segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Antevisão da Gameweek 15





AFC Bournemouth e Huddersfield Town medem forças no Vitality Stadium, num jogo para a 15ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 18‑11‑2017, o AFC Bournemouth ganhou por (4‑0). Os golos do AFC Bournemouth foram marcados por C. Wilson (26' , 31' e 84' ) e H. Arter (70' ). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do AFC Bournemouth

A equipa da casa está atualmente na 9ª posição, com 20 pontos conquistados, depois de 6 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Arsenal por (1‑2). No último, perdeu fora contra o Manchester City por (3‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante, com 22 golos marcados e 27 sofridos; contra 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 27 golos marcados e 19 sofridos. Nos últimos 7 jogos em casa para o campeonato o AFC Bournemouth regista 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, pelo que conquistou 11 pontos em 21 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 33 em 49 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta. Nos últimos 11 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 5 dos seus 12 golos entre os minutos (61'‑75').

O Bournemouth é um clube que nunca conquistou a Premier League (Campeonato Inglês), tendo como título mais importante a Championship (segunda divisão nacional) ganha em 2014/15, para além de uma segunda posição na Liga 1 (terceira divisão) em 2012/13. Na atual temporada, a equipa tem feito uma campanha relativamente boa, conquistando 20 dos 42 pontos disputados até agora, estando assim na parte de cima da tabela, sete pontos atrás da primeira equipa na zona de classificação para a Liga Europa. Nos últimos cinco jogos que o Bournemouth disputou como anfitrião, contando com mais de uma competição, em quatro deles foram marcados mais de 1.5 golos pelas equipas. Acreditamos que neste confronto o Bournemouth, por jogar em casa, possa conseguir golos e assim faça mais um jogo movimentado.


Análise do Huddersfield Town

A equipa visitante está atualmente na 17ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 4 empates e 8 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Wolverhampton Wanderers por (0‑2). No último jogo, perdeu em casa contra o Brighton & Hove Albion por (1‑2). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas como visitante, com um total de 17 golos marcados e 22 sofridos; contra 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas no seu estádio, com um total de 7 golos marcados e 18 sofridos. Para o campeonato, o Huddersfield Town conquistou 5 pontos em 18 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas nos últimos 6 jogos que disputou como visitante. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O Huddersfield Town é um clube que tem três títulos da Premier League (Campeonato Inglês), entretanto, o último título foi conquistado na temporada de 1925/26. Para além disso, a equipa já conquistou um título da Copa FA e um da Super Copa inglesa. Na atual temporada, a equipa aparece de uma má campanha neste início do campeonato nacional, conquistando apenas dez dos 42 pontos disputados até agora, estando assim na parte de baixo da tabela, um ponto à frente da zona de despromoção. Nos últimos cinco jogos que o Huddersfield Town disputou como visitante, todos pelo campeonato nacional, em todos eles foram marcados mais de 1.5 golos pelas equipas. Acreditamos que neste confronto, o Huddersfield Town faça mais um jogo movimentado, onde procurará os seus golos e também sofrerá com o ataque adversário.








Brighton & Hove Albion e Crystal Palace medem forças no The American Express Community Stadium, num jogo para a 15ª jornada da Premier League. O registo de confrontos diretos recentes entre as duas equipas não podia ser mais equilibrado, já que houve 1 empate e 1 vitória para cada equipa das últimas 3 vezes que se encontraram. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 14‑04‑2018, terminou com a vitória do Crystal Palace por (3‑2). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Brighton & Hove Albion

Depois de 5 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, a equipa da casa está na 11ª posição, tendo conquistado 18 pontos. No último jogo, ganhou ao Huddersfield Town fora por (1‑2), depois de no jogo anterior ter empatado (1‑1) em casa, num jogo contra o Leicester City. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 6 jogos em casa para o campeonato o Brighton & Hove Albion regista 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 11 pontos em 18 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos 14 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 2 períodos em destaque nos últimos 8 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 4 dos seus 8 golos entre os minutos (76'‑90') e 3 dos seus 8 entre (31'‑45').

O Brighton & Hove Albion é um clube que já foi vice-campeão da Championship (segunda divisão do futebol inglês) duas vezes, para além de ter dois títulos da Liga 1 (terceira divisão nacional) e um título da Liga 2 (quarta divisão nacional). Na atual temporada, a equipa tem feito uma campanha irregular no campeonato nacional, uma vez que conquistou 18 dos 42 pontos disputados até agora, estando assim na parte intermédia da tabela, distante dos primeiros e dos últimos classificados. Nos últimos cinco jogos que o Brighton & Hove Albion disputou como anfitrião, em quatro deles tivemos um ou mais golos marcados na segunda parte. Acreditamos que neste confronto o padrão se mantenha, já que o Brighton & Hove Albion costumam marcar golos mais na segunda parte.


Análise do Crystal Palace

Depois de 3 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, a equipa visitante está na 14ª posição, tendo conquistado 12 pontos. No último jogo, ganhou ao Burnley em casa por (2‑0), depois de no jogo anterior ter empatado fora, num jogo contra o Manchester United, por (0‑0). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas como visitante, com um total de 27 golos marcados e 15 sofridos; contra 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas no seu estádio, com um total de 22 golos marcados e 18 sofridos. Para o campeonato, o Crystal Palace conquistou 7 pontos em 21 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas nos últimos 7 jogos que disputou como visitante. 

Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 8 jogos. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 8 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 1 período em destaque nos últimos 11 encontros disputados como visitante para todas as competições: marcou 4 dos seus 10 golos entre os minutos (76'‑90').

O Crystal Palace é um clube que já conquistou a Champioship (segunda divisão nacional) duas vezes, para além de já ter sido duas vezes vice-campeão da Copa FA. Na atual temporada, a equipa tem feito uma campanha irregular no campeonato nacional, já que conquistou apenas 12 dos 42 pontos disputados até agora, estando assim na parte de baixo da tabela, três pontos à frente da primeira equipa dentro da zona de despromoção. Nos últimos cinco jogos que o Crystal Palace disputou como visitante, em três deles foram marcados um ou mais golos na segunda parte. Acreditamos que neste confronto o padrão se mantenha e o Crystal Palace faça mais um jogo onde serão marcados golos na segunda parte.






West Ham United e Cardiff City enfrentam‑se no Olympic Stadium, num encontro para a 15ª jornada da Premier League. Não há registo de confrontos diretos entre estas duas equipas nos últimos 3 anos. O último confronto foi disputado a 11‑01‑2014 e terminou com o resultado: Cardiff City (0‑2) West Ham United. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o West Ham United apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do West Ham United

Depois de 4 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, a equipa da casa está na 13ª posição, tendo conquistado 15 pontos. No último jogo, ganhou ao Newcastle United fora por (0‑3), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑4) em casa, num jogo contra o Manchester City. Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas como visitante, com 25 golos marcados e 20 sofridos; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio, com 26 golos marcados e 20 sofridos. Nos últimos 7 jogos em casa para o campeonato o West Ham United regista 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, pelo que conquistou 7 pontos em 21 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O West Ham United entra nesta atuação com um triunfo, por 0-3, na deslocação ao terreno do Newcastle, regressando aos triunfos depois de dois jogos seguidos sem vencer no campeonato inglês: os golos da equipa foram marcados por Chicharito (2) e Felipe Anderson. A jogarem em casa, os caseiros registam apenas 2 vitórias em 7 jogos realizados. Neste jogo frente ao Cardiff, o clube da casa costuma atuar num desenho tático em 4-4-2, utilizando dois jogadores na frente: Chicharito e Arnautovic têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária. Assim, adivinha-se que o West Ham adote uma estratégia mais ofensiva tendo em conta a sua superioridade em relação ao adversário desta ronda. O treinador dos caseiros não pode contar com Darlow e Lejeune, ambos com problemas físicos.


Análise do Cardiff City

A equipa visitante está atualmente na 16ª posição, com 11 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 2 empates e 9 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Everton por (1‑0). No último jogo, ganhou em casa contra o Wolverhampton Wanderers por (2‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas no seu estádio. Nos últimos 6 jogos fora para o campeonato o Cardiff City regista 1 empate e 5 derrotas, pelo que conquistou 1 ponto em 18 possíveis. 

Para esta competição, regista uma sequência de 4 derrotas nos últimos jogos como visitante e não ganhou nenhum dos últimos 6 jogos fora do seu estádio. Nos encontros disputados fora para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 1‑0, que se verificou em 3 dos seus 8 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que tem apresentado dificuldades em abrir o marcador. De facto, só abriu o marcador uma vez nos últimos 14 jogos para a Premier League. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 11 vezes e apenas conseguiu 3 reviravoltas. Há 1 período em destaque nos últimos 7 encontros disputados como visitante para todas as competições: sofreu 5 dos seus 12 golos entre os minutos (76'‑90').

A turma do Cardiff arranca para este jogo com um triunfo em casa, por 2-1, na receção ao Wolverhampton, contudo, registou apenas o terceiro triunfo nos últimos 10 jogos realizados no campeonato inglês: os golos foram assinados por Gunnarsson e Hoilett. De destacar que os visitantes somam apenas 1 ponto em 18 possíveis. Normalmente o treinador Neil Warnock joga em 3-5-2 privilegiando a organização defensiva e os contra-ataques. O médio Callum Paterson é o melhor marcador do Cardiff com 3 golos assinados. De fora deste jogo por lesão estão Mendez-Laing e Zohore.





Watford e Manchester City medem forças no Vicarage Road Stadium, num jogo para a 15ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 3 jogos ganhou 3. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 16‑09‑2017, o Manchester City conseguiu vencer, por (0‑6). Os golos do encontro foram marcados por S. Agüero (27' , 31' e 81' ), Gabriel Jesus (37' ), N. Otamendi (63' ) e R. Sterling (89' ) para o Manchester City. A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 10º e 1º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 6º classificado em jogos em casa e o 3º como visitante.


Análise do Watford

Depois de 6 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, a equipa da casa está na 10ª posição, tendo conquistado 20 pontos. No último jogo, perdeu com o Leicester City fora por (2‑0), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑3) em casa, num jogo contra o Liverpool. Esta é uma equipa mais forte no seu terreno, onde conquistou 12 pontos, contra apenas 8 nos seus jogos como visitante. Para o campeonato, o Watford conquistou 12 pontos em 21 possíveis, depois de 4 vitórias e 3 derrotas nos últimos 7 jogos que disputou no seu estádio. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Nos 14 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 8 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 4 dos seus 11 golos entre os minutos (31'‑45').

O Watford é um clube que ainda não conseguiu ganhar a Premier League (Campeonato Inglês), mas que já foi vice-campeão da competição na distante temporada de 1982/83, para além de ter um segundo lugar na Copa FA na temporada de 1983/84 e um título na Ligue 1 (terceira divisão nacional). Na atual temporada, a equipa tem feito uma campanha irregular no campeonato nacional, uma vez que conquistou 20 dos 42 pontos disputados até agora, estando assim na parte intermédia da tabela, distante dos primeiros e dos últimos classificados. Nos últimos cinco jogos que o Watford disputou como anfitrião, contando apenas com o campeonato nacional, em todos eles foram marcados mais de 2.5 golos pelas equipas. Acreditamos que neste confronto o Watford faça mais um jogo movimentado, onde terá condições de marcar golos, mas também pode acabar por sofrer.


Análise do Manchester City

Depois de 12 vitórias e 2 empates, a equipa visitante está na 1ª posição, tendo conquistado 38 pontos. No último jogo, ganhou ao AFC Bournemouth em casa por (3‑1), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o West Ham United, por (0‑4). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, já que conquistou 14 pontos como visitante e 24 no seu estádio, com 30 golos marcados e 5 golos sofridos em casa, contra 13 golos marcados e 1 sofridos como visitante. Nos últimos 6 jogos fora para o campeonato o Manchester City regista 4 vitórias e 2 empates, pelo que conquistou 14 pontos em 18 possíveis. 

Para esta competição, regista uma sequência de 6 vitórias nos últimos jogos e não perdeu nenhum dos últimos 6 jogos fora do seu estádio. A solidez defensiva tem sido um dos seus pontos fortes, já que apenas sofreu golos em 3 dos últimos 10 jogos, e o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 12 dos últimos 14 jogos para a Premier League, desses 12 chegou ao intervalo em vantagem em 10 e conseguiu sempre manter a vantagem até ao final dos 90’.

O Manchester City é um clube que ao longo da sua história conquistou cinco títulos da Premier League (Campeonato Inglês), para além de ter cinco títulos da Copa FA e uma Recopa Europeia, ganha em 1969/70. Na atual temporada, a equipa tem novamente feito uma campanha bastante forte, já que conquistou 38 dos 42 pontos disputados até agora, estando assim na liderança isolada da competição, cinco pontos à frente do segundo classificado. Nos últimos cinco jogos que o Manchester City disputou como anfitrião, contando com mais de uma competição, em quatro deles foram marcados mais de 2.5 golos pelas equipas. Acreditamos que neste confronto o Manchester City faça mais um jogo com vários golos, mas que possa também sofrer.





Burnley e Liverpool medem forças no Turf Moor, num jogo para a 15ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 01‑01‑2018, o Liverpool conseguiu vencer, por (1‑2). Os golos do jogo foram marcados por J. Guðmunds­son (87' ) para o Burnley e por S. Mané (61' ) e R. Klavan (90' ) para o Liverpool. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Burnley apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Burnley

A equipa da casa está atualmente na 19ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 3 empates e 9 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Newcastle United por (1‑2). No último, perdeu fora contra o Crystal Palace por (2‑0). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante; contra 2 vitórias, 6 empates e 7 derrotas no seu estádio. Nos últimos 6 jogos em casa para o campeonato o Burnley regista 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas, pelo que conquistou 4 pontos em 18 possíveis. 

Para esta competição, não ganha há 7 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. A equipa tem sentido dificuldades em marcar primeiro: apenas abriu o marcador em 3 dos seus últimos 14 jogos para a Premier League, desses 3 chegou ao intervalo em vantagem em 2 e ganhou no final dos 90’ em 2. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 9 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 2 períodos em destaque nos últimos 9 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 3 dos seus 8 golos entre os minutos (31'‑45') e 3 dos seus 8 entre (76'‑90').

O Burnley parte para este jogo com um desaire, por 2-0, na deslocação ao terreno do Crystal Palace, somando desta forma o sétimo encontro seguido sem vencer neste campeonato inglês. A jogar em casa, o conjunto visitado soma apenas 1 vitória em 6 jogos realizados. Por atuar frente a um dos primeiros da tabela classificativa, o treinador Sean Dyche deverá entrar em campo com uma estratégia mais cautelosa, explorando apenas o contragolpe: Aaron Lennon é um jogador muito competente na transição ofensiva. Por outro lado, Sam Vokes é o melhor marcador Burnley no campeonato com 3 golos autografados. Para este jogo o treinador da casa não pode contar com Pope e Ward, ambos por lesão.


Análise do Liverpool

A equipa visitante está atualmente na 2ª posição, com 36 pontos conquistados, depois de 11 vitórias e 3 empates. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Watford por (0‑3). No último jogo, ganhou em casa contra o Everton por (1‑0). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante, com um total de 24 golos marcados e 13 sofridos; contra 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas no seu estádio, com um total de 36 golos marcados e 9 sofridos. 

Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 7 jogos fora do seu estádio. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 12 dos seus últimos 14 jogos para a Premier League, desses 12 chegou ao intervalo em vantagem em 9 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 11.

O Liverpool parte para este jogo com uma vitória, por 1-0, na receção ao rival Everton, somando desta forma o terceiro triunfo seguido no campeonato inglês: o único tento do desafio foi rubricado por Origi. De destacar que os visitantes ainda não perderam a jogar fora de portas. Neste jogo frente ao Burnely, o treinador Jürgen Klopp deverá jogar em 4-3-3 privilegiando a posse de bola e os ataques posicionais: Wijnaldum será o maestro da equipa, sendo este responsável por organizar e criar o processo ofensivo. Por outro lado, Mohamed Salah é o melhor marcador do Liverpool no campeonato com 7 golos apontados. Para este jogo o treinador visitante não pode contar com Henderson, castigado, além de Lallana e Oxlade-Chamberlain, ambos com problemas físicos.








Fulham e Leicester City enfrentam‑se no Craven Cottage, num encontro para a 15ª jornada da Premier League. Não há registo de confrontos diretos entre estas duas equipas nos últimos 3 anos. O último confronto foi disputado a 29‑10‑2013 e terminou com o resultado: Leicester City (4‑3) Fulham. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Fulham

Depois de 2 vitórias, 2 empates e 10 derrotas, a equipa da casa está na 20ª posição, tendo conquistado 8 pontos. No último jogo, perdeu com o Chelsea fora por (2‑0), depois de no jogo anterior ter ganho (3‑2) em casa, num jogo contra o Southampton. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 1 empate e 11 derrotas como visitante, com 13 golos marcados e 33 sofridos; contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 20 golos marcados e 20 sofridos. Nos últimos 6 jogos em casa para o campeonato o Fulham regista 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, pelo que conquistou 7 pontos em 18 possíveis. Nos seus jogos para a liga em casa o resultado mais frequente ao intervalo foi o 0‑1 (3 em 6 jogos). A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 10 jogos que disputou nesta competição. A equipa tem sentido dificuldades em marcar primeiro: apenas abriu o marcador em 3 dos seus últimos 14 jogos para a Premier League, desses 3 chegou ao intervalo em vantagem em 2 e ganhou no final dos 90’ em 1. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 11 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.

O Fulham parte para este jogo com uma derrota, por 2-0, frente ao Chelsea, registando o terceiro desaire nos últimos quatro jogos realizados no campeonato inglês. A última vitória conquistada foi frente ao Southampton por 3-2. Neste jogo dentro de portas o treinador Claudio Ranieri            deverá desenhar a sua equipa em 4-4-2 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados, principalmente, pelos corredores. Aleksandar Mitrovic é o grande destaque do Fulham com 7 golos assinados no campeonato inglês. Para este jogo o técnico caseiro pode contar com todos os seus jogadores.


Análise do Leicester City

A equipa visitante está atualmente na 8ª posição, com 21 pontos conquistados, depois de 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Brighton & Hove Albion por (1‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Watford por (2‑0). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Leicester City conquistou 10 pontos em 21 possíveis, depois de 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas nos últimos 7 jogos que disputou como visitante. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 14 jogos nesta prova, apenas conseguiu 2 reviravoltas nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 9 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 5 dos seus 10 golos entre os minutos (76'‑90').

O Leicester City chega a este jogo com uma vitória, por 2-0, na receção Watford, regressando aos triunfos depois de dois jogos seguidos sem vencer no campeonato inglês: os golos foram marcados por Jamie Vardy e James Maddison. A jogar fora de portas, a turma visitante soma apenas 3 vitórias em 7 jogos realizados. Neste jogo fora de casa o treinador Claude Puel deverá manter o habitual o 4-2-3-1 beneficiando o bloco baixo e as bolas diretas para Jamie Vardy: este jogador é o grande destaque da equipa visitante com 5 golos. Para este jogo o treinador não pode contar com Amartey, Maguire e Ghezzal, todos com problemas físicos.







Wolverhampton Wanderers e Chelsea enfrentam‑se no Molineux Stadium, num encontro para a 15ª jornada da Premier League. Apenas há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 18‑02‑2017, que terminou com a vitória do Chelsea por (0‑2). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Chelsea apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Wolverhampton Wanderers

Depois de 4 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, a equipa da casa está na 12ª posição, tendo conquistado 16 pontos. No último jogo, perdeu com o Cardiff City fora por (2‑1), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑2) em casa, num jogo contra o Huddersfield Town. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 6 empates e 3 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Wolverhampton Wanderers conquistou 8 pontos em 21 possíveis, depois de 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas nos últimos 7 jogos que disputou no seu estádio. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Nos últimos 9 jogos em casa para todas as competições há 3 períodos que se destacam: marcou 4 dos seus 8 golos entre os minutos (76'‑90'); sofreu 5 dos seus 10 golos entre os minutos (16'‑30') e 4 dos seus 10 entre (61'‑75').

O conjunto do Wolverhampton Wanderers arranca para este jogo com um desaire, por 2-1, na deslocação ao terreno do Cardiff: o único golo da equipa foi assinado por Doherty. Recordamos que os caseiros passam por um mau momento no campeonato inglês, já que soma 5 derrotas nos últimos 6 jogos realizados. Nesta jornada frente ao Chelsea, o comandante Nuno Espírito Santo deverá alinhar em 3-4-3 beneficiando a organização do seu bloco e as transições rápidas, especialmente, através dos corredores. O avançado Raúl Jiménez é o melhor marcador do conjunto da casa com 3 golos assinados. Para este jogo o treinador não pode contar com Rúben Neves, castigado, além de Johny, este lesionado.


Análise do Chelsea

Depois de 9 vitórias, 4 empates e 1 derrota, a equipa visitante está na 3ª posição, tendo conquistado 31 pontos. No último jogo, ganhou ao Fulham em casa por (2‑0), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Tottenham Hotspur, por (3‑1). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas como visitante, com um total de 25 golos marcados e 12 sofridos; contra 9 vitórias, 5 empates e 1 derrota no seu estádio, com um total de 29 golos marcados e 13 sofridos. Para o campeonato, o Chelsea conquistou 13 pontos em 18 possíveis, depois de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 6 jogos que disputou como visitante. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Há 1 período em destaque nos últimos 20 encontros disputados como visitante para todas as competições: marcou 10 dos seus 28 golos entre os minutos (76'‑90').

A turma do Chelsea chega a este jogo com um uma vitória, por 2-0, na receção ao Fulham, regressando aos triunfos depois de dois jogos sem vencer no campeonato inglês: os golos da equipa foram assinados por Loftus-Cheek e Pedro. Importa frisar que os visitantes registam apenas 1 derrota nos 6 jogos realizados fora de portas. Neste jogo fora de portas, o treinador Maurizio Sarri deverá jogar no habitual 4-3-3 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados, no entanto, em alguns momentos do jogo deve atuar apenas no contra-ataque. Eden Hazard é o grande destaque do Chelsea no campeonato inglês com 7 golos. De fora deste jogo por lesão continuam Victor Moses, Blackman e Barkley.








Everton e Newcastle United enfrentam‑se no Goodison Park, num encontro para a 15ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 3 vitórias nos últimos 3 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 23‑04‑2018, num jogo para a Premier League, que acabou com a vitória do Everton por (1‑0). O único golo do encontro foi marcado por T. Walcott (51' ). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Everton

Depois de 6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, a equipa da casa está na 6ª posição, tendo conquistado 22 pontos. No último jogo, perdeu com o Liverpool fora por (1‑0), depois de no jogo anterior ter ganho (1‑0) em casa, num jogo contra o Cardiff City. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante, com 37 golos marcados e 23 sofridos; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio, com 26 golos marcados e 15 sofridos. Para o campeonato, o Everton conquistou 16 pontos em 21 possíveis, depois de 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 7 jogos que disputou no seu estádio. 

Para esta competição, regista uma sequência de 4 vitórias nos últimos jogos em casa. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 14 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Everton entra neste desmotivado depois de um desaire, por 1-0, na deslocação ao reduto do rival Liverpool, colocando um ponto final aos três jogos seguidos sem perder no campeonato inglês. Destacamos que os azuis somaram 5 vitórias em 7 jogos realizados dentro de portas. O treinador Marco Silva costuma atuar num tradicional 4-2-3-1, privilegiando um estilo de jogo mais rápido, de constantes transições, atacando, preferencialmente, pelos corredores laterais. De salientar que, neste desenho, os três jogadores mais avançados são Bernard, Walcott e Richarlison: este último é um dos melhores marcadores do Everton com 6 golos assinados. De fora deste jogo estão Kenny e Hornby, ambos com problemas físicos.


Análise do Newcastle United

A equipa visitante está atualmente na 15ª posição, com 12 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Burnley por (1‑2). No último jogo, perdeu em casa contra o West Ham United por (0‑3). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas como visitante, com um total de 13 golos marcados e 20 sofridos; contra 7 vitórias e 8 derrotas no seu estádio, com um total de 16 golos marcados e 16 sofridos. Para o campeonato, o Newcastle United conquistou 6 pontos em 18 possíveis, depois de 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas nos últimos 6 jogos que disputou como visitante. Nos jogos disputados como visitante verificam‑se alguns resultados mais frequentes: no final dos primeiros 45' 0‑0 (3 em 8 jogos) e no final do jogo 0‑0 (3 em 8 jogos). A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 14 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 8 jogos fora para todas as competições há 2 períodos que se destacam: marcou 3 dos seus 6 golos entre os minutos (0'‑15'); sofreu 4 dos seus 9 golos entre os minutos (76'‑90').

O Newcastle United entra nesta jornada com um desaire, por 0-3, na receção ao West Ham, colocando um ponto final aos três triunfos seguidos no campeonato inglês. Ainda assim, importa frisar que os visitantes seguem na parte de baixo da tabela classificativa. Ao contrário do “inimigo” desta ronda, o Newcastle United costuma atuar num 4-4-2, onde os dois intervenientes mais avançados são José Rondón e Ayoze Pérez. O clube visitante quando investe no processo ofensivo, normalmente, fá-lo através do corredor esquerdo, aproveitando a profundidade oferecida pelo extremo Kenedy. Para este jogo o treinador não conta com Matt Ritchie, castigado, além de Darlow e Dummett, ambos lesionados.






Manchester United e Arsenal medem forças no Old Trafford, num jogo para a 15ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 2, empatou 2 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 29‑04‑2018, o Manchester United ganhou por (2‑1). Os golos do jogo foram marcados por P. Pogba (16' ) e M. Fellaini (90' ) para o Manchester United e por H. Mkhitaryan (51' ) para o Arsenal.


Análise do Manchester United

Depois de 6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, a equipa da casa está na 7ª posição, tendo conquistado 22 pontos. No último jogo, empatou com o Southampton fora por (2‑2), depois de no jogo anterior ter empatado (0‑0) em casa, num jogo contra o Crystal Palace. Nos últimos 6 jogos em casa para o campeonato o Manchester United regista 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 11 pontos em 18 possíveis. 

Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos no seu estádio. Nos encontros disputados no seu estádio para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 1‑0, que se verificou em 3 dos seus 6 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos 14 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 2 reviravoltas nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Manchester United entra neste encontro desmotivado depois de um empate, a 2-2, na deslocação ao terreno do Southampton, registando o terceiro encontro seguido sem vencer no campeonato: Herrera e Lukaku fizeram os tentos da equipa. Nos 4 jogos anteriores, os caseiros registam uma vitória, contudo, nos últimos minutos frente ao Young Boys por 1-0, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. O conjunto da casa costuma atuar num tradicional 5-3-2, privilegiando um estilo de jogo mais rápido, de constantes transições, atacando, preferencialmente, pelos corredores laterais. De salientar que, neste desenho, os jogadores mais avançados são Rashford e Lukaku. Por outro lado, Martial é o grande goleador da equipa comandada por José Mourinho com 6 golos assinados. De fora deste jogo por lesão continuam Sanchez, Lindelof e Darmian, já Ashley Young é baixa por castigo.


Análise do Arsenal

A equipa visitante está atualmente na 4ª posição, com 30 pontos conquistados, depois de 9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o AFC Bournemouth por (1‑2). No último jogo, ganhou em casa contra o Tottenham Hotspur por (4‑2). Para o campeonato, o Arsenal conquistou 13 pontos em 18 possíveis, depois de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 6 jogos que disputou como visitante. 

Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos fora do seu estádio. Nos encontros disputados fora para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 1‑1, que se verificou em 3 dos seus 8 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos como visitante há uma tendência para haver golos, já que 19 dos seus últimos 29 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e apenas conseguiu 2 reviravoltas.

O Arsenal entra neste embate depois de um triunfo caseiro, por 4-2, na receção ao Tottenham, registando desta forma a segunda vitória seguida no campeonato inglês: os golos da equipa foram marcados por Aubameyang (2), Torreira e Lacazette. Importa frisar que os arsenalistas passam por um bom momento fora de portas, visto que soma 4 vitórias em 6 jogos realizados. O conjunto visitante costuma atuar num 3-4-3, dando mais importância a um estilo de jogo pausado, de posse de bola, progredindo no terreno, principalmente, através do corredor central. As três setas apontadas à baliza do “inimigo” serão Iwobi, Aubameyang e Mkhitaryan, sendo que na zona média do terreno é possível que atuem Kolasinac, Bellerín, Torreira e Xhaka. Para este jogo o treinador não pode contar com Ozil, Welbeck e Nacho Monreal, todos com problemas físicos.







Tottenham Hotspur e Southampton medem forças , num jogo para a 15ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa da casa, que regista 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos últimos 7 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 21‑01‑2018, terminou com um empate por (1‑1). O factor casa poderá ter influência no resultado final, já que apesar de este ser um encontro entre 5º e 18º classificado, na verdade este é um jogo entre o 12º classificado em jogos em casa e o 18º como visitante.


Análise do Tottenham Hotspur
Depois de 10 vitórias e 4 derrotas, a equipa da casa está na 5ª posição, tendo conquistado 30 pontos. No último jogo, perdeu com o Arsenal fora por (4‑2), depois de no jogo anterior ter ganho (3‑1) em casa, num jogo contra o Chelsea. Esta é uma equipa que normalmente conquista resultados mais positivos como visitante do que em casa, já que conquistou 21 pontos fora, com 17 golos marcados e 10 sofridos, e 9 pontos em casa, com 8 golos marcados e 5 sofridos. Para o campeonato, o Tottenham Hotspur conquistou 9 pontos em 15 possíveis, depois de 3 vitórias e 2 derrotas nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio. Nos encontros que disputou no seu estádio alguns resultados repetiram‑se com mais frequência: ao intervalo 0‑1 (2 em 5 jogos) e 1‑0 (2 em 5 jogos) e no final dos 90' 3‑1 (2 em 5 jogos). O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 11 dos seus últimos 14 jogos para a Premier League, desses 11 chegou ao intervalo em vantagem em 8 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 10.

O Tottenham entra neste encontro depois de uma derrota, por 4-2, na deslocação ao terreno do Arsenal: os golos da equipa foram assinados por Dier e Kane. Importa frisar que os caseiros somam apenas 3 vitórias em 5 jogos realizados no seu reduto, demonstrando algumas falhas a jogar em casa. O conjunto caseiro costuma atuar num 4-2-3-1, privilegiando um estilo de jogo mais apoiado, sendo que as três peças mais avançadas são Son, Kane e Dele Alli. Por outro lado, Harry Kane é o melhor marcador deste conjunto com 8 golos assinados. O treinador Mauricio Pochettino não pode contar com Vertonghen, castigado, além de Janssen, Dembelé e Trippier, estes com problemas físicos.


Análise do Southampton

Depois de 1 vitória, 6 empates e 7 derrotas, a equipa visitante está na 18ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, empatou com o Manchester United em casa por (2‑2), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Fulham, por (3‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, já que conquistou resultados semelhantes em casa e fora. Nos últimos 7 jogos fora para o campeonato o Southampton regista 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas, pelo que conquistou 4 pontos em 21 possíveis. 

Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 10 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 14 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 1 período em destaque nos últimos 11 encontros disputados como visitante para todas as competições: marcou 3 dos seus 8 golos entre os minutos (46'‑60').

O Southampton entra neste jogo depois de um empate, a 2-2, na receção ao Manchester United, continuando sem vencer há dez jogos seguidos no campeonato inglês: os golos da equipa foram rubricados por Cédric Soares e Armstrong. Importa frisar ainda que os visitantes somam apenas 1 vitória nos 7 jogos realizados fora de portas. O conjunto forasteiro costuma atuar num 3-4-3, privilegiando um estilo de jogo mais rápido, sendo que as três peças mais avançadas são Redmond, Armstrong e Charlie Austin. O homem responsável por definir e conduzir as investidas da sua equipa é o médio Pierre-Emile Hojbjerg. O treinador Mark Hughes não pode contar com Mario Lemina, castigado, além de Long, Gallagher e Bertrand, estes com problemas físicos.