sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

J12 - "S.C.Matinho" ('PAULITO' GOMES) 92 pts

J12 - Resultados Finais




Liga: a análise da 12.ª jornada
  
A lei dos mais fortes

A lei dos mais fortes prevaleceu na ronda 12 do campeonato. FC Porto, Sporting, Sp. Braga e Benfica venceram os respectivos jogos e as distâncias entre o quarteto mantiveram-se como estavam entrada para esta jornada.

O campeão nacional tardou a carburar na recepção ao Portimonense. Entrou a perder, passou por vários calafrios, mas Marega empatou a meio da primeira parte e levou o jogo empatado para o intervalo. Na etapa complementar, os azuis e brancos dispararam com dois golos e dois minutos: Tiquinho Soares ao minuto 58 e Brahimi logo de seguida. Ao minuto 66, Marega bisou e assinou a goleada (4-1) numa noite marcada pelo regresso de Jackson Martínez à Invicta.

O avançado colombiano, melhor marcador da história do Estádio do Dragão, regressou a casa, agora na condição de adversário. Escassos dias depois de se ter lesionado no tornozelo esquerdo, o mesmo que o obrigou paragem de cerca de dois anos, Jackson apareceu surpreendentemente no onze do Portimonense. Cha cha cha não é o mesmo de outros tempos: o cambalear constante e o esgar de dor a cada passada notam-se ao longe, mas Jackson resiste a tudo isso. Mais do que um grande futebolista que foi, o internacional colombiano é, hoje, um exemplo de superação e o Dragão prestou-lhe uma homenagem arrepiante quando foi substituído aos 75 minutos.

Depois das emoções de sexta-feira, a 12.ª jornada prosseguiu no sábado. O Belenenses venceu o Desp. Chaves no Jamor com um golo solitário de Licá e agudizou a crise da equipa transmontana, «lanterna vermelha» do campeonato com apenas sete pontos. Foi o fim da linha para Daniel Ramos, demitido nesta segunda-feira do comando técnico dos flavienses, que não vencem para a Liga desde 21 de Setembro.

A ronda prosseguiu com o Tondela-Sp. Braga (0-1). Sem serem brilhantes, os homens de Abel Ferreira cumpriram os serviços mínimos e regressaram ao Minho com os três pontos, graças a um golo de Wilson Eduardo à passagem da meia hora de jogo.

Guião semelhante para o Benfica frente ao V. Setúbal. Jonas, aos 17 minutos, desbloqueou um jogo duro no Estádio do Bonfim e permitiu aos encarnados somarem a terceira vitória seguida para a Liga em pleno período de convalescença.

No domingo, Nacional e Boavista anularam (0-0) na Choupana, num jogo em que Helton Leite, guarda-redes dos axadrezados, brilhou mais do que todos os outros.

O Santa Clara, uma das «equipas sensação» nas primeiras jornadas da Liga 2018/19, voltou aos triunfos depois de quatro derrotas consecutivas, três delas para o campeonato. O conjunto orientado por João Henriques foi ao Minho vencer o Moreirense por 1-0 com um golo de Zé Manuel.

No Minho, o V. Guimarães levou a melhor na receção ao Rio Ave: 3-2 num jogo com três penáltis e resolvido com um golo do central Pedro Henrique já perto do apito final. O V. Guimarães, que tinha entrado para a 12.ª jornada em igualdade pontual com os vilacondenses, soma agora 21 pontos e já está no top-5 ao cabo de três triunfos consecutivos para a Liga.


Em Alvalade, o Sporting de Keizer meteu a quarta, mas demorou a engrenar na recepção ao Desp. Aves (4-1). Esteve a perder e virou já perto do intervalo. Bas Dost bisou e assumiu a liderança dos goleadores da Liga: já são oito golos em apenas sete jogos.
A fechar a ronda, já na segunda-feira, o Marítimo colocou um ponto final numa série de seis derrotas consecutivas ao empatar em Santa Maria da Feira (1-1), com um grande golo de Ricardo Valente em tempo de compensação.


Classificação Geral após a 12ª Jornada da Liga NOS


A Lista dos Goleadores após a J12



Depois de uma pequena novela de Verão, que deixou Marega fora do onze nas três primeiras jornadas, o maliano acabou por ficar e assumir o seu papel no FC Porto. 


