
Foi um fim de semana cheio de emoções. Apesar do destaque da semana pertencer a Rooney como resultado dos seus 3 golos apontados na vitória do Manchester por 4-1 no terreno do Portsmouth, é impossível fazer uma análise cuidada sem mencionar a categórica vitória dos "blues" no reduto do Arsenal. E logo por 3-0 e, mais uma vez, também com Drogba em grande depois de ter estado ausente na semana passada. O Arsenal começa assim a atrasar-se um pouco, o Chelsea segue com um ritmo imparável e o Manchester United parece ser o único com "estofo" para encetar uma perseguição credível. A ver vamos, até porque o campeonato ainda nem vai a meio...
Quanto à nossa Liga, o fim de semana também foi generoso em emoções: alterações no comando da classificação, subidas importantes na tabela classificativa e algumas "desilusões" que se vão confirmando à medida que o campeonato avança e, ainda, uma luta interessante na cauda da tabela entre os dois mais recentes treinadores da nossa Rossas League que parecem estar a aprender rapidamente os segredos das "tácticas virtuais". Impróprio para cardíacos!!!
A principal alteração ocorreu com a mudança na liderança que pertence agora a Márcio Oliveira com 725 pontos fruto da sua boa prestação esta semana (70 pontos). Afinal, o que parecia uma vantagem confortável de 16 pontos, acabou por não ser suficiente para Fernando Tavares manter a liderança. O que vem provar que tudo pode mudar a qualquer hora e que haverá "campeonato" até ao último minuto da última jornada. Basta uma jornada menos boa e a liderança fica automaticamente em risco. É esta a beleza do futebol.
A melhor prestação da semana esteve a cargo de Ayrton Antunes com 78 pontos. Para isso muito contribuiram os golos de Rooney que funcionou, neste caso, como um verdadeiro "capitão". Parece que o Ayrton terá encontrado inspiração nas minhas palavras neste mesmo blog na semana passada quando afirmava que o campeão do ano passado tardava em aparecer. Pois bem... Apareceu, e de que maneira!!! Para além do Ayrton e do Márcio apenas o Filipe Barbosa conseguiu uma pontuação acima dos 60 pontos o que lhe valeu a subida ao 13.º lugar.
Resta dizer que a diferença entre os dois primeiros é agora de apenas 3 pontos e que, para além dos casos já referidos, há que registar as subidas de Paulo Antunes e Bruno Antunes que ocupam agora o 4.º e 5.º lugares, respectivamente.
Em nota de rodapé queria ainda salientar o baixo momento de forma de Hugo Almeida e Paulo Gonçalves, jogadores com grandes pergaminhos na História desta Rossas League e que estão temporariamente a sentir algumas dificuldades para ultrapassar a "mini-crise" em que mergulharam as respectivas equipas. Talvez encontrem inspiração nestas palavras, à semelhança do Ayrton e, quem sabe, para a semana estarão nos dois primeiros lugares da jornada. Tudo é possível. A ver vamos...
Um grande abraço para todos e bons jogos.
Fico à espera das vossas reacções.
Lume.
Miguel