sábado, 3 de novembro de 2018

Antevisão da Jornada 09




José Peseiro já não é treinador do Sporting. Os leões protagonizam a primeira “chicotada psicológica” da temporada em vésperas da visita aos Açores e após uma derrota caseira com o Estoril, na Taça da Liga. Também o FC Porto vai visitar uma ilha, mas a da Madeira, onde defrontará um Marítimo em mau momento. Quanto ao Benfica, tem um jogo teoricamente acessível para dar um pontapé na crise, após a derrota no Jamor.


SL Benfica vs Moreirense FC

Sexta 2, 20h30
Depois do desaire no Jamor, frente ao Belenenses, o Benfica regressa à Luz, num jogo onde tem a obrigação de vencer e de fazer uma exibição que tranquilize os adeptos. Em casa, os encarnados ainda não perderam e vão receber um Moreirense que tem apenas um triunfo fora e três derrotas. O histórico é claramente favorito às águias, que só perderam uma vez com o Moreirense, nos 23 confrontos entre ambos. Aconteceu na Taça da Liga em 2017, que os cónegos venceriam.




Benfica e Moreirense enfrentam‑se no Estádio do Sport Lisboa e Benfica (da Luz), num encontro para a 9ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 5 vitórias nos últimos 5 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 13‑05‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Benfica por (1‑0). O único golo do encontro foi marcado por Jonas (52' ). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Benfica

A equipa da casa está atualmente na 3ª posição, com 17 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Porto por (1‑0). No último, perdeu fora contra o Belenenses por (2‑0). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 5 empates e 2 derrotas como visitante, com 27 golos marcados e 14 sofridos; contra 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas no seu estádio, com 22 golos marcados e 15 sofridos. Para o campeonato, o Benfica conquistou 10 pontos em 12 possíveis, depois de 3 vitórias e 1 empate nos últimos 4 jogos que disputou no seu estádio. 



Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos no seu estádio. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 6 dos seus últimos 8 jogos para a Primeira Liga, desses 6 chegou ao intervalo em vantagem em 5 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 5. Há 2 períodos em destaque nos últimos 11 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 5 dos seus 14 golos entre os minutos (61'‑75'); sofreu 5 dos seus 11 golos entre os minutos (76'‑90').

O Benfica entra neste encontro com um desaire, por 2-0, na deslocação ao terreno do Belenenses. De destacar que as águias registam duas derrotas consecutivas, sendo uma delas na Liga dos Campeões frente ao Ajax. O conjunto da casa costuma atuar num tradicional 4-3-3, privilegiando um estilo de jogo de constantes organizações ofensivas. De salientar que, neste desenho, os três jogadores mais avançados são Rafa Silva, Salvio e Seferovic. Por outro lado, Pizzi é o melhor marcador do Benfica no campeonato com 4 golos assinados. Para esta jornada o técnico Rui Vitória pode contar com os habituais jogadores. 

Onze titular confirmado: O. Vlachodimos, Rúben Dias, André Almeida, Jardel, Álex Grimaldo, Rafa Silva, Gedson Fernandes, Pizzi, L. Fejsa, Jonas, João Félix.


Treinador: Rui Vitória.



Análise do Moreirense

Depois de 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, a equipa visitante está na 12ª posição, tendo conquistado 10 pontos. No último jogo, ganhou ao Marítimo em casa por (1‑0), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Vitória de Setúbal, por (3‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas como visitante, com um total de 13 golos marcados e 25 sofridos; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio, com um total de 15 golos marcados e 19 sofridos. O último jogo como visitante foi para Taça de Portugal Taça de Portugal e terminou com uma vitória por (0‑1) frente ao AR São Martinho. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Moreirense regista 1 vitória e 3 derrotas, pelo que conquistou 3 pontos em 12 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 6 dos últimos 8 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 8 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.



O Moreirense entra neste encontro motivado depois de um triunfo, por 1-0, na receção ao Marítimo: Arsénio marcou o único golo do desafio. Ao contrário do “inimigo” desta ronda, a turma visitante opta por atuar num tradicional 4-3-3, onde os três intervenientes mais avançados são Rodríguez, Nenê e Heriberto Tavares, sendo este último o melhor marcador do Moreirense com 2 golos assinados. Por atuar fora de portas, adivinha-se que o Moreirense adote uma postura mais defensiva, com o objetivo de não se desequilibrar. O técnico Ivo Vieira tem todo o plantel à disposição. 
Onze titular confirmado: Jhonatan, M. Aberhoune, A. D'Alberto, Ivanildo Fernandes, Ruben Lima, Pedro Nuno, Chiquinho, Fabio Pacheco, M. Ndiaye, Nenê, Arsénio.







Portimonense vs Belenenses

Sábado 3, 15h30
Em igualdade pontual na tabela, Portimonense e Belenenses encontram-se num momento interessante. Dos 10 pontos dos algarvios, 9 foram conquistados na últimas quatro jornadas, o que espelha bem o bom momento. Quanto ao Belenenses, embora não viva um período tão feliz, vem de uma super moralizadora vitória sobre o Benfica, por 2–0. Os azuis, curiosamente, ainda não perderam fora de casa. Estas duas equipas que gostam de praticar futebol positivo poderão proporcionar um bom espectáculo. O histórico é largamente favorável ao Belenenses, mas a actualidade pode pender para os de Portimão.



Portimonense e Belenenses medem forças no Estádio do Portimonense SC, num jogo para a 9ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos entre estas duas equipas dos últimos 3 anos indica equilíbrio total, já que houve 1 empate e 1 vitória para cada equipa nos últimos 3 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 05‑05‑2018, terminou com a vitória do Belenenses por (3‑2). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Belenenses apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Portimonense

Depois de 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, a equipa da casa está na 10ª posição, tendo conquistado 10 pontos. No último jogo, ganhou ao Nacional fora por (0‑1), depois de no jogo anterior ter ganho (4‑2) em casa, num jogo contra o Sporting. Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 3 empates e 8 derrotas como visitante, com 20 golos marcados e 24 sofridos; contra 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas no seu estádio, com 24 golos marcados e 30 sofridos. Para o campeonato, o Portimonense conquistou 7 pontos em 12 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 4 jogos que disputou no seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 30 dos seus últimos 45 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Em 8 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 1 período em destaque nos últimos 6 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 4 dos seus 10 golos entre os minutos (76'‑90').


O Portimonense entra nesta partida motivado depois de um triunfo, por 0-1, na deslocação ao terreno do Nacional: Ewerton fez o único tento da equipa. De salientar que o clube da casa está a atravessar um período interessante em casa, visto que regista duas vitórias consecutivas. Uma das melhores valências da formação caseira é a facilidade com que conseguem aproveitar espaços para aplicar o contra-ataque. A nível individual destacamos Shoya Nakajima, sendo este o melhor marcador da equipa com 4 golos assinados. Não existem ausências de peso para este jogo.


Análise do Belenenses

A equipa visitante está atualmente na 8ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Feirense por (0‑0). No último jogo, ganhou em casa contra o Benfica por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 1 vitória, 6 empates e 8 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Belenenses conquistou 6 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória e 3 empates nos últimos 4 jogos que disputou como visitante. 


Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos fora do seu estádio. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que em 30 dos últimos 49 que disputou houve menos de 3 golos.

O Belenenses entra neste embate com um triunfo, por 2-0, na receção ao Benfica: os golos foram marcados por Keita e Eduardo Henrique. Importa frisar que os visitantes ainda não perderam qualquer jogo fora de portas. O emblema forasteiro costuma atuar num tradicional 4-3-3, privilegiando as transições rápidas, onde as três setas apontadas à baliza adversária são Bergdich, Licá e Keita. De salientar que o interveniente por conduzir as investidas ofensivas da sua equipa é o português André Santos. O treinador forasteiro pode contar com os habituais jogadores.







Marítimo M vs FC Porto

Sábado 3, 18h00
De volta à liderança, o FC Porto tem uma deslocação complicada nesta ronda, ao Estádio dos Barreiros. Mas o Marítimo vem com uma série de resultados muito negativa. Quatro jornadas seguidas sem vencer e três derrotas nos últimos três jogos colocam os insulares numa posição frágil. Ambas as equipas jogaram para a Taça da Liga a meio da semana e o Marítimo também aí perdeu, no terreno do Feirense, por 3–2. O FC Porto venceu o Varzim e chega moralizado por estar na liderança. O histórico é, naturalmente, favorável aos dragões, que são claros favoritos nesta deslocação


Marítimo e Porto enfrentam‑se no Estádio dos Barreiros, num encontro para a 9ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 6 jogos ganhou 3, empatou 2 e perdeu 1. Contudo, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 29‑04‑2018, o Porto ganhou por (0‑1). M. Marega (89' ) marcou o único golo do jogo. A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 11º e 1º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 8º classificado em jogos em casa e o 4º como visitante.


Análise do Marítimo

Depois de 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, a equipa da casa está na 11ª posição, tendo conquistado 10 pontos. No último jogo, perdeu com o Moreirense fora por (1‑0), depois de no jogo anterior ter perdido (1‑3) em casa, num jogo contra o Guimarães. Esta é uma equipa mais forte no seu terreno, onde conquistou 7 pontos, contra apenas 3 nos seus jogos como visitante. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, perdeu com o Feirense fora por (3‑2). Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Marítimo regista 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, pelo que conquistou 7 pontos em 12 possíveis. 


Para esta competição, não ganha há 4 jogos. A equipa tem sentido dificuldades em marcar primeiro: apenas abriu o marcador em 2 dos seus últimos 8 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Em 8 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta. Nos últimos 6 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 5 dos seus 7 golos entre os minutos (76'‑90').

O Marítimo entra nesta jornada desmotivado depois de um desaire, por 3-2, na deslocação ao terreno do Feirense, em jogo a contar para a Taça da Liga. Importa frisar que os madeirenses já não vencem há quatro jogos seguidos no campeonato português. O clube da casa costuma atuar num sistema tático em 4-2-3-1 privilegiando um estilo de jogo mais direto. Neste desenho, os três homens responsáveis por lançar o pânico na defensiva adversária são Barrera, Correa e Rodrigo Pinho. Para este jogo o técnico caseiro pode contar com todos os seus jogadores.


Análise do FC Porto

A equipa visitante está atualmente na 1ª posição, com 18 pontos conquistados, depois de 6 vitórias e 2 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Benfica por (1‑0). No último jogo, ganhou em casa contra o Feirense por (2‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, já que conquistou 6 pontos como visitante e 12 no seu estádio, com 13 golos marcados e 3 golos sofridos em casa, contra 5 golos marcados e 3 sofridos como visitante. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória em casa com o Varzim por (4‑2). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Porto ganhou 6, empatou 1 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 7 dos seus últimos 8 jogos para a Primeira Liga, desses 7 chegou ao intervalo em vantagem em 6 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 6.


O FC Porto chega a esta jornada motivado depois de uma vitória caseira, por 4-2, na receção ao Varzim, em jogo a contar para a Taça da Liga. No último jogo para o campeonato, os portistas venceram o Feirense por 2-0. O conjunto forasteiro costuma atuar num 4-4-2, privilegiando um estilo de jogo mais rápido, sendo que as duas peças mais avançadas são Tiquinho Soares e Marega. Um dos pontos fortes do emblema visitante é a forma como abordam as bolas paradas, sendo que costumam demonstrar grande competência neste aspeto. O treinador forasteiro não deverá poder contar com Aboubakar devido a lesão.







Boavista FC vs Vitória SC

Sábado 3, 20h30
O sábado encerra com um confronto de históricos no Bessa, que opõe o Boavista ao Vitória SC. Os axadrezados estão a ter um arranque titubeante e estão apenas um ponto acima da linha de água. No registo recente, trazem três derrotas e um triunfo nas últimas quatro jornadas. O Vitória não perde há três jornadas, mas somou dois empates nesse período. O histórico entre os dois é rico, com 123 jogos já realizados, e equilibrado: 42 triunfos do Boavista e 49 do Vitória. Na época passada o Boavista venceu no Bessa e o Vitória no D. Afonso Henriques.

Boavista e Guimarães enfrentam‑se no Estádio do Bessa Século XXI, num encontro para a 9ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 2 empates e 2 vitórias para cada equipa nos últimos 6 jogos. Contudo, no último confronto neste estádio, num jogo para a Primeira Liga, a 11‑02‑2018, o Boavista venceu por (1‑0). Fábio Espinho (58' ) marcou o único golo do jogo. A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 14º e 8º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 17º classificado em jogos em casa e o 5º como visitante.


Análise do Boavista

Depois de 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, a equipa da casa está na 14ª posição, tendo conquistado 7 pontos. No último jogo, perdeu com o Sporting fora por (3‑0), depois de no jogo anterior ter ganho (1‑0) em casa, num jogo contra o Aves. Esta é uma equipa que normalmente conquista resultados mais positivos como visitante do que em casa, já que conquistou 4 pontos fora, com 6 golos marcados e 10 sofridos, e 3 pontos em casa, com 2 golos marcados e 4 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Boavista regista 6 vitórias e 4 derrotas. A equipa permitiu golos ao adversário em 6 dos últimos 8 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 6 dos últimos 8 jogos para esta competição. Em 8 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.


O Boavista entra neste encontro desmotivado depois de uma derrota forasteira, por 3-0, na visita ao terreno do Sporting. De salientar que os caseiros registam apenas 1 vitória nos 3 jogos realizados no seu estádio no campeonato português. O clube da casa apresenta menos argumentos individuais para esta partida, assim, adivinha-se que poderá ter mais cautelas com o objetivo de não sofrer o primeiro golo. Ainda assim, Federico Falcone consegue se destacar com 2 golos rubricados. O treinador Jorge Simão deverá atuar num tradicional 4-3-3, onde os três jogadores mais avançados serão Mateus, Rochinha e Rafa Lopes.


Análise do Guimarães

Depois de 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, a equipa visitante está na 8ª posição, tendo conquistado 11 pontos. No último jogo, empatou com o Braga em casa por (1‑1), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Marítimo, por (1‑3). Curiosamente, esta é uma equipa que tem conseguido melhores resultados fora do que em casa, pois conquistou 6 pontos como visitante e apenas 5 no seu estádio. Para o campeonato, o Guimarães conquistou 6 pontos em 12 possíveis, depois de 2 vitórias e 2 derrotas nos últimos 4 jogos que disputou como visitante. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 8 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição. Nos seus jogos como visitante há uma tendência para haver golos, já que 17 dos seus últimos 21 jogos terminaram com Mais de 2,5 golos. Em 8 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.


O Vitória Guimarães entra neste jogo com um empate a 1-1 na receção ao eterno rival Braga: o único tento da equipa foi assinado por Alexandre Guedes.  O conjunto visitante apresenta mais armas individuais para esta partida, sendo que é detentor de vários valores individuais capazes de decidir o desafio a qualquer momento: Alexandre Guedes atravessa um excelente momento de forma e já conta com 3 golos. O emblema do Vitória Guimarães costuma atuar num 4-3-3 onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária Alexandre Guedes, Davidson e Boyd.




CD Feirense vs CD Tondela

Domingo 4, 15h00
Sem vencer há seis jornadas, o Feirense continua a ter, de forma surpreendente, a melhor defesa da prova, com apenas cinco golos sofridos. No Marcolino de Castro, os fogaceiros ainda só sofreram um golo. Mas se num aspecto são os melhores, no outro são os piores: pior ataque da prova com apenas quatro golos marcados. O Tondela, por seu turno, soma apenas 6 pontos e é uma das equipas em zona de descida. O histórico entre os dois é curto, com apenas 11 jogos, e favorável ao Feirense, com seis vitórias contra três.


Feirense e Tondela enfrentam‑se no Estádio Marcolino de Castro, num encontro para a 9ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 3 e empatou 2. Contudo, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 07‑08‑2017, o jogo acabou num empate por (1‑1). Os golos do jogo foram marcados por Hugo Seco (51' ) para o Feirense e por Cris (28' Autogolo) para o Tondela. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Feirense apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Feirense

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, a equipa da casa está na 13ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, perdeu com o Porto fora por (2‑0), depois de no jogo anterior ter empatado (0‑0) em casa, num jogo contra o Belenenses. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, ganhou ao Marítimo em casa por (3‑2). Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Feirense regista 1 vitória e 3 empates, pelo que conquistou 6 pontos em 12 possíveis. 


Para esta competição, não perde no seu estádio há 4 jogos. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver poucos golos, já que 10 dos últimos 23 que disputou terminaram com Menos de 1,5 golos. Esta é uma equipa que marca poucas vezes primeiro e que só conseguiu abriu o marcador em 2 dos seus últimos 8 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em todos. Em 8 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Feirense entra neste encontro depois de um triunfo, por 3-2, na receção ao Marítimo, em jogo a contar para a Taça da Liga. No último jogo para o campeonato, os caseiros perderam frente ao FC Porto por 2-0. O treinador caseiro Nuno Manta Santos costuma atuar num 4-2-3-1, onde os três intervenientes que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária são Luís Machado, Edson Farias e Edinho. Por jogar dentro de portas, adivinha-se que o Feirense entre com uma estratégia ousada. Para esta receção ao Tondela, o treinador não pode contar com Cris, Phillipe Sampaio e Crivellaro, todos lesionados.


Análise do Tondela

A equipa visitante está atualmente na 16ª posição, com 6 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 3 empates e 4 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Nacional por (1‑1). No último jogo, perdeu em casa contra o Vitória de Setúbal por (1‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante, com um total de 15 golos marcados e 14 sofridos; contra 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no seu estádio, com um total de 21 golos marcados e 19 sofridos. O último jogo como visitante foi para Taça de Portugal Taça de Portugal e terminou com uma vitória por (3‑4) no desempate através de grandes penalidades frente ao Estoril. Nos últimos 10 jogos como visitante o Tondela ganhou 5, empatou 1 e perdeu 4. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que 12 dos seus últimos 23 jogos terminaram com Menos de 1,5 golos. Em 8 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.


O Tondela entra neste embate depois de um desaire, por 1-2, na receção ao Setúbal, registando o terceiro jogo seguido sem vencer no campeonato português: o único tento da equipa foi rubricado por Arango. O treinador Pepa costuma atuar num sistema tático em 4-2-3-1, onde o homem mais avançado é Tomané. Por outro lado, Xavier continua a ser o melhor marcador do Tondela com apenas 2 tentos rubricados. Não existem ausências de peso para este jogo.



Sta. Clara vs Sporting CP

Domingo 4, 17h30
A visita do Sporting aos Açores fica marcada, inevitavelmente, por ser o primeiro jogo pós-Peseiro. O ex-técnico dos leões não resistiu à derrota caseira com o Estoril, na Taça da Liga, e foi despedido. Independentemente desse factor, prevê-se um jogo difícil para os leões, frente a um Sta. Clara que é a equipa sensação. Os açorianos estão a apenas dois pontos do Sporting e têm mais golos marcados que os leões. Além disso, trazem três vitórias consecutivas na bagagem. Com um histórico de apenas seis confrontos, o Sta. Clara nunca venceu o Sporting. Dois empates foi o melhor que conseguiu. O Sporting continua a ser favorito, mas é preciso concentração máxima para não ser surpreendido por este Sta. Clara.


Santa Clara e Sporting enfrentam‑se no Estádio de São Miguel, num encontro para a 9ª jornada da Primeira Liga. Não há registo de confrontos diretos entre estas duas equipas nos últimos 3 anos. O último confronto foi disputado a 25‑01‑2003 e terminou com o resultado: Santa Clara (0‑1) Sporting. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Santa Clara

Depois de 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, a equipa da casa está na 6ª posição, tendo conquistado 14 pontos. No último jogo, ganhou ao Aves fora por (1‑2), depois de no jogo anterior ter ganho (1‑0) em casa, num jogo contra o Chaves. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas como visitante; contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota no seu estádio. Para o campeonato, o Santa Clara conquistou 7 pontos em 12 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 4 jogos que disputou no seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 6 dos últimos 8 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição. Há 2 períodos em destaque nos últimos 5 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 4 dos seus 9 golos entre os minutos (46'‑60'); sofreu 3 dos seus 8 golos entre os minutos (61'‑75').


O Santa Clara entra neste jogo motivado depois de um triunfo, por 1-2, na deslocação ao terreno do Aves, registando a excelente série de três vitórias seguidas no campeonato: Bruno Lamas e César Martins fizeram os tentos da equipa. O treinador João Henriques deverá voltar a colocar a sua equipa num 4-3-3, com o objetivo de tentar aproveitar o contragolpe. Neste desenho os três intervenientes responsáveis por colocar em sentido a defensiva “inimiga” são Zé Manuel, Pineda e Stephens. Para este jogo o treinador não pode contar com Fernando, castigado, além de Thiago Santa e Accioly, estes lesionados.


Análise do Sporting

A equipa visitante está atualmente na 5ª posição, com 16 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Portimonense por (4‑2). No último jogo, ganhou em casa contra o Boavista por (3‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 1 empate e 7 derrotas como visitante, com um total de 21 golos marcados e 23 sofridos; contra 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas no seu estádio, com um total de 21 golos marcados e 7 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, perdeu com o Estoril em casa por (1‑2). O último jogo como visitante foi para Taça de Portugal Taça de Portugal e terminou com uma vitória por (1‑2) frente ao Loures. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Sporting regista 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 4 pontos em 12 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição.


O Sporting entra neste embate depois de um desaire em casa, por 1-2, na receção ao Estoril, em jogo a contar para a Taça da Liga. No último jogo para o campeonato, os leões venceram o Boavista por 3-0. O Sporting está consciente que o adversário costuma dificultar a sua vida quando joga neste estádio, ou seja, será provável que opte por entrar com um bom ritmo desde início, com o objetivo de chegar ao golo relativamente cedo. Antevê-se que os avançados escolhidos pelo técnico Tiago Fernandes para esta partida sejam Bas Dost e Fredy Montero. No meio campo deverão atuar Budelj, Bruno Fernandes, Acuña e Nani. O treinador dos visitantes não vai poder contar com Raphinha e Ristovski por se encontrarem lesionados.






SC Braga vs Vitória FC

Domingo 4, 20h00
Partilhando a liderança da Liga com o FC Porto, o Braga é a única equipa que ainda não perdeu na prova. Os minhotos já somam três empates, dois dos quais nas últimas duas jornadas, mas ainda têm zero derrotas. De volta a Braga, a equipa de Abel Ferreira recebe um Vitória FC que vem de um bom momento, com dois triunfos nas últimas jornadas e sem perder há três. Face ao poderio actual do Braga, os minhotos são claros favoritos, mas o Vitória de Lito Vidigal vai tentar explorar as fragilidades da equipa arsenalista, para prolongar este período positivo.

Braga e Vitória de Setúbal enfrentam‑se no Estádio Municipal de Braga, num encontro para a 9ª jornada da Primeira Liga. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 5 vitórias nos últimos 5 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 10‑02‑2018, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Braga por (3‑1). Os golos do encontro foram marcados por Raúl Silva (25' ), Paulinho (65' ) e Ricardo Esgaio (83' ) para o Braga e por André Pereira (87' ) para o Vitória de Setúbal. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Vitória de Setúbal apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.
Análise do Braga
A equipa da casa está atualmente na 2ª posição, com 18 pontos conquistados, depois de 5 vitórias e 3 empates. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Rio Ave por (1‑1). No último, empatou fora contra o Guimarães por (1‑1). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 5 empates e 1 derrota como visitante, com 29 golos marcados e 12 sofridos; contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota no seu estádio, com 35 golos marcados e 12 sofridos. No último jogo que disputou, para a Taça da Liga, ganhou ao Nacional em casa por (5‑0). Nos últimos 4 jogos em casa para o campeonato o Braga regista 3 vitórias e 1 empate, pelo que conquistou 10 pontos em 12 possíveis. 

Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 8 jogos. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 8 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 6 dos seus últimos 8 jogos para a Primeira Liga, desses 6 chegou ao intervalo em vantagem em 3 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 4.

O Braga entra nesta ronda motivado depois de um triunfo em casa, por 5-0, frente ao Nacional, em jogo a contar para a Taça da Liga. No último jogo para o campeonato, os bracarenses empataram a 1-1 frente ao Vitória de Guimarães. O conjunto da casa apresenta mais argumentos individuais para esta partida, assim, e a jogar dentro de portas, adivinha-se que adote uma postura mais ofensiva. O Braga costuma utilizar um sistema tático em 4-4-2, privilegiando a troca de passes e os ataques mais organizados. Neste desenho, os dois intervenientes da frente são Wilson Eduardo e Dyego Sousa. O treinador Abel Ferriera não tem à disposição Ricardo Ferreira e Matheus, ambos lesionados.


Análise do Vitória de Setúbal

Depois de 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, a equipa visitante está na 7ª posição, tendo conquistado 11 pontos. No último jogo, ganhou ao Tondela fora por (1‑2), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Moreirense, por (3‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 4 jogos fora para o campeonato o Vitória de Setúbal regista 1 vitória, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 5 pontos em 12 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 6 dos últimos 8 jogos para esta competição. Em 8 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 4 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O Vitória de Setúbal entra nesta partida com um triunfo, por 1-2, na deslocação ao terreno do Tondela: os golos da equipa foram assinados por Mendy e Semedo. Contudo, importa frisar que os sadinos registam apenas 1 vitória a jogar como visitante, precisamente, na última jornada. O clube visitante costuma atuar num tradicional 4-3-3, onde os três homens mais avançados são Alex, Éber Bessa e Mendy. Na linha média é possível que atuem Semedo, Agu e Valente. O técnico Lito Vidigal não pode contar com Hildeberto Pereira e André Sousa, ambos lesionados.


Rio Ave FC vs CD Nacional

Segunda 5, 19h00
Uma das equipas em melhor forma da Liga recebe o penúltimo. Rio Ave e Nacional parecem jogar para campeonatos “diferentes”. O Rio Ave tem ainda um impressionante registo caseiro, tendo vencido todos os quatro jogos da Liga que fez no seu estádio. Depois de perder na jornada inaugural, o Rio Ave nunca mais sentiu o sabor da derrota. Frente ao frágil Nacional, que só somou um triunfo, o Rio Ave é claramente favorito. O histórico está empatadíssimo: 13 vitórias para cada um e 13 empates.


Rio Ave e Nacional medem forças no Estádio do Rio Ave Futebol Clube, num jogo para a 9ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 18‑12‑2016, o Rio Ave ganhou por (2‑1). Os golos do jogo foram marcados por Roderick (49' ) e F. Krovinović (50' ) para o Rio Ave e por Willyan (72' ) para o Nacional. A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 4º e 17º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 3º classificado em jogos em casa e o 9º como visitante.


Análise do Rio Ave

A equipa da casa está atualmente na 4ª posição, com 17 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. No penúltimo jogo, empatou fora contra o Braga por (1‑1). No último, ganhou em casa contra o Chaves por (1‑0). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, já que conquistou 5 pontos fora, com 5 golos marcados e 5 sofridos, e 12 pontos em casa, com 8 golos marcados e 3 sofridos. 

Para esta competição, regista uma sequência de 4 vitórias nos últimos jogos em casa. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 8 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição. Há 1 período em destaque nos últimos 6 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 3 dos seus 7 golos entre os minutos (61'‑75').


Análise do Nacional

Depois de 1 vitória, 2 empates e 5 derrotas, a equipa visitante está na 17ª posição, tendo conquistado 5 pontos. No último jogo, perdeu com o Portimonense em casa por (0‑1), depois de no jogo anterior ter empatado fora, num jogo contra o Tondela, por (1‑1). Esta é uma equipa que normalmente conquista resultados mais positivos como visitante do que em casa, já que conquistou 5 pontos fora e 0 no seu estádio, com 1 golo marcado e 10 golos sofridos em casa, contra 5 golos marcados e 6 sofridos como visitante. A equipa chega a este encontro depois de uma derrota fora com o Braga por (5‑0). Para o campeonato, o Nacional conquistou 5 pontos em 12 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 1 derrota nos últimos 4 jogos que disputou como visitante. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que tem apresentado dificuldades em abrir o marcador. De facto, só abriu o marcador uma vez nos últimos 8 jogos para a Primeira Liga. Em 8 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.



GD Chaves vs CD Aves

Segunda 5, 21h15
A jornada encerra em Trás-os-Montes, com duas equipas em crise. O Chaves soma apenas 7 pontos e não vence há três jornadas e o Aves é o último classificado, com 4 pontos. A jogar fora, o Aves ainda só conhece um resultado, a derrota. Um golo marcado e oito sofridos são o pecúlio preocupante da equipa de José Mota. O histórico também é favorável aos flavienses, que parecem partir com vantagem para este confronto. A equipa transmontana não tem jogado mal, apesar de os resultados não acompanharem a qualidade de jogo.


Chaves e Aves enfrentam‑se no Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira, num encontro para a 9ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 4 jogos ganhou 3 e empatou 1. Contudo, no último confronto neste estádio, para a Primeira Liga, a 07‑01‑2018, o jogo acabou num empate por (1‑1). Os golos do jogo foram marcados por Willian (79' ) para o Chaves e por Derley (45' ) para o Aves. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Aves tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Desp. Chaves

A equipa da casa está atualmente na 15ª posição, com 7 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Santa Clara por (1‑0). No último, perdeu fora contra o Rio Ave por (1‑0). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas no seu estádio. Nos últimos 10 jogos em casa o Chaves regista 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 8 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo.


Análise do Desp. Aves

A equipa visitante está atualmente na 18ª posição, com 4 pontos conquistados, depois de 1 vitória, 1 empate e 6 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Boavista por (1‑0). No último jogo, perdeu em casa contra o Santa Clara por (1‑2). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 2 empates e 11 derrotas como visitante; contra 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no seu estádio. 

Para esta competição, regista uma sequência de 4 derrotas nos últimos jogos como visitante. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 8 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Esta é uma equipa que marca poucas vezes primeiro: apenas abriu o marcador em 2 dos seus últimos 8 jogos para a Primeira Liga, desses 2 chegou ao intervalo em vantagem em 1 e ganhou no final dos 90’ em 1. Em 8 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.