sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Antevisão da Jornada 05


Depois de uma longa paragem, em que houve espaço para tudo (selecções, Taça da Liga, competições europeias), a Liga NOS está de volta! Para esta ronda, o prato forte é o SC Braga vs Sporting CP, o que significa que, muito provavelmente, vai haver mexidas no topo da tabela. Estes dois lideram, ao lado do Benfica, todos com 10 pontos. FC Porto e Marítimo perseguem-nos com 9. Ainda é muito cedo, mas a corrida já começou.




Boavista FC vs GD Chaves
Sexta 21, 20h30
Com 4 e 3 pontos respectivamente, Boavista e Chaves estão a ter um arranque de Liga complicado. Neste duelo que abre a jornada, os dois clubes procuram somar a segunda vitória no campeonato e dar um passo rumo à metade superior da tabela. No Bessa, o Boavista ainda só fez um jogo, com o Benfica, que perdeu. O Chaves já jogou duas vezes fora e perdeu ambas, mas na Taça da Liga conseguiu empatar no Dragão. Os últimos quatro confrontos entre estas duas equipas, em ambos os estádios, deram empate. Pelo que se tem visto esta época, não seria estranho a tradição manter-se.




Boavista e Chaves enfrentam‑se no Estádio do Bessa Século XXI, num encontro para a 5ª jornada da Primeira Liga. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 5 jogos ganhou 1 e empatou 4. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 14‑04‑2018, terminou com um empate por (3‑3). É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Boavista apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Boavista

A equipa da casa está atualmente na 12ª posição, com 4 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Feirense por (1‑1). No último, perdeu fora contra o Santa Clara por (4‑2). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas como visitante, com 13 golos marcados e 26 sofridos; contra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no seu estádio, com 20 golos marcados e 12 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Boavista regista 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 3 dos últimos 4 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição.


O Boavista entra neste encontro desmotivado depois de uma derrota forasteira, por 4-2, na visita ao terreno do Santa Clara: os tentos da equipa foram rubricados por Talocha e Falcone. De salientar que os axadrezados somaram apenas 1 vitória no campeonato português, precisamente, na primeira jornada frente ao Portimonense. O Boavista apresenta menos argumentos individuais para esta partida, assim, adivinha-se que poderá ter mais cautelas com o objetivo de não sofrer o primeiro golo. O treinador Jorge Simão deverá atuar num tradicional 4-2-3-1, onde os três jogadores mais avançados serão Rochinha, Falcone e André Claro. 

Onze titular confirmado: Helton Leite, Neris, S. Sparagna, Talocha, Carraça, David Simão, Rochinha, Fábio Espinho, I. Mandiang, Mateus, F. Falcone.

Treinador: Jorge Simão.


Análise do Chaves

Depois de 1 vitória e 3 derrotas, a equipa visitante está na 14ª posição, tendo conquistado 3 pontos. No último jogo, perdeu com o Braga em casa por (0‑1), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Marítimo, por (2‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de um empate fora com o Porto por (1‑1). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Chaves ganhou 3, empatou 2 e perdeu 5. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição.


O Chaves entra neste jogo motivado depois de um empate, a 1-1, frente ao FC Porto, em jogo a contar para a Taça da Liga. Importa recordar que os transmontanos já não vencem há dois jogos para o campeonato, sendo que na última jornada perdeu frente ao Braga por 0-1. O conjunto visitante apresenta mais argumentos individuais para esta partida, sendo que é detentor de vários valores individuais capazes de decidir o desafio a qualquer momento. O emblema visitante costuma atuar num 4-3-3 onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária são Avto, Perdigão e William. 

Onze titular confirmado: Ricardo Nunes, N. Maraš, Paulinho, Marcão Teixeira, Djavan Ferreira, G. Ghazaryan, Stephen Eustáquio , Bruno Gallo, William, Perdigão, Niltinho.










Sta. Clara vs Rio Ave FC
Sábado 22, 16h30
O primeiro jogo de Sábado pode ser um dos espectáculos mais empolgantes da jornada. Nos Açores, o Sta. Clara recebe o Rio Ave num duelo entre duas equipas que parecem privilegiar o futebol ofensivo, em detrimento da solidez defensiva. A equipa de São Miguel ainda não perdeu em casa e marcou 7 golos nesses 2 jogos como visitado. O Rio Ave perdeu na Luz, para a Taça da Liga, mas voltou a deixar imagem positiva. Sobretudo no ponto de vista ofensivo, os vila-condenses têm armas de peso em Galeno e Dala. Ainda sem vencer fora de casa, o Rio Ave vai jogar para a vitória, mas o desfecho é muito imprevisível.

Santa Clara e Rio Ave medem forças no Estádio de São Miguel, num jogo para a 5ª jornada da Primeira Liga. Apenas há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 16‑10‑2016, que terminou com a vitória do Santa Clara por (4‑2), no desempate através de grandes penalidades. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Santa Clara

Depois de 1 vitória, 2 empates e 1 derrota, a equipa da casa está na 9ª posição, tendo conquistado 5 pontos. No último jogo, ganhou ao Boavista em casa por (4‑2), depois de no jogo anterior ter empatado (2‑2) fora, num jogo contra o Portimonense. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas como visitante; contra 9 vitórias e 6 empates no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Santa Clara regista 8 vitórias e 2 empates. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 4 jogos, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição. Há 1 período em destaque nos últimos 3 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 4 dos seus 7 golos entre os minutos (46'‑60').


O Santa Clara entra neste jogo motivado depois de um triunfo caseiro, por 4-2, na receção ao Boavista: Thiago Santana, Fernando e Osama Rashid autografaram os golos da vitória. O conjunto caseiro costuma atuar num sistema tático em 4-3-3, dando mais importância às transições rápidas e a um estilo de jogo mais ofensivo. Neste desenho, os três homens responsáveis por lançar o pânico na área do “inimigo” são Fernando, Stephens e Zé Manuel. O treinador caseiro não vai poder contar com Thiago e Clemente por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Marco Pereira, Fábio Cardoso, Patrick, Accioly, João Lucas, Bruno Lamas, Osama Rashid, Anderson Carvalho, A. Stephens, Fernando, Zé Manuel.


Análise do Rio Ave

A equipa visitante está atualmente na 7ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Tondela por (1‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Portimonense por (2‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas como visitante; contra 10 vitórias e 5 empates no seu estádio. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, perdeu com o Benfica fora por (2‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Rio Ave ganhou 2, empatou 3 e perdeu 5. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 4 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição.


O Rio Ave entra neste encontro desmotivado depois de um desaire forasteiro, por 2-1, na deslocação à arena do Benfica, a contar para a Taça da Liga. Tal como o “inimigo” desta jornada, o Rio Ave costuma atuar num 4-3-3, focando-se mais num estilo de jogo de constantes transições, conduzindo as suas investidas de ataque, principalmente, através dos corredores laterais. Neste desenho, os homens que costumam ocupar as posições mais avançadas são Galeno, Gabrielzinho e Carlos Vinícius. O treinador José Gomes não vai poder contar com Ronan, Joca, Murilo, Nuno Santos e Makaridze por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Leonardo, Jonathan Buatu, Junio, T. Borevković, Matheus Reis, Diego Lopes, Carlos, N. Jambor, João Schmidt, Gelson, Gabrielzinho.



CS Marítimo da Madeira vs CF 'Os Belenenses'
Sábado 22, 19h00
O excelente arranque do Marítimo, com três triunfos e uma derrota, deixa os insulares a apenas 1 ponto dos líderes e em igualdade com o FC Porto. Neste jogo dos Barreiros, onde ainda só ganharam, os insulares têm boas hipóteses de continuar o bom momento e fazer esquecer a derrota em Alvalade para a Taça da Liga. Ainda assim, nos últimos seis confrontos o Marítimo só bateu o Belenenses uma vez, perdeu três e empatou duas. Os azuis também perderam na Taça da Liga, mas uma derrota menos abonatória: no terreno do Varzim, da 2.ª Liga. Com a forma actual e com o factor casa a ter papel importante, o Marítimo é o favorito deste embate.


Marítimo e Belenenses medem forças no Estádio dos Barreiros, num jogo para a 5ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 1 empate e 2 vitórias para cada equipa nos últimos 5 jogos. Efetivamente, a última vez que se encontraram neste estádio foi a 20‑01‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou num empate por (0‑0). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Marítimo

A equipa da casa está atualmente na 5ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 3 vitórias e 1 derrota. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Chaves por (2‑1). No último, ganhou fora contra o Aves por (0‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 1 empate e 4 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de uma derrota fora com o Sporting por (3‑1). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Marítimo ganhou 7 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 4 jogos para esta competição. Nos últimos 4 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 4 dos seus 6 golos entre os minutos (76'‑90').


O Marítimo entra nesta partida desmotivado depois de uma derrota forasteira, por 3-1, na deslocação ao terreno do Sporting. De salientar que o clube da casa parece estar numa boa forma, já que venceu os três últimos encontros caseiros. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem finalizar as oportunidades de que dispõe. O Marítimo costuma atuar num 4-4-2, privilegiando as transições rápidas, pelo que, neste desenho, os dois homens mais avançados são Leandro Barrera e Rodrigo Pinho. O treinador Cláudio Braga não vai poder contar com Lucas Áfrico por se encontrar castigado. 

Onze titular confirmado: A. Abedzadeh, Zainadine Junior, Bebeto, Marcos, Fábio China , J. Correa, Danny, Fabricio Baiano, Jean Cleber, Joel, L. Barrera.


Análise do Belenenses

A equipa visitante está atualmente na 10ª posição, com 5 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 2 empates e 1 derrota. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Moreirense por (1‑1). No último jogo, empatou em casa contra o Vitória de Setúbal por (0‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 5 empates e 9 derrotas como visitante, com um total de 10 golos marcados e 22 sofridos; contra 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas no seu estádio, com um total de 21 golos marcados e 22 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de uma derrota fora com o Varzim por (2‑1). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Belenenses ganhou 2, empatou 1 e perdeu 7. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que 17 dos seus últimos 26 jogos terminaram com Menos de 2,5 golos.


O Belenenses entra nesta atuação desmotivado depois de um desaire forasteiro, por 2-1, na visita à arena do Varzim. O Belenenses costuma atuar num tradicional 4-3-3, privilegiando as transições rápidas, sendo que, neste desenho, os três homens mais avançados são Keita, Dálcio e Fredy. Uma das melhores valências da formação visitante é a facilidade com que conseguem finalizar as oportunidades de que dispõe. O técnico forasteiro não vai poder contar com Tiago Caeiro e Merlin Tandjigora por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Muriel, Gonçalo Silva, P. Sagna, V. Sasso, Reinildo, Dálcio, Nuno Coelho, Jonatan, A. Keita, Licá, Fredy.

Treinador: Silas.


Vitória FC vs FC Porto
Sábado 22, 21h00
Desde a paragem na Liga, o FC Porto fez dois jogos e empatou ambosem casa com o Chaves e na Alemanha com o Schalke. Já o Vitória, foi à Madeira empatar com o Nacional por 3–3, mas o sentimento foi o positivo porque a equipa recuperou de um 3–0. Na Liga, o Vitória ainda só venceu na 1.ª jornada e tem aqui fortes probabilidades de ficar mais uma jornada sem o conseguir fazer. O FC Porto é, claro, o grande favorito, mesmo tendo em conta que os azuis e brancos não têm deslumbrado e já desiludiram esta temporada.


Vitória de Setúbal e Porto enfrentam‑se no Estádio do Bonfim, num encontro para a 5ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 4 jogos ganhou 3 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Primeira Liga, a 10‑12‑2017, o Porto conseguiu vencer, por (0‑5). Os golos do encontro foram marcados por V. Aboubakar (31' , 45' e 69' ) e M. Marega (40' e 82' ) para o Porto. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Vitória de Setúbal apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Vitória de Setúbal

Depois de 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, a equipa da casa está na 11ª posição, tendo conquistado 4 pontos. No último jogo, empatou com o Belenenses fora por (0‑0), depois de no jogo anterior ter perdido (1‑2) em casa, num jogo contra o Nacional. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de um empate fora com o Nacional por (3‑3). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Vitória de Setúbal ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição.


O Vitória de Setúbal entra neste jogo desmotivado depois de um empate forasteiro, a 3-3, na visita ao terreno do Nacional, em jogo a contar para a Taça da Liga. Relembramos que os sadinos já não vencem há três jogos para o campeonato português. O treinador Lito Vidigal deverá voltar a colocar a sua equipa num 4-3-3, com o objetivo de tentar aproveitar o contragolpe. Neste desenho os três intervenientes responsáveis por colocar em sentido a defensiva “inimiga” são Hildeberto, Zequinha e Cádiz. Para este jogo o treinador não pode contar com Nuno Pinto, castigado. 

Onze titular confirmado: Joel Castro, Dankler, Mano, Vasco Fernandes, Artur Jorge, André Sousa, Hildeberto Pereira, Semedo, Éber, Valdu Té, Frédéric Mendy.

Treinador: Lito Vidigal.


Análise do Porto

Depois de 3 vitórias e 1 derrota, a equipa visitante está na 4ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, ganhou ao Moreirense em casa por (3‑0), depois de no jogo anterior ter perdido em casa, num jogo contra o Guimarães, por (2‑3). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas como visitante; contra 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de um empate fora com o Schalke 04 por (1‑1). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Porto ganhou 4, empatou 2 e perdeu 4. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 4 jogos para esta competição.


O FC Porto entra neste embate depois de um empate forasteiro, a uma bola, na visita ao terreno do Schalke 04. Na última jornada para o campeonato português, os azuis e brancos venceram o Moreirense por 3-0. O FC Porto está consciente que o adversário costuma dificultar a sua vida quando joga neste estádio, ou seja, será provável que o Porto opte por entrar com um bom ritmo desde início, com o objetivo de chegar ao golo relativamente cedo. Antevê-se que os avançados escolhidos pelo técnico Sérgio Conceição para esta partida sejam Marega e Aboubakar. No meio campo deverão atuar Brahimi, Danilo Pereira, Herrera e Otávio. O treinador dos visitantes não vai poder contar com Tiquinho e Mbemba por se encontrarem lesionados. 

Onze titular confirmado: Casillas, Felipe, M. Pereira, Éder Militão, Alex Telles, Otavinho, H. Herrera, Danilo Pereira, V. Aboubakar, M. Marega, Y. Brahimi.

Treinador: Sérgio Conceição.






CD Tondela vs Moreirense FC
Domingo 23, 16h00
Com um arranque de temporada complicado, o Tondela ainda só somou 2 pontos na Liga. A equipa beirã perdeu na Taça da Liga com o Braga, prova onde o Moreirense, adversário desta semana, já não está. Este é um jogo que se prevê equilibrado, entre duas equipas “do mesmo campeonato”, que têm mostrado bom futebol, ainda que os resultados estejam aquém do esperado. Desde que estão na Liga NOS, o histórico está equilibrado com duas vitórias para cada e dois empates. Uma curiosidade: nestes confrontos primo-divisionários, a equipa da casa nunca vence.


Tondela e Moreirense medem forças no Estádio João Cardoso, num jogo para a 5ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos directos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 4 jogos ganhou 3 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Primeira Liga, a 04‑02‑2018, o Moreirense conseguiu vencer, por (1‑2). Os golos do jogo foram marcados por Miguel Cardoso (19' ) para o Tondela e por Tozé (10' e 73' ) para o Moreirense.


Análise do Tondela

A equipa da casa está atualmente na 16ª posição, com 2 pontos conquistados, depois de 2 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Rio Ave por (1‑1). No último, perdeu fora contra o Guimarães por (1‑0). No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, perdeu com o Braga fora por (2‑1). Nos últimos 10 jogos em casa o Tondela regista 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. 


Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 4 jogos que disputou nesta competição.

O Tondela entra neste jogo desmotivado depois de um desaire forasteiro, por 2-1, na deslocação à arena do Braga, em jogo a contar para a Taça da Liga. Na última jornada para o campeonato, os tondelenses perderam frente ao Vitória de Guimarães por 1-0. O conjunto da casa costuma atuar num 4-2-3-1, onde os três homens responsáveis por lançar o pânico na defensiva adversária são Antonio Xavier, Delgado e Tomané. Apesar de ser uma equipa com algumas debilidades, adivinha-se que o Tondela adote uma postura mais ofensiva, com o objetivo de tentar somar os três pontos. O treinador Pepa não vai poder contar com Chicho Arango devido a castigo.


Análise do Moreirense

Depois de 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, a equipa visitante está na 13ª posição, tendo conquistado 4 pontos. No último jogo, perdeu com o Porto fora por (3‑0), depois de no jogo anterior ter empatado em casa, num jogo contra o Belenenses, por (1‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Moreirense ganhou 3, empatou 2 e perdeu 5. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 4 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição.


O Moreirense entra nesta atuação depois de um desaire, por 3-0, na deslocação ao terreno do FC Porto. De salientar que os visitantes já não vencem há dois jogos seguidos. Espera-se que o clube forasteiro atue num sistema tático em 4-4-2, onde os dois intervenientes mais avançados são Heriberto Tavares e Aouacheria. Uma das melhores valências da formação do Moreirense é a facilidade com que conseguem aproveitar o espaço nas costas da linha defensiva adversária. Ao que tudo indica o técnico tem em dúvida João Aurélio.





CD Feirense vs CD Nacional
Domingo 23, 16h00
O bom arranque do Feirense não teve eco nas duas últimas rondas, onde fez apenas 1 ponto. Na Taça da Liga, os fogaceiros foram ganhar ao terreno do Estoril. De volta a casa, onde ainda não perdeu, o Feirense recebe o Nacional, que desperdiçou uma vantagem 3–0 frente ao Vitória FC e se deixou empatar na segunda parteisto na Taça da Liga. O histórico recente dá vantagem ao Nacional. Desde que está na Liga NOS, aliás, o Feirense nunca venceu o Nacional. Poderá ser um presságio para este duelo, mas talvez haja um ligeiro favoritismo do Feirense.

Feirense e Nacional medem forças no Estádio Marcolino de Castro, num jogo para a 5ª jornada da Primeira Liga. Apenas há registo de 2 confrontos diretos recentes entre estas duas equipas: a 26‑02‑2017, que terminou com um empate por (0‑0), e a 24‑09‑2016, que terminou com a vitória do Nacional por (0‑3). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Feirense apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Feirense

A equipa da casa está atualmente na 6ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Boavista por (1‑1). No último, perdeu fora contra o Sporting por (1‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 1 empate e 10 derrotas como visitante, com 12 golos marcados e 21 sofridos; contra 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas no seu estádio, com 23 golos marcados e 15 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, ganhou ao Estoril fora por (1‑2). Nos últimos 10 jogos em casa o Feirense regista 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição.


O Feirense entra nesta partida depois de um triunfo forasteiro, por 1-2, na visita ao terreno do Estoril, em jogo a contar para a Taça da Liga. No entanto, importa frisar que os caseiros já não vencem há dois jogos para o campeonato português. O conjunto da casa apresenta mais argumentos individuais para esta partida, e assim, adivinha-se que consiga ter mais domínio e deter de boas chances para marcar. Edinho é o grande destaque desta formação, sendo este muito possante e forte na finalização: 2 golos marcados até este momento. O treinador caseiro deverá ter todos os intervenientes à sua disposição.


Análise do Nacional

Depois de 1 vitória e 3 derrotas, a equipa visitante está na 15ª posição, tendo conquistado 3 pontos. No último jogo, perdeu com o Benfica em casa por (0‑4), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Vitória de Setúbal, por (1‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas como visitante, com um total de 32 golos marcados e 24 sofridos; contra 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas no seu estádio, com um total de 32 golos marcados e 18 sofridos. A equipa chega a este encontro depois de um empate em casa com o Vitória de Setúbal por (3‑3). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Nacional ganhou 6, empatou 2 e perdeu 2. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 4 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 14 em 21 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador.


O Nacional entra neste jogo depois de um empate, a 3-3, na receção ao Vitória de Setúbal. No último jogo no campeonato português, os visitantes perderam frente ao Benfica por 0-4. O capitão Jota é a peça no meio campo responsável por definir e conduzir as investidas ofensivas do seu conjunto. Bryan Róchez é a referência mais ofensiva do emblema madeirense. Consciente das qualidades do “inimigo” desta ronda, é possível que o Nacional opte por arriscar pouco, mantendo as suas linhas bem recuadas, com o objetivo de tentar aproveitar a desorganização da defesa do Feirense através de contra-ataques. Não existem ausências de peso para este jogo.





SL Benfica vs CD Aves
Domingo 23, 18h30
O Benfica venceu o Rio Ave e perdeu com o Bayern nesta paragem da Liga. Foram dois jogos em casa e, agora, segue-se mais um. A Luz recebe um dos últimos classificados, o Aves, que só somou ainda um ponto. Na Taça da Liga, os avenses não foram além de um empate em Paços de Ferreira. Não há muito a dizer: tudo indica um jogo tranquilo para o Benfica. O histórico entre os clubes é claro: o Aves nunca ganhou e só conseguiu um empate em 14 jogos disputados entre as duas equipasna época de 2000–01.



Benfica e Aves enfrentam‑se no Estádio do Sport Lisboa e Benfica (da Luz), num encontro para a 5ª jornada da Primeira Liga. Apenas há registo de 2 confrontos diretos recentes entre estas duas equipas: a 10‑03‑2018, que terminou com a vitória do Benfica por (2‑0), e a 22‑10‑2017, que terminou com a vitória do Benfica por (1‑3). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Benfica

A equipa da casa está atualmente na 1ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 3 vitórias e 1 empate. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Sporting por (1‑1). No último, ganhou fora contra o Nacional por (0‑4). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 10 vitórias e 5 empates como visitante, com 31 golos marcados e 11 sofridos; contra 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 26 golos marcados e 15 sofridos. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, perdeu com o Bayern München em casa por (0‑2). Nos últimos 10 jogos em casa o Benfica regista 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. 


Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 4 jogos para esta competição. Em 13 jogos, sofreu o primeiro golo 5 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 2. Nos últimos 9 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 5 dos seus 11 golos entre os minutos (76'‑90').

O Benfica entra neste encontro desmotivado depois de um desaire caseiro, por 0-2, na receção ao Bayern de Munique. O emblema caseiro costuma atuar num 4-3-3, onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária são Salvio, Seferovic e Cervi. O meio campo deverá ser ocupado por Pizzi, Fejsa e Gedson Fernandes. O treinador dos caseiros não vai poder contar com Ferreyra, Ebuehi, Corchia e Filip Krovinovic por se encontrarem lesionados.


Análise do Aves

A equipa visitante está atualmente na 17ª posição, com 1 ponto conquistado, depois de 1 empate e 3 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Braga por (3‑1). No último jogo, perdeu em casa contra o Marítimo por (0‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de um empate fora com o Paços Ferreira por (0‑0). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Aves ganhou 2, empatou 1 e perdeu 7. 


Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 4 jogos que disputou nesta competição. Nos últimos 5 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 8 golos entre os minutos (61'‑75').

O Aves entra nesta ronda depois de um empate forasteiro, a zero, na deslocação ao terreno do Paços de Ferreira. O treinador do Aves deverá voltar a colocar a sua equipa num 4-3-3, com o objetivo de tentar aproveitar o contragolpe. Neste desenho os três intervenientes responsáveis por colocar em sentido a defensiva “inimiga” são Nildo Petrolina, Michel Douglas e Baldé. O treinador José Mota não vai poder contar com Bura por se encontrar lesionado.



Portimonense vs Vitória SC
Domingo 23, 20h30
Outro dos últimos classificados, com apenas 1 ponto, o Portimonense recebe o Vitória SC, num confronto entre duas equipas que não estão na fase de grupos da Taça da Liga. A longa paragem serviu, acima de tudo, para afinar processosalgo de que o Portimonense está mais necessitado. Embora o histórico entre os dois clubes seja claramente favorável ao Vitória, na temporada passada foram os algarvios quem levou a melhor, vencendo em Portimão e empatando em Guimarães. Face ao que temos visto do Portimonense, este poderá ser um jogo com golos de ambas as equipas, mas com ligeiro favoritismo do Vitória.



Portimonense e Guimarães enfrentam‑se no Estádio do Portimonense SC, num encontro para a 5ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa da casa, que regista 1 vitória e 2 empates nos últimos 3 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 11‑03‑2018, terminou com a vitória do Portimonense por (2‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Guimarães apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Portimonense

Depois de 1 empate e 3 derrotas, a equipa da casa está na 18ª posição, tendo conquistado 1 ponto. No último jogo, perdeu com o Rio Ave fora por (2‑1), depois de no jogo anterior ter empatado (2‑2) em casa, num jogo contra o Santa Clara. Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas como visitante, com 22 golos marcados e 25 sofridos; contra 5 vitórias, 2 empates e 8 derrotas no seu estádio, com 22 golos marcados e 29 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Portimonense ganhou 4, empatou 1 e perdeu 5. 


Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 4 jogos que disputou nesta competição. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos em casa, pois 18 dos últimos 21 encontros que disputou terminaram com Mais de 1,5 golos.

O Portimonense parte para esta esta partida com uma derrota no terreno do Rio Ave, por 2-1, continuando desta forma sem vencer neste campeonato português: o único golo da equipa foi assinado por Dener. Nesta receção ao Vitória de Guimarães, o treinador António Folha deve arriscar no habitual sistema tático, ou seja, o 4-3-3, beneficiando a organização defensiva e os sucessivos contra-ataques. Tabata é um dos grandes destaques do Portimonense com 1 golo assinado. Para este jogo o treinador da casa não pode contar com Wilson Manafá e Lucas Possignolo, ambos castigados, além de Willington Carvalho e Marcel, estes por lesão.


Análise do Guimarães

A equipa visitante está atualmente na 8ª posição, com 6 pontos conquistados, depois de 2 vitórias e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Porto por (2‑3). No último jogo, ganhou em casa contra o Tondela por (1‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante, com um total de 24 golos marcados e 36 sofridos; contra 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 17 golos marcados e 15 sofridos. No último jogo que disputou, para a Club Friendlies, empatou com o Famalicão em casa por (1‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Guimarães ganhou 2, empatou 1 e perdeu 7. A equipa permitiu golos ao adversário em 3 dos últimos 4 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 18 em 23 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador.


O Vitória de Guimarães parte para este jogo motivado depois de um triunfo caseiro, por 1-0, na receção ao Tondela: Wakaso marcou o único tento da equipa. Neste jogo fora de portas o treinador Luís Castro deve jogar no habitual 4-3-3 beneficiando a posse de bola e os ataques organizados através dos corredores. Normalmente o ataque do Vitória é composto por Junior Tallo, Davidson e Tozé, os dois primeiros muito competentes na hora de finalizar. Para este jogo o treinador não pode contar com Welthon devido a lesão.




SC Braga vs Sporting CP
Segunda 24, 20h15
A jornada encerra em Braga, com aquele que é o jogo grande desta ronda. Líderes com 10 pontos, a par do Benfica, SC Braga e Sporting CP querem manter o andamento de candidato ao título. Os dois treinador conhecem bem o adversário: Abel jogou no Sporting e Peseiro já treinou o Braga. Ambos venceram na Taça da Liga e querem dar continuidade ao rumo vitorioso na Liga. Historicamente, claro, o Sporting tem um estatuto mais elevado, mas o crescimento recente do Braga está a equilibrar as contas. Nas últimas três épocas, o Sporting venceu três vezes, o Braga duas e houve um empate. Será um jogo equilibrado, mas o histórico obriga-nos a dar favoritismo aos leões.

Braga e Sporting medem forças no Estádio Municipal de Braga, num jogo para a 5ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa visitante, que regista 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 6 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 31‑03‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Braga por (1‑0). O único golo do encontro foi marcado por Raúl Silva (87' ). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Sporting apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Braga

A equipa da casa está atualmente na 2ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 3 vitórias e 1 empate. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Aves por (3‑1). No último, ganhou fora contra o Chaves por (0‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas como visitante; contra 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória em casa com o Tondela por (2‑1). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Braga ganhou 7, empatou 2 e perdeu 1. 


Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 3 dos últimos 4 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 4 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 20 em 29 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Há 1 período em destaque nos últimos 5 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 4 dos seus 11 golos entre os minutos (61'‑75').

O Braga entra nesta partida motivado depois de um triunfo caseiro, por 2-1, na receção ao Tondela, a contar para a Taça da Liga: Dyego Sousa e Fábio Martins carimbaram os “tentos” da vitória. O clube da casa costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, privilegiando um estilo de jogo mais pausado. Neste desenho, os dois intervenientes responsáveis por lançar o pânico na área adversária são Wilson Eduardo e Dyego Sousa. Ricardo Horta é o cérebro da equipa, sendo que este jogador é responsável para definir e conduzir as investidas ofensivas do conjunto caseiro. O treinador Abel Ferreira não vai poder contar com Paulinho, Xadas, Lazar Rosic, Ricardo Ferreira, Raúl Silva e Matheus por se encontrarem lesionados.


Análise do Sporting

A equipa visitante está atualmente na 3ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 3 vitórias e 1 empate. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Benfica por (1‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Feirense por (1‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 1 empate e 6 derrotas como visitante, com um total de 23 golos marcados e 21 sofridos; contra 11 vitórias e 4 empates no seu estádio, com um total de 23 golos marcados e 7 sofridos. No último jogo que disputou, para a UEFA Europa League, ganhou ao Qarabağ em casa por (2‑0). Nos últimos 10 jogos como visitante o Sporting ganhou 5, empatou 1 e perdeu 4. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 3 dos últimos 4 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 4 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 24 dos seus últimos 28 jogos terminaram com Mais de 1,5 golos.


O Sporting entra nesta atuação motivado depois de uma vitória caseira, por 2-0, na receção ao Qarabag, a contar para a Liga Europa: Raphinha e Jovane Cabral marcaram os golos, permitindo ao seu conjunto conquistar o triunfo. Adivinha-se que o Sporting volte a atuar no seu habitual 4-3-3, onde os três intervenientes responsáveis por lançar o pânico na defensiva adversária serão Nani, Montero e Raphinha. O clube leonino está consciente da qualidade do “inimigo”, porém, espera contar com a boa forma de alguns dos seus intervenientes, principalmente Bruno Fernandes, para conquistar um bom resultado. O técnico José Peseiro não vai poder contar com Bas Dost, Wendel e Mathieu por se encontrarem lesionados.



Antevisão da Gameweek 06





Fulham e Watford enfrentam‑se no Craven Cottage, num encontro para a 6ª jornada da Premier League. Apenas há registo de 2 confrontos diretos recentes entre estas duas equipas: a 03‑03‑2015, que terminou com a vitória do Watford por (1‑0), e a 05‑12‑2014, que terminou com a vitória do Watford por (0‑5). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Watford apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Fulham

A equipa da casa está atualmente na 15ª posição, com 4 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Brighton & Hove Albion por (2‑2). No último, perdeu fora contra o Manchester City por (3‑0). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Fulham regista 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 5 jogos que disputou nesta competição.


O Fulham entra nesta partida desmotivado depois de uma derrota, por 3-0, na deslocação à arena do Manchester City. De salientar que o momento dos locais não é o melhor já que regista 3 derrotas em 5 jogos disputados no campeonato inglês. O conjunto da casa costuma atuar num 4-3-3, privilegiando um estilo de jogo mais pausado, atacando através do corredor central. As três setas apontadas à baliza do “inimigo” serão Luciano Vietto, Schurrle e MItrovic, sendo que o interveniente responsável por definir e conduzir as investidas da sua equipa é Stefan Johansen. De fora deste jogo por lesão continuam Kebano e Cairney.


Análise do Watford

Depois de 4 vitórias e 1 derrota, a equipa visitante está na 4ª posição, tendo conquistado 12 pontos. No último jogo, perdeu com o Manchester United em casa por (1‑2), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Tottenham Hotspur, por (2‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas como visitante, com um total de 10 golos marcados e 23 sofridos; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio, com um total de 25 golos marcados e 15 sofridos. O último jogo como visitante foi para Taça da Liga Taça da Liga e terminou com uma vitória por (0‑2) frente ao Reading. Nos últimos 10 jogos como visitante o Watford ganhou 4, empatou 1 e perdeu 5. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 4 dos últimos 5 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 5 jogos para esta competição.


O Watford entra neste embate depois de um desaire em casa frente ao Manchester United, por 1-2, somando desta forma a primeira derrota nesta competição. Recordamos que os visitantes somavam 4 vitórias seguidas no campeonato inglês, o que levou a equipa ao topo da tabela classificativa. Ao contrário do “inimigo” desta ronda, a turma visitante opta por atuar num tradicional 4-4-2, onde os dois intervenientes mais avançados são Gray e Deeney. Por atuar fora de portas, adivinha-se que o Watford adote uma postura mais defensiva, com o objetivo de não se desequilibrar. O técnico Javi Gracia não vai poder contar com Britos , Kaboul e Cleverley por se encontrarem lesionados.






Burnley e AFC Bournemouth medem forças no Turf Moor, num jogo para a 6ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 1 empate e 1 vitória para cada equipa nos últimos 3 jogos. Contudo, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 13‑05‑2018, o AFC Bournemouth venceu por (1‑2). Os golos do jogo foram marcados por C. Wood (39' ) para o Burnley e por J. King (74' ) e C. Wilson (90' ) para o AFC Bournemouth. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Burnley

A equipa da casa está atualmente na 20ª posição, com 1 ponto conquistado, depois de 1 empate e 4 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Manchester United por (0‑2). No último, perdeu fora contra o Wolverhampton Wanderers por (1‑0). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas como visitante; contra 2 vitórias, 7 empates e 6 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Burnley regista 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. 


Nesta competição, perdeu os últimos 4 jogos e não ganhou nenhum dos últimos 5 que disputou. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que tem apresentado dificuldades em abrir o marcador. De facto, só abriu o marcador uma vez nos últimos 9 jogos. Em 9 jogos, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O Burnley chega a este jogo com um desaire forasteiro, por 1-0, na deslocação ao terreno do Wolverhampton, continuando desta forma sem vencer nesta competição. Com a conquista de pontos no horizonte, o treinador Sean Dyche deve vincar o seu estilo de jogo, ou seja, beneficiar a organização defensiva e os contra-ataques através dos corredores. O defesa central James Trakowski é o melhor marcador do Burnley até este momento com 2 golos assinados. Não existem ausências de peso para este jogo.


Análise do AFC Bournemouth

A equipa visitante está atualmente na 5ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Chelsea por (2‑0). No último jogo, ganhou em casa contra o Leicester City por (4‑2). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o AFC Bournemouth ganhou 3, empatou 3 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 4 dos últimos 5 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição.


A turma do Bournemouth arranca para este jogo com um triunfo em casa, por 4-2, na receção ao Leicester, regressando aos triunfos depois de dois jogos seguidos sem vencer neste campeonato inglês: os golos foram assinados por Fraser (2), Smith e King. Normalmente o treinador Eddie Howe joga em 4-4-2 privilegiando a organização a posse de bola e os ataques posicionais, contudo, em vários momentos do encontro deverá atuar de uma maneira mais direta: Fraser é o grande responsável por criar e organizar o processo ofensivo. De fora deste jogo por lesão estão Daniels e Marc Pugh.






Cardiff City e Manchester City enfrentam‑se no Cardiff City Stadium, num encontro para a 6ª jornada da Premier League. Só há registo de 1 confronto direto recente entre estas duas equipas, a 28‑01‑2018, que terminou com a vitória do Manchester City por (0‑2). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Manchester City tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Cardiff City

A equipa da casa está atualmente na 17ª posição, com 2 pontos conquistados, depois de 2 empates e 3 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Arsenal por (2‑3). No último, perdeu fora contra o Chelsea por (4‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Cardiff City ganhou 4, empatou 2 e perdeu 4. 


Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 5 jogos. Nos últimos 4 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 6 golos entre os minutos (61'‑75').

O Cardiff entra nesta ronda desmotivado depois de uma derrota forasteira, por 4-1, na visita ao terreno do Chelsea. O clube da casa costuma atuar num 4-2-3-1, privilegiando um estilo de jogo de constantes transições, onde os três homens mais avançados são Hoillet, Camarasa e Ward. Um dos pontos fracos do conjunto visitado está na forma como defende as bolas paradas. O treinador Neil Warnock não vai poder contar com Gunnarsson e Mendez-Laing por se encontrarem lesionados.



Análise do Manchester City

A equipa visitante está atualmente na 3ª posição, com 13 pontos conquistados, depois de 4 vitórias e 1 empate. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Newcastle United por (2‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Fulham por (3‑0). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 1 empate e 6 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de uma derrota em casa com o Olympique Lyonnais por (1‑2). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Manchester City ganhou 8, empatou 1 e perdeu 1. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 5 jogos para esta competição. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 4 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.


O Manchester City entra nesta jornada desmotivado depois de um desaire, por 1-2, na receção ao Olympique Lyon, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Na última jornada do campeonato inglês, os visitantes venceram o Fulham por 3-0. O clube de Manchester costuma atuar num 4-3-3, onde os três homens responsáveis por lançar o pânico na defensiva adversária são Sterling, Sané e Aguero. Assim, e mesmo fora de portas, adivinha-se que o Manchester City adote uma postura mais ofensiva, tendo em conta que apresenta mais qualidade individual e coletiva. Para este embate o técnico visitante não vai poder contar com Mendy, Bravo e Kevin de Bruyne.






Crystal Palace e Newcastle United medem forças no Selhurst Park, num jogo para a 6ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 3 empates e 1 vitória para cada equipa nos últimos 5 jogos. Efetivamente, a última vez que se encontraram neste estádio foi a 04‑02‑2018, num jogo para a Premier League, que acabou num empate por (1‑1). Os golos do encontro foram marcados por L. Milivojević (55' ) para o Crystal Palace e por M. Diamé (22' ) para o Newcastle United. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Crystal Palace

Depois de 2 vitórias e 3 derrotas, a equipa da casa está na 11ª posição, tendo conquistado 6 pontos. No último jogo, ganhou ao Huddersfield Town fora por (0‑1), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑2) em casa, num jogo contra o Southampton. Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Crystal Palace ganhou 4, empatou 1 e perdeu 5.


O Crystal Palace entra nesta partida depois de um triunfo forasteiro, por 0-1, na visita ao Huddersfield: Zaha ofereceu os três pontos à sua equipa. O conjunto da casa costuma atuar num 4-3-3, privilegiando um estilo de jogo de constantes transições, tentando aproveitar algum erro do adversário. As três setas apontadas à baliza do “inimigo” serão Townsend, Zaha e Ayew, sendo que o interveniente responsável por definir e conduzir as investidas da sua equipa é o escocês James McArthur. O treinador da casa não pode contar com Wickham e Scott Dann, ambos lesionados.


Análise do Newcastle United

A equipa visitante está atualmente na 18ª posição, com 1 ponto conquistado, depois de 1 empate e 4 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Manchester City por (2‑1). No último jogo, perdeu em casa contra o Arsenal por (1‑2). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante, com um total de 12 golos marcados e 24 sofridos; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio, com um total de 18 golos marcados e 13 sofridos. Nos últimos 10 jogos como visitante o Newcastle United ganhou 1, empatou 3 e perdeu 6. 


Para esta competição, não ganha há 5 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 4 dos últimos 5 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição.

O Newcastle entra neste encontro desmotivado depois de uma derrota caseira, por 1-2 na receção ao Arsenal: Ciaran Clark, ao minuto 91’, ainda reduziu a desvantagem, no entanto, foi insuficiente para evitar a derrota. O emblema visitante costuma atuar num tradicional 4-4-2, privilegiando um estilo de jogo de constantes transições. De salientar que, neste desenho, os dois jogadores mais avançados são Ayoze Pérez e Joselu. O Newcastle costuma atuar no seu meio campo, apresentando um futebol rápido, avançando no terreno através de lançamentos em profundidade. Para este jogo o treinador não conta com Lejeune e Lascelles, ambos lesionados.







Leicester City e Huddersfield Town medem forças no King Power Stadium, num jogo para a 6ª jornada da Premier League. Apenas há registo de 2 confrontos diretos recentes entre estas duas equipas: a 01‑01‑2018, que terminou com a vitória do Leicester City por (3‑0), e a 16‑09‑2017, que terminou com um empate por (1‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Leicester City

Depois de 2 vitórias e 3 derrotas, a equipa da casa está na 10ª posição, tendo conquistado 6 pontos. No último jogo, perdeu com o AFC Bournemouth fora por (4‑2), depois de no jogo anterior ter perdido (1‑2) em casa, num jogo contra o Liverpool. Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas como visitante; contra 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Leicester City regista 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. A equipa permitiu golos ao adversário em 4 dos últimos 5 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 5 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 24 dos seus últimos 28 jogos terminaram com Mais de 1,5 golos.

O Leicester entra nesta ronda desmotivado depois de um desaire forasteiro, por 4-2, na deslocação ao terreno do Bournemouth: Maddison e Albrighton fizeram os tentos da equipa. O inglês Vardy é a principal referência de ataque dos caseiros, sendo que a sua qualidade de desmarcação e finalização é de enorme qualidade. Não será de estranhar que o Leicester opte por atuar com um desenho tático em 4-2-3-1, ao contrário do 4-4-2 apresentado nos últimos anos, com o objetivo de canalizar o seu processo ofensivo através do corredor central. O treinador do clube da casa não vai poder contar com Wes Morgan devido a castigo.


Análise do Huddersfield Town

Depois de 2 empates e 3 derrotas, a equipa visitante está na 17ª posição, tendo conquistado 2 pontos. No último jogo, perdeu com o Crystal Palace em casa por (0‑1), depois de no jogo anterior ter empatado fora, num jogo contra o Everton, por (1‑1). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas como visitante, com um total de 16 golos marcados e 20 sofridos; contra 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas no seu estádio, com um total de 10 golos marcados e 21 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Huddersfield Town ganhou 3, empatou 4 e perdeu 3. 

Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 5 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 24 dos seus últimos 28 jogos terminaram com Mais de 1,5 golos.

O Huddersfield Town entra nesta partida desmotivado depois de uma derrota caseira, por 0-1, na receção ao Crystal Palace. O emblema visitante costuma atuar num sistema tático em 5-4-1, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Um dos pontos fortes do conjunto forasteiro é a forma como defendem as bolas paradas. O técnico David Wagner não vai poder contar com Quaner e Bacuna por se encontrarem lesionados.





Liverpool e Southampton medem forças no Anfield, num jogo para a 6ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 2, empatou 2 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 18‑11‑2017, o Liverpool ganhou por (3‑0). Os golos do Liverpool foram marcados por Mohamed Salah (31' e 41' ) e Philippe Coutinho (68' ). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Southampton tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Liverpool

Depois de 5 vitórias, a equipa da casa está na 2ª posição, tendo conquistado 15 pontos. No último jogo, ganhou ao Tottenham Hotspur fora por (1‑2), depois de no jogo anterior ter ganho (1‑2) fora, num jogo contra o Leicester City. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, ganhou ao PSG em casa por (3‑2). Nos últimos 10 jogos em casa o Liverpool regista 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota. 

Para esta competição, regista uma sequência de 5 vitórias nos últimos jogos. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 5 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 12 dos últimos 14 jogos, desses 12 chegou ao intervalo em vantagem em 10 e conseguiu manter a vantagem até ao final do jogo em 11. Há 1 período em destaque nos últimos 20 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 9 dos seus 19 golos entre os minutos (76'‑90').

A turma do Liverpool chega a este jogo com uma grande vitória sobre o PSG, por 3-2, num jogo a contar para a Liga dos Campeões. De salientar que os caseiros venceram todos os jogos disputados no campeonato inglês. Neste jogo frente ao Southampton, o treinador Jürgen Klopp deve manter 4-3-3 sendo Roberto Firmino a peça mais adiantada da equipa caseira. Porém, o senegalês Sadio Mané é um dos grandes destaques do Liverpool com 4 golos assinados. Lallana, Oxlade-Chamberlain e Lovren continuam afastados dos convocados devido a problemas físicos.


Análise do Southampton

Depois de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas, a equipa visitante está na 13ª posição, tendo conquistado 5 pontos. No último jogo, empatou com o Brighton & Hove Albion em casa por (2‑2), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Crystal Palace, por (0‑2). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante, com um total de 18 golos marcados e 22 sofridos; contra 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas no seu estádio, com um total de 15 golos marcados e 21 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Southampton ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição.

O Southampton entra nesta jornada com um empate, a 2-2, na receção ao Brighton, num jogo que esteve a vencer por dois golos de diferença: os tentos foram carimbados por Hojbjerg e Danny Ings. Normalmente o treinador Mark Hughes atua em 4-4-2 privilegiando a organização defensiva e os ataques rápidos pelos flancos. Por outro lado, Hojbjerg é o principal organizador de jogo, sendo este dono de grande qualidade de passe e visão de jogo. Por outro lado, o avançado Danny Ings é o melhor marcador do Southampton com 2 golos assinados. Não existem ausências de peso para este jogo.






Manchester United e Wolverhampton Wanderers enfrentam‑se no Old Trafford, num encontro para a 6ª jornada da Premier League. Não há registo recente de confrontos diretos entre as duas equipas, que não se cruzaram nos últimos 3 anos. A última vez que se enfrentaram foi a 18‑03‑2012, num jogo que acabou com o resultado final: Wolverhampton Wanderers (0‑5) Manchester United.


Análise do Manchester United

A equipa da casa está atualmente na 8ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 3 vitórias e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Burnley por (0‑2). No último, ganhou fora contra o Watford por (1‑2). A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Young Boys por (0‑3). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Manchester United ganhou 5, empatou 2 e perdeu 3. A equipa permitiu golos ao adversário em 4 dos últimos 5 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O Manchester United entra nesta jornada motivado depois de ter vencido o Young Boys, fora de casa, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O clube da casa costuma atuar num 4-3-3, onde os três intervenientes mais avançados são Lingard, Alexis Sánchez e Lukaku. O Manchester United quando investe no processo ofensivo, normalmente, fá-lo através do corredor direito, aproveitando a profundidade oferecida pelo lateral direito Valencia. Uma das grandes valências do Manchester United é no contra-ataque, já que os seus jogadores apresentam muita competência neste aspeto. De fora por lesão continuam Marcos Rojo e Phil Jones.


Análise do Wolverhampton Wanderers

Depois de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota, a equipa visitante está na 9ª posição, tendo conquistado 8 pontos. No último jogo, ganhou ao Burnley em casa por (1‑0), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o West Ham United, por (0‑1). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Wolverhampton Wanderers ganhou 6, empatou 1 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição.

O Wolverhampton Wanderers entra nesta ronda motivado depois de um triunfo em casa, por 1-0, na receção ao Burnley. Destacamos que os visitantes sofreram apenas uma derrota neste campeonato inglês. Contrariamente ao “inimigo” desta ronda, o treinador Nuno Espírito Santo costuma atuar num 5-4-1, onde o interveniente mais avançado é Raúl Jiménez. O clube visitante quando investe no processo ofensivo, normalmente, fá-lo através do corredor esquerdo, aproveitando a profundidade oferecida pelo lateral esquerdo Jonny Castro. Para este jogo o treinador não pode contar com Iorfa e Ivan Cavaleiro, ambos lesionados.





Brighton & Hove Albion e Tottenham Hotspur medem forças no The American Express Community Stadium, num jogo para a 6ª jornada da Premier League. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e empatou 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 17‑04‑2018, terminou com um empate por (1‑1). É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Brighton & Hove Albion apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Brighton & Hove Albion

Depois de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas, a equipa da casa está na 14ª posição, tendo conquistado 5 pontos. No último jogo, empatou com o Southampton fora por (2‑2), depois de no jogo anterior ter empatado (2‑2) em casa, num jogo contra o Fulham. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 empates e 8 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o Brighton & Hove Albion ganhou 5, empatou 3 e perdeu 2. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um golo em cada um dos últimos 5 jogos para esta competição.

O Brighton & Hove Albion parte para este jogo com um empate, a 2-2, na deslocação à arena do Southampton, num desafio no qual esteve a perder por dois golos de diferença: os tentos foram rubricados por Duffy e Murray. Neste jogo frente ao Tottenham, o treinador Chris Hughton deve vincar o seu estilo de jogo, ou seja, beneficiar a organização defensiva e os contra-ataques através dos corredores. Glenn Murray é o grande destaque do Brighton & Hove Albion com 4 golos apontados. Para este jogo o treinador pode contar com os habituais jogadores.


Análise do Tottenham Hotspur

A equipa visitante está atualmente na 6ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 3 vitórias e 2 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Watford por (2‑1). No último jogo, perdeu em casa contra o Liverpool por (1‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas como visitante, com um total de 29 golos marcados e 19 sofridos; contra 12 vitórias e 3 derrotas no seu estádio, com um total de 35 golos marcados e 13 sofridos. No último jogo que disputou, para a UEFA Champions League, perdeu com o Internazionale fora por (2‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Tottenham Hotspur ganhou 3, empatou 1 e perdeu 6. A equipa permitiu golos ao adversário em 4 dos últimos 5 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 5 jogos para esta competição. Nos seus jogos como visitante há uma tendência para haver golos, já que 22 dos seus últimos 32 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Em 15 jogos, conseguiu dar a volta ao resultado em 2 dos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo.

A turma londrina arranca para este jogo desmotivada consequência da derrota forasteira, por 2-1, na deslocação ao terreno do Inter de Milão, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Importa recordar que o Tottenham regista duas derrotas seguidas no campeonato inglês, frente a Watford e Liverpool. Normalmente o treinador Mauricio Pochettino joga em 4-2-3-1 privilegiando a organização a posse de bola e os ataques posicionais. O extremo Lucas é o melhor marcador do Tottenham com 3 golos marcados. De fora por lesão continuam Janssen, Lloris e Sissoko.






West Ham United e Chelsea medem forças no Olympic Stadium, num jogo para a 6ª jornada da Premier League. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 2 vitórias e 1 derrota nos últimos 3 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 09‑12‑2017, num jogo para a Premier League, que acabou com a vitória do West Ham United por (1‑0). O único golo do encontro foi marcado por M. Arnautović (6' ). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o West Ham United apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do West Ham United

Depois de 1 vitória e 4 derrotas, a equipa da casa está na 16ª posição, tendo conquistado 3 pontos. No último jogo, ganhou ao Everton fora por (1‑3), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑1) em casa, num jogo contra o Wolverhampton Wanderers. Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas como visitante, com 24 golos marcados e 30 sofridos; contra 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas no seu estádio, com 18 golos marcados e 18 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o West Ham United regista 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um golo em cada um dos últimos 5 jogos para esta competição.

O West Ham entra nesta partida motivado depois de um triunfo forasteiro, por 1-3, na deslocação ao terreno do Everton: Yarmolenko e Arnautovic carimbaram os “tentos” da vitória. O conjunto caseiro deverá atuar num sistema tático em 4-3-3, com o objetivo de tentar aproveitar os contragolpes. Em todo caso, adivinha-se que o West Ham adote uma postura mais defensiva, com o objetivo de não conceder espaços ao seu adversário. O treinador do West Ham não vai poder contar com Wilshere, Reid, Lanzini e Andy Carroll por se encontrarem lesionados.


Análise do Chelsea

Depois de 5 vitórias, a equipa visitante está na 1ª posição, tendo conquistado 15 pontos. No último jogo, ganhou ao Cardiff City em casa por (4‑1), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o AFC Bournemouth, por (2‑0). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 5 empates e 2 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a UEFA Europa League, ganhou ao PAOK fora por (0‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Chelsea ganhou 8 e perdeu 2. 

Para esta competição, regista uma sequência de 5 vitórias nos últimos jogos. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 5 jogos para esta competição. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 4 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.

O Chelsea entra nesta jornada depois de uma vitória forasteira, por 0-1, na visita à arena do PAOK, a contar para a Liga dos Campeões: Willian, ao minuto 7’, carimbou o único golo do encontro. O emblema visitante costuma atuar num sistema tático em 4-3-3 privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas, sendo que os três homens mais avançados são Willian, Pedro e Morata. O técnico do Chelsea não vai poder contar com Marco van Ginkel por se encontrar lesionado.





Arsenal e Everton medem forças no Emirates Stadium, num jogo para a 6ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 6 jogos ganhou 5 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 03‑02‑2018, o Arsenal ganhou por (5‑1). Os golos do jogo foram marcados por A. Ramsey (6' , 19' e 74' ), L. Koscielny (14' ) e P. Aubameyang (37' ) para o Arsenal e por D. Calvert‑Lewin (64' ) para o Everton. É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Arsenal

A equipa da casa está atualmente na 7ª posição, com 9 pontos conquistados, depois de 3 vitórias e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Cardiff City por (2‑3). No último, ganhou fora contra o Newcastle United por (1‑2). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas como visitante, com 28 golos marcados e 20 sofridos; contra 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas no seu estádio, com 41 golos marcados e 16 sofridos. No último jogo que disputou, para a UEFA Europa League, ganhou ao Vorskla Poltava em casa por (4‑2). Nos últimos 10 jogos em casa o Arsenal regista 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 5 jogos, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos em casa, pois 30 dos últimos 33 encontros que disputou terminaram com Mais de 1,5 golos. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 7 vezes e apenas conseguiu 2 reviravoltas.

O Arsenal é um clube que já conquistou treze títulos da Premier League (Campeonato Inglês). Na última época, 2017/18 da Premier League, a equipa terminou no sexto lugar. Agora nesta nova época da Premier League, ao fim de cinco jornadas o Arsenal encontra-se na sétima posição. Nos últimos cinco jogos que o Arsenal disputou, perdeu os dois primeiros e venceu os três últimos. Acreditamos que neste encontro contra o Everton, por jogar no seu estádio e contra um adversário que também gosta de jogar ao ataque, existem condições para ser um jogo com golos, é muito provável que se marquem mais de 2.5 golos neste jogo, uma vez que em quatro dos primeiros cinco jogos do Arsenal nesta edição da Premier League foram marcados mais de 2.5 golos.


Análise do Everton

Depois de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota, a equipa visitante está na 10ª posição, tendo conquistado 6 pontos. No último jogo, perdeu com o West Ham United em casa por (1‑3), depois de no jogo anterior ter empatado em casa, num jogo contra o Huddersfield Town, por (1‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Everton ganhou 3, empatou 4 e perdeu 3. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um golo em cada um dos últimos 5 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 5 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para haver golos, já que 17 em 26 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador.

O Everton é um clube que já conquistou nove títulos da Premier League (Campeonato Inglês), no entanto o último desses titulos foi conquistado na época de 1986/87, o clube também já venceu cinco Taças FA e nove Super Taças de Inglaterra. Na última época, 2017/18 da Premier League, a equipa ficou na oitava posição. Agora nesta época 2018/19 da Premier League, com cinco jornadas disputadas, o Everton conquistou apenas seis pontos, os resultados foram três empates, uma vitória e uma derrota. Ao analisarmos os cinco primeiros jogos do Everton, verificamos que foram marcados golos pelas duas equipas em todos esses jogos, o que nos leva a crer que este jogo deverá ter golos, até porque em quatro desses cinco jogos foram marcados mais de 2.5 golos.