sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Antevisão da Gameweek 16




AFC Bournemouth e Liverpool enfrentam‑se no Vitality Stadium, num encontro para a 16ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 5 jogos ganhou 4 e perdeu 1. De facto, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 17‑12‑2017, o Liverpool conseguiu vencer, por (0‑4). Os golos do encontro foram marcados por Philippe Coutinho (20' ), D. Lovren (26' ), Mohamed Salah (44' ) e Roberto Firmino (66' ) para o Liverpool. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o AFC Bournemouth apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do AFC Bournemouth

A equipa da casa está atualmente na 7ª posição, com 23 pontos conquistados, depois de 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Manchester City por (3‑1). No último, ganhou em casa contra o Huddersfield Town por (2‑1). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o AFC Bournemouth conquistou 14 pontos em 24 possíveis, depois de 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou no seu estádio. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa para esta competição há uma tendência para haver golos, já que 6 em 8 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta. Nos últimos 12 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 5 dos seus 13 golos entre os minutos (61'‑75').

O Bournemouth encerrou uma série de 4 derrotas consecutivas com um bom triunfo na última jornada e agora procura mais 3 pontos para se tentar reaproximar da zona de qualificação às competições europeias da próxima temporada. O clube tem um ataque de boa qualidade que marcou 25 golos e é o quinto melhor da Premier League, enquanto a defesa, por outro lado, sofreu 22 golos e é a oitava mais batida, tanto os últimos 5 jogos pelo nacional tiveram golos de ambos os lados. Em casa, como a partida deste sábado, o Bournemouth costuma fazer jogos muito movimentados, já que vai bastante pra cima e procura os 3 pontos, mas acaba por se expor defensivamente, sendo que 6 dos últimos 7 jogos como visitado tiveram golos de ambas as partes. Para o jogo frente ao Liverpool, o treinador Eddie Howe não tem problemas na equipa titular e vai a campo com o que tem de melhor.


Análise do Liverpool

Depois de 12 vitórias e 3 empates, a equipa visitante está na 2ª posição, tendo conquistado 39 pontos. No último jogo, ganhou ao Burnley fora por (1‑3), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Everton, por (1‑0). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante, com um total de 24 golos marcados e 12 sofridos; contra 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas no seu estádio, com um total de 36 golos marcados e 9 sofridos. 

Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 8 jogos fora do seu estádio. Nos seus jogos como visitante há alguns resultados frequentes ao intervalo: 0‑0 (3 em 8 jogos) e 0‑1 (3 em 8 jogos). O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 12 dos seus últimos 15 jogos para a Premier League, desses 12 chegou ao intervalo em vantagem em 9 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 11.

O Liverpool faz uma excelente campanha na Premier League, é um dos 2 clubes que permanecem invictos após 15 jornadas e procura mais 3 pontos para tentar tomar a liderança do líder Manchester City. O clube caracteriza-se por um ótimo equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo, tem o quarto melhor ataque da competição com 30 tentos anotados e a defesa menos batida com apenas 6 tentos sofridos, sendo um clube que pressiona bastante, cria várias oportunidades, mas não se descuida defensivamente onde se recompõe com velocidade e deixa poucos espaços. Fora de casa, como a partida deste sábado, o Liverpool tem atuado muito bem, vem de 3 vitórias nos últimos 4 jogos e vale ressaltar que tem o terceiro melhor ataque e a segunda defesa menos batida na condição de visitante, já que mantém a organização mesmo em campos adversários. Para o jogo frente ao Bournemouth, o treinador Jurgen Klopp tem como dúvida o atacante Sadio Mané que recupera de lesão e será melhor avaliado momentos antes da partida.





Arsenal e Huddersfield Town medem forças no Emirates Stadium, num jogo para a 16ª jornada da Premier League. Nos últimos 3 anos apenas há registo de 2 confrontos diretos entre estas duas equipas: um a 13‑05‑2018, que terminou com a vitória do Arsenal por (0‑1), e o mais recente a 29‑11‑2017, que terminou com a vitória do Arsenal por (5‑0). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Huddersfield Town tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


Análise do Arsenal

A equipa da casa está atualmente na 5ª posição, com 31 pontos conquistados, depois de 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Tottenham Hotspur por (4‑2). No último, empatou fora contra o Manchester United por (2‑2). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante, com 36 golos marcados e 17 sofridos; contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota no seu estádio, com 33 golos marcados e 14 sofridos. Nos últimos 8 jogos em casa para o campeonato o Arsenal regista 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 17 pontos em 24 possíveis. 

Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 7 jogos no seu estádio. Nos seus jogos para a liga em casa o resultado mais frequente ao intervalo foi o 0‑0 (3 em 8 jogos). A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 10 jogos para esta competição. Há uma tendência para haver golos nos seus jogos em casa, pois 8 dos últimos 8 encontros que disputou para esta competição terminaram com Mais de 1,5 golos. Nos 15 jogos que disputou nesta prova, apenas conseguiu 2 reviravoltas nos 7 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Arsenal arranca para este jogo com um empate, a 2-2, na deslocação terreno do Manchester United: Lacazette e Mustafi fizeram os tentos da equipa. Neste momento os caseiros registam o quarto melhor rendimento a jogar no seu estádio. Neste embate frente ao Huddersfield, um dos últimos do campeonato, o treinador Unai Emery deverá manter a equipa em 3-4-3 privilegiando a posse de bola e os ataques organizados através dos corredores. Por outro lado, Pierre-Emerick Aubameyang é o melhor finalizador do Arsenal no campeonato com 10 golos rubricados. Para este embate o comandante espanhol não pode contar com Welbeck e Ozil, ambos lesionados.


Análise do Huddersfield Town

A equipa visitante está atualmente na 17ª posição, com 10 pontos conquistados, depois de 2 vitórias, 4 empates e 9 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu em casa contra o Brighton & Hove Albion por (1‑2). No último jogo, perdeu fora contra o AFC Bournemouth por (2‑1). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante, com um total de 18 golos marcados e 24 sofridos; contra 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas no seu estádio, com um total de 7 golos marcados e 18 sofridos. Para o campeonato, o Huddersfield Town conquistou 5 pontos em 21 possíveis, depois de 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas nos últimos 7 jogos que disputou como visitante. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 1 período em destaque nos últimos 9 encontros disputados como visitante para todas as competições: marcou 3 dos seus 7 golos entre os minutos (31'‑45').

A turma do Huddersfield arranca para este jogo com uma derrota, por 2-1, na deslocação ao terreno do Bournemouth, registando desta forma o segundo desaire seguido no campeonato inglês: o único tento da equipa foi assinado por Kongolo. Fora de portas, os visitantes totalizam somente 1 vitória em 7 jogos realizados. Neste jogo frente ao Arsenal, o treinador David Wagner deverá manter 4-4-2 sendo Depoitre e Pritchard as peças mais adiantadas da equipa. Por outro lado, o defesa central Zanka é um dos melhores marcadores do Huddersfield com 2 golos assinados. Para este embate o comandante não pode contar com Steve Mounie, castigado, além de Sabiri devido a lesão.





Burnley e Brighton & Hove Albion medem forças no Turf Moor, num jogo para a 16ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 3 empates nos últimos 3 jogos. De facto, a última vez que se encontraram neste estádio foi a 28‑04‑2018, num jogo para a Premier League, que acabou num empate por (0‑0). É necessária atenção especial para a condição casa/fora, já que ambas as equipas apresentam resultados significativamente diferentes nos seus jogos em casa e fora.


Análise do Burnley

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, a equipa da casa está na 19ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, perdeu com o Liverpool em casa por (1‑3), depois de no jogo anterior ter perdido (2‑0) fora, num jogo contra o Crystal Palace. Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante, com 13 golos marcados e 30 sofridos; contra 1 vitória, 6 empates e 8 derrotas no seu estádio, com 12 golos marcados e 23 sofridos. Para o campeonato, o Burnley conquistou 4 pontos em 21 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas nos últimos 7 jogos que disputou no seu estádio. 

Para esta competição, não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos no seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos disputados nesta competição, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 9 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Burnley é um clube que conquistou a Premier League (Campeonato Inglês) três vezes, sendo o título mais recente ganho na distante temporada de 1958/59, para além de ter quatro títulos da Championship e um sgundo lugar na Liga Europa. Na atual temporada, a equipa tem feito uma campanha má no campeonato nacional, já que conquistou apenas nove dos 45 pontos disputados até agora, estando assim na parte de baixo da tabela, um ponto atrás da primeira equipa fora da zona de despromoção. Nos últimos cinco jogos que o Burnley disputou como anfitrião, contando apenas com o campeonato nacional, em três deles foram marcados menos de 1.5 golos na primeira parte. Acreditamos que o Burnley faça mais um jogo com poucos golos na primeira parte, levando em conta que enfrenta um adversário difícil.


Análise do Brighton & Hove Albion

Depois de 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, a equipa visitante está na 10ª posição, tendo conquistado 21 pontos. No último jogo, ganhou ao Crystal Palace em casa por (3‑1), depois de no jogo anterior ter ganho fora, num jogo contra o Huddersfield Town, por (1‑2). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas como visitante; contra 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Brighton & Hove Albion conquistou 7 pontos em 24 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou como visitante. Nos encontros disputados fora há alguns resultados frequentes no final dos primeiros 45': 1‑1 (3 em 7 jogos) e 1‑0 (4 em 7 jogos). A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Brighton & Hove Albion é um clube que já foi vice-campeão da Championship (segunda divisão do futebol inglês) duas vezes, para além de ter dois títulos da Liga 1 (terceira divisão nacional) e um título da Liga 2 (quarta divisão nacional). Na atual temporada, a equipa tem feito uma campanha irregular no campeonato nacional, uma vez que conquistou 21 dos 45 pontos disputados até agora, estando assim na parte intermédia da tabela, distante dos primeiros e dos últimos classificados. Nos últimos cinco jogos que o Brighton & Hove Albion disputou como visitante, em quatro deles a equipa marcou golos. Acreditamos que neste confronto o Brighton, que tem mostrado dificuldades para jogar fora de casa, faça um jogo com poucos golos na primeira parte.






Cardiff City e Southampton enfrentam‑se no Cardiff City Stadium, num encontro para a 16ª jornada da Premier League. Não há registo de confrontos diretos entre estas duas equipas nos últimos 3 anos. O último confronto foi disputado a 12‑04‑2014 e terminou com o resultado: Southampton (0‑1) Cardiff City. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Southampton apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Cardiff City

Depois de 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas, a equipa da casa está na 16ª posição, tendo conquistado 11 pontos. No último jogo, perdeu com o West Ham United fora por (3‑1), depois de no jogo anterior ter ganho (2‑1) em casa, num jogo contra o Wolverhampton Wanderers. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Cardiff City conquistou 10 pontos em 24 possíveis, depois de 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou no seu estádio. Nos seus jogos para a liga em casa o resultado mais frequente ao intervalo foi o 0‑0 (3 em 8 jogos). A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 10 jogos que disputou nesta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 6 dos seus últimos 8 jogos para esta competição terminaram com Mais de 2,5 golos. Esta é uma equipa que tem apresentado dificuldades em abrir o marcador. De facto, só abriu o marcador uma vez nos últimos 15 jogos para a Premier League. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 12 vezes e apenas conseguiu 3 reviravoltas.

O Cardiff City já foi vice-campeão da Premier League (Campeonato Inglês) uma vez ao longo da sua história, além de ter um título da Championship (segunda divisão nacional), um título da Copa FA e um título da Supercopa da Inglaterra. Na atual temporada, a equipa faz uma má campanha dentro do campeonato nacional, uma vez que conquistou apenas 11 dos 45 pontos disputados até agora, está assim na parte de baixo da tabela, apenas dois pontos na frente da primeira equipa dentro da zona de descida. Nos últimos cinco jogos que o Cardiff City disputou como visitado, em quatro deles a equipa marcou. Acredito que neste confronto, por jogar em casa contra um adversário fraco, o Cardiff City novamente conseguirá marcar.


Análise do Southampton

Depois de 1 vitória, 6 empates e 8 derrotas, a equipa visitante está na 18ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, perdeu com o Tottenham Hotspur fora por (3‑1), depois de no jogo anterior ter empatado em casa, num jogo contra o Manchester United, por (2‑2). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas como visitante; contra 2 vitórias, 7 empates e 6 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Southampton conquistou 4 pontos em 24 possíveis, depois de 1 vitória, 1 empate e 6 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou como visitante. 

Para esta competição, não ganha como visitante há 6 jogos. Nos encontros disputados fora para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 0‑0, que se verificou em 3 dos seus 7 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O Southampton ao longo da sua história foi vice-campeão da Premier League (Campeonato Inglês) uma vez, além de ter sido campeão da Copa FA uma vez. Na atual temporada, a equipa faz uma campanha bastante fraca dentro do campeonato nacional, uma vez que conquistou apenas 9 dos 45 pontos disputados até agora, está assim entre os últimos colocados, com a mesma pontuação que o lanterna e um ponto atrás da primeira equipa dentro da zona de descida. Nos últimos cinco jogos que o Southampton disputou como visitante, contando apenas o campeonato nacional, em quatro deles a equipa sofreu mais de 1.5 golos dos adversários. Acredito que neste confronto, por enfrentar um adversário teoricamente um pouco mais forte, o Southampton novamente sofrerá golos.






Manchester United e Fulham medem forças no Old Trafford, num jogo para a 16ª jornada da Premier League. Não há registo de confrontos diretos entre estas duas equipas nos últimos 3 anos. O último confronto foi disputado a 09‑02‑2014 e terminou com o resultado: Manchester United (2‑2) Fulham. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Fulham apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do Manchester United

Depois de 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, a equipa da casa está na 8ª posição, tendo conquistado 23 pontos. No último jogo, empatou com o Arsenal em casa por (2‑2), depois de no jogo anterior ter empatado (2‑2) fora, num jogo contra o Southampton. Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante, com 20 golos marcados e 20 sofridos; contra 5 vitórias, 7 empates e 3 derrotas no seu estádio, com 17 golos marcados e 19 sofridos. Nos últimos 7 jogos em casa para o campeonato o Manchester United regista 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 12 pontos em 21 possíveis. 

Para esta competição, não perde no seu estádio há 5 jogos. Nos seus jogos para a liga em casa o resultado mais frequente ao intervalo foi o 1‑0 (3 em 7 jogos). A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 9 vezes e apenas conseguiu 2 reviravoltas.

O Manchester United atravessa uma fase complicada na Premier League, não vence há 4 jornadas das quais empatou 3 e perdeu 1 e procura a recuperação para não se afastar ainda mais da zona de qualificação às competições europeias da próxima temporada. A equipa tem como principal problema a fragilidade da sua defesa que já sofreu 25 golos e é a sexta mais batida, tanto que sofreu ao menos 2 golos em 3 dos últimos 4 jogos. Em casa, como a partida deste sábado, o United está invicto há 5 jogos, porém empatou 3 deles e precisa ser mais incisivo diante dos seus adeptos, já que tem encontrado uma certa dificuldade tanto para defender quanto para criar oportunidades e finalizar. Para o jogo frente ao Fulham, o treinador José Mourinho conta com o retorno do lateral Young que cumpriu suspensão na última jornada e volta a estar disponível.


Análise do Fulham

Depois de 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, a equipa visitante está na 20ª posição, tendo conquistado 9 pontos. No último jogo, empatou com o Leicester City em casa por (1‑1), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Chelsea, por (2‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 1 empate e 11 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Fulham conquistou 1 ponto em 24 possíveis, depois de 1 empate e 7 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou como visitante. 

Nesta competição, perdeu os últimos 6 jogos como visitante e não ganhou nenhum dos últimos 8 que disputou como visitante. Nos encontros disputados fora para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 1‑0, que se verificou em 4 dos seus 7 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 11 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta.

O Fulham faz uma campanha desastrosa na Premier League, passa por uma péssima fase com apenas 1 vitória nas últimas 12 jornadas e procura a recuperação para tentar sair da última colocação. O clube tem como principal problema a sua defesa de baixíssima qualidade que já sofreu 36 tentos e é a mais batida do nacional, sendo um clube que demora para se recompor, deixa muitos espaços e ainda sofre bastante em bolas aéreas, o que deverá ser uma dificuldade contra o alto Manchester United. Fora de casa, como a partida deste sábado, o Fulham tem a pior campanha do Campeonato Inglês, acumula 7 derrotas e 1 empate, é o segundo clube que menos marcou e o que mais sofreu golos neste tipo de situação, evidenciando a enorme dificuldade de atuar longe de casa, sobretudo contra equipas de qualidade que é o caso de seu próximo adversário. Para o jogo diante do Manchester United, o treinador Claudio Ranieri não tem problemas na equipa considerada titular e vai a campo com força máxima.






West Ham United e Crystal Palace medem forças no Olympic Stadium, num jogo para a 16ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa da casa, que regista 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota nos últimos 7 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 30‑01‑2018, terminou com um empate por (1‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.


Análise do West Ham United

A equipa da casa está atualmente na 12ª posição, com 18 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Newcastle United por (0‑3). No último, ganhou em casa contra o Cardiff City por (3‑1). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio. Nos últimos 8 jogos em casa para o campeonato o West Ham United regista 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, pelo que conquistou 10 pontos em 24 possíveis. Nos encontros disputados no seu estádio para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 0‑0, que se verificou em 3 dos seus 8 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.

O West Ham entra nesta partida motivado depois de um triunfo caseiro, por 3-1, na receção ao Cardiff: Lucas Pérez e Michail Antonio carimbaram os “tentos” da vitória. O conjunto caseiro deverá atuar num sistema tático em 4-4-2, com o objetivo de tentar aproveitar os contragolpes. Em todo caso, adivinha-se que o West Ham adote uma postura mais defensiva, com o objetivo de não conceder espaços ao seu adversário. O treinador do West Ham não vai poder contar com Fredericks, Yarmolenko, Sánchez, Lanzini e Reid por se encontrarem lesionados.


Análise do Crystal Palace

Depois de 3 vitórias, 3 empates e 9 derrotas, a equipa visitante está na 15ª posição, tendo conquistado 12 pontos. No último jogo, perdeu com o Brighton & Hove Albion fora por (3‑1), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Burnley, por (2‑0). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 1 empate e 6 derrotas como visitante, com um total de 26 golos marcados e 16 sofridos; contra 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas no seu estádio, com um total de 22 golos marcados e 18 sofridos. Para o campeonato, o Crystal Palace conquistou 7 pontos em 24 possíveis, depois de 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou como visitante. 

Para esta competição, não ganha como visitante há 5 jogos. Nos encontros disputados fora para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 0‑0, que se verificou em 3 dos seus 7 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 9 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 1 período em destaque nos últimos 12 encontros disputados como visitante para todas as competições: marcou 5 dos seus 11 golos entre os minutos (76'‑90').

O Crystal Palace entra nesta jornada desmotivado depois de uma derrota forasteira, por 3-1, na visita à arena do Brighton. O emblema visitante costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, privilegiando as transições rápidas, principalmente através das alas. Neste desenho, os dois homens responsáveis por lançar o pânico na defensiva adversária são Zaha e Townsend. O técnico do Crystal Palace não vai poder contar com Wickham, Benteke e Scott Dann por se encontrarem lesionados.






Chelsea e Manchester City medem forças no Stamford Bridge, num jogo para a 16ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 1 empate e 2 vitórias para cada equipa nos últimos 5 jogos. Contudo, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 30‑09‑2017, o Manchester City venceu por (0‑1). K. De Bruyne (67' ) marcou o único golo do jogo. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Manchester City tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.

Análise do Chelsea

A equipa da casa está atualmente na 4ª posição, com 31 pontos conquistados, depois de 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Fulham por (2‑0). No último, perdeu fora contra o Wolverhampton Wanderers por (2‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 5 empates e 1 derrota no seu estádio. Para o campeonato, o Chelsea conquistou 18 pontos em 24 possíveis, depois de 5 vitórias e 3 empates nos últimos 8 jogos que disputou no seu estádio. 

Para esta competição, não perde no seu estádio há 8 jogos. Nos seus jogos para a liga em casa o resultado mais frequente ao intervalo foi o 1‑0 (4 em 8 jogos). O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição.

O Chelsea ao longo da sua história conquistou seis vezes a Premier League (Campeonato Inglês), sendo o último título vencido em 2016/17, além de oito títulos da Copa FA, uma Liga dos Campeões da UEFA (2011/12) e uma Liga Europa (2012/13). Na atual temporada, a equipa faz uma boa campanha dentro do campeonato nacional, uma vez que conquistou 31 dos 42 pontos disputados até agora, está assim entre os primeiros colocados. Nos últimos cinco jogos que o Chelsea disputou como visitado, contando mais de uma competição, em quatro deles foram marcados um ou mais golos no primeiro tempo. Acredito que neste confronto o Chelsea, que vem marcando golos com regularidade no seu estádio, fará mais um jogo movimentado desde o início.

Análise do Manchester City

A equipa visitante está atualmente na 1ª posição, com 41 pontos conquistados, depois de 13 vitórias e 2 empates. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o AFC Bournemouth por (3‑1). No último jogo, ganhou fora contra o Watford por (1‑2). Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 12 vitórias e 3 empates como visitante, com um total de 35 golos marcados e 8 sofridos; contra 11 vitórias, 1 empate e 3 derrotas no seu estádio, com um total de 43 golos marcados e 11 sofridos. Para o campeonato, o Manchester City conquistou 17 pontos em 21 possíveis, depois de 5 vitórias e 2 empates nos últimos 7 jogos que disputou como visitante. 

Para esta competição, não perde como visitante há 7 jogos. Nos seus jogos para a liga como visitante o resultado mais frequente ao intervalo foi o 0‑1 (3 em 7 jogos). O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 13 dos seus últimos 15 jogos para a Premier League, desses 13 chegou ao intervalo em vantagem em 11 e conseguiu sempre manter a vantagem até ao final dos 90’.

O Manchester City ao longo da sua história conquistou cinco títulos da Premier League (Campeonato Inglês), além de ter cinco títulos da Copa FA e uma Recopa Europeia, vencida em 1969/70. Na atual temporada, a equipa faz um bom início de trabalho no campeonato nacional, conquistando 41 dos 45 pontos disputados até agora, está assim na liderança do campeonato nacional, com uma grande vantagem perante o segundo colocado. Nos últimos cinco jogos que o Manchester City disputou como visitante, contando mais de uma competição, em quatro deles foram marcados um ou mais golos pelas equipas no primeiro tempo. Acredito que neste confronto o Manchester City fará mais um jogo com vários golos, onde logo no primeiro tempo o marcador será aberto.






Leicester City e Tottenham Hotspur enfrentam‑se no King Power Stadium, num encontro para a 16ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa visitante, que nos últimos 5 jogos ganhou 3, empatou 1 e perdeu 1. Contudo, no último confronto neste estádio, num jogo para a Premier League, a 28‑11‑2017, o Leicester City conseguiu vencer, por (2‑1). Os golos do jogo foram marcados por J. Vardy (13' ) e R. Mahrez (45' ) para o Leicester City e por H. Kane (79' ) para o Tottenham Hotspur.


Análise do Leicester City

A equipa da casa está atualmente na 9ª posição, com 22 pontos conquistados, depois de 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Watford por (2‑0). No último, empatou fora contra o Fulham por (1‑1). Nos últimos 7 jogos em casa para o campeonato o Leicester City regista 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, pelo que conquistou 11 pontos em 21 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 9 vezes e apenas conseguiu 2 reviravoltas. Nos últimos 10 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 3 dos seus 6 golos entre os minutos (0'‑15').

O Leicester City não perde há 6 jornadas, porém empatou 4 destes jogos e precisa ser mais eficiente, procuraando agora os 3 pontos para tentar diminuir a diferença de pontos para a zona de qualificação às competições europeias da próxima temporada. O clube tem uma defesa razoável que sofreu 18 golos e é a sexta menos batida da competição, enquanto o ataque precisa de alguns ajustes, marcou 21 golos e é apenas o oitavo mais positivo do nacional, tanto que conseguiu marcar mais de 1 golo em apenas 1 das últimas 8 partidas. Em casa, como o confronto deste sábado, o Leicester City tem sido bastante irregular, venceu apenas 1 dos últimos 4 jogos, mas vale ressaltar que não sofreu golos nas 2 últimas partidas, embora contra adversários bem inferiores ao seu próximo desafio. Para o jogo frente ao Tottenham, o treinador Claude Puel tem como dúvida o atacante Vardy que recupera de lesão e será melhor avaliado mais próximo da partida.


Análise do Tottenham Hotspur

Depois de 11 vitórias e 4 derrotas, a equipa visitante está na 3ª posição, tendo conquistado 33 pontos. No último jogo, ganhou ao Southampton em casa por (3‑1), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Arsenal, por (4‑2). Para o campeonato, o Tottenham Hotspur conquistou 21 pontos em 27 possíveis, depois de 7 vitórias e 2 derrotas nos últimos 9 jogos que disputou como visitante. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 12 dos seus últimos 15 jogos para a Premier League, desses 12 chegou ao intervalo em vantagem em 9 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90’ em 11.

O Tottenham subiu bastante de rendimento nas últimas jornadas, venceu 4 dos últimos 5 jogos e procura mais 3 pontos para se manter entre os primeiros colocados e, também, diminuir a diferença de 8 pontos para o líder Manchester City e manter acesa a esperança de título. O clube caracteriza-se por um bom equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo, já que marcou 28 golos, sendo o quinto melhor ataque da competição, e sofreu 16 tentos, tendo a quarta defesa menos batida, é muito bem organizado e consegue criar sem deixar muitos espaços atrás. Fora de casa, como a partida deste sábado, o Tottenham tem atuado muito bem, venceu 5 dos últimos 6 jogos e vale ressaltar que marcou pelo menos 2 golos em 6 das 9 partidas disputadas longe de casa. Para o confronto frente ao Leicester City, o treinador Pochettino conta com o retorno de Vertoghen, após cumprir suspensão na última jornada.






Newcastle United e Wolverhampton Wanderers enfrentam‑se no St. James' Park, num encontro para a 16ª jornada da Premier League. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa da casa, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e perdeu 1. O anterior confronto direto entre estas duas equipas, a 11‑02‑2017, terminou com a vitória do Newcastle United por (0‑1). É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Newcastle United apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Newcastle United

Depois de 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, a equipa da casa está na 14ª posição, tendo conquistado 13 pontos. No último jogo, empatou com o Everton fora por (1‑1), depois de no jogo anterior ter perdido (0‑3) em casa, num jogo contra o West Ham United. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 2 vitórias, 6 empates e 7 derrotas como visitante; contra 7 vitórias e 8 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Newcastle United conquistou 6 pontos em 24 possíveis, depois de 2 vitórias e 6 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou no seu estádio. Nos encontros que disputou no seu estádio alguns resultados repetiram‑se com mais frequência: ao intervalo 0‑1 (3 em 8 jogos) e 0‑0 (3 em 8 jogos) e no final dos 90' 1‑2 (3 em 8 jogos). A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 7 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.


Análise do Wolverhampton Wanderers

Depois de 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, a equipa visitante está na 12ª posição, tendo conquistado 19 pontos. No último jogo, ganhou ao Chelsea em casa por (2‑1), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Cardiff City, por (2‑1). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 6 empates e 3 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Wolverhampton Wanderers conquistou 8 pontos em 21 possíveis, depois de 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas nos últimos 7 jogos que disputou como visitante. Nos encontros disputados fora para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 0‑0, que se verificou em 3 dos seus 8 jogos. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 9 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 3 dos seus 7 golos entre os minutos (46'‑60').







Everton e Watford enfrentam‑se no Goodison Park, num encontro para a 16ª jornada da Premier League. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 3 jogos ganhou 2 e empatou 1. De facto, no último confronto neste estádio, para a Premier League, a 05‑11‑2017, o Everton ganhou por (3‑2). Os golos do jogo foram marcados por O. Niasse (67' ), D. Calvert‑Lewin (74' ) e L. Baines (90' ) para o Everton e por Richarlison (46' ) e C. Kabasele (64' ) para o Watford. É necessário analisar com atenção especial a condição casa/fora, pois o Everton apresenta resultados diferentes em casa e fora.


Análise do Everton

A equipa da casa está atualmente na 6ª posição, com 23 pontos conquistados, depois de 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. No penúltimo jogo, perdeu fora contra o Liverpool por (1‑0). No último, empatou em casa contra o Newcastle United por (1‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante, com 37 golos marcados e 23 sofridos; contra 8 vitórias, 5 empates e 2 derrotas no seu estádio, com 26 golos marcados e 13 sofridos. Para o campeonato, o Everton conquistou 17 pontos em 24 possíveis, depois de 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos últimos 8 jogos que disputou no seu estádio. 

Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos no seu estádio. Nos seus jogos em casa há alguns resultados frequentes ao intervalo: 1‑1 (3 em 8 jogos) e 0‑0 (3 em 8 jogos). O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado.


Análise do Watford

Depois de 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, a equipa visitante está na 11ª posição, tendo conquistado 20 pontos. No último jogo, perdeu com o Manchester City em casa por (1‑2), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Leicester City, por (2‑0). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas no seu estádio. Nos últimos 7 jogos fora para o campeonato o Watford regista 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, pelo que conquistou 8 pontos em 21 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que 31 dos seus últimos 50 jogos terminaram com Menos de 2,5 golos. Em 15 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 9 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta. Nos últimos 10 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 5 dos seus 10 golos entre os minutos (76'‑90').













Sem comentários: