan, Bruno Gallo, Stephen Eustáquio , A. Ebralidze, William, Perdigão.





Belenenses vs SL Benfica

Sábado 27, 20h30
Depois de sofrer para eliminar o Amora na Taça (só o conseguiu nos penáltis), o Belenenses recebe um adversário complicadíssimo, no dérbi lisboeta com o Benfica. Os encarnados chegam com bagagem pesada, depois da derrota em Amesterdão já na compensação. Espera-se um Benfica apostado em afastar essa derrota da memória, com um triunfo no Jamor que permita manter a liderança da Liga. O histórico é favorável ao Benfica, que não perde com os azuis desde 2007. Mas no ano passado, na visita ao Restelo, os encarnados não foram além de um empate.


Belenenses e Benfica medem forças no Estádio Nacional, num jogo para a 8ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 8 jogos ganhou 7 e empatou 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 29‑01‑2018, terminou com um empate por (1‑1). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Belenenses

Depois de 1 vitória, 4 empates e 2 derrotas, a equipa da casa está na 12ª posição, tendo conquistado 7 pontos. No último jogo, empatou com o Feirense fora por (0‑0), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑3) em casa, num jogo contra o Braga. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 6 empates e 8 derrotas como visitante, com 11 golos marcados e 22 sofridos; contra 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 20 golos marcados e 24 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Amora por (3‑4), após prolongamento. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Belenenses ganhou 4, empatou 2 e perdeu 4.


O Belenenses arranca para este jogo com um triunfo, nas grandes penalidades, frente ao Amora, avançando desta forma para a próxima fase da Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato português, os caseiros empataram sem golos frente ao Feirense. Neste jogo complicado frente ao Benfica, o treinador Silas já tem a estratégia planeada, defender com os setores próximos e procurar os espaços no meio campo do adversário para contra-atacar. A nível individual destacamos Alhassane Keita e Fredy, sendo estes os melhores marcadores do Belenenses com 2 golos assinados. Para este jogo o técnico local tem em dúvida Diogo Viana e Tiago Caeiro. 

Onze titular confirmado: Muriel, Gonçalo Silva, Z. Bergdich, V. Sasso, Reinildo, André Santos, Eduardo Henrique, Jonatan, A. Keita, Diogo Viana, Licá.

Treinador: Silas.


Análise do SL Benfica

Depois de 5 vitórias e 2 empates, a equipa visitante está na 1ª posição, tendo conquistado 17 pontos. No último jogo, ganhou ao Porto em casa por (1‑0), depois de no jogo anterior ter empatado fora, num jogo contra o Chaves, por (2‑2). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 5 empates e 1 derrota como visitante; contra 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, perdeu com o Ajax fora por (1‑0). Nos últimos 10 jogos como visitante o Benfica ganhou 7, empatou 2 e perdeu 1. O seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 7 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 23 dos seus últimos 27 jogos terminaram com Mais de 1,5 golos.


O Benfica parte para este jogo com uma derrota, por 1-0, na deslocação ao terreno do Ajax, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. De destacar que as águias venceram o FC Porto na última jornada no campeonato português. Neste jogo fora de portas o treinador Rui Vitória deverá manter a equipa em 4-3-3 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados: Pizzi é o grande organizador do processo ofensivo. Além disto, o jogador referido anteriormente é o grande destaque desta equipa com 4 golos e 4 assistências. Para este jogo o treinador não pode contar com Lema, Krovinovic e Ebuehi, todos por lesão. 

Onze titular confirmado: O. Vlachodimos, Rúben Dias, André Almeida, Jardel, Álex Grimaldo, E. Salvio, Pizzi, Rafa Silva, L. Fejsa, Gedson Fernandes, H. Seferović.

Treinador: Rui Vitória.






Moreirense FC vs Marítimo M

Domingo 28, 15h00
Moreirense e Marítimo passaram ambos na Taça de Portugal, embora os insulares tenham tido dificuldades inesperadas: precisaram de ir aos penáltis para derrotar o Moura, depois de um 0–0. Na Liga, os insulares vêm de duas derrotas, pelo que o momento não é o mais favorável. Ainda assim, a equipa de Cláudio Braga parece ter alguma vantagem qualitativa sobre os cónegos. No histórico, o Marítimo leva a melhor, nas 17 vezes em que já se defrontaram, mas no ano passado houve empate nos dois jogos que disputaram.


Moreirense e Marítimo medem forças no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Fr, num jogo para a 8ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 2 empates e 1 vitória para cada equipa nos últimos 4 jogos. De facto, a última vez que se encontraram neste estádio foi a 02‑12‑2017, num jogo para a Primeira Liga, que acabou num empate por (1‑1). Os golos do jogo foram marcados por Tozé (26' ) para o Moreirense e por Drausio (30' ) para o Marítimo. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Moreirense

A equipa da casa está atualmente na 15ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Feirense por (1‑0). No último, perdeu fora contra o Vitória de Setúbal por (3‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas como visitante, com 12 golos marcados e 26 sofridos; contra 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas no seu estádio, com 14 golos marcados e 21 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Moreirense ganhou 5, empatou 1 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente.


O Moreirense entra nesta partida motivado depois de um triunfo forasteiro, por 0-1, na visita ao terreno do São Martinho, a contar para a Taça de Portugal. De salientar que o clube da casa está a atravessar um período menos bom, sendo que, a contar para o campeonato, perdeu três dos últimos quatro jogos realizados. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem finalizar as oportunidades de que dispõe. Por atuar dentro de portas, adivinha-se que o Moreirense não procure outro resultado que não os três pontos. O técnico Ivo Vieira não vai poder contar com Aouacheria e João Aurélio por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Jhonatan, M. Aberhoune, João Aurélio, Ivanildo Fernandes, Ruben Lima, Heriberto Tavares, P. Rodríguez, Chiquinho, M. Ndiaye, Fabio Pacheco, Nenê.


Análise do Marítimo

Depois de 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, a equipa visitante está na 8ª posição, tendo conquistado 10 pontos. No último jogo, perdeu com o Guimarães em casa por (1‑3), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Sporting, por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Marítimo ganhou 2, empatou 1 e perdeu 7. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 5 dos últimos 7 jogos para esta competição.


O Marítimo entra neste encontro motivado depois de um triunfo forasteiro, já nas grandes penalidades, frente ao Moura, a valer para a Taça de Portugal. É possível que o técnico dos visitantes volte a atuar num 4-4-2, onde os dois intervenientes mais avançados são Rodrigo Pinho e Joel Tagueu. O Marítimo costuma atacar pelo corredor central tentando, muitas vezes, colocar a bola nas costas da defensiva adversária, através de passes mais longos. De salientar que a grande lacuna do Marítimo é a forma ineficaz como defendem as transições rápidas do “inimigo”. O treinador Cláudio Braga deverá ter todos os intervenientes disponíveis para esta jornada. 

Onze titular confirmado: A. Abedzadeh, Zainadine Junior, Bebeto, Lucas Áfrico, Fábio China , Danny, J. Correa, J. Vuković, Jean Cleber, Rodrigo Pinho, L. Barrera.





CD Tondela vs Vitória FC

Domingo 28, 15h00
Depois de vencerem ambos na Taça de Portugal, e ambos com alguma dificuldade, Tondela e Vitória FC chegam a este jogo em momentos de forma semelhante e separados por apenas 2 pontos na classificação. No curto histórico de confrontos, o Vitória venceu cinco, empatou um e perdeu dois. Apesar de os sadinos terem muito mais experiência nestas andanças da Primeira Liga, a verdade é que deverá ser um duelo equilibrado e difícil de prever.

Tondela e Vitória de Setúbal medem forças no Estádio João Cardoso, num jogo para a 8ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 1 empate e 1 vitória para cada equipa nos últimos 3 jogos. De facto, a última vez que se encontraram neste estádio foi a 09‑01‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou num empate por (1‑1). Os golos do jogo foram marcados por Tómané (10' ) para o Tondela e por Costinha (34' ) para o Vitória de Setúbal. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Vitória de Setúbal tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do CD Tondela

A equipa da casa está atualmente na 16ª posição, com 6 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 3 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Porto por (1‑0). No último, empatou em casa contra o Nacional por (1‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Tondela conquistou 5 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 1 derrota nos últimos 4 jogos que disputou no seu estádio. A equipa permitiu golos ao adversário em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 9 jogos disputados, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.


O Tondela entra nesta partida motivado depois de ter avançado para a próxima fase da Taça de Portugal, ao vencer nas grandes penalidades o Estoril. Contudo, os tondelenses já não vencem há dois jogos seguidos no campeonato, sendo que no último jogo empatou a uma bola frente ao Nacional. O treinador Pepa costuma jogar num clássico 4-3-3, privilegiando a troca de passes e os ataques organizados. De destacar que, neste desenho, os três homens mais avançados são Xavier, Murillo e Tomané, sendo este último muito possante e competente na hora de finalizar. Não existem ausências de peso para este jogo. 

Onze titular confirmado: Cláudio Ramos, Ricardo Costa, David Bruno, Icaro, Joãozinho, S. Peña, Bruno Monteiro, Hélder Tavares, Tómané, J. Delgado, António Xavier.

Treinador: Pepa.


Análise do Vitória de Setúbal

A equipa visitante está atualmente na 10ª posição, com 8 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Guimarães por (1‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Moreirense por (3‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas como visitante, com um total de 23 golos marcados e 32 sofridos; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 21 golos marcados e 13 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Vitória de Setúbal ganhou 3, empatou 4 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 5 dos últimos 7 jogos para esta competição. Nos últimos 5 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 6 golos entre os minutos (0'‑15').


O Vitória de Setúbal entra neste encontro moralizado depois de uma vitória, por 1-2, frente ao Armacenenses, em jogo a contar para a Taça de Portugal. No último jogo para o campeonato português, os sadinos venceram o Moreirense por 3-0. O treinador Lito Vidigal costuma atuar num sistema tático em 4-2-3-1, onde o homem mais avançado é Valdu Té, jogador muito possante e competente na hora de finalizar. Na zona central do terreno é possível que atuem José Semedo, Rúben Micael e Elber Bessa. O técnico forasteiro tem em dúvida Cristiano e André Pedrosa. 

Onze titular confirmado: Joel Castro, Dankler, Mano, Vasco Fernandes, André Sousa, Nuno Valente, Éber, M. Agu, Semedo, Alex, Frédéric Mendy.

Treinador: Lito Vidigal.


FC Porto vs CD Feirense

Domingo 28, 17h30
A derrota na Luz já foi ultrapassada pelos Dragões, que venceram na Taça de Portugal e na Champions desde então. Segue-se agora uma recepção ao Feirense, na qual o FC Porto é claramente favorito. Os fogaceiros são um caso curioso da Liga: a equipa de Nuno Manta tem a melhor defesa da prova, com apenas três golos sofridos, e o pior ataque, com apenas quatro marcados. As esperanças do Feirense passam, precisamente, pela solidez defensiva. Aguentar o máximo de tempo sem sofrer e, eventualmente, marcar um, parece ser a única receita possível para surpreender. É, contudo, altamente improvável.


Porto e Feirense medem forças no Estádio Do Dragão, num jogo para a 8ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 1 vitória e 2 empates nos últimos 3 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 06‑05‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Porto por (2‑1). Os golos do encontro foram marcados por Sérgio Oliveira (37' ) e Y. Brahimi (59' ) para o Porto e por José Valencia (90' ) para o Feirense. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Feirense apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do FC Porto

A equipa da casa está atualmente na 3ª posição, com 15 pontos conquistados, depois de 5 vitórias e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Tondela por (1‑0). No último, perdeu fora contra o Benfica por (1‑0). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas como visitante; contra 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, ganhou ao Lokomotiv Moscou fora por (1‑3). Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Porto regista 3 vitórias e 1 derrota, pelo que conquistou 9 pontos em 12 possíveis. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição. Há 1 período em destaque nos últimos 20 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 6 dos seus 16 golos entre os minutos (76'‑90').


O Porto entra neste embate motivado depois de um triunfo fora de portas, por 1-3, na deslocação ao Lokomotiv Moscovo, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Contudo, no último jogo para o campeonato, os portistas perderam no terreno do Benfica por 1-0. O clube caseiro costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, onde os dois homens mais avançados são Marega e Tiquinho Soares. Na zona central do terreno é possível que atuem Brahimi, Sérgio Oliveira, Herrera e Danilo Pereira. O treinador Sérgio Conceição não vai poder contar com o lesionado Aboubakar. 

Onze titular confirmado: Casillas, Felipe, M. Pereira, Éder Militão, Alex Telles, Danilo Pereira, Óliver Torres, M. Marega, Tiquinho, Jesús Corona, Y. Brahimi.

Treinador: Sérgio Conceição.


Análise do CD Feirense

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, a equipa visitante está na 9ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, empatou com o Belenenses em casa por (0‑0), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Moreirense, por (1‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 1 empate e 10 derrotas como visitante, com um total de 11 golos marcados e 20 sofridos; contra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 21 golos marcados e 13 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça de Portugal, ganhou ao Mirandela fora por (1‑2). Nos últimos 10 jogos como visitante o Feirense ganhou 4, empatou 1 e perdeu 5. 


Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 5 jogos.

O Feirense entra neste encontro com triunfo no prolongamento frente ao Mirandela, avançando para a próxima fase da Taça de Portugal. De destacar que os visitantes já não vencem há cinco jogos seguidos no campeonato português. O conjunto visitante costuma jogar num tradicional 4-3-3, onde os três intervenientes mais avançados são Zé Manuel, Fernando e Thiago. O jogador responsável por definir e conduzir as investidas do seu conjunto é o médio ofensivo Bruno Lamas. O técnico João Henriques não vai poder contar com Paulo Clemente e Patrick por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Caio Secco, A. Briseño , Tiago Mesquita, Bruno Nascimento, Vítor Bruno, Tiago Silva, K. Alphonse, Edinho, Paraiba, Sturgeon, Luís Machado.

Treinador: Nuno Santos.

Sporting CP vs Boavista FC

Domingo 28, 20h00
Na última jornada da Liga, o Sporting perdeu em Portimão de forma categórica. Na Taça, os leões venceram o Loures, mas apenas por 2–1 e com contestação à mistura. Hoje há jogo da Liga Europa, num difícil embate com o Arsenal. Se a equipa der uma boa resposta, pode chegar com motivação extra à recepção ao Boavista, mas se correr mal pode chegar em momento complicado. O Boavista também venceu na Taça e quer fazer a surpresa, aproveitando as fragilidades do Sporting. Mas os leões ainda só têm vitórias em Alvalade e são claros favoritos.


Sporting e Boavista medem forças no Estádio José Alvalade, num jogo para a 8ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 5. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 22‑04‑2018, o Sporting ganhou por (1‑0). B. Dost (26' ) marcou o único golo do jogo. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Sporting CP

A equipa da casa está actualmente na 5ª posição, com 13 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Marítimo por (2‑0). No último, perdeu fora contra o Portimonense por (4‑2). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 1 empate e 7 derrotas como visitante, com 21 golos marcados e 23 sofridos; contra 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota no seu estádio, com 21 golos marcados e 5 sofridos. No último jogo que disputou, para a UEFA Europa League, perdeu com o Arsenal em casa por (0‑1). Nos últimos 10 jogos em casa o Sporting regista 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. A equipa permitiu golos ao adversário em 5 dos últimos 7 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição.


O Sporting entra nesta partida desmotivado depois de uma derrota caseira, por 0-1, na receção ao Arsenal, a contar para a Liga Europa. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem finalizar as oportunidades de que dispõe. O Sporting atua dentro de portas, assim, adivinha-se que invista bastante no processo ofensivo, tendo em conta a falta de qualidade do “inimigo”. O treinador José Peseiro deverá voltar a colocar a equipa num 4-3-3, onde os três intervenientes mais avançados são Acuña, Montero e Nani. O técnico leonino não vai poder contar com Bas Dost, Raphinha e Sturaro por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Renan Ribeiro, S. Coates, Bruno Gaspar, J. Mathieu, Bruno Fernandes, R. Battaglia, N. Gudelj, F. Montero, Abdoulay Diaby, M. Acuña, Nani.

Treinador: José Peseiro.


Análise do Boavista FC

A equipa visitante está atualmente na 11ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Rio Ave por (2‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Aves por (1‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Fátima por (1‑4). Para o campeonato, o Boavista conquistou 4 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 4 jogos que disputou como visitante. A equipa permitiu golos ao adversário em 5 dos últimos 7 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 6 dos últimos 7 jogos para esta competição.


O Boavista entra neste embate motivado depois de uma vitória forasteira, por 1-4, na deslocação ao terreno do Fátima, a contar para a Taça de Portugal. O conjunto visitante apresenta menos argumentos individuais para esta partida, ou seja, atuando fora de portas, poderá recuar as suas linhas para evitar sofrer o primeiro golo. O Boavista costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, onde a zona do meio campo é povoada por Fábio Espinho, David Simão e Obiora. A equipa visitante terá de ter muito cuidado com os contra-ataques do “inimigo”, sendo que uma das suas grandes dificuldades costuma ser defender as transições rápidas dos adversários. 

Onze titular confirmado: Helton Leite, Neris, Edu Machado, Gonçalo Cardoso, Talocha, Fábio Espinho, Rochinha, David Simão, I. Mandiang, Mateus, Rafael Lopes.

Treinador: Jorge Simão.