Mas foi só agora, à 12.ª jornada, que conseguiu superar a barreira dos dois dígitos num jogo. Na partida inaugural desta jornada, o FC Porto bateu o Portimonense por 4–1 e Marega esteve em 75% dos golos: marcou dois e assistiu noutro. A grande exibição do atacante dos dragões valeu-lhe 15 pontos na Liga NOS Virtual e o título de Craque da Jornada.



Se Marega é o rei individual, o destaque colectivo vai para o Sporting CP. Os leões, goleadores e 100% vitoriosos sob o comando de Marcel Keizer, são a única equipa a registar três presenças na Dream Team da jornada. Bas Dost e Diaby fazem companhia a Marega no ataque, tendo ambos marcado (o holandês por duas vezes). Bruno Fernandes, no meio-campo, fez uma espécie de hat-trick, só que em vez de golos foi com assistências.


André André, do Vitória SC, superou Fernandes por 1 ponto. O médio dos vimaranenses marcou por duas vezes no suado triunfo por 3–2 sobre o Rio Ave. Além destes dois, marcam presença outros dois médios que fizeram o gosto ao pé: Licá, do Belenenses, e Brahimi, do FC Porto.
O sector defensivo dá destaque ao Boavista FC: apesar do empate  —  0–0 na Choupana  —  os axadrezados colocam dois jogadores: o guarda-redes Helton Leite e o jovem central Gonçalo Cardoso. Sequeira, do SC Braga, e Tormena, do Portimonense, são os outros defesas que completam a Dream Team.



O Treinador mais pontuado da J12 foi... 'PAULITO' GOMES com 96 pts



Tabela Completa dos Players e respectivo desempenho nesta Jornada



O Treinador mais pontuado da Jornada 12 foi... 'PAULITO' GOMES que conseguiu amealhar 92 pts. Mais nove pontos do que RICARDO PEREIRA que ficou-se pelos 83 pts. A completar o pódio, na 3ª posição, BRUNO ANTUNES com 78 pts.
O Treinador com a pontuação mais baixa desta J12 foi MÁRIO GARRIDO, que não foi além dos 37 pts.


Classificação Geral após a J12



Após a realização da J12, a Classificação da RÔSSAS SuperLiga.PT é a seguinte: Na Liderança continua 'PAULITO' GOMES com 769 pts, estatuto que no fim desta ronda saíu reforçado pois ele foi mais uma vez o melhor da Jornada com 92 pts, quase uma centena de pontos, se continuar assim vai ser praticamente impossível conseguir destroná-lo.

No 2º lugar encontra-se agora PEDRO OLIVEIRA que subiu um lugar na Classificação Geral sendo agora Vice-Líder com 709 pts (menos 60 pts que o líder).

Enquanto que na 3º posição está o BRUNO ANTUNES, também mais uma subida, com 687 pts. Tendo no entanto a companhia de AA MATOS também com os mesmos 687 pts.


Na Cauda da Tabela, o 'Lanterna Vermelha' é MÁRIO GARRIDO com 371 pts.


Treinador do Mês


Na corrida para Treinador do Mês de DEZEMBRO'18 que agora se inicia, quem parte na frente é... 'PAULITO' GOMES, o melhor player desta RÔSSAS SuperLiga.PT que nesta ronda mais mais uma vez o melhor (já tem 3 distinções de Melhor da Jornada e candidata-se assim a ser o grande vencedor do Prémio 'O MESTRE DAS JORNADAS'), com 92 pts
.
RICARDO PEREIRA foi quem conseguiu a segunda melhor marca com 83 pts (está a 9 pts do 'PAULITO').

E na 3ª posição aparece um trio composto por BRUNO ANTUNES, MIGUEL TEIXEIRA, e EDUARDO FERREIRA todos com 78 pts.

Vamos ver como é que isto corre nas próximas rondas e quem é que vai conseguir ser o melhor deste longo mês de DEZ'18. Não percam os próximos episódios, que Nós também não :p

O Treinador que tem a pior pontuação neste Mês de DEZ'18, de momento é... MÁRIO GARRIDO com apenas 37 pts.



A PRÓXIMA JORNADA TERÁ O SEGUINTE QUADRO DE JOGOS:




Bora lá, ajustar a equipa. Grande Abraço. LUMEEEE!

Sem comentários